quarta-feira, outubro 25, 2006

De um leitor

Concordo quando dizem que a "Igreja é um lugar sagrado". Mas na Igreja também não é permitido muita coisa, que se verificou em Timor-Leste, ao longo destes últimos anos, pois não?

1. Manipulação de pessoas;
2. Manifestações com Santas;
3. Casas de tortura; (Casa Bispo díli) já estão esquecidos do que aconteceu aos dois portugueses entre outros timorenses de quem nínguém falou....?
4. Obrigar os alunos das escolas Católicas a participar na Manifestação contra o PM do país.

Mas que raio de exemplo tem estado a dar a Igreja Católica em Timor-Leste?
Isto tudo revolta porque a Igreja tem sido tudo menos um bom exemplo a seguir em Timor-Leste.
Deveria sim cumprir o seu papel e não andar a instigar a violência.
Padres como Domingos Maubere, Filomeno Jacob, etc...
Qual a diferença entre estes com Reinado e Railos?
São Padres claro e escondem-se atrás da Igreja.
Vejam o que fizeram ao D. Ximenes Belo. Agora já é importante a presença dele em Timor, para apagar os fogos, claro, ele tem o respeito do povo e esse respeito é de seu mérito próprio.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente a maior parte das coisas que relata é prática da igreja em tantos países... mas uma coisa é denunciar-se essas práticas abusivas independentemente de quem as pratica e se são praticadas pela igreja são igualmente abusivas. Outra coisa é - a pretexto dessas práticas condenáveis - atacarem-se os seguidores de igrejas, sejam quais forem as religiões. Toda a gente tem o direito de ter ou de não ter convicções religiosas e ninguém deve ser descriminado por ter ou deixar de ter. Eu não tenho, mas sou a primeira a defender o direito dos outros terem, mas sou também a primeira a atacar quem ataca o seu irmão só porque vai ou vem da missa ou das rezas na mesquita.

Anónimo disse...

Continua na ordem do dia a discussao sobre os Rai Nains e os Malai Oans.

Varios comentaristas insurgiram-se contra os "puristas" que segundo eles desconhecem a historia de Timor e do seu povoamento a partir de varias ondas migratorias provenientes do sudeste asiatico rumo ao pacifico e que fizeram de Timor o seu ponto de paragem ou placa giratoria.
Dai a existencia de dezenas de grupos etno-linguisticos.

Para esses comentaristas nao ha "puros" habitantes de Timor mas sim racas amesticadas formadas ao longo dos tempos.
E verdade que mesmo entre esses grupos havia os casamentos exogamicos que contibuiram tambem para a grande mistura racica.

Mas nao convem esquecer que tudo isso se processou em grande escala, no minimo, ha mais de mil anos no contexto das grandes transmigracoes da Asia do Sudeste.

Nao se pode confundir com a minoria, menos de uma centena de mesticos surgidos no seculo XX que cujos descendentes sao hoje : RH, Xanana, Carrascalhoes, Pessoas, etc…

E que o termo malai, etimologicamente proveniente da palavra MALAIO, na sua evolucao semantica passou a significar o estrangeiro branco na maioria das vezes quando se queria dizer Malai Mutin ( deskulpa Malai Azul- nao apaga mais eh).

Por isso e que convem entao definir quem sao os Rai Nains, porque Timor Oan somos todos.


Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai.

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Anónimo disse...

E ainda por mais, que eles agora tês um Pápa há altura...
Daqueles que ainda incendeia mais os problemas já existentes no mundo...
E depois são os outros que são os extremistas e nos os libertadores da palavra. Ao menos com esses toda gente sabe do que eles são capazes...

Anónimo disse...

Para ' De um leitor'

O ne'e uluk okupasaun Indonesia kala la hatene papel Igreja nian mak halao komentario hanesan ema be kee fehuk alias beik ten.....

Igreja sempre hamutuk ho ema nebe: kiak e terus, ditekan oleh penguasa....nunca atu apoio ema nebe hamrok ran...

Le tan historia kona ba papel Igreja iha resistensia.....

Para sempre....Igreja akan selalu membela: kebenaran, keadilan, kedamaian, bersama yang menderita, bersama yg tak bisa bersuara....

Anónimo disse...

Igreja = Voice of Voiceless.

VIVA IGREJA

Anónimo disse...

Quer dizer, antigamente, os padres Domingos Maubere e Filomeno Jacob eram bons quando trabalhavam pela libertacao de Timor ou nas suas batinas se escondiam muitos que hoje estao contra a Igreja. Coitado do povo timorense se nao fosse a Igreja, entendida como instituicao divina. Se tem tantas alegacoes contra esses dois padres, porque nao apresentam queixa no Tribunal. Se nao o leitor nao tem provas e melhor limitar-se ao que e realmente o seu papel. Ou sera a sua tarefa caluniar os padres?!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.