quarta-feira, agosto 16, 2006

Modernização das Falintil começa em Setembro - Ramos-Horta

Díli, 15 Ago (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, José Ramos- Horta, disse hoje à agência Lusa que o processo de modernização das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste vai arrancar em Setembro com a aprovação de todo o edifício jurídico das forças de defesa.

"Nas próximas duas semanas vamos organizar todo o processo para que em Setembro possa ser levado a Conselho de Ministros todo o edifício jurídico da área da Defesa, os estudos e a forma de financiamento do sector", disse Ramos-Horta.

O chefe do Governo de Timor-Leste falava à Lusa no final de uma reunião com o comando militar e na qual participaram também os vice- primeiro-ministros Estanislau da Silva e Rui Araújo e a ministra da Administração Estatal, Ana Pessoa.

Após a aprovação dos documentos em Conselho de Ministros, a legislação será discutida e votada no Parlamento Nacional.

José Ramos-Horta revelou também que no orçamento de cerca de 25 milhões de dólares americanos (19,6 milhões de euros) da área da Defesa está prevista a aquisição de meios marítimos "de defesa da costa" timorense, nomeadamente contra a pesca ilegal, uma aposta que deriva de um estudo que teve a contribuição dos Estados Unidos.

O chefe do Governo de Timor-Leste abordou ainda com as chefias militares lideradas pelo brigadeiro-general Taur Matan Ruak a questão do recrutamento para as Falintil num processo que será conhecido também em Setembro e que pode prever o cumprimento de um serviço militar mínimo por arte da juventude do país.

Para a reunião de hoje, realizada no quartel de Tacitolo, em Díli, Ramos-Horta convidou o antigo ministro da Defesa, Roque Rodrigues, a participar nos trabalhos.

O programa de modernização das Falintil vai seguir o estudo denominado "Força 2020" concluído recentemente depois de dois anos de trabalho e no qual são definidos os objectivos do que se pretende sejam as Forças Armadas Timorenses em 2020.

JCS.

19 comentários:

Anónimo disse...

"Para a reunião de hoje, realizada no quartel de Tacitolo, em Díli, Ramos-Horta convidou o antigo ministro da Defesa, Roque Rodrigues, a participar nos trabalhos." Interessante as voltas que a história dá... há três meses não servia, agora foram-no buscar.

Anónimo disse...

Margarida
Deixe-me que lhe diga, a si, que tem feito um excelente trabalho neste tempo de debate inevitável sobre Timor, que, sobre certos factos, você não consegue evitar a elevar-se ao patamar de Peter a que, parece, ninguém é imune ao longo da sua vida. Digo isto a propósito do seu comentário ao facto de Roque Rodrigues ter sido convidado a integrar os trabalhos de preparação da designada modernização das Falintil. É que a sua surpresa, ainda que soando num tom um tanto irónico, desmonstra bem que a Margarida não percebe, ainda, quase nada do processo complexo que sempre moldou as sociabilidades timorenses. Dito isto, em nome do seu desempenho positivo nesta discussão, não fosse o tom ligeiro (para não lhe atribuir outra qualificação mais dura) em que têm docorrido a generalidade destas conversas, talvez eu gostasse de falar consigo sobre a tal complexidade particular das vivências timorenses. Será que a Margarida pode aceitar que lhe recomende alguma moderação naquilo que, salta à vista, é perfeitamente acessório?

Anónimo disse...

Eatá-me então a querer convencer que o processo de moldagem das "sociabilidades timorenses" está interdito únicamente ao Mari Alkatiri e ao Rogério Lobato?

Anónimo disse...

Não, quero dizer que não está interdito a ninguém. A Margarida conhece o tempo? Julgo que sim. Se me permitir pedir-lhe que atenda ao tempo, verá, então, o que é o tempo timorense de sempre. É isso que nos ensina a vida timorense.

Anónimo disse...

O tempo timorense de sempre? Essa é demasiado fatalista para o meu gosto... e é em nome dessa abstracção que se justifica o injustificável?

