sexta-feira, agosto 04, 2006

Activos líquidos do fundo petrolífero ascendem a 507 milhões euros

Díli, 04 Ago (Lusa) - As aplicações financeiras do Estado timorense, a partir de receitas geradas pela exploração petrolífera, atingiram no primeiro semestre deste ano os 649,7 milhões de dólares (507 milhões de euros), anunciou hoje a Autoridade Bancária de Pagamentos (Banco Central).

Em comunicado, a ABP refere que aquele valor diz respeito a aplicações em títulos do tesouro norte-americano.

Os activos em causa correspondem ao total de receitas aplicadas entre 01 de Abril e 30 de Junho, em que o rendimento em juros foi de 5,3 milhões de dólares.

A operação respeita o que está estabelecido legalmente em Timor-Leste, com a criação do chamado Fundo Petrolífero, cuja aprovação mereceu a unanimidade do parlamento nacional em Junho de 2005.

A criação do Fundo Petrolífero corresponde ao propósito das autoridades timorenses em assegurarem a mais completa transparência na gestão das receitas provenientes da exploração de hidrocarbonetos.

Os rendimentos obtidos foram reinvestidos no fundo.

A ABP, futuro banco central de Timor-Leste, é, de acordo com a lei, a instituição responsável pela gestão operacional do fundo.

Estimativas actuais demonstram que o fundo pode gerar 5 mil milhões de dólares ao longo dos próximos 20 anos.

O modelo de gestão do Fundo Petrolífero é o que vigora na Noruega e assenta basicamente na gestão das receitas petrolíferas através de aplicações financeiras no exterior.

EL.

11 comentários:

Anónimo disse...

"As aplicações financeiras do Estado timorense, a partir de receitas geradas pela exploração petrolífera, atingiram no primeiro semestre deste ano os 649,7 milhões de dólares (507 milhões de euros), anunciou hoje a Autoridade Bancária de Pagamentos (Banco Central).
A criação do Fundo Petrolífero corresponde ao propósito das autoridades timorenses em assegurarem a mais completa transparência na gestão das receitas provenientes da exploração de hidrocarbonetos."

Aqui está um exemplo da "má governação" de Mari Alkatiri.

Serão este tipo de exemplos de "má governação" que levou o actual PM
a nada de bom ter aprendido, segundo as suas próprias palavras, com Mari Alkatiri.

O que não se compreende é porque é que o carismático Xanana Gusmão e Ramos-Horta, agora com uma política voltada para o povo não conseguem que os funcionários públicos voltem ao trabalho e os deslocados abandonem os campos.

O que e passa com tão populares lideres?!

Anónimo disse...

Anónimo das 10:12:07 PM: o que se passa é que esses dois são muito populares nos cabeçalhos da imprensa australiana e nos programas de televisão particularmente da ABC, mas aí em Dili são mais popularmente conhecidos como vendedores da banha da cobra e das lágrimas de crocodilo o que obviamente ainda os descredibiliza mais.

Havendo mais deslocados agora do que havia há dois meses e estando desde 30 de Maio o Xanana responsável pela segurança, se alguém tinha dúvidas sobre a confiança que o povo nele depositava, já não tem. Mantendo-se nos campos de deslocados o povo está a gritar que não confia nesses dois nem nas medidas que tomaram. É bom que esses dois tirem as consequências das suas acções desestabilizadoras e que assumam as suas responsabilidades em todo este processo. E que de vez dêm ordens aos seus capangas para entregarem todas as armas que roubaram à PNTL. Só assim o povo deixará de se sentir tão assustado.

Anónimo disse...

507 milhoes de Euros! WOW..! E por isso que os olhos do Horta e Xanana estao quase saltando de suas respectivas orbitas!
Jose Cinico

Anónimo disse...

José Cínico: mas é bom que lembre ao Xanana e Horta que SÓ com autorização do Parlamento pode o Goverbo sacar qualquer massa desse Fundo. Felizmente que também o Fundo do Petróleo o Alkatiri deiou blindado.

