sábado, setembro 02, 2006

MNE português confiante na regulação dos problemas de segurança

Lappeenranta, 01 Set (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje acreditar que a resolução aprovada na semana passada pelas Nações Unidas abre boas perspectivas com vista à regulação dos problemas de segurança em Timor-Leste, como o sucedido na prisão de Becorá.

Luís Amado, que participa na cidade finlandesa de Lappeenranta numa reunião informal dos chefes de diplomacia da União Europeia, reagia à fuga de reclusos da cadeia de Becora, em Díli, na quarta- feira, e que envolveu 57 reclusos, entre os quais o major Alfredo Reinaldo, que abandonou no início de Maio a cadeia de comando das forças armadas timorenses.

"Acreditamos que se definiu nos últimos dias um quadro de intervenção das Nações Unidas muito aceitável e que, nesse quadro, será possível encontrar soluções políticas para os problemas com que Timor-Leste está confrontado, designadamente no domínio da segurança", afirmou Luís Amado, referindo-se à aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma nova missão para Timor-Leste que prevê o envio para o território de uma força policial de 1.600 homens.

O ministro português considera que "há hoje um quadro favorável para a regulação de alguns problemas", como aquele ocorrido quarta-feira, e que considerou um "factor de preocupação" mas que "tem de ser "enquadrado no desenvolvimento do processo" de estabilização, que só estará concluído após a realização do acto eleitoral.

ACC.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.