quarta-feira, agosto 16, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.


"E a fraqueza dele e o facto de uma minoria em Timor ser racistas??? Como e que um grupo de pessoas racistas pode ser a fraqueza do Mari ou de quem quer que seja?"

Tal é a sua incapacidade em interpretar o que é dito. Se tem somente uma visão objectiva das coisas, deixe-me clarificar-lhe. Primeiro se Mari fosse católico então ele não teria tido tantas críticas. A fraqueza de Mari é o facto de haver uma minoria em Timor-Leste não parará em nada para obter a sua resignação. E mesmo à custa de vidas e de casas e ao deslocamento de milhares de pessoas. Alkatiri como a FRETILIN não tinha modo de contrapor os objectivos dessa minoria que é racista, xenófoba e obviamente discriminatória nos seus argumentos para a sua remoção. A razão porque que Mari e a FRETILIN não puderam contrapor a minoria, é porque alguns são parte de famílias de elite, outros são da oposição, outros são de posições da mais alta responsabilidade, outros são figuras religiosas.

Esta gente é parte integrante de Timor-Leste e devia ser da sua consciência não arrastarem Timor no conflito. Deviam reflectir nos eventos recentes no que fizeram, o que é claro quando se guia perto dos milhares de deslocados acampados em campos improvisados. Se as pessoas continuam a desrespeitar os resultados das eleições, os líderes legítimos, a constituição então a fragilidade de Timor continuará.

Esta é uma fraqueza não só de Mari mas de Timor-Leste quando tal gente que tem influência a usa para alcançar os seus objectivos fora dos limites da Constituição, negando o sistema democrático existente, e sem receio de apelar à insurreição armada. É irresponsável, sem ética e altamente imoral.

Tenho esperança de que a FRETILIN continue a ser tolerante, disciplinada e acima de tudo a aceitar as pessoas com base na sua capacidade e não em raça ou religião.

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Quanto o mais a fraqueza e dessa minoria racista e nao do Mari. Nao e? Porque desde quando e que uma minoria pode prevalecer sobre uma tao grande maioria? Os argumentos deste muchacho parecem mandar por terra todas aquelas afirmacoes da margarida de que a maioria e que manda. Sera? ou sera que o Mari caiu porque nao conseguiu mobilizar essa tal maioria que tambem nao quis que ele continuasse. E sera talvez por isso o Mari esta a considerar a possibilidade de nao liderar o proximo governo?

Sabemos muito bem as dificuldades que tiveram para mobilizar os tais 4000 para apoia-lo.

Talvez a incapacidade seja deste comentarista em nao saber analisar bem as coisas e depois expressa-las devidamente. Este comentario foi originalmente feito em ingles. Tsalvez seja essa a sua fraqueza. A lingua Inglesa.

Anónimo disse...

Ha dias vi o Ramos Horta numa grande conversa com o Anito Matos! Nao me diga que ele tambem quer ser cantor? Ou sera outra coisa?
Feto Mane

Anónimo disse...

E mais facil fazer ver um cego do que alguem que nao queira ver!
Entao tudo quanto aconteceu foi culpa duma minoria, oposicao, etc.
O Mari foi um santinho, foi um heroi, foi um governante competente, honesto e muito humilde!! O desemprego diminuiu? A economia melhorou? O Povo estava contente com a actuacao dele? Nao havia nenhum problema entre as forcas armadas, a policia, os kaladis e firakos. Isso tudo foi provocado pela tal minoria? Enquanto a Fretilin tem todo o aparelho do Estado e dinheiro para controlar o pais nao consegue sequer controlar essa "minoria"???

Anónimo disse...

E mesmo anonimo das 10:27:42 PM. E uma explicacao tao surrealista que ninguem senao as margaridas podem acreditar nisso.

Anónimo disse...

Tenho esperança de que a FRETILIN continue a ser tolerante, disciplinada e acima de tudo a aceitar as pessoas com base na sua capacidade e não em raça ou religião.


Quem diz isso e porque esta a sonhar! Fretilin tolerante? Quem matou os seus proprios membros em 75? perguante ao Xavier do Amaral. Va aos files do CAVR , lá está tudo! quem matou os meus pais porque não eram da Fretilin????/

Fretilin disciplinada? Oh my god he is blind...

Fretilin aceitar as pessoas com base na sua capacidade e não em raça ou releigião? Seo mesmo de um cego, grande cegueta....
Meu caro ou minha cara vai comprar oculos

Maracuja

Anónimo disse...