Anónimo disse...

O povo nao volta para casa porque sabem muito bem que as armas distribuidas pelos membros do antigo governo ainda se encontram em maos civis.
Outra razao e que sendo a situacao a que e, pouco trabalho e menos dinheiro nos bolsos das pessoas, e preferivel ficar nos campos onde tudo e providenciado do que voltarem para casa e tentarem desenrascar-se com o pouco que tem.

O Xanana e o Horta nao podem ser culpados disso. E quanto a margarida andar a mandar bocas sobre como as pessoas em Dili sentem relativamente aos dois so da para desatar as gargalhadas. Esta em Portugal e fala em nome dos residentes de Dili? Pfff....

Anónimo disse...

A apropriação que esta Margarida faz dos conhecimentos do que as pessoas sentem em Díli é fenomenal.
Só se explica por muita demagogia, ou por ter fontes de informação secretas da FRETILIN que a vão alimentando com a informação que ela quer ouvir. À boa maneira ML, vai servindo de correia de transmissão.

Anónimo disse...

Tenho a certeza absoluta que as armas encontradas em flagrante nas maos do Reinado e sos muchachos nao foram distribuidas pelo Governo anterior, pela simples razao de que Reinado queria a demissao do Mari Alkatiri! Por isso senhor anonimo das 11:36, so nos resta duas hipoteses:
1-As armas foram gamadas ao exercito pelo Reinado e sua quadrilha
2-As armas foram-lhe distribuidas pelo actual Governo titere.
Deixe de contar historias da caroxinha, pois os unicos que acreditam nelas sao os cegos como voce!

Fote Make Riba

Anónimo disse...

Fote Make Riba: Quem e que disse que os deslocados estavam com medo do Reinado? Se esse fosse o caso ja teriam voltado para casa uma vez que o Reinado e os seus homens ja se encontram detidos.
Nao! As armas a que me estava a referir sao as armas da PNTL, algumas das quais sabemos sem margem para duvidas que o Rogerio Lobato distribuiu aos seus "pisteiros /pistoleiros). Algumas foram parar nas maos do Railos e outras nas dos lima-lima e Labadain. So este ultimo grupo ja declarou ter 34? armas HK33. Sabe-se la quantos mais "esquadroes de morte" ainda estao por descobrir. E dessas armas que me refiro e e disses grupos que o povo ainda teme. Deixe-se de falar asneiras e vamos la esclarecer como deve ser.

Anónimo disse...

E esse grupos do Lima Lima e Labadain sao fieis a quem? E se realmente ha evidencia que eles possuem armas, porque ainda nao foram detidos?
A sua exclamacao de "sem margem para duvidas" deixa-me perplexo! O julgamento do Diamantino Lobato ja acabou? Acho que ainda nao, e por isso existem muitas duvidas.
So concordo consigo no que diz acerca dos desalojados nao querem sair de aonde estao. SE continuarem a alimenta-los la iram ficar ate que a comida se esgote, pois bem sabemos que essa gente tem um lema: Quanto menos fizer, melhor!
E agora pergunto-lhe, qual foi a causa do desalojamento desta gente?
Pode-me me dar uma justificacao coerente? A espera fico! Obrigado
Fote Make Riba

Anónimo disse...

O melhor é esperar sentado Fote Make Riba, porque esses "inteligentes" que "ganharam" a guerra, pensavam que podias instrumentalizar os medos das pessoas a belo prazer, mas entretanto ficaram com os meninos nos braços porque se esqueceram que o povo estava mesmo traumatizado ainda e na prática confirma que NÃO confia neles nem na sua banha da cobra e muito menos nos amigos deles ainda à solta, os Railos, Salsinhas, Tilmans e Taras, mais os garotos que eles usaram indecentemente.

Anónimo disse...

Esqueceu-se das centenas de grupos de defesa popular locais e armados pela FRETILIN.
É uma questão de tempo e hão-de começar a aparecer.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.