Anónimo disse...

Mais dinheiro para canhoes!
E o pobre povo?

Anónimo disse...

SURREAL!!

Programa de modernização das F-FDTL - "Força 2020"
OBJECTIVOS:
1. Proibição de matar policias desarmados e/ou assaltar esquadras
2. Proibição de receber ordens directas do executivo
3. Proibição de distribuir armas a civis
4. Acordo de "gentlemens" quanto à proibição de uso de novo material bélico aquando de nova zanga.

ESTRATÉGIA a seguir, por objectivo:
1. Entrega de caraus e pedido de desculpas às familias das vitimas. Comprar caraus em bulk, com preço simpático, e ficar com alguns de reserva para próximas indemnizações.
2. "Realmente precisamos de mais formação porque não entendemos bem essa coisa da separação dos poderes"
3. "Atão? O outro gajo pode e nós não podemos porquê?". Negociar.
4. "Bele, mas as armas são nossas e a gente é que decide na altura".

Cinismo à parte, o timing desta iniciativa é infeliz e possivelmente contraproducente. Devido ao comportamento mais que questionável das forças armadas durante os últimos meses, este programa "Força 2020" deveria, nos primeiros anos, restringir-se unicamente à organização juridica e administrativa da instituição militar.
Após esta consolidação, que passa também pelo apuramento de responsabilidades de alguns elementos das F-FDTL nos acontecimentos dos últimos meses, será então a altura apropriada de discutir a aquisição de novo material bélico.
Parece-me óbvio.

Anónimo disse...

Também não entendi essa do Roque Rodrigues... foi considerado um incompetente e um alvo a abater por Xanana, que exigiu a sua demissão e a anunciou antes mesmo do próprio 1º Ministro. Agora é convidado de honra numa reunião oficial entre o 1º Ministro e as chefias militares.

Como a Margarida diz, só falta convidarem também o Mari Alkatiri e o Rogério Lobato e ficarem todos amigos.

Anónimo disse...

Mas ele foi convidado para fazer o que? Para conduzir o processo? Duvido muito. Talvez por cortesia e para mostrar-lhe como se fazem as coisas.

O Mari e o Rogerio e que nao! O grau de culpabilidade deles por esta crise e o maior de todos. Pelo menos para um deles a prisao esta quase garantida. Mas nao se preocupem porque o homem ate ja teve 2 anos de experiencia e preparacao em Angola.

Anónimo disse...

O Horta nao e nada parvo. Ele tem que fazer a campanha para o seu reingresso na Fretilin.
Para isso vai precisar de aliados politicos no seio do partido. Esta de convidar o Rogue para participar na reuniao serve esse proposito porque falta de capacidade do Roque como Ministro de Defesa foi ja revelada durante a crise.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:19:47 PM: fala em "O grau de culpabilidade deles por esta crise e o maior de todos", podia-me indicar s.f.f. o aparelhómetro com que mediu essa "culpabilidade"? E já agora, onde é que uma pessoa pode comprar tal geringonça? Dá para enfiar na algibeira? Se puder dar os pormenores, fico desde já reconhecida.

Anónimo disse...

O aparelhometro chama-se "realidade" e quando descer das nuvens encontra gratuitamente
essa gerigonca na vida quotidiana do POVO de Timor Leste que voce nao percebe patavina.Voce deve ser a "ALMEIDA SANTOS" dos anos 2000.Ou prefere a "VASCA LOURENCA" ou ainda a "ROSA COUTINHA".

Anónimo disse...

Ora bem, esquadroes de morte, distribuicao de armas a civis, o facto de um deles ser o chefe de governo.
Pois porque nao se pode, como chefe de governo, somente aceitar responsabilidade pelas sucessos e nao pelos fracassos. Neste caso um grande fracasso.

Quer queiram quer nao o Mari tinha que assumir as responsabilidades pelo caos instaurado no pais porque e da responsabilidade do governo garantir a estabilidade nacional. E para isso que detem o poder executivo e o controlo sobre o orcamento de estado e todo o aparelho do estado.
So por isso ele e o maior responsavel politico de nao ter conseguido por termo a crise e evitar as mortes, destruicao e instabilidade.

