quinta-feira, outubro 26, 2006

Aeroporto fechado depois de dois mortos em confrontos em Timor-Leste

Reuters
Quarta-feira, Out 25, 2006 7:09 AM BST


Por Lirio da Fonseca

DILI (Reuters) – O aeroporto de Dili foi fechado depois de confrontos violentos entre grupos de jovens Timorenses no qual pelo menos duas pessoas foram mortas, disseram na Quarta-feira funcionários e residentes.

O fecho do aeroporto principal ilustra a frágil situação de segurança na jovem nação, apesar da presença de uma força liderada pelos Australianos.

"Até hoje e desde ontem à noite foram cancelados todos os voos. A razão é que não está garantida a segurança dos passageiros," disse Rosa, uma funcionária do aeroporto à Reuters.

O fecho veio no meio de confrontos violentos entre jovens armados com pistolas, arcos e setas e pedras perto do aeroporto.

Nas lutas queimaram doze casas, disseram polícias e residentes.

O primeiro confronto ocorreu no fim de Terça-feira numa Estrada principal que leva ao aeroporto sendo uma pessoa morta a tiro. Um outro confronto rebentou na Quarta-feira cedo, matando outro residente.

As tropas Australianas que guardam o aeroporto abriram fogo contra um homem armado que se aproximou deles de modo ameaçador, disse o porta-voz do Ministério de Defesa Australiano Brendan Nelson.

"As acções dele levaram um membro da Força de Defesa Australiana a disparar em auto-defesa," disse o porta-voz, acrescentando que o homem fugiu e que não era claro se estava ferido.

A Austrália lidera uma força de tropas estrangeiras em Timor-Leste desde fim de Maio para acalmar as lutas que puseram facções rivais nas tropas e polícia do pais umas contra as outras.

Pneus a arder

São comuns as lutes entre gangs de jovens no país empobrecido, que ganhou total independência da Indonésia em 2002 e onde está espalhado o desemprego entre os jovens.

A estrada para o aeroporto passa por áreas conhecidas por lutas frequentes de gangs e as tropes têm lutado por conter a violência esporádica, com os gangs a desaparecerem depressa depois da confusão.

"Havia provocadores na Estrada para o aeroporto. Queimaram pneus e bloquearam a estrada," disse Nelson à Reuters, que vive perto da área.

Um oficial da polícia Australiana disse que dispararam muitos tiros durante os confrontos.

A antiga colónia Portuguesa mergulhou no caos há quarto meses quando uma série de protestos se desenvolveram em violência alargada depois do despedimento de 600 dos 1400 membros das forças armadas.

Uma estimativa de 100,000 pessoas foram deslocadas nas lutas, que levou ao destacamento duma força internacional de 2,500 elementos.

Um elemento de polícia reforçado da força tem até agora lutado para conter a violência esporádica.

Preocupação sobre a frágil segurança de Timor-Leste cresceram depois do líder amotinado Major Alfredo Reinado ter fugido duma prisão de Dili no mês passado juntamente com outros 50 presos.

Reinado, uma pessoa chave por detrás da revolta de Maio, apelou por uma revolução de “poder popular” numa carta em circulação no pequeno país.

Um recente relatório da ONU culpa a fraqueza das instituições pelo caos e disse que deveria haver mais investigação para determinar se o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri devia ser processado sobre a armação de civis durante a violência.

(Reportagem adicional por Rob Taylor em Canberra)


Tradução da Margarida.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

POVO MAUBERE
OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.
TITAN

Anónimo disse...

Primeiro, por alegadas "razões técnicas" a TV de Timor-Leste ficou off e não passou em directo a Conferência de Imprensa do Brigadeiro-General das F-FDTL. Vinte e quatro horas depois o Timor-Online, que denunciou tão estranha avaria, bloqueou. Quem é que está a amordaçar a liberdade de expressão em Timor-Leste?

Anónimo disse...

"no país empobrecido, que ganhou total independência da Indonésia em 2002"

Em 2002? Que país será este?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.