quarta-feira, agosto 02, 2006

Horta: Governo para restaurar a confiança - Tradução da Margarida

1.8.2006. 15:28:53

O nono Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos-Horta diz que o seu governo dará prioridade à reconciliação e tentará restaurar a confiança pública nas autoridades depois de meses de incerteza na pequena nação.

"As pessoas perderam a sua confiança nas instituições do governo e no governo," disse o laureado do Nobel da paz à Rádio Timor-Leste.

"Restaurar esta confiança e a apreciação das pessoas na democracia e no Estado assenta em acções, políticas e passos a tomar pelo governo nas próximas semanas," disse.

O Sr Ramos-Horta disse que o governo cooperará com organizações de ajuda e outros membros importantes da sociedade na construção da reconciliação nacional, embora desse poucos detalhes.

"Este governo constitucional organizará um fundo especial para implementar o trabalho de reconciliação, para curar as feridas da comunidade," disse o primeiro-ministro.

Como parte do programa, o governo continuará a reorganizar as forças armadas do país e a polícia, "tirando vantagem da presença das tropas internacionais."

As forças armadas, disse, terão de passar por uma remodelação e por reformas "para enfrentarem as mais sérias ameaças que o país enfrentar no futuro," enquanto que a policia, "que caiu e se afundou em Dili, terá de passar por uma reorganização."


Fonte: AFP

24 comentários:

Anónimo disse...

Daqui em Timor Grita se assim.

VIVA XANANA.

Anónimo disse...

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO!! ainda!!

Para os que ainda nao comprenderam a necessidade da sua actuacao o tempo tudo esclarecera.

Nao quero nem pensar aonde Timor iria parar desta crise se Xanana nao fosse o Presidente.

"Espíritos e Antepassados, levantem-se para olhar por este povo! Ossos que estão espalhados por todos os cantos, ponham-se de pé, Sangue que foi vertido por todos os cantos, juntem-se de novo para ver aqueles que querem estragar o povo, que querem ver o povo sempre a sofrer, que querem ver o povo sempre a morrer.

Mostrem-se, mostrem a vossa força! O vosso filho está aqui, que vos implora, para olharem por este Povo, para libertar este Povo do jugo dos sedentos de sangue." Xanana Gusmao, Presidente

Anónimo disse...

Muitos foram os que depressa o apelidaram de traidor quando imediatamente a sua captura negou a resistencia. Mas Xanana, o estratega, veio depois surprender o mundo dos incredulos quando por fim mostrou a sua verdadeira cara. Viva a independencia e abaixo com a Indonesia. E Timor ganhou a independencia.

O Taur Matan Ruak foi contra quando em 1999 o Xanana, da prisao, ordenou-lhes que nao respondessem a violencia dos indonesios para nao lhes darem a desculpa de uma guerra civil. O Taur discordou fortemente mas acatou dizendo que Xanana teria que assumir as responsabilidades. Os Indonesios retiraram-se e hoje Timor e independente.

O que seria de Timor se Taur tivesse desobedecido e travasse combate com os indonesios? Guerra civil teriam dito os indonesios? E em vez de se retirarem mandariam reforcos porque alguem teria de travar a guerra fratricida para o bem dos "pobres" timorenses? Nao foi essa uma das desculpas esfarrapadas em 75? Nao era isso que os indonesios diziam em 1999?

Xanana sabe o que faz e fa-lo pelo bem de Timor e dos timorenses. E possivel que muitos nao comprendam as suas accoes porque vem a crise de uma maneira muito simplista, mas o caso de Timor nunca foi simples. Concordo que o tempo o ira vingar.

. A sua inteligencia e perspicacia ja salvou Timor e os timorenses em 1999

Anónimo disse...

Tudo o que Xanana fez por bem de Timor, antes da Independencia (?) nao e justificacao para ele ter feito o que fez depois da Independencia: Ofender a Constituicao do Pais para servir interesses alheios!
Jose Cinico

Anónimo disse...

É mesmo isso José Cinico: para provar o pudim há que comê-lo. E as provas efectivas do Xanana nesta conjectura apontam que para que os Australianos pudessem desembarcar não se importou de antes dividir as F-FDTL e de desarticular a PNTL. Como também apontam que para derrubar o Alkatiri deitou mão a essa "reportagem" parcial e manipulada da four corners e como isso não chegou deitou mão à chantagem do "se não sais tu, saio eu". E fez isso numa democracia de quatro anos que ainda estava na fase de edificação das suas instituições democráticas.

Xanana actuou como chefe de facção e revelou de que não tem qualquer noção do que é ser-se chefe de Estado.

