quinta-feira, março 01, 2007

Dos leitores

H. Correia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Zangam-se as comadres...":

Depois de ler o discurso de Reinado, ainda não percebi se ele é louco ou se realmente acredita naquilo que diz. Se esta última hipótese for verdadeira, então fica a dúvida no ar: se não é louco, porque se engana a si próprio? Ele sabe que terá que prestar contas à Justiça e, consequentemente, toda e qualquer justificação que invocar para o seu comportamento não tem sustentação. Ele sabe que está só, terrivelmente só.

Aparentemente, parece ser um homem corajoso. Se assim for, dá certamente pena ver um homem desperdiçar assim essa rara qualidade por uma causa perdida. Mas, dadas as circunstâncias, parece que essa hipotética coragem está completamente fora de contexto. Ela surge como uma reacção equívoca, contra as pessoas erradas e no momento errado - cronológica e historicamente. Faz-nos lembrar o Sancho Pança lutando desesperadamente contra os moinhos de vento.

Então, o que o move? Ele sabe que foi completamente abandonado, quando diz que "Respeito a decisão do presidente, mas estou triste e sinto vergonha de ouvir isto"; "sempre respeitei e segui as suas ordens e que continuo dado que ele é o meu comandante supremo."; "Ele deve ser mais estúpido do que eu por ter confiado em mim".

Reinado está ferido no seu orgulho. Sente-se traído por aquele em quem confiou cegamente, tendo levado os seus actos para além do ponto de não retorno e agora sabe que é tarde demais para se livrar da má sorte que o espera, seja ela qual for. Venha o diabo e escolha.

Reinado é neste momento um homem perdido, desesperado e encurralado. Esperemos que os deuses, quando se reunirem em concílio para decidirem o desfecho deste drama, sejam benevolentes e que não haja sangue derramado ou perda de vidas, que a ninguém aproveitaria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente tenho de constatar que os deuses não têm grandes alternativas... por culpa desse doente mental que se chama "Reinadio"...
Não vejo que outra solução pode haver que não seja debaixo de sete palmos de terra!... Acima dela ele só causará sempre e mais problemas pois não haverá prisão suficientemente segura em Timor para reter um doido como este!
E o país não pode estar refém de Rambos de meia-tijela...

Anónimo disse...

Vendo o que se segue, dito pelo mesmo H.Correia, já não se sabe que é realmente o louco. Se o Reinado ou o H Correia...

''h correia said...

"O senhor Xanana e o senhor Horta não queriam que isto fosse dito. Porquê fazer isso? É só propaganda, só mentiras.
[...]
Penso que a razão desta acção é porque me querem abater.

Querem fechar-me a boca, não querem que diga a verdade
[...]
Reinado atacou em particular Xanana Gusmão afirmando que "tem que se tornar um líder a sério, que respeita as pessoas e não um líder que serve o seu interesse pessoal"

Acho que Reinado já disse tudo...

Quinta-feira, Março 01, 2007 8:31:00 AM ''

Anónimo disse...

Acredite, eu já falei com o homem algumas vezes. Não tem nada na cabeça. Por isso, não vale a pena procurar um minimo de racionalidade nas suas acções. É infantil nos comportamentos e sua inteligência não vai muito mais além da necessária à satisfação da sua vivência diária.Quanto ao estar só, não estaria muito seguro disso. Pelo menos estava acompanhado pelo figura indescritivel do Leandro Isaac.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.