segunda-feira, agosto 21, 2006

PR Xanana Gusmão convoca Conselho de Estado para terça-feira

Díli, 21 Ago (Lusa) - O presidente timorense convocou o Conselho de Est ado para terça-feira, para analisar a necessidade de prorrogar as medidas de eme rgência decretadas em Maio para tentar travar a violência no país, disse hoje à Lusa fonte da presidência.

De acordo com a mesma fonte, os conselheiros de Xanana Gusmão vão discu tir, a partir das 15:00 de terça-feira, a continuação das medidas decretadas a 3 0 de Maio pelo presidente, na fase mais violenta da crise que afecta Timor-Leste .

Em Julho, o Conselho de Estado pronunciou-se a favor da prorrogação das medidas de emergência até domingo passado (20 de Agosto), prazo que coincidiria com o fim do mandato da actual missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL).

No entanto, o Conselho de Segurança da ONU decidiu, sexta-feira passada , adiar por uma semana a votação da resolução sobre a nova missão das Nações Uni das em Timor-Leste, devido a divergências sobre a respectiva componente militar, que a Austrália pretende comandar.

Face ao adiamento da votação, o mandato da UNOTIL foi prolongado até se xta-feira.

As medidas de emergência foram decretadas inicialmente a 30 de Maio, na sequência da grave crise político-militar em Timor-leste, marcada pela desinteg ração da polícia nacional, divisões nas forças armadas e confrontos entre grupos civis rivais, que provocaram três dezenas de mortos e mais de 150 mil deslocado s.

A aplicação das medidas de emergência foi feita com a ajuda de uma forç a militar e policial enviada pela Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, chamada pelas autoridades timorenses para restaurar a lei e a ordem.

As medidas de emergência prevêem o desarmamento de civis, identificação de pessoas e a garantia da segurança de edifícios públicos e entidades.

JCS.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aussie let my country.....
go back...and let the other to bring peace for us..,,,,don't divided us with your ambicious for our Oil....

Go back,..
goo bacckkkk.....
get out here......
getttt outttt....hereeeeeeeeee......AUSSIE!!!


LET MY COUNTRY IN PEACE!!!

Anónimo disse...

O melhor que o Sr. José Alexandre Gusmão faria era convocar todo o juízo que ainda esteja disponível e tomá-lo ele próprio. A boa vida presidencial parece que só lhe trouxe uma proeminente barriga, uma enorme sede de protagonismo, um egocentrismo exarcebado e nada mais.
Se não sabe comportar-se como presidente ao menos que se comporte como um cidadão de bem.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.