Mas sabemos muito bem que a sua culpa nao se limitou a actos de omissao. Existem ainda graves acusacoes contra ele e feitas por varios actores desta crise. Railos, Comandante da PNTL, confirmacoes do Rogerio Lobato que depois quie retrair, etc,etc.

Enquanto ele nao for ilibado de toda e qualquer culpa no cartorio teria que assumir na mesma, anivel politico, a sua incapacidade de travar a crise. Ou se e chefe de governo para tudo o que der e vier ou nao se e? Ele quie ser, deve entao assumir as responsabilidades pelo estado do pais. Ponto final!

Anónimo disse...

Anónimos das 10:42:22 e das12:11:07 AM: o Xanana (e o Hirta às vezes) é que andou em reuniões, jantares e comícios de braço dado com Alfredos, Taras, Tilmans, Salsinhas, Paulo Martins e Railós, e desde 30 de Maio – há mais de dois meses e meio – é que se alvorou em responsável máximo da segurança mas no meio desta bagunçada que ele dirigiu e que minou durante meses a autoridade do Comandante-General da F-FDTL e dos Ministros do Interior e da Defesa, mas diz que o Mari Alkatiri é que tinha a responsabilidade de “garantir a estabilidade nacional”.

Pelo meio deste caos e para piorar as coisas o Horta SEM avisar o governo combinou com os Australianos que com a entrada deles as F-FDTL ficavam acantonadas, é depois da entrada dos Australianos que os incêndios, as casas saqueadas, as ameaças contra pessoas, aconteceram maciçamente, mas o Mari Alkatiri é que tem de “assumir o estado do país”!

O que nos vale é que falta menos de dois meses para se saber do Relatório da Comissão Internacional. Nessa altura o aparelhómetro dirá o grau de culpabilidade de cada um.

Anónimo disse...

Margarida: Essa de o Xanana andar em reunioes com os "Alfredos, Taras, Tilmans, Salsinhas, Paulo Martins e Railós" foi depois da situacao ter saido fora do controlo do governo. Nao foi?
Imagine que, estando os responsaveis do governo todos escondidos sabe se la aonde (ninguem dava cara), ninguem nem mesmo o PR estabelecesse contactos com as partes em conflicto? Deveria o PR ficar calado e esconder-se como o executivo fez? Tenha do!

Quanto ao Horta ter conbinado seja la o que for sem avisar o governo como voce diz (nao sei onde e que foi pescar essa) so esta a dar-me mais razao. Isso quer dizer que o Mari, como CHEFE DO GOVERNO, ja tinha perdido ate comtrolo do seu proprio executivo. Ja se esqueceu da assessora, 3 ministros, 1 vice-ministro, 3 secretarios de estado que se resignaram e estavam para ser mais se o Mari nao se tivesse anticipado.
Ora sendo ele CHEFE do governo e nao controla o seu governo o melhor e arrumar as malas e deixar que alguem de conta do recados antes de as coisas se agravarem ainda mais.

Esta mais que visto que o Mari ja nao podia continuar como PM. Irrespectivamente do que os outros partidos politicos faziam o homem tinha perdido o controle do seu proprio governo. Ele nao conseguia controlar os membros do seu proprio executivo quanto mais a instabilidade e o caos que reinava nas ruas.

Anónimo disse...

E ja agora como e que se pode demonizar o "demonio"?
Uma do genero de ser mais papista do que o Papa.Nao acham?

Anónimo disse...

Anónimo das 9:26:25 PM: todos sabem que a situação saiu fora de controlo quando em 24 de Maio o Paulo Martins deu à sola, lembra-se? E até lá e desde fim de Março foram públicas e notórias as reuniões e encontros desses fulanos com o PR e o actual PM. Se tem dúvidas aconselho-o a dar uma vista de olhos pelo site da UNOTIL pois há por lá muitos registos disto mesmo.

