sexta-feira, janeiro 12, 2007

Três suspeitos presos por matarem “bruxas” Timorenses

(Tradução da Margarida)


A polícia de Timor-Leste prendeu três pessoas por suspeitas de terem matado e queimado três mulheres acusadas de serem bruxas, disseram (fontes) oficiais.

As três mulheres, com idades de 70, 50 e cerca de 25 anos, foram mortas e a sua casa queimada no Sábado à noite em Liquica, a cerca de 40 quilómetros da capital Dili.

"Em relação ao incidente de Liquica foram mortas três mulheres ... a polícia prendeu três suspeitos,"disse a porta-voz da polícia da ONU Mónica Rodrigues à AFP.

A polícia disse que as vítimas tinham sido acusadas de serem bruxas e foram atacadas por desconhecidos.
"A equipa forense do departamento nacional de investigação esteve no local e os corpos das vítimas foram removidos para a casa mortuária do Hospital de Dili para serem autopsiados," disse a Srª Rodrigues, acrescentando que a investigação vai continuar.

Houve episódios de ataques incendiários durante desassossegos em 2006 mas acredita-se que este é o primeiro caso que envolve acusações de bruxaria no país predominantemente Romano Católico.

O desassossego em Abril e Maio do ano passado levou às mortes de pelo menos 37 pessoas e forçou cerca de 15 por cento da população de Timor-Leste a fugir das suas casas.

A estabilidade regressou à jovem nação depois da chegada de tropas estrangeiras a Dili a pedido e da instalação de um novo governo em Julho liderado pelo Primeiro-Ministro Dr José Ramos Horta, um vencedor do Nobel da Paz.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ninguem ainda pensou de fazer os lacos entre estas mortes e a ameaca do railos nos ultimos mezes do ultimo ano em Maubara, quando disse que podia fazer tudo porque o numero um estava atras dele? Que vejam isto bem. Em Timor nada nao esta ligado. Quantos incendios de bruxas tivemos durante estes tempos todos? Quantas mortos atirbuidas a bruxas? E qual o papel da Igreja catolica sobre estas questoes? Normalmente sao os padres ou as madres que indicam quem deve e nao deve ser queimada. Faz-me lembrar da perseguicao e inquisicao espanhola e outras. Aonde vai parar este pais?

Anónimo disse...

Anonimo das 9:59:02

Parece-me que estas a ser BRUXO!
Ze Cinico

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.