Anónimo disse...

Agora foi Xanana quem desarticulou a PNTL e as FDTL?
Boa.

O que Xanana revelou foi a armadilha que até aqui ninguém se tinha preocupado em perceber, em que a Constituição se tinha transformado para a regulação da vida democrática do país.

Mas já há muito que Xanana vinha avisando para o rumo dos acontecimentos. Desde 2002.
Esta era uma crise anunciada pela forma como o partido estava a confundir-se com o Estado.

O resultado está à vista.
Parabéns FRETILIN.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:57:26 PM : quem reunia em particular com o comandante da PNTL, Paulo Martins, à revelia do seu superior hierárquico o Ministro do Interior, foi o Xanana. O antigo Ministro do Interior denunciou isso numa entrevista e nunca o desmentiram, ou já está esquecido? E quanto às F-FDTL, eu acusei o Xanana de as ter dividido, o que é diferente. E é ou não verdade que reunindo ele com desertores das F-FDTL, participando estes em Comícios ao seu lado estava a tomar partido por estes contra a hierarquia das forças armadas e contra a maioria dos elementos das forças armadas que se mantiveram disciplinados? E quando depois do Comandante-General ter alertado o povo para a gravidade do acto cometido pelo Alfredo (ele e o grupo desertaram e levaram com eles as armas) vir o PR dizer que eles tinham ido para as montanhas para acalmar a situação e dar segurança às populações de Aileu, além duma imbecilidade criminosa não é também isto uma maneira de dividir a instituição F-FDTL?

Quando é que entende que uma Constituição, qualquer Constituição é a lei fundamental de um país e como tal deve ser respeitada a começar pelo PR que voluntariamente jurou “cumprir e fazer cumprir a Constituição”?

Sim que desde 2002 ele Xanana tudo fez para subverter o regime democrático em Timor-Leste é verdade, e agora só mesmo quem não quer ver é que não vê. Mas quem está mal é o Xanana e não o regime democrático consubstanciado na Constituição. Esta foi feita e aprovada por deputados massivamente eleitos em eleições livres e justas e redigiram e aprovaram uma das mais bonitas e equilibradas constituições do mundo.

Anónimo disse...

A Fretilin nao se estava a confundir com o estado. Nao! A Fretilin era o Estado e o Estado a Fretilin. O Chefe da bancada Parlamentar da fretilin, Sr. Branco, quando questionado sobre o uso de propriedade do estado para mobilizar militantes da Fretilin para a manif. contra a Igreja em 2005 disse nao achar isso um crime.
Durante a "governacao aberta" pelos distritos em que o Alkatiri e o Luolo foram criticados por deslocarem-se a outros locais para presidirem aos comicios da fretilin desculpavam-se dizendo que ja que estavam na area por motivo da "governacao aberta" resolveram "aproveitar a ocasiao para reunir com os seus militantes. O certo e que usavam os carros e combustivel do Estado para se deslocarem a esses locais.

Enfim mais uma das muitas atitudes da lideranca da Fretilin que foi esgotando a paciencia do povo.

Anónimo disse...

"(...)Para Timor Leste, a boa governação não pode, não deve ser um mero propósito. Bem pelo contrário, é o próprio Estado de Direito Democrático, pela exigente dinâmica do seu património de princípios e regras, que impõe que a governação democrática seja, em toda a sua inteireza, boa governação. Muito claramente: a boa governação tem que ser para nosso país, um recurso estratégico.
Desta linha de entendimento resultam balizas de actuação bem precisas (...)"
Assim falou Mariano Lopes da Cruz Inspector Geral da RDTL(falecido há pouco tempo).
Oxalá os nossos políticos ponham os olhos e a acção nestas palavras!!!
Fítun Taci

Anónimo disse...

fitun tasi 2:12:44 AM
hau konkorda ho ita bot.mas ita atu halosaida tan ona se ema didiak mak mate hotu ona agora ita hein deit loron ruma se iha mudansa sa....

Anónimo disse...

Anónimo das 2:10:54 AM : obrigado pela preciosa informação que me deu da “governação aberta” pelos distritos por onde andaram o Alkatiri e o Lu’Olo. Afinal diziam que ele era arrogante, que não dialogava, que tinha medo de falar com o povo e agora vem-me dizer que afinal até fez uma governação aberta pelos distritos…

Quanto às acusações que faz de aproveitamento das deslocações em serviço para reunir com estruturas partidárias, se me for capaz de indicar em que país é que isso não se faz, eu agradecia-lhe imenso. Por cá às vezes fazem bem pior que é aproveitarem-se das viaturas de serviço (e até dos helicópteros) unicamente para irem a reuniões partidárias.
Mas não generalize ao “povo” a paciência esgotada de alguns líderes da oposição. É que no meio desta balbúrdia toda que os “seiscentos” arranjaram parece que nunca conseguiram juntar mais de 2000 e mesmo assim com boa vontade na contagem.