Os comentaristas anti-FRETILIN estao tao desesperados que passam a vida a insultar. Nao se cansam de insultar? Sejam mais positivos.
Porque repisar em argumentos velhos infudamentados? A FRETILIN vai ganhar outra vez as proximas eleicoes com o Lu como Presidente e o Mari Alkatiri como Secretario Geral. O povo sabe quem sao os verdadeiros filhos de Timor-Leste.Em vez de insultarem a FRETILIN, estes senhores anti-FRETILIN, deveriam ajudar os partidos da oposicao a crescerem politicamente. Apresentem alternativas de governacao e nao criticas destruitivas. Temos que ter uma oposicao com dignidade para nos afirmamos como estado democratico. Comecem ja a escrever amanha mas a escrever a serio...
vera que governar nao e tao facil como pensa...

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário acima num aspecto.

É hora de os partidos da oposição começarem a apresentar os seus programas de governo, escolherem os seus candidatos, etc...

O mais tristes para os timorenses na hora de decidir em Maio próximo, é concluirem que tiveram um mau governo que tudo atropelou, mas que não vê proposta de alternativa melhor.

Anónimo disse...

Alternativas ha e so podem ser melhores se deferenciarem-se da Fretilin e das suas tendencias totalitarias!
Isso e o minimo dos minimos para que Timor se torne numa verdadeira democracia. Quanto a governacao a unica diferenca entre a Fretilin e os outros partidos da oposicao sao 4 anos de experiencia (o que nao e muito).

Nenhum timorense, com a exepcao de Mario Carrascalao do PSD, alguma vez teve experiencia de governacao de um pais, muito menos governacao de Timor. Se considerarmos que um individuo com experiencia de gestao de uma quinta de galinhas e coelhos pode governar Timor qualquer um pode e melhor pode o Mario porque ja teve muitos anos de experiencia como governador de Timor. E isso conta como experiencia de governacao, quer queiram quer nao.

Os ultimos 4 anos foram pautados por justificacoes de termos comecado do zero e de ainda estarmos a aprender a governar como resposta para todas as falhas de governacao. O Proprio Mari dizia constantemente que o seu governo era um governo que estava ainda a aprender a governar.

Portanto a Fretilin definitamente nao e o unico partido com "capacidade" para governar Timor. Se nao fosse a assistencia financeira e tecnica internacional nem o Mari Alkatiri teria feito alguma coisa que pudesse ser chamado de successo mas que agora sao atribuidos a ele como se tivesse sido da sua unica e exclusiva autoria.

E essa ajuda internacional continuara disponivel porque nao era proporcionada a Fretilin mas a Republica Dempocratica de Timor-Leste.

Anónimo disse...

Isso nao e verdade.

O Mari Alkatiri teve 24 anos de experiencia como OBSERVADOR em Mocambique de como se governa um pais a moda marxista.
E pena que essa experiencia nao tivesse sido apropriada a Timor-Leste.

Anónimo disse...

Anonimo 3:15:31 PM "o Mario porque ja teve muitos anos de experiencia como governador de Timor. E isso conta como experiencia de governacao, quer queiram quer nao."

E verdade, e ficou podre de dinheiro. Entrega Timor para o Mario governar e vao ver o que vai acontecer com o dinheiro do petroleo.

Anónimo disse...

Deviam dizer governador Indonesio de Timor. O anonimo das 3:15:31 esta errado! Houve outro governador Indonesio de Timor que o Francisco Lopes da Cruz. A diferenca entre os dois e que um e troca-tintas e o outro como optou pelos Indonesios continua Indonesio. Ao segundo o meu respeito porque e homem de palavra.
O primeiro ja esta na idade de tomar conta dos netinhos!
Como ja disse toda esta malta de 1975, os mesticos de elite e que andam a causar os transtornos em Dili porque so veem pela frente o PODER.
Eu votaria pelo Anito Matos, pelo menos toda a gente gosta dele!

Anónimo disse...

La estao os racistas da Fretilin outra vez com a coisa dos "mesticos". Nao tarda comecam a relembrar o passado e passam a gritar "Morte aos brancos e mesticos" como fizeram em 1975.

Quando isso acontecer Malai Azul "PERNAS PRA QUE TE QUERO" Nao va acontecer levares uma pelas costas dos teus amiguinhos fretilinos. Para um partido que fez a "limpeza" aos seus proprios militantes no mato um Malai Azul nao e nada.

Anónimo disse...

So os Fretilinos e que sao honestos, competentes e inteligentes. Os outros sao todos imcompetentes, ladroes e burros. Mas quem esta cheio de dinheiro e e um analfabruto? Ahmad Alkatiri, Outro e o Oscar Lima. O americo SuaiIndrah e o Julio Alfaro nao ficam atras. O pior e que todos jogam com capital indonesio e com indonesios. Quando comeca o barulho sao os primeiros a fugir e para onde? Indonesia.

Anónimo disse...

O que tem o Ahmad, o Oscar e os outros ver com toda esta historia. Estao com dor de cotovelo? As pessoas nao podem ficar ricas com o suor do seu trabalho?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.