quinta-feira, outubro 26, 2006

Ramos-Horta apela à coragem para regresso à normalidade

Díli, 25 Out (Lusa) - O primeiro-ministro timorense apelou hoje à coragem da população visando o rápido regresso do país à normalidade, depois de distúrbios que levaram ao encerramento do aeroporto de Díli, saldados num morto e três feridos.

"Confio no rápido regresso à normalidade graças à coragem da população e lembro que só poderá haver paz mediante um compromisso de todos", declarou José Ramos-Horta num comunicado distribuído pelo seu gabinete.

O chefe do governo timorense não escondeu "preocupação, decepção, tristeza e dor" face aos incidentes ocorridos nas últimas 24 horas.

Preocupação porque, justificou, "o encerramento do aeroporto, ainda que temporário, terá consequências imediatas no futuro do país".

"A decisão de fechar o aeroporto - em princípio por menos de um dia - foi tomada devido à insegurança na deslocação dos funcionários até às instalações", explicou.

Ramos-Horta classificou de "irónica" a situação: "O aeroporto nunca teve de ser encerrado enquanto os timorenses lutavam para sobreviver à pior das crises por que passaram, mas acabou por o ser depois de cidadãos indefesos se virem deliberadamente atacados por bandos de criminosos", disse.

O líder do executivo timorense agradeceu ao corpo de polícia das Nações Unidas (UNPOL) - a trabalhar em articulação com a sua homóloga local (PNLT) - e às forças internacionais no terreno o "esforço de coordenação feito para garantir a segurança no aeroporto da capital, restabelecendo a lei e a ordem".

Quanto à "decepção e tristeza" sentida, o primeiro-ministro deplorou a "luta fratricida" de que resultou a "desnecessária perda de vidas".

A "dor" - acrescentou -, decorre de ver a própria população "deitar por terra os valores por que combateu para alcançar a liberdade".

Ramos-Horta elogiou a determinação das forças armadas (F-FDTL) comandadas pelo brigadeiro-general Taur Matan Ruak e recordou o seu pedido de desculpas à população pelos danos directos e indirectos infligidos durante os confrontos.

Um comunicado castrense anterior apresentava as condolências às famílias dos falecidos - cinco civis desde o passado dia 15 -, exortando à "unidade no interesse da nação".

O chefe do governo timorense, que na quinta-feira é recebido em Roma pelo Papa Bento XVI, recordou ter estado em "contacto permanente" com o seu "número dois", Estanislau Silva, bem como com outros colegas do gabinete, para "coordenar a resposta aos incidentes verificados nas últimas 24 horas".

Também esteve em contacto com o Presidente Xanana Gusmão, para "passar a situação em revista" e elaborar estratégias face ao desenrolar dos acontecimentos.

Falou igualmente com dirigentes políticos, religiosos e da sociedade civil local, sem esquecer o secretário-geral da FRETILIN e ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, que "deu a sua contribuição para ajudar a baixar a tensão e a violência".

Alkatiri - adiantou Ramos-Horta, assegurando apoio à iniciativa - "visitará o campo de refugiados junto ao aeroporto para conversar com os residentes e obter deles colaboração".

Os confrontos registaram-se na noite de terça-feira, quando "bandos de criminosos" do campo de refugiados - com 15.000 residentes -tentaram bloquear o acesso ao aeroporto, esbarrando com militares australianos e polícias malaios. Um civil morreu.

Previamente, militares australianos tinham entrado no campo de refugiados para deterem três indivíduos e, ao encontrarem resistência, efectuaram disparos de granadas de gás lacrimogéneo, ateando a revolta.

Uma acção semelhante, na segunda-feira, foi dissuadida por elementos portugueses da Guarda Nacional Republicana (GNR). Dois ficaram ligeiramente feridos.

Durante o passado fim-de-semana, as hostilidades estiveram centradas na área de Aimutin, em Hera, cinco quilómetros a leste de Díli.

Em princípio, o aeroporto permanecerá encerrado até às 06:30 quinta-feira (01:30 em Lisboa).

Para quinta-feira ficou adiada, devido a falta de quórum, uma reunião do parlamento para debater o estado das coisas e votar a unificação das forças internacionais estacionadas no país.

Além dos mortos, o balanço da semana de hostilidades compreende 15 feridos.

JHM-Lusa/Fim
.

9 comentários:

Anónimo disse...

POVO MAUBERE
OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.
TITAN

Anónimo disse...

Coitado da minha FRETILIN!

Preocupo-me com o falso sucesso dos golpistas, por um lado, e tambem com a imagem denegrida dos dois Lideres da Fretilin - Rogerio Lobato e Mari Alkatiri, por outro lado.

A minha FRETILIN vai sofrer com tudo isto nas proximas eleicoes, quando apresentar esses dois Lideres como figuras principais a frente nas campanhas da FRETILIN.

Essas duas figuras ja foram destruidas pelos golpistas e no seio do Povo vive-se a nocao de que RL e Mari Alkatiri sao os causadores da sua desgraca, do seu sofrimento e de toda esta crise.

