quarta-feira, maio 02, 2007

Portugal, Cabo Verde e S. Tomé têm liberdade total de imprensa - Freedom House



Washington 02 Mai (Lusa) - Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, são os únicos países lusófonos com liberdade total de imprensa, considerou a Freedom House.

No seu relatório anual sobre a liberdade de imprensa a organização sedeada em Washington coloca Portugal em 12.º lugar na lista liderada pela Finlândia e Islândia com o mesmo número de pontos.

Portugal compartilha o 12.º lugar com o Liechenstein e Palau (Micronésia), ficando acima de países como a Alemanha, Irlanda e Estados Unidos que compartilham o 16.º lugar.

A avaliação é feita com base no "ambiente jurídico em que os média operam, as influências políticas na actividade jornalística e acesso a informação e pressões económicas sobre o conteúdo e disseminação de notícias".

Cabo Verde e São Tomé são por seu turno dois dos apenas oito países africanos onde segundo a organização existe liberdade de imprensa. à escala mundial os dois países estão colocados em 61.º lugar.

No ano passado Cabo Verde foi colocado entre os países de liberdade "parcial" de imprensa e a organização afirma que a sua subida nos "rankings" se deve "à continua consolidação das tendências democráticas que levaram a uma maior abertura no ambiente em que os média operam e numa diminuição dos casos de intimidação legal e de ataques a jornalistas".

Moçambique (87.º lugar), Timor-Leste (90.º), Brasil (90.º) Guiné-Bissau (102.º) são considerados países onde existe a liberdade "parcial" de imprensa enquanto Angola (135) é considerado um país onde não existe essa liberdade.

O relatório afirma que "apesar de garantias constitucionais, a liberdade de imprensa é restrita em Angola".

O documento descreve como uma "melhoria" uma nova lei de imprensa aprovada no ano passado mas diz que esta contém ainda "várias normas restritivas".

"Apesar de o Governo na generalidade tolerar críticas dos média privados, entidades governamentais muitas vezes pressionam os media independentes a cobrir o Governo a uma luz mais favorável", diz o documento, acrescentando que "detenções arbitrárias, intimidação e ataques contra jornalistas continuam a ocorrer".
JP-Lusa/fim

NOTA DE RODAPÉ:

A Austrália aparce em 39º lugar...

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem apanhada, esta!

Anónimo disse...

Com este empate entre Brasil e Timor-Leste fiquei realmente preocupado com o horizonte da democracia em TL. Para que é brasileiro minimamente informado não é de se estranhar tal colocação do "grandalhão" da CPLP. O império da Rede Globo de Televisão, por exemplo, impõe um escandaloso monopólio comercial e da informação. É um incrível que esta situação se arraste depois de anos de redemocratização. Democratas de Timor-Leste uni-vos!
Alfredo
Brasil
Obs: Angola e Moçambique não são marxistas? Conta outra...

Anónimo disse...

Quão mal vai este mundo, quando no 12º país com maior liberdade de imprensa, um governo regional impede a distribuição de um jornal apenas porque nele constavam criticas ao presidente Sr Alberto.
Quando governantes se escudam no segredo de estado para silenciar os jornalistas.
A Freedom House deve ter feito o estudo sobre certos jornais, autênticos orgãos partidários.
Quão mal vai este mundo.

Anónimo disse...

Não se entusiasmem muito com a tal Freedom House porque não passa de uma ONG, financiada pelo governo dos USA, que tem a sede em Washington DC, que tem no seu Conselho de Administração (homens de negócio, antigos governantes de topo, académicos, escritores e jornalistas) todos a residirem nos USA, que teve como Presidente até Setembro de 2005 o antigo director da CIA James Woolsey e que entre outros administradores incluiu Steve Forbes, Samuel Huntington, Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz, Otto Reich, Jeane Kirkpatrick, Zbgniew Brzezinski e Malcolm Forbes Jr.
Além do financiamento do Governo dos USA, recebe também financiamentos da Soros Foundation, e doutras Fundações do mesmo tipo.
Resta dizer que foi fundada nos anos de 1940 e que entre outras apoiou o Plano Marshall, a criação da NATO, os dissidentes soviéticos, e o Solidariedade da Polónia e que recentemente financiou as “revoluções” na Sérvia, Ucrânia e Kyrgyzstão, Uzbekistão e a oposição na Venezuela.

Podem aprender mais qualquer coisa por exemplo aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Freedom_House

Anónimo disse...

E pensar que o Codigo Penal de Timor-Leste não foi aprovado porque o Xanana, empurrado pelos seus amigos australianos e anglófonos das Nações Unidas se opuseram à criminalização da difamação pq.no caso da imprensa violava a liberdade de expressão. A lei penal portuguesa tb. criminaliza a difamação e agrava a pena no caso do crime ser praticado através da imprensa (como o projecto de Cod. Penal de TL previa) e é apesar disso um dos países com maior liberdade de imprensa, muito acima da Austrália, o grande mentor da nova tendência dita "democrática" do Xanana e do Ramos-Horta.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.