E se não sabe que o Ramos-Horta em sintonia com o Xanana e à revelia do governo assinou o acordo que dotava de poderes totais as tropas australianas é porque não quer saber. Revisite as peripécias desses últimos dias de Maio s.f.f. e use a cabeça para pensar ou quer convencer alguém que os australianos desembarcaram em força porque são “amigos” e que é por “amizade” que querem bilateralmente continuar?

Anónimo disse...

O Reinado tambem tem acesso a Internet? O anonimo das 9:26:25 deve entao ser ele! Se nao e entao e o Coentrinho!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Nao venha ca com tretas a dizer que o PR andava a conspirar e a organizar os disturbios em reunioes com outros porque nao pode ser levada a serio!! O Paulo de Fatima Martins so "deu a sola" depois dos confrontos armados entre o Alfredo e os F-FDTL "desarmados". Ou nao foi? E nao tivesse dado a sola seria um dos pobres policias desarmados massacrados pelas F-FDTL a saida do quartel-general da PNTL. Nao seria? Se alguem nao sairia dai vivo seria ele sem duvida.

E mais, de acordo com o Mari Alkatiri a situacao ja estava "fora de controle" desde a demonstracao em frente ao palacio do governo no dia 28 de Abril. Nao foi??? Nao foi com isso que o Mari justificou a mobilizacao das Forcas Armadas??? Porque ja nessa altura dizia que a policia nao podia dar conta do recado e por isso era preciso a intervencao das tropas??? Estavam cerca de 500 policias em Dili e mandaram 80 para controlar centenas de manifestantes so para depois justificar a necessidade de intervencao das Forcas Armadas. Isso esta mais que visto. A coisa foi toda encenada pelo governo para depois terem justificacao para destrocar os peticionarios a todo o custo.

E giro como se troca as opinioes como melhor convem. Agora e a margarida que quer ser mais autoritaria na materia e dizer que as coisas ficaram fora de controlo quando o Paulo Martins "deu a sola".

Afinal em quem devemos acreditar??? Na margarida ou no entao PM de Timor-Leste, Mari Alkatiri??

E porque se acreditarmos na margarida entao o Mari Alkatiri nao teve nenhuma justificacao para chamar as tropas, muito menos em violacao da Lei Organica das F-FDTL. nao e?

Quanto a entrada das tropas internacionais ja nao comprendo nada. O Mari diz que foi ele que tomou iniciativa de chamar as forcas internacionais e agora a margarida quer contrariar o proprio Mari e dizer que a entrada das forcas interncaionais foi "cozinhado" pelo Horta e PR?
Haja mais seriedade!! Agora ja e a margarida que fala mais alto que o proprio Mari Alkatiri? E como e que pode ver negativamente a entrega do poder de actuacao as tropas internacionais? So pode ser porque a margarida, tal qual o Mari e a Ana Pessoa, defendiam uma continuada mobilizacao das F-FDTL no terreno quando elas faziam parte do problema.

Tenha do!! Queria que as F-FDTL se mantivessem no terreno a conduzir operacoes militares? Para que? para ser visto pelos rebeldes como justificacao para manterem tambem as suas posicoes? Nao seja ridicula!

Sei que dificil ver as nossas proprias forcas armadas limitadas a observadores no nosso proprio solo patrio. Sou Timorense e sei quanto isso doi. Mas visto serem elas parte do problema teriam que aquartelar-se. As responsabilidades pela crise nao foi deles mas sim do governo que nao soube fazer decisoes acertadas e atempadas.

O facto de tropas internacionais, sejam elas australianas, malaias ou portuguesas, terem entrado em Timor para garantir a seguranca ja e em si uma vergonha para Timor e o seu povo. Significou que os Timorenses, mais especificamente o governo, foi incapaz de garantir a seguranca de Timor enquanto nacao INDEPENDENTE. tivemos que mais uma vez DEPENDER de forcas estrangeiras.

A responsabilidade por isso ter acontecido so pode ser assumido pelo governo da altura.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.