segunda-feira, dezembro 18, 2006

Gusmao's former enemies embrace call for peace in ETimor

AFP - 17 December 2006

JAKARTA - Indonesia's former armed forces chief, charged with committing atrocities in East Timor, gave a symbolic show of support for the tiny state's President Xanana Gusmao at a rare weekend meeting.

General Wiranto and former Indonesian foreign minister Ali Alatas met Gusmao at a screening of the documentary "A Hero's Journey," which traces Gusmao's bloody struggle for the independence of East Timor, once occupied by Jakarta.

"I think this film should be shown to as many Indonesians as possible," Alatas said late Saturday after watching the film.

Gusmao, who spent seven years in a Jakarta prison before East Timor voted for independence, hugged Alatas and placed a shawl over his shoulders.

Alatas told AFP that Jakarta was pushing for East Timor to become a member of the Association of Southeast Asian Nations (ASEAN) and hopes to see peace and stability in the country.

"Xanana has shown the way forward ... we cannot forget the past but we should look forward," he said.

Militia gangs, which the United Nations has said were recruited and directed by Indonesia's military, went on an arson and killing spree before and after the East Timorese voted for independence in a UN-sponsored ballot in 1999.

They killed about 1,400 people and laid waste to much of the infrastructure in the half-island, which was a Portuguese colony before Indonesia invaded it in 1975.

Gusmao said the film was not an attempt to "discredit Indonesia", adding: "What we want is to note the past, but we should look at the future and not the past."

"General Wiranto, it is about you and me. It is not about East Timor and Indonesia," he said.

"A Hero's Journey" by Singapore-based Grace Phan escaped censors at the Indonesian Film Festival at a time when issues on East Timor remains sensitive here. Three other films on East Timor were banned by authorities.

Wiranto hailed the film, saying: "It is touching and the theme about forgiveness and reconciliation is very good. I think we need it."

Gusmao, who is in Indonesia on a official visit to bolster ties, met with his Indonesian counterpart Susilo Bambang Yudhoyono late Saturday.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Transcrição por não estar on-line:

Xanana foi ao cinema com Wiranto

Diário de Notícias, 17/12/06

Uma sessão de cinema reuniu ontem, em Jacarta, o Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e o antigo chefe das forças armadas indonésias, Wiranto, acusado de crimes contra a humanidade pela sua actuação em 1999, ano do referendo que conduziu à independência daquela ex-colónia portuguesa.

Wiranto, hoje general na reserva, sentou-se ao lado de Xanana para assistir à projecção de “A hero’s journey” (de Singapura), sobre o antigo líder da guerrilha, preso durante anos pela Indonésia, antes de assumir a chefia do Estado timorense.

A longa-metragem acompanha Xanana no seu regresso aos locais onde chefiou a luta contra as forças indonésias, que ocuparam Timor-Leste entre Dezembro de 1975 e 1999.

No filme, Xanana visita também a prisão de Cipinang, onde esteve preso durante os anos 90, e explica a sua política de reconciliação face a um grupo de timorenses, que exigem processos judiciais contra os responsáveis pela repressão.

Em Agosto de 1999, Timor-Leste votou em massa pela independência. As milícias pró-indonésias, apoiadas e armadas pelo exército de Jacarta, chefiado por Wiranto, mataram então pelo menos 1400 pessoas e destruíram 80 por cento das infra-estruturas do país.

No final da sessão, Wiranto considerou o filme “comovente”. “O tema do perdão e da reconciliação é muito bom. Temos necessidade disso”, afirmou.

Xanana garantiu que o documentário não tinha como objectivo “desacreditar a Indonésia”. “Devemos olhar para o futuro e não para o passado”, disse.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Jacarta, Ali Alatas, que também assistiu à sessão, afirmou que o filme “deveria ser visto pelo maior número possível de indonésios”.

A questão das atrocidades cometidas pelo exército e pelas milícias pró-indonésias ainda é muito sensível. Por isso, mais três filmes sobre Timor foram retirados do festival de Jacarta.

Anónimo disse...

Tradução:
Antigos inimigos de Gusmão abraçam pedidos para a paz em Timor-Leste
AFP - 17 Dezembro 2006

JAKARTA - O antigo chefe das forças armadas da Indonésia, acusado de ter cometido atrocidades em Timor-Leste, deu prova simbólica de apoio ao Presidente do pequeno Estado Xanana Gusmão num raro encontro de fim-de-semana.

O General Wiranto e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia Ali Alatas encontraram-se com Gusmão na exibição do documentário "A Hero's Journey," que traça a luta sangrenta de Gusmão pela independência de Timor-Leste, quando esteve ocupado por Jakarta.

"Penso que este filme devia ser mostrado a quantos Indonésios fosse possível," disse Alatas no Sábado à noite depois de ter visto o filme.

