sexta-feira, janeiro 12, 2007

Testemunha das armas deixa cair acusação a Alkatiri

Diário de Notícias, 11/01/07
Por: Armando Rafael

A principal testemunha do processo sobre a distribuição de armas a civis durante a crise que se verificou há oito meses em Timor-Leste voltou ontem a entrar em contradição durante a terceira sessão do julgamento que decorre em Dili, deixando cair as acusações contra o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Interpelado pelo juiz Ivo Rosa, Vicente da Conceição, conhecido como “Comandante Railós”, não foi capaz de manter as declarações proferidas anteriormente – quer em público quer ao Ministério Público – sobre as alegadas responsabilidades de Mari Alkatiri. Nomeadamente no que dizia respeito às instruções que o antigo primeiro-ministro lhe teria dado, no sentido de serem constituídos “esquadrões da morte” com vista à eliminação de adversários políticos da Fretilin, a principal força política timorense.

Esta acusação, que Vicente da Conceição repetiu várias vezes em público, adquiriu uma dimensão muito especial quando foi transmitida num programa de televisão australiana, tendo sido utilizada pelo Presidente Xanana Gusmão para justificar o afastamento de Mari Alkatiri da liderança do Governo, em Junho do ano passado.

Confrontado agora com essas declarações, no âmbito do julgamento do ex-ministro do Interior Rogério Lobato, “Railós” deu o dito por não dito, recusando-se, contudo, a justificar as razões que o levaram a acusar Alkatiri, cujo processo deverá estar prestes a ser arquivado.

Só que este julgamento que chegou a estar marcado para o final de Novembro e que só esta semana começou em Dili, está a ser fértil em surpresas e em contradições. Como sucedeu perante o depoimento de Marcos Piedade, outro dos arguidos do processo, e que centrou as suas acusações no antigo chefe de gabinete de Rogério Lobato, Eusébio Salsinha. Este acabou por ser ilibado durante as investigações, razão pela qual não foi acusado pelo Ministério Público nem se encontra agora a ser julgado.

Mas, a avaliar pelas declarações de Marcos Piedade, que alega também ser militante da Fretilin, a distribuição de armas por civis terá sido organizada por Eusébio Salsinha, invocando ter recebido instruções nesse sentido por parte do antigo ministro do Interior.

Resta saber qual será a credibilidade que o colectivo de juízes, presidido por Ivo Rosa e que integra a portuguesa Teresa do Rosário e o timorense António Gonçalves, dará a estes depoimentos. Incluindo o de Vicente da Conceição, que ilibou Alkatiri, mantendo, contudo, o que tinha dito acerca de Lobato.

Xanana Gusmão reafirma intenção de se afastar

O Presidente timorense Xanana Gusmão reafirmou esta semana que não irá recandidatar-se a um novo mandato, considerando que a sua candidatura às eleições de 2002 já foi um erro.

“Carregarei este peso até 19 de Maio”, explicou Xanana Gusmão , em entrevista à Times Ásia, retomando parte dos argumentos expostos nos artigos de opinião que, em Dezembro, publicou na imprensa timorense.

Com esta declaração, Xanana Gusmão parece abrir caminho à eventual candidatura do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, que comanda as forças armadas do país, e que poderá ser apoiado tanto pela Fretilin, o maior partido timorense, como pelo primeiro-ministro José Ramos Horta.

14 comentários:

Anónimo disse...

Malai Azul. Podes pedir a Margarida para traduzir. Os Kangaroos tem que ver isto.

Anónimo disse...

Felizmente há jornalistas para além do "querido" Eduardo Lobão...

Anónimo disse...

A melhor notícia dos últimos meses!!!
Só após o afastamento de Gusmão será possivel a Timor voltar a pensar em paz, desenvolvimento e democracia!

Anónimo disse...

Onde se vê que Rai Los é mentiroso e foi com base nas suas mentiras, amplificadas por certa imprensa australiana, que Xanana obrigou o então 1º Ministro, Mari Alkatiri, a demitir-se. Assim se derruba um Governo de um país como se fosse uma brincadeira de crianças.

"Ganhámos esta guerra"... Lembram-se desta euforia precipitada? Xanana fez disto uma guerra, que perdeu em todas as frentes. O ídolo com pés de barro sai pela porta pequena, perdendo tudo, inclusive o respeito que os seus apoiantes - e muitos adversários - ainda lhe tinham.

Anónimo disse...

Que tal abrir um processo contra o Mari e o seu "gabinete de crise" por grave violacao das leis da RDTL resultando em mortes de civis em Tacitolu?

O relatorio da CEII da ONU concluiu, e muito correctamente, que Mari e o seu "gabinete de crise" violou as leis vigentes em Timor-Leste quando oedenou que as F-FDTL intervissem numa questao de seguranca interna sem que as os procedimentos legais fossem satisfeitos para tal.

