quinta-feira, setembro 07, 2006

Dos leitores

Ramos Horta apenas segue o curso traçado pelo anterior Primeiro Ministro.

Alkatiri de forma muito inteligente procurou o apoio da Noruega, um dos países mais avançados da Europa, para as questões do petróleo e da energia.

O fundo petrolífero foi criado à imagem da Noruega para acautelar a corrupção e o uso indevido dos lucros do petróleo.

É preciso não esquecer que a Noruega é um país exemplar ao nível do funcionamento das instituições - não existe corrupção.

Este era o modelo que Alkatiri queria para o seu país.

Todo o trabalho de Alkatiri e o pacote legislativo quanto ao petróleo foi no sentido de assegurar que os lucros do petróleo fossem para o país, para o povo e não para o bolso de alguns dos poderosos.

Terá sido isto que irritou Xanana Gusmão, a oposição e a Igreja?!



O querido "major" Reinado está um pouco confuso mas numa coisa tem razão:

"He says that because he scared, he's scared the truth will come out."

Se um dia a verdade vier ao de cima os "notáveis" de Timor terão muito que explicar...



"Mas disse também que a violência por gangs e os fogos postos têm mais a ver com argumentos não resolvidos sobre terras e propriedades do que por ódio étnico."

Ora aqui está uma explicação muito mais razoável.

E este problema que é sério, foi deixado para trás pela UNTAET e nunca resolvido pelo I governo.

Já aqui neste bolgue foi levantado este assunto.

Muitos dos habitantes originários do leste do país, radicaram-se em Díli após o retorno em 1999/2000. E foram ocupando as casas vazias que encontravam, por os donos ainda não terem regressado, ou serem casas de indonésios que as abandonaram. E recusavam-se a devolvê-las aos respectivos donos.

Esta questão já tinha sido levantada ainda no tempo de Sérgio Vieira de Melo, mas ele achou que era assunto demasiado delicado, que poderia dar confusões e não só. A própria UNTAET estava a practicar actos idênticos. Ocupou edifícios particulares, recusou-se a devolvê-los e mesmo a pagar renda.
Um deles, por exemplo, era o edifício onde esteve em tempos o supermercado "Hello Mister", que pagava renda, imagine-se, à UNTAET quando o edifício tinha dono e era um particular.

Voltamos sempre ao mesmo, quando há injustiças há instabilidade e no caso de Timor, violência.

Este é apenas um exemplo das injustiças que estão por ser reparadas em muitos e muitos casos da sociedade timorense.

….

É evidente que Alkatiri reforçou os laços com Portugal para entrar na Europa - o 1º mundo - já que no próximo ano Portugal terá a presidência da União Europeia, e fugir à esfera de influência da Austrália e Estados Unidos que apenas trazem a violência a destruição dos povos.

Procurou o apoio e os técnicos na Noruega para as questões do petróleo e não na Austrália por este ser o país que rouba diariamente biliões de dólares na exploração indevida dos recursos naturais do mar de timor na parte que pertence a Timor e não à Austrália.

Mas Xanana e a oposição não terão nunca a capacidade de chegar tão longe. Preferem ser peões no tabuleiro de influência da Austrália e Estados Unidos e acautelar os seus interesses imediatos de enriquecimento pessoal.

Inteligente a estratégia de Alkatiri e poderia levar Timor a ser um exemplo na Ásia mas infelizmente não teve um Presidente da República à sua altura.

Veremos o caminho que Timor vai traçar...

.

9 comentários:

Anónimo disse...

Lu’Olo Inconsistent With Statements

MP Leandro Isac said the President of the Parliament has been inconsistent with his statement adding that he says something on one day and the following day he says something different. In relation to the guns in Mari Alkatiri’s house, he first said it was false but later acknowledged during the Parliament’s plenary session on Tuesday that there were guns stored in Alkatiri’s house but the Minister of Interior has not had the time to collect them. In a separate article, Francisco Guterres said the pistols still in the former Prime Minister’s house belonged to his personal protection security and that Alkatiri himself did not want the guns stored there. The President of the Parliament said people should stop creating propaganda about international forces collecting weapons at Mari Alkatiri’s house and should provide the correct information. STL reported MP Juliao Mausiri (PD) as saying the Parliament is the root cause of the problem because on April 10, a resolution project was presented to the plenary to help resolve the issue of the petitioners. It was put on the agenda as the last issue but was ignored and never debated, he said. (STL)


http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/59254a8cde43d963492571e100337db2?OpenDocument

Anónimo disse...

