segunda-feira, junho 04, 2007

PRESIDENTE RAMOS-HORTA: MEDIDAS IMEDIATAS E FIRMES RESTABELECEM ORDEM EM VIQUEQUE

S.E. Presidente Dr. José Ramos-Horta tomou medidas imediatas para repôr a ordem e estabilizar a situação em Viqueque logo que informado, ontem Domingo, dos graves incidentes que levaram à morte de um apoiante do CNRT.

Em contacto permanente com membros do CNRT, então sob ameaça, e elementos da população local, S.E. o Presidente inteirou-se da gravidade da situação e de imediato tomou as medidas necessárias para restabelecer a ordem naquela vila.

Assim, e após ter contactado o Primeiro Ministro, Eng Estanislau da Silva, e depois de consultas com o Representante Especial interino do Secretario Geral em Timor-Leste, General Eric Tan, e com o comandante das Forças Internacionais, Brigadeiro Mal Rerden, S.E. o Presidente ordenou a ida imediata para Viqueque de Forças Internacionais de Segurança (ISF).

Durante o resto da tarde e noite de Domingo o Chefe do Estado também manteve conversações com o Vice-Primeiro Ministro Dr Rui Araújo, o Ministro do Interior, Alcino Barris, e outras autoridades civis e militares, continuando a seguir a situação na área através de contacto telefónico com dirigentes da CNRT em Viqueque, incluindo o Presidente Xanana Gusmão, as autoridades católicas locais e elementos da população.

S.E. o Presidente entretanto convocou uma reunião de Alto Nível para esta manhã às 8 horas, durante a qual foi decido tomar medidas firmes de forma a que incidentes como este não se repitam.

O Presidente ordenou uma investigação exaustiva do incidente para que se apure a causa do incidente e da morte de um civil desarmado, alegadamente alvejado por um membro da PNTL que nem sequer estava de serviço, para que os culpados possam ser alvo do processo judicial devido.

“O districto de Viqueque tem sido uma “zona quente” desde a primeira volta da eleição Presidencial e todos os actos de intimidação e violência perpretados ali têm sido atribuidos a elementos radicais da Fretilin,” o Presidente Ramos-Horta declarou. “Contudo sei que os líderes da Fretilin opõem todas as formas de intimidação e violência.”

“Durante a primeira volta da eleição Presidencial apoiantes meus foram atacados e muitos hospitalizados. Alegadamente, membros da PNTL estiveram envolvidos mas nenhuma medida disciplinar foi tomada. Parece que estas acções por elementos radicais da Fretilin na PNTL e no funcionalismo público em Viqueque e na área têm continuado exactamente por não terem sido disciplinados.

“A grande maioria do povo de Timor detesta violência e não tolera estas acções por parte de elementos de partidos políticos. Nenhum partido que queira forçar a sua ideologia por meios violentos será aceite aceite pelo povo.

“Tomei medidas firmes para que todos os partidos políticos possam prosseguir o seu programa de campanha oficialmente aprovado sem intimidação e violência, para que o povo possa conhecer os partidos e os seus candidatos para a eleição de 30 de Junho.

“Como Presidente quero reiterar que vou trazer paz ao País. Temos mais uma eleição por completar para que então possamos continuar a nossa jornada para a paz, estabilidade e prosperidade,” S.E. Presidente Ramos-Horta disse.

O Presidente exprimiu as suas mais sentidas condolências à família do apoiante da CNRT, Sr Afonso da Silva, tão trágicamente morto ontem em Viqueque. Também pediu ao Ministro do Interior, Alcino Baris, que acompanhado por representantes da UNPOL, visite a família enlutada da vítima para apresentar condolências e oferecer todo o apoio que fôr necessário. – FIM.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Parece que estas acções por elementos radicais da Fretilin na PNTL e no funcionalismo público em Viqueque"

"Parece"... que RH está mesmo decidido a seguir as pisadas de Xanana. Em vez de ser um factor de estabilidade num momento muito conturbado, o Presidente opta por juízos precipitados baseados em "parecenças". Não há melhor gasolina do que esta para incendiar ainda mais os antagonistas.

Tal como Xanana, RH tem vocação para juiz instantâneo, cometendo a proeza de, à distância e em poucas horas, produzir um veredicto-relâmpago que já apontou os culpados: a Fretilin e a PNTL.

Xanana, enquanto Presidente, ajudou RH. Este, agora, retribui-lhe a gentileza. Nada mais normal, para uma pessoa bem-educada que sabe agradecer.

Se este é que é o papel de um Presidente da República, mais valia extiguirem o cargo - sempre se poupavam uns dolarezitos - e adoptarem a rainha da Inglaterra como Chefe de Estado.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.