quinta-feira, março 01, 2007

Australianos mantêm o cerco a Reinado

Diário Digital / Lusa
28-02-2007 17:04:29
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=265082

Ao fim do segundo dia de cerco a Alfredo Reinando, as tropas australianas «não avançaram nem recuaram um metro», disse à Lusa Adriano Corte-Real, membro do governo de Timor-Leste.

«A situação está como estava ontem (terça-feira) de manhã», acrescentou o secretário de Estado para a Coordenação da Região II (Ainaro e Manufahi). Contactado cerca das 00:00 (15:00 em Lisboa), o deputado independente Leandro Isaac, que se mantém ao lado do major rebelde, afirmou à Lusa que se registou um incidente entre jovens de Same, a cidade onde está cercado Reinado, e tropas australianas.

«Três blindados australianos tentaram tirar troncos de árvores colocados na estrada principal, cerca das 17:00», disse. «Eles deitaram-se no chão e gritaram que os jovens de Same farão história como os de Tiananmen», acrescentou.

A Lusa não conseguiu obter uma confirmação independente da ocorrência deste incidente.
Hoje, os cidadãos autralianos em Timor-Leste foram novamente aconselhados a restringir as deslocações ao mínimo, sobretudo no centro e no oeste do país.

Entretanto, o jornal Jakarta Post, na sua edição online, anunciou que a Indonésia deslocou nas últimas horas mil soldados ao longo da suas fronteiras com Timor-Leste.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.