domingo, agosto 20, 2006

Jovens de Timor enlouquecem outra vez

Tradução da Margarida.


News.au.com
De correspondentes em Dili
Agosto 19, 2006 08:25pm
Artigo de: Agence France-Press


Jovens queimaram várias casas até aos alicerces na capital Timorense hoje no último ataque de desassossego que atingiu o destroçado país, disseram testemunhas e tropas internacionais.

"Houve cerca de 50 casas queimadas. Havia cerca de 1000 pessoas que vieram da área do mercado de Comoro e de Lurumata," disse Marito, um residente de 46 anos do bairro de Comoro onde houve batalhas de gangs mais cedo este ano.

Contudo, um polícia Português que declinou identificar-se disse que somente uma mão cheia de casas tinham sido queimadas, dizendo: "Só quatro ou cinco casas foram queimadas esta manhã, talvez tenha havido 10 casas queimadas desde ontem."
Centenas de casas em Dili têm estado desocupadas desde Maio quando 150,000 pessoas fugiram para campos de deslocados para escapar à violência que destruiu a capital Timorense.

Lutas entre facções dos militares e da polícia detonaram a violência, que matou pelo menos 21 pessoas e degenerou em lutas étnicas nas ruas, levando ao destacamento de cerca de 3,200 tropas internacionais.

a violência étnica levantou jovens dos distritos do leste de Timor-Leste contra os do oeste.

Contudo, Marito disse que não estava claro hoje se os ataques incendiários visavam um grupo étnico particular.

Cerca de 70 forças Malaias, Australianas e Portuguesas patrulharam o bairro, à procura dos jovens armados.

Um oficial da polícia Malaio disse que pelo menos dois jovens, um carregando uma catana tradicional tinham sido detidos.

"Duas pessoas foram detidas – um homem acabado de ser detido por nós, e outro acabou de ser detido pela polícia Australiana," disse o Sargento Redzuan.

A polícia Australiana disse que era difícil antecipar tais ataques.

"A Polícia não pode guardar cada casa," disse à AFP Tim Dodd, um porta-voz do contingente de polícia Australiano, AFP.

O desassossego de hoje veio um dia depois da ONU ter avisado do ressurgir da violência nos campos de deslocados, que levaram milhares de pessoas a fugir dos abrigos temporários em semanas recentes.

Contudo a polícia internacional defendeu a sua posição de não colocar tropas em cada um dos campos de deslocados.

”Não faz parte do plano, nunca foi o caso de a polícia e os militares estarem nos campos'', disse Dodd.

A ONU disse que estava alarmada pelo número de incidentes violentos recentes nos campos.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aussie let my country.....
go back...and let the other to bring peace for us..,,,,don't divided us with your ambicious for our Oil....

Go back,..
goo bacckkkk.....
get out here......
getttt outttt....hereeeeeeeeee......AUSSIE!!!


LET MY COUNTRY IN PEACE!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.