sexta-feira, agosto 11, 2006

Sobre capacetes azuis

De um leitor:

"Pretender uma missão da ONU em Timor-Leste sem a participação e preponderância da Austrália é como ir ao deserto do Sahara e esperar ver ursos polares.
Simplesmente irrealista.
Bora lá pôr os pezinhos no chão."

Resposta:

A questão não é querer a Austrália de fora da missão das Nações Unidas. De forma nenhuma. O importante é a presença MILITAR seja de capacetes azuis, já que relativamente à presença de forças policiais existe consenso de estarem debaixo da futura missão UN.

A questão é QUERER uma missão das Nações Unidas e não uma missão bilateral australiana.


A Austrália defende uma presença militar, com mandato UN, mas sem serem capacetes azuis, isto é, sem estarem debaixo da missão das Nações Unidas.

Não concordamos. O comando militar deve estar na alçada das Nações Unidas e deve responder ao Secretário Geral da UN.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Austrália, como qualquer outro país que queira colaborar na missão da ONU, será bem-vinda.

O problema é que a Austrália quer mandar na dita missão da ONU. É uma forma habilidosa de continuar a controlar o que se passa em Timor-Leste, mas sem o pesado inconveniente da despesa, que até já a fez retirar parte das forças militares.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.