quarta-feira, outubro 25, 2006

Violência em Comoro

Ao fim do dia militares e polícias australianos dispararam gás lacrimogéneo no campo de refugiados do aeroporto.

Os polícias tinham lá ido para prenderem dois suspeitos e foram apedrejados pelos deslocados que os acusam de não os protegerem dos ataques de gangs.

Uma criança ficou ferida por um disparo de tiros (sacos pequenos) de munições de borracha e foi levada para o hospital. Outras desmaiaram com o gás.

À noite, a polícia australiana pensou que estava a ser atacada na sua sede, no Timor Lodge, e barrou a estrada de Comoro.

A GNR foi chamada ao local e verificou-se que se tratava de falso alarme e que na rotunda do aeroporto apenas estavam militares australianos. Os deslocados encontravam-se dentro do campo e a pedido da GNR levantaram as barreiras que impediam o acesso ao aeroporto, aos gritos de Viva Portugal! Viva a GNR!

A poucos metros na rotunda do aeroporto, ao lado de várias dezenas de militares australianos, várias barracas foram incendiadas.

Mais do mesmo...

.

11 comentários:

Anónimo disse...

Safa que os Australianos dão mais trabalho à GNR que os Timorenses! É raro o dia que não têm que lhes ir safar o pelo. Quando é que os despacham de vez para a Austrália?

Anónimo disse...

Viva Portugal. Viva a GNR. Viva Timor Leste independente.

Anónimo disse...

Viva GNR, VIVA PORTUGAL.....!!

Anónimo disse...

Continua na ordem do dia a discussao sobre os Rai Nains e os Malai Oans.

Varios comentaristas insurgiram-se contra os "puristas" que segundo eles desconhecem a historia de Timor e do seu povoamento a partir de varias ondas migratorias provenientes do sudeste asiatico rumo ao pacifico e que fizeram de Timor o seu ponto de paragem ou placa giratoria.
Dai a existencia de dezenas de grupos etno-linguisticos.

Para esses comentaristas nao ha "puros" habitantes de Timor mas sim racas amesticadas formadas ao longo dos tempos.
E verdade que mesmo entre esses grupos havia os casamentos exogamicos que contibuiram tambem para a grande mistura racica.

Mas nao convem esquecer que tudo isso se processou em grande escala, no minimo, ha mais de mil anos no contexto das grandes transmigracoes da Asia do Sudeste.

Nao se pode confundir com a minoria, menos de uma centena de mesticos surgidos no seculo XX que cujos descendentes sao hoje : RH, Xanana, Carrascalhoes, Pessoas, etc…

E que o termo malai, etimologicamente proveniente da palavra MALAIO, na sua evolucao semantica passou a significar o estrangeiro branco na maioria das vezes quando se queria dizer Malai Mutin ( deskulpa Malai Azul- nao apaga mais eh).

Por isso e que convem entao definir quem sao os Rai Nains, porque Timor Oan somos todos.


Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai.

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Anónimo disse...

Sinceramente, começo a ficar preocupado com a triste imagem que a polícia australiana dá do seu país no exterior.

Todos sabemos que a Austrália é um país desenvolvido. Basta olhar para as estatísticas e indicadores económicos.

Por isso, éramos levados a pensar que as suas instituições estivessem à altura dessa reputação, por serem formadas, equipadas e treinadas sem restrições económicas e dispondo dos melhores recursos a nível mundial.

No entanto, ao vermos o desempenho da polícia e da tropa numa situação real, somos confrontados com a confrangedora realidade de inoperância e incompetência totais.

A desorientação é tamanha que os polícias chegam ao ponto de se atacarem mutuamente e pensarem que estão a ser alvo de ataque de terceiros ou, pior ainda, de fantasmas. Depois, para mostrarem serviço, prendem as vítimas e não os criminosos.

Se a vergonha matasse, já havia um cemitério australiano ao lado do indonésio, em Santa Cruz...

Anónimo disse...

O Aeroporto Internacional Nicolau Lobato foi encerrado a todo o trafego internacional desde as 08:00h ate amanha as 06:30.
Se a situacao de seguranca se resolver e os funcionarios puderem ir trabalhar o aeroporto abrira. Ate este momento nao existe qualquer estimativa de quanto tempo podera estar fechado.
____________________________
Dili Airport closed from 08:00 local time until further notice due to riots in and around the airport. When and if the situation is controlled by the police the airport will open.

Anónimo disse...

O Aeroporto Internacional Nicolau Lobato foi encerrado a todo o trafego internacional desde as 08:00h ate amanha as 06:30.
Se a situacao de seguranca se resolver e os funcionarios puderem ir trabalhar o aeroporto abrira. Ate este momento nao existe qualquer estimativa de quanto tempo podera estar fechado.
____________________________
Dili Airport closed from 08:00 local time until further notice due to riots in and around the airport. When and if the situation is controlled by the police the airport will open.

Anónimo disse...

Sao manobras das forcas Australianas para alcancar os seus objectivos de mandar mais forcas Australianas . Porque e que estao metidos no curral como cabras e bufalos F-FDTL ?
Viva GNR , Viva Timor-Leste independente ... mesmo que o grupo golpista liderado pelo Xanana Gusmao estao a esforcar de tal maneira para vender TL a Australia mas isso nem e nuca acontecera ... ate a ultima gota de sangue ..... viva GNR , Viva Portugal ,Viva TL inependente

Anónimo disse...

Sou timorense, confio na GNR (como actuam) e de Portugal mas nao os Australianos.
Tambem quero dizer que NAO CONFIO no Mari (ja vi como governou e fomentou a sua familia, como violaram as leis durante 4 anos), por isso tenho toda a minha confianca em Xanana. Durante 4 anos, Xanana nao ficou rico como Mari, etc.

Sei e acredito que os australianos tem muito interese ao nosso petrolio e estao a fazer todos os possiveis para alcancar esse objectivo, mas pouco acredito que Xanana esta a vender Timor para estes Aussies.

Portugal esta a fazer tudo por Timor sem interese pessoal mas sim por moral e responsabilidade, isto acredito.

Resumo: Tenho confianca em GNR, em Portugal e tambem em Xanana. Nao acredito no Aussie force e Mari.

Anónimo disse...

Os polícias e militares australianos têm dificuldade em lidar com estas situações simplesmente porque não estão habituados a este nível de violência e ficam sem saber como reagir.
Por outro lado, a sua insensibilidade na forma de lidar com pessoas que não são anglo-saxonicos, leva-os a tratar todos os não australianos como inimigos. Nem que sejam estrangeiros e europeus. Se forem portugueses, tanto pior.

E depois pôe-se a gritar ordens em inglês como se esperassem que todo o mundo compreenda a língua. Se eles a falam porque não há-de toda a gente entender e gostar?

É por isso que vão ter cada vez mais, dificuldades acrescidas.
Além de correrem o risco de serem cada vez mais antagonizados.

Anónimo disse...

Aos anonimos das 11:59:55 AM, e 7:36:35 PM.

Concordo completamente convosco!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.