Gusmão, que passou vários anos numa prisão de Jakarta antes de Timor-Leste ter votado pela sua independência, abraçou Alatas e colocou uma faixa sobre os seus ombros.

Alatas disse à AFP que Jakarta estava a empurrar para Timor-Leste se iornar membro da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e que tem esperança de ver paz e estabilidade no país.

"Xanana tem mostrado o caminho para a frente ... não podemos esquecer o passado mas devemos olhar para a frente," disse.

Gangs de milícias, que a ONU disse terem sido recrutadas e dirigidas pelas forças armadas da Indonésia, entraram numa fúria de fogos postos e de assassinatos antes e depois dos Timorenses terem votado pela independência numa votação patrocinada pela ONU em 1999.

Mataram cerca de 1,400 pessoas e destruíram a maioria das infra-estructuras da meia-ilha, que foi uma colónia Portuguesa antes da Indonésia a ter invadido em 1975.

Gusmão disse que o filme não foi uma tentativa para "desacreditar a Indonésia", acrescentando: "O que queremos não é sublinhar o passado, mas devemos olhar para o futuro e não para o passado."

"General Wiranto, é sobre você e eu. Não é sobre Timor-Leste e a Indonésia," disse.

"A Hero's Journey" da Grace Phan, com base em Singapura escapou aos censores do Festival de Cinema Indonésio numa altura em que a questão de Timor-Leste ainda é sensível aqui. Três outros filmes sobre Timor-Leste foram proibidos pelas autoridades.

Wiranto gabou o filme, dizendo: "É comovente e o tema sobre reconciliação e perdão é muito bom. Penso que precisamos disso."

Gusmão, que está na Indonésia numa visita oficial para reforçar os laços, encontrou-se com o seu contra-parte Susilo Bambang Yudhoyono no Sábado à noite

Anónimo disse...

…que comovente!
Dr. Longuinhos o que é feito do mandado contra o Wiranto?
A ONU que é tão boa no “mentoring” e no “on the Job trainning” devia contratar uns professores para ensinarem Ciência Politica e postura de Estado aos políticos Timorenses.
Será que o nosso Presidente não tem a noção do ridículo?

Anónimo disse...

XANANA DEIXOU PARA TRAZ DE DIALOGAR COM WRIANTO,ALI ALATAS A RESPEITO DOS CADAVERES DOS NOSSOS HEROIS TAIS COMO SEGUNDO
PRESIDENTE NICOLAU LOBATO,MAUHUDO E OUTROS DESAPARECIDOS QUE OS FAMILIARES ATE A PRESENTE DATA NAO SABEM VIVO OU MORTO OS PARADSEIROS.

SE JA FORAM MORTOS QUEREMOS QUE NEGOCEIAM COM O GOVERNO DA INDONESIA PARA TRAZER DE VOLTA OS CADAVERES.

NAO E SO IR FAZER CENTENAS DE VISITAS AOS AMIGOS QUE ERAM INIMIGOS E ESQUECER-SE DOS HEROIS MORTOS PELA PATRIA.

Anónimo disse...

QUEM ASSIM FALA, NÃO PERCEBEU NADA DO QUE SE PASSOU EM TIMOR-LESTE E DA POSTURA DE XANANA GUSMÃO PERANTE ESTA QUESTÃO TÃO SENSÍVEL DO "PERDÃO" E DE "OLHAR EM FRENTE" EM VEZ DE REMEXER NO PASSADO.
NÃO É FÁCIL, A OPÇÃO POR ESTA FORMA DE ENCARAR OS FACTOS MAS É A ÚNICA POSSÍVEL PARA ENCONNTRAR A PAZ DE ESPÍRITO E PODER ENCARAR O FUTURO COM OPTIMISMO.

É IMPORTANTÍSSIMO VER O FILME - UM DOCUMENTÁRIO DEVERAS COMOVENTE - PARA SE PERCEBER A POSIÇÃO DE XANANA E PARAR DE O ACUSAR DE TRAIDOR E OUTROS DISPARATES QUE TAIS.O HOMEM É UM VISIONÁRIO E, COMO TAL, NÃO PENSA MESQUINHO, PENSA NO FUTURO DO SEU PAÍS, SABENDO QUE A MELHOR MANEIRA DE "LAMBER AS FERIDAS" É OLHAR EM FRENTE!

VEJAM O FILME, SE PUDEREM, É UM BELO POEMA SOBRE O SOFRIMENTO DO POVO TIMORENSE E A SUA GRANDE DIGNIDADE - O PERDÃO É APENAS UMA CONSEQUÊNCIA NATURAL DA MESMA.

"SÓ GRANDES HOMENS SABEM PERDOAR"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.