sexta-feira, janeiro 19, 2007

Governo e ONU lançam apelo internacional para apoio a deslocados

Díli, 18 Jan (Lusa) - As Nações Unidas e o Governo de Timor-Leste lançaram hoje um apelo conjunto aos doadores para apoiar o regresso, instalação e reintegração de cerca de 100 mil deslocados no país.

O apoio aos deslocados abrange 31 projectos humanitários no valor global de 16,6 milhões de dólares (12,8 milhões de euros).

Os projectos serão executados por dez agências da ONU, pela Organização Internacional das Migrações (OIM), quatro organizações não-governamentais timorenses e pela Cruz Vermelha timorense.

O primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, e o representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Atul Khare, agradeceram a generosidade da comunidade internacional pela colaboração demonstrada até agora.

Em Julho passado, um apelo de emergência recolheu mais do que os 20 milhões de dólares (15,4 milhões de euros) necessários para alojar e alimentar os deslocados até Dezembro de 2006.

Este dinheiro acabou entretanto e novos fundos são necessários para assegurar o fornecimento de ajuda aos deslocados durante este ano.

No auge da crise, cerca de 150 mil timorenses ficaram em situação de deslocados na sequência do conflito político e dos confrontos de Abril e Maio de 2 006.

Apesar da situação ter estabilizado a partir do final de Maio de 2006, com a chegada de forças internacionais, a maior parte dos deslocados não regressou às suas comunidades de origem.

Atul Khare elogiou os esforços do actual Governo para encontrar soluções duradouras para o problema dos deslocados.

O representante especial adjunto para a Coordenação Humanitária, Finn Reske-Nielsen, afirmou na mesma ocasião que uma parte significativa da população continua deslocada no seu próprio país.

PRM-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.