Se a questao esta em terras e propriedades, algumas familias conhecidas em Timor estao enterrados ate ao pescoco nesta crise.

Anónimo disse...

Sobre a questão da propriedade da terra e das casas, o que há a fazer, parece-me, é uma lei justa aprovada se possível por unanimidade pelo parlamento, habilitar os tribunais com magistrados bem preparados, e deixar a justiça funcionar. Os magistrados aplicarem essa lei. É inadmissível que o queimar de casas continue, é inadmissível que a violência continue.Para defesa do direito de propriedade ou para operar uma vingança pela perda da propriedade.
O problema é juridico e tem pois de ser o sistema de justiça, com celeridade a responder.
Como em tudo o resto do que Timor precisa é de instituições que funcionem.

Anónimo disse...

Anonimo das 1.31 PM
Enterrados ate ao pescoco nao estarao pois vivem todos bem no estrangeiro. Vem a Timor so para vender as proprieades aos novos colonos que os registam em nome de um qualquer ficticio socio Timorense. Esta em curso a venda de uma dessas propriedades, que por sinal ate ja foi vendida por um dos familiares no tempo da ocupacao indonesia. E mesmo uma galinha de ovos de oiro. Vende-se, retoma-se e torna-se a vender e nada lhes acontece. Pergunta-se. Quem mais esta a chupar da galinha? O land and properties, o Ministerio da Justica? Certo.

Anónimo disse...

Os Carrascaloes por exemplo ja vem chupando desde o tempo dos portugueses: a plantacao comunitaria e rebatizada Fazenda Algarve e onde se acoitou o Railos e seus homens, toda a zona depois da ponte de Comoro ja vendida aos indonesios mas insistem em rehaver, a exploracao do Timor Lodge durante todo o tempo da Untaet e de outros contentores dormitorios durante o mesmo periodo. Esses sao os principais chupadores de Timor ao longo dos tempos. No tempo dos portugueses eram os maiores, durante a ocupacao indonesia eram dos mais beneficiados principalmente os irmaos Mario e Manuel; os outros que estavam fora devem ter recebido o seu quinhao. No tempo presente querem continuar a chupar!

Anónimo disse...

Continuam por aqui uns invejosos e ressabiados.
Lembra-me uns tempos em Portugal com os Melos, Espírito Santos, Champalimauds e tal...
Há gente que não consegue conviver com a fortuna dos outros.
Vão esperando pela lotaria para se imaginarem iguais...

Anónimo disse...

Anonimo das 02.08 Am do dia 8 de Setembro.
Este madrugador deve ter o cerebro em agua. A estas horas e ainda acordado, coitadinho. Trabalha tanto durante o dia... que a sua porta nao se pode passar por causa do cheiro a suor...
Nao conheco bem a historia da tal propriedade mas sei que ali o Railos nao esteve.
Nasci ali perto e la tenho a minha familia. Agora sim, parece que e mais uma propriedade comunitaria do que dos Carrascaloes. E o povo daquela zona quem la trabalha e cuida da propriedade. Mas quem lhes paga e garante o sustento? Sao os Carrascaloes e nao voce. Va la que o povo tocodede tratara de si com todos os mimos. Se for rapido so ha-de parar no mar.

Anónimo disse...

O senhor anonimo das 2:08;33

Grande invejoso e maldoso. Eu sou de Liquiça e devo dizer que conheço a históroa da ƒazenda Lagarve, muito bem... visite o buletin oficial de timor do tempo dos portugueses e depois pode falar! Voces esquecem que eles são timorenses. Deixe-os em paz seu invejoso. Eles são trabaldores e estudiosos. Fui colega deles e eles bem trabalahavam e estudavam e continuam a trabalhar todos, aqui em TL e fora . São meus amigos, e sempre que preciso eles me ajudam. Eles são timorenses . A Mae e timorense pura ( haverá Timorenses de raça pura em Timor? duvido...) So quem não os conhece é que fala assi. Va a regiao tocodede e fale com o povo.
É triste ver que os proprios timorenses são os que distroin os proprios timorenses.


Manecas ( Sou de Darlete)

Anónimo disse...

Honestamente creio que faziam melhor voltarem de novo a serem Portugueses:Antes de sairmos mataram alguns nosso para verem se caiam na esfera da urss.
valeu a pena?
a historia mostra que não:
pensam de novo o regresso a mãe patria
Um timorense que quiz continuar a ser PORTUGUÈS

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.