Anónimo disse...

Xanana dividiu as FDTL ao ter recebido quem? Os que já estavam divididos e tinham abandonado as fileiros, certo?

Então ele é acusado de fazer algo que já estava feito?

Ponha lá os seus dois nerónios em ordem.

Tem razão, tinha sido muito mais inteligente, depois de o Reinado ter ido para aileu com 21 homens e armas automáticas, tê-lo mandado prender logo, para em vez de haver 21 mortos, haver 40 ou 50 mais.

E chorava você ontem pelos 21.

Pelos vistos, Xanana foi bem mais inteligente que você. O Reinado está detido e não houve mais derramamamento de sangue.

Só faltava esta imbecil vir dar lições de como lidar com estas situações, logo a Xanana.

E depois vem com denúncias do ministro de Interior. Mas você tem lata de referir esse criminoso de delito comum, que se aproveita da generosidade de um país lusófono e se pôe a traficar diamantes tendo inclusivamento sido preso enquanto exilado político?

Um trapaceiro que andou a arrastar ex Falintil em manifestações contra o governo transitório chefiado por Alkatiri para chantagear uma pasta ministerial e depois arranjou uma data de complicações ao I governo constitucional (mas ilegítimo), com os ex Falintil a quererem cobrar as promessa que o RL lhes tinha feito?

Você tem sequer a lata de pronunciar o nome dele em nome de alguma credibilidade?
Mais as armas que ele distribuiu para ex falintil servirem de pisteiros? E você já viu isso em algum lugar do mundo democrático?

Que eu me lembre aconteceu em Portugal durante o vergonhoso PREC com 1000 G3 "distribuídas em boas mãos". Como se distribuir armas de guerra a civis fosse alguma vez estarem em boas mãos.

Só mesmo vermelhuscos e bandidos é que se iam lembrar desta manobra.

É claro que o Paulo Martins foi contar ao PR o que sabia e fez muito bem. Ia contar a quem? Ao Ministro que mandou fazer a marosca? Ao Chefe do ministro que tinha obviamente conhecimento, pois as armas foram compradas com dinheiro do estado?

Deve estar a gozar com a nossa cara.

É claro que foi contar ao PR e depois pôs-se ao fresco, porque a seguir limpavam-no a ele.

Os deputados com 57% foram "massivamente" eleitos pelo povo. O PR com 83% foi eleito à tangente, quer ver? É que foram só mais 26% e directamente nele, não numa lista em que como cá, você nem sabe que deputado está a eleger.

É a tal conversa dos tarados de um lado e patriotas do outro, como se você tivesse algum poder divino para julgar as pessoas. Nem sequer conhecendo a realidade do país. Só de ouvir dizer.

Estou desconfiado que esta Margarida é funcionária pública....
ou do partido.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:07:46 AM : afinal confirma tudo o que eu disse antes que relembro foi:

As provas efectivas do Xanana nesta conjectura apontam que para que os Australianos pudessem desembarcar não se importou de antes dividir as F-FDTL e de desarticular a PNTL. Como também apontam que para derrubar o Alkatiri deitou mão a essa "reportagem" parcial e manipulada da four corners e como isso não chegou deitou mão à chantagem do "se não sais tu, saio eu". E fez isso numa democracia de quatro anos que ainda estava na fase de edificação das suas instituições democráticas.

Xanana actuou como chefe de facção e revelou que não tem qualquer noção do que é ser-se chefe de Estado.

Anónimo disse...

margarida, processe Xanana Gusmão. Deixe-se de conversa. Prove lá que o homem é um vendido. Aproveite a super-equipa do sr. Alkatiri e vá dar o cabedal para o terreno.

Só estou à espera do que vai sair da equipa de advogados do ex-PM. O coelho da cartola... ainda enfiam a carapuça...

Anónimo disse...

a margarida só pode mesmo ser surreal. Já viu o que era Xanana ser faccioso para o seu lado? Já deu provas de que não era essa a via mas você insiste e por tanto insistir veja só que o homem colocou o sr. Alkatiri no caminho certo... a meio do caminho de Becora... ou não chega lá? Era na verdade vergonhoso. Imagino essa raiva...

Anónimo disse...

Quais provas efectivas? Que provas são essas? É só porque você diz?

