sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Cúmulo Jurídico ou pena única

Comentário sobre a sua postagem "Prosecutors seek 7 years jail for Timor ex-ministe...":

I'm confious because at STL it state that "Rogerio hetan ameasa prisaun tinan 32". Here is only seven years. Malai Azul, can you explain which one is correct?

Resposta:

A acusação pede que Rogério Lobato seja condenado pelos crimes de: peculato, (apropriação indevida de bens do Estado, nomeadamente armas e fardamentos da PNTL), posse ilegal de armas, autor moral de quatro homicídios por dolo eventual (relativas às mortes ocorridas em Tibar aquando do ataque do grupo de Railos ao quartel-general das F-FDTL), correspondendo a um total de 6 crimes.

Segundo a Lei indonésia, vigente em Timor-Leste, visto que o Código Penal ainda aguarda aprovação, a pena única (total) não é a soma das penas de cada um dos crimes.

Calcula-se a pena única, ou cúmulo jurídico, da seguinte forma:

Nº de anos da pena concreta mais grave + soma das penas concretas dos outros crimes que no seu total não podem ultrapassar 1/3 da pena mais grave.

Isto é, o limite máximo de anos da pena única é o nº de anos da pena concreta mais grave, mais um terço.

A pena concreta é a pena que o Tribunal decide aplicar a um crime concreto e pode ir de 1 dia até ao nº de anos da pena máxima prevista na Lei para esse crime.

Os 32 anos referidos no STL - Suara Timor Lorosae, devem ter sido calculados pela soma das penas máximas de cada crime.

Relativamente ao valor de 7 anos apresentado pela Reuters, desconhecemos como calcularam esse valor.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.