O dilema que a minha FRETILIN esta a encarar ee de se continuar a ter os dois (RL e Mari Alkatiri) a frente do Partido e continuar com a guerra ou ganhar o eleitorado para continuar a governar o Paiis com uma nova figura isenta do conflito Xanana Vs Alkatiri???

Penso que LuOlo, na qualidade de Presidente do Partido, deve convidar aa reflexao de todos os militantes sobre esse grande dilema que ninguem quer se atrever a lancar para o debate no seio do Partido - da minha FRETILIN.

Anónimo disse...

Ainda nao perceberam que o Horta so quer primeiro ministro por mais uns meses? Depois querera ser Presidente da Republica, ja que compreendeu finalmente que Sec Geral da ONU nao e fruta para os seus dentes.
Enquanto PM ja vendeu a marginal ao seu amigo e socio Wayne Thomas. Outro socio constroi pistas de patinagem em frente ao palacio ao preco de seiscentos mil dolares. Outro ainda vai instalar um enorme supermercado. O Erick Hotung de HongKong, o tal nomeado Embaixador Itinerante de Timor-Leste, vende prais de Timor para construcao de resorts.Cobrando uma ninharia por cada um destes empreendimentos,ja amealhou uma boa maquia. E dizem que ele cobra bem. Depois de cair tambem a percentagem do Kweit, ja o Mari pode ser novamente PM. E por isso e que ele se vai encostando ao ex-PM que apunhalou pelas costas, e do TMR que clasificou de nao professional. Sera que estes sao tao parvos que vao cair na esparrela? Se assim for, e porque sao todos iguais. Venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

As palavras de TMR sao bem claras. Nao deixam margem para duvidas. Dentro de alguns dias temos sarrabulho. Cavem enquanto e tempo.
Horta fica ja em Italia. Xanana nao apanhes o aviao para a Australia, nao.

Anónimo disse...

voce sonha muito, muito alto. Espero bem que o TMR seja mais inteligente que voce e aperceba-se de uma vez por todas que ele devia dar um pontape na traseira do Roque e manda-lo pra casa em vez de querer manipula-lo como uma marionete.

E se o TMR nao o fizer e decidir-se pelo caminho que voce parece defender (uso de forca militar) nao pense que os outros (peticionarios, Alfredo, Tara, Tilman e os policias rebeldes) vao ficar calados a olhar. Tal tamanha estupidez seria a maior desgraca para timor e os timorenses.

A mesma estupidez esteve a um triz de dar cabo de Timor em 1999 quando TMR insistia teimosamente em entrar em combate com os indonesios. Se nao tivesse sido o Xanana a impor a sua autoridade e ordenar que nao respondessem as provocacoes dos milicias e soldados indonesios hoje Timor ainda nao estaria livre do jugo indonesio e muitos mais milhares de timorenses teriam morrido nessa altura.

Infelizmente parece que TMR ja se esqueceu das licoes que o passado lhe ensinou e parece dar mais valor as teorias baratas do Roque.

Se a crise agravar-se de novo ao ponto de haver confrontos armados entre grupos militares sem duvida tornar-se-a numa guerra civil e podemos ver agora quem a causou.

Anónimo disse...

Primeiro, por alegadas "razões técnicas" a TV de Timor-Leste ficou off e não passou em directo a Conferência de Imprensa do Brigadeiro-General das F-FDTL. Vinte e quatro horas depois o Timor-Online, que denunciou tão estranha avaria, bloqueou. Quem é que está a amordaçar a liberdade de expressão em Timor-Leste?

Anónimo disse...

o margarida nao seja tao idiota e pare de insistir nas avarias da tvtl. ve-se mesmo que voce nao e' timorense, e nunca esteve em timor e por isso mesmo nao conhece patavina do pais incluindo o servico da tvtl.

Pergunte a qualquer timorense que SABE e vera que falhas tecnicas da tvtl sempre foram o pao nosso de cada dia. Sem os querer minimizar mas devo dizer que ainda tem longos anos de formacao a sua frente. A maior frustracao e' nao podermos mudar de canal se nao tivermos uma antena parabolica.
Se fizessemos caso dessas falhas tecnicas ha muito que nos teriamos transformado em melgas como voce. Ate porque nos tempos em que o Mari ainda reinava supremo as falhas tecnicas aconteciam tambem nas alturas mais coincidentes.

Pare com essa paranoia! Ta bom?

Anónimo disse...

Se um de voce acabaria com os golpistas xanana e horta, o pais ficaria estabilizado para sempre.
Se imi ida hafahuk tia xanana ho horta, ita nian rai timor hakmatek hodi oen.

Anónimo disse...

"Se um de voce acabaria com os golpistas xanana e horta, o pais ficaria estabilizado para sempre.
Se imi ida hafahuk tia xanana ho horta, ita nian rai timor hakmatek hodi oen."

Traducao: "Se alguem der cabo do Xanana e Horta, a Fretilin de Maputo podera governar para sempre"
Tradusaun: "se imi ida oho tiha Xanana no Horta, Fretilin Maputo (Mari Alakatiri) bele ukun ba beibeik"

La hetan boy!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.