domingo, agosto 27, 2006

Polícias australianos despiram colegas timorenses em rua de Díli

Timor-Leste, 26 Ago (Lusa) - Polícias australianos em patrulha na cidade de Díli obrigaram hoje o director da Academia de Polícia de Timor-Leste a despir-se no meio da rua por usar farda ilegal, confirmou o oficial timorense à agência Lusa.

"Por ordem do nosso ministro do Interior fomos ao comando da ONU para uma reunião sobre a nossa actuação na nova missão das Nações Unidas e os polícias australianos obrigaram-nos a despir as nossas fardas e a ficar com roupa interior no meio da rua em frente de toda a gente", explicou, indignado, Júlio Hornay.

O mesmo responsável disse ser "inadmissível" a actuação da polícia australiana.

As "fardas da polícia timorense são legais e tínhamos recebido ordens do ministro, além de termos estado numa reunião com os responsáveis das Nações Unidas", explicou.

Um grupo de agentes da polícia de Timor-Leste esteve hoje, pouco antes do incidente, reunido com Sukehiro Hasegawa, representante do secretário-geral da ONU, e Antero Lopes, o novo comandante da polícia da ONU para abordar questões sobre o futuro da polícia timorense.

Júlio Hornay disse ainda à Lusa que está a fazer um relatório sobre incidente e que o vai entregar ao ministro do Interior, considerando também uma "falta de respeito" a actuação australiana.

Contactado telefonicamente pela Lusa, o comissário Antero Lopes escusou-se a fazer qualquer comentário ao assunto alegando desconhecer os pormenores do incidente.

JCS.

13 comentários:

Anónimo disse...

"obrigaram hoje o director da Academia de Polícia de Timor-Leste a despir-se no meio da rua"

Isso nao se faz! que desgraca, e atitude dos Australianos, se penssarem que a farda e ilegal podian ter preendido o homen, e tirar as conclusoes depois, agora fazer despir na rua...MY god! Se tivessen feito na Australia os policias paravam no tribunal.. "for harassment"
e pena estao em timor e fazen de aquilo como queren, e tenho a certeza que nada vai acontecer.

Anónimo disse...

Se tivessen feito na Australia os policias paravam no tribunal.. "for harassment"

Não me parece que assim fosse pelo que se assiste na austrália em relação à actuação da polícia com os aborígenes. É só ir à Austrália e observar.

Cá para mim os pobres policiais australianos confundiram o Director da Academia da Policia Nacional de Timor-Leste com um aborígene.

É a força do hábito...

Anónimo disse...

Vamos aguardar declarações do PM quanto a este "incidente".

E o Hasegawa o que fará?

Anónimo disse...

PARABÉNS LUSA!
PARABÉNS JCS!

Finalmente de novo a Lusa permite o acesso à INFORMAÇÃO de qualidade.

Anónimo disse...

Não é primeira vez que os agentes de segurança timorenses tenham mostrado falhas desta natureza, revelando assim pouco profissionalismo, respeito pela farda, insígnias, disciplina e normas. Têm ainda muito que aprender do seu papel e das insígnias de que são portadores num estado moderno.

Mandar a despir farda a um oficial, nem mais nada menos que o director da Academia de Polícia de Timor-Leste, representa tão nítida e esclarecedoramente a humilhação pública, que não se cinge apenas à humilhação de um agente de polícia, nem à humilhação do responsável pela formação de polícia, mas representa antes do mais a humilhação pública de toda a instituição e de todo o estado.

Anónimo disse...

Acho que estao todos enganados, se calhar os Policias Australianos envolvidos neste acto de "strip" de um Policia Timorense, sao homosexuais!(Paneleiros)
Ze Cinico

Anónimo disse...

Já tardava. Se este cretino não aproveitasse o blogue para expôr as suas taras até era de estranhar.

Anónimo disse...

Desculpe la anonimo das 11:59:20, minhas taras nao! Taras dos Australianos!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Desculpe la anonimo das 11:59:20, minhas taras nao! Taras dos Australianos!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Vê-se.

Anónimo disse...

A lingua foge sempre para as tendencias mais dominantes e o Ze Cinico nao e excepcao a regra. Tem aquela tara dentro de si e nao pode escapar. Nem sequer se lembrou que homosexual nao e so paneleiro, mas como os seus apetites vao para ai, ai vai disto.

Anónimo disse...

Pelos vistos voce sabe mais sobre panascas do que eu, por isso agradecia que desabafasse, nao va la apanhar um derrame sexual!

Anónimo disse...

Eh verdade sim!! Eu concordo plenamente com os anonimos acima. Este ze cinico e um ordinario ignorante e tarado sexual.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.