Já se percebeu que quem dividiu as forças foram elementos da direcção da FRETILIN, cada um a querer controlar uma força para combater o outro.

E o Xanana é que apanha com isso em cima?
Como é possível distorcer assim os factos?
Só mesmo um comuna!

A seguir vai dizer que em 11 de Março de 1975, o governo português nacionalizou a banca e o s seguros a pedido dos accionistas para poderem vir a serem indemenizados 15 anos depois.

Só vê mesmo o que quer. Então parece-lhe que um homem da estatura do Xanana ia pretender que o PM se demitisse com base em acusações de uma reportagem tendenciosa e mal fundamentada?
O que Xanana quis demonstrar é que a bagunça já era tal que se faziam reportagens daquelas, passando aquela imagem para o mundo e que era preciso resolver a situação de uma forma qualquer.

E não, claro que não foi chantagem nenhuma.

Foi a atitude de um Chefe de Estado alguém que se sente humilhado perante a necessidade de ter que aceitar auxílio internacional para resolver um problema interno resultante da disputa dentro de um partido.

E não quer ser parte na palhaçada.
Se o PM não se demite para se poder resolver a crise, demite-se ele próprio para que dar espaço para que alguém a resolva.

Atitude nobre e digna.
Nada a apontar.

Anónimo disse...

Pode ler-se a "poesia" nesse sentido que realmente ultrapassa qualquer tentativa de algum político ao ser mais claro que isto não sei não:

"..Ou pedem responsabilidade ao vosso camarada Mari Alkatiri sobre esta grande Crise, sobre a sobrevivência do Estado de direito democrático ou, amanhã, eu próprio envio uma carta ao Parlamento nacional a informar que me demito de presidente da República porque tenho vergonha pelo que o Estado está a fazer ao povo e eu não tenho coragem para enfrentar o povo. ..."
in XG 22/06/2006

O senhor Alkatiri aqui percebeu que caso não se demitisse, a partir do dia seguinte provavelmente a FRETILIN iria desaparecer do mapa político.

Mesmo assim este sr. ainda se retirou a dizer que estava a fazer um favor pois não queria ver o PR a sair... pudera, caso assim fosse, talvez tivesse este sr. de voltar a Moçambique com o apoio da CPLP... para aí formar o Grupo II de Moçambique... mas não há descanso?

Anónimo disse...

para o ft said...2:12:44 AM

Hau simu ita nia mensagem. Hau contente tanba timoroan sira sei iha esperanca katak loron foun ida sei mosu mai, bainhira iha mudanca. Ita hotu reza ba Nai Maromak, halo servico mos, hodi hein loron foun nee. -

Fítun Taci

Anónimo disse...

Hei Fitun Taci! Quando reza ba Nai Maromak, favor ida keta alua reza ba Amo Xanana, amo Horta, tan ba sira preciso ajuda barak! Terima Kasi banha! Au alua ti ona, reza ba au oto, tam ba au mos pecador bote ida!

Jose Cinico

Anónimo disse...

Anónimo das 7:56:21 PM: há dois meses que o Xanana é o responsável da segurança, há mais de um mês que correu com o Alkatiri, há dois meses que tem 3000 tropas australianas e o Horta a ajudá-lo, e o resultado? Em dois meses os deslocados aumentaram de 100,000 para 150,000. Afinal os habitantes de Dili conhecem mesmo muito bem quem são Xanana, Horta e Australianos e por isso não confia e mantém-se deslocada.

Anónimo disse...

O que eles sabem é que há milhares de armas "em boas mãos".

E são naturalmente alérgicos a isso.

Anónimo disse...

jose cinico: 8:23:28 AM
labele haluhan o mos ba reza ba o nia avo mari e husu nia para ba imverno...lalika haluhan reza mos ba o nia ama rogeiro lobato para sira rua balalais imverno.iha imverno diabo sira mos lasimu sira nain rua nia fatin iha imverno mos laiha ...

Anónimo disse...

este Fote Make Riba anda sempre a mudar de nome. Agora passou a ser jose cinico. Hahahaha... Da mesmo para ver que ainda nao visitou o site do INL como lhe sugeri para se intruir mais sobre as regras ortograficas da lingua Tetum.
Cabeca dura que nem uma pedra.

Anónimo disse...

josé cínico:

Terima kasih mos ba itaboot nia pronta resposta. Ita reza tulun malu, hodi reza mos ba Naiulun sira Timor Leste nian. Ema hotu iha mundo nee messa pecadores deit. Nai Maromak deit mak santo. Keta haluha reza mos ba hau.

Fitun Taci

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.