quarta-feira, outubro 25, 2006

Discordância quanto ao número de vítimas

Foi noticiado por diversas agências noticiosas que durante o fim-de-semana houve duas mortes, segundo informações do Hospital Guido Valadares em Díli. Uma agência reportou a existência de uma terceira vítima mortal numa igreja em Díli.

A UNPOL apenas confirma a existência de um morto e afirma que o corpo não estava mutilado, segundo os polícias australianos que encontraram a vítima.

O Hospital e familiares da vítima afirmam que o corpo estava mutilado.

As autoridades deviam esclarecer esta situação rapidamente.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Continua na ordem do dia a discussao sobre os Rai Nains e os Malai Oans.

Varios comentaristas insurgiram-se contra os "puristas" que segundo eles desconhecem a historia de Timor e do seu povoamento a partir de varias ondas migratorias provenientes do sudeste asiatico rumo ao pacifico e que fizeram de Timor o seu ponto de paragem ou placa giratoria.
Dai a existencia de dezenas de grupos etno-linguisticos.

Para esses comentaristas nao ha "puros" habitantes de Timor mas sim racas amesticadas formadas ao longo dos tempos.
E verdade que mesmo entre esses grupos havia os casamentos exogamicos que contibuiram tambem para a grande mistura racica.

Mas nao convem esquecer que tudo isso se processou em grande escala, no minimo, ha mais de mil anos no contexto das grandes transmigracoes da Asia do Sudeste.

Nao se pode confundir com a minoria, menos de uma centena de mesticos surgidos no seculo XX que cujos descendentes sao hoje : RH, Xanana, Carrascalhoes, Pessoas, etc…

E que o termo malai, etimologicamente proveniente da palavra MALAIO, na sua evolucao semantica passou a significar o estrangeiro branco na maioria das vezes quando se queria dizer Malai Mutin ( deskulpa Malai Azul- nao apaga mais eh).

Por isso e que convem entao definir quem sao os Rai Nains, porque Timor Oan somos todos.


Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai.

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Anónimo disse...

O bloco fala de numero das vitimas voce fala outro assunto . Estou a trabalhar no hospital de Dili . Os mortos sao 2 nao era so 1 , um deles foi mesmo mutilado , cabeca , pernas , maos separados e meteram dentro do saco . Nao sei se esta situacao se chama mutilado ou nao ? Os Australianos estao sempre a fazer manipulacoes de informacao porque estao a receber ordem dos golpistas liderado pelo Xanana Gusmao . Complicado

Anónimo disse...

Anonimous Quarta-feira, Outubro 25, 2006 11:09:08 AM

Tem provas que as ordens sao do Xanana? Ou estas apenas a desabafar o seu stress?

Se na realidade tens provas, entao leve estas provas a tribunal ou alguem da competencia.

Para de apontar os dedos neste blog!

Anónimo disse...

Timor Online igual a alkaTiri Online
Quando serve alkaTiri fica no Timor Online
Se desfavorece ou contra, alkaTiri Tira Online
Malai Azul igual a Mari Alkatiri



Se queres ter as tuas ideias Online
Escreve sempre a favor de Alkatiri
E veras que ate Malai Azul gosta
E te coloca na pagina principal.


Mari Alkatiri eeeee Malai Azul
Cuidado com o que escreves, perda de tempo
Margarida eeee M …. Amante de MA
Cuidado com choque de Coracao!!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.