quarta-feira, agosto 02, 2006

East Timor plans to stimulate economy and help poor

ABC Asia Pacific
01/08/2006 22:59:41

East Timor's prime minister, Dr Jose Ramos-Horta, has presented the government's plans for the next year to parliament.

The main platform of the document is a committment to help the poor.

Wendy McGuinness reports.

The budget for this financial year has increased more than 100-percent and there has been a 300-percent increase in the amount of money pledged by international donors.

Dr Ramos Horta says it's time to help the poor of East Timor, which he says make up the vast majority.

To that end, money will be invested in reconstructing the houses damaged or destroyed during the May unrest.

The government also plans to stimulate the economy by creating employment with projects, such as rural roads, hospitals and schools in several areas. There will be 400 new infrastructure projects around the country.

The Ministry of Agriculture, Forests and Fisheries will also receive a special fund aimed at developing initiatives in rural areas.

The prime minister pledged that the program will be implemented under strict adherence to the principles of transparency and fiscal responsibility.

ABC Asia Pacific TV / Radio Australia

10 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:

Timor-Leste planeia estimular a economia e ajudar os pobres
ABC Asia Pacific
01/08/2006 22:59:41

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Dr José Ramos-Horta, apresentou os planos do governo para o próximo ano no parlamento.

A plataforma principal do documento é um compromisso para ajudar os pobres.

Wendy McGuinness relata.

O orçamento para este ano fiscal aumentou mais de 100 por cento e houve um aumento de 300 por cento na quantidade de dinheiro prometida pelos dadores internacionais.

O Dr Ramos Horta diz que é tempo para ajudar os pobres de Timor-Leste, que dizem são a vasta maioria.

Para esse fim, o dinheiro será investido na reconstrução de casas estragadas ou destruídas durante o desassossego de Maio.

O governo também planeia estimular a economia criando emprego com projectos, tais como estradas rurais, hospitais e escolas nalgumas áreas. Haverá 400 novos projectos de infra-estruturas em todo do país.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas receberão também um fundo especial com o objectivo de desenvolverem iniciativas nas áreas rurais.

O primeiro-ministro jurou que o programa será implementado sob a estrita aderência aos princípios da transparência e da responsabilidade fiscal.

ABC Asia Pacific TV / Radio Australia

Anónimo disse...

Se Ramos Horta fizer mesmo a promessa de apoiar os pobres, sendo os pobres a maioria de Timor-Leste seguramente ganha qualquer eleição...

Será isto linear? Muita água vai correr debaixo das pontes... a FRENTE só deverá agradecer a RH por manter esta posição... aproximação ao Povo...

Anónimo disse...

anónimo:4:12:28 AM
haver vamos

Anónimo disse...

Será que queria dizer, "A ver vamos"?

Anónimo disse...

Mais um maluco que fugiu do Julio de Matos! Good luck to you!

Anónimo disse...

Nao fugiu do Julio de Matos!Foi corrido.Como ja nao tem cura so estava a gastar o orcamento que sera agora adjudicado para a Margarida Branca Aifuna.

Anónimo disse...

Ele nao fugiu nem foi corrido do Julio de Matos. El;e eh tao so e apenas um relis salazarento!!

Anónimo disse...

sera que o malai azul nao pode limpar esses comentarios repetidos e que nada tem a haver com timor?

Anónimo disse...

Acho muito bem que se limpem as coisas que nada têm a ver com Timor-Leste... admitindo que Timor-Leste é a FRETILIN e que FRETILIN é Timor-Leste, que se limpem também os comentários que nada têm a ver com tal...

Limpeza limpeza já! Toca a agrrar nas vassouras e comece-se pela sujidade interna.

Anónimo disse...

Olha Olha que a slut dos 900 dolares ofendeu-se!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.