Sera que a PGR vai fechar os olhos e fingir que isso nunca aconteceu? Sera que Timor-Leste vai tornar-se numa "democracia" de dois pesos e duas medidas?
Enquanto todos os individuos que cometeram infraccoes contra a lei nao foram trazidos perante um tribunal os conceitos "democracia", "estado de direito", "justica", etc, etc nao passarao de palavras ocas.

O Mari nao tem qualquer autoridade moral para usar esses termos enquanto nao for julgado por esse crime. Neste caso em especifico acho que a seria demasiado facil conseguir uma condenacao.

Anónimo disse...

Senhor anónimo,

O senhor preferia que se continuasse a queimar casas? Qual é o problema de as F-FDTL intervirem numa situação de crise ? Na América o Bush chamou os militares para ajudar a repor a ordem em Nova Orleães, ninguem fala em crime por lá.

Já agora, explique-nos no código penal onde é que está previsto esse "crime", diga-me o artigo e a pena prevista.

Mari Alkatiri foi afastado do governo por algo que não fez, por uma pessoa que não tem autoridade na constituição da RDTL para o fazer. A verdade vem sempre ao de cima.

Quanto a criminosos à solta, ouvi dizer que anda por aí um senhor procurado pela lei que até escolta de tropas estrangeiras tem. Esse sim, cometeu crimes graves e gaba-se disso nos orgão de comunicação social.

Anónimo disse...

Correio da Manhã, 2007-01-11 - 00:00:00

Julgamento de ex-ministro timorense
Testemunha omite Mari Alkatiri

A principal testemunha no processo da alegada distribuição de armas a civis em Timor-Leste entrou ontem em contradição em relação à fase de instrução, ao omitir o nome do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri como estando envolvido no caso.

Na terceira sessão do julgamento do ex-ministro do Interior Rogério Lobato, a decorrer em Díli, Vicente da Conceição ‘Railós’ não foi capaz de manter as declarações proferidas em sede de instrução, quando acusou Alkatiri de ser o mentor da alegada distribuição de armas a civis.

No processo em que Rogério Lobato é o principal arguido, avultam as referências ao alegado envolvimento de Alkatiri. ‘Railós’, antigo combatente da resistência contra a ocupação indonésia de Timor-Leste, refere-se a Alkatiri em dois documentos apensos ao processo como o mandante da distribuição de armas a civis, com o propósito de eliminar adversários políticos.

Agências
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=227124&idselect=91&idCanal=91&p=200

Anónimo disse...

Uma coisa são erros políticos, outra decisões administrativas ilegais, outra ainda matéria criminal. Em Timor Leste não se distingue mete-se tudo no mesmo saco e envolve-se a justiça e os tribunais no jogo político!
Assim Timor Leste não vai sair do buraco...

Anónimo disse...

A candidatura á Presidência da República deste grande SENHOR, não devia de ser para amanhã, mas para ontem!!! Taur Matan Ruak!BEM HAJAS!
Grande lutador e grande Democrata.

Anónimo disse...

Este das 3:05:17 PM, é do tipo zarolho que só “lê” o que lhe interessa. Quer mesmo que eu torne a pôr aqui todas as conclusões do Inquérito sobre Tacitolu? Então eu faço-lhe a vontade. Diz o parágrafo 112 do Relatório da Comissão da ONU que "Vários incidentes de violência que tiveram lugar em Abril e Maio envolveram crimes pelos quais a Comissão não pode identificar um indivíduo ou indivíduos como sendo os responsáveis pelos mesmos. Isto obviamente não significa que não se cometeram crimes durante tais acontecimentos. (…). Tais incidentes são:

b. A violência ocorrida em Taci Tolu na noite de 28 para 29 de Abril de 2006 que resultou em pelo menos duas mortes e em três ferimentos provocados por arma de fogo."

Que tal deixar de invocar à toa o Relatório da Comissão Especial Independente da ONU? Seria mais sensato.

Anónimo disse...

Poderá visitar-se Timor com segurança, sendo eu um cidadão Português?
Tenho uma grande vontade em conhecer esta linda terra, mas as notícias causam-me algum receio.
Quem me sabe dizer?
Gonçalo (glopes14@hotmail.com)

Anónimo disse...

O processo que o comentarista fala acima devia e ser levantado a Bananas Gusmao, o causador da desgraca em Timor Leste. Mais uma vez mostrou a sua incompetencia, ja a tinha demonstrado quando andava no Liceu! (nem sequer conseguiu tirar o segundo ciclo) Realmente so da para plantar aboboras, sendo ele mesmo uma, geneticamente modificada pela Australiana.
Jose Abobora

Anónimo disse...

O Xanana tem que ser julgado e vai ser julgado tarde ou cedo por incitacao aa violencia. A Comissao de Inquerito do Parlamento Nacional tem quer constituido ja!

Anónimo disse...

O grande responsavel eh o Railos que com as suas mentiras induziu muita gente ao erro! Ele devia para na cdeia pela difamacao. Mas agora quem distribuiu as armas?!... Eh aqui que estah a preocupacao de muitios!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.