sexta-feira, agosto 04, 2006

Austrália começou a reduzir presença militar no país

Sydney, Austrália, 03 Ago (Lusa) - O governo australiano anunciou hoje o início da redução do número das suas tropas destacadas em Timor-Leste, graças ao facto da situação da segurança no país estar a evoluir favoravelmente.

Camberra, que conta com 3.000 elementos do exército, marinha e força aérea destacados em Timor-Leste, decidiu fazer regressar a casa os seus militares agora que a situação no terreno exige essencialmente "operações da polícia".

"A diminuição de tropas não tem uma data limite. As decisões de retirar o pessoal e o equipamento serão baseadas numa cuidadosa monitorização das condições em Timor-Leste", indicou o ministério da Defesa australiano, através de comunicado.

Nos últimos 10 dias, o navio HMA Kanimbla e três helicópteros Blackhawk regressaram à Austrália e nas próximas semanas espera-se que uma companhia de infantaria e vários funcionários voltem ao seu país.

O ministério revelou igualmente que depois do regresso dos primeiros 1.000 soldados a presença australiana continuará a ser reduzida em Timor-Leste, que possivelmente contará com uma força internacional de segurança, com militares e agentes da polícia.

As forças australianas estão a trabalhar de perto com o governo timorense e com as forças da Malásia, Nova Zelândia e Portugal (GNR) para estabilizar a segurança no país e facilitar a separação dos vários grupos em conflito.

Timor-Leste sofreu uma profunda crise política e social originada em Maio passado após a expulsão do exército de 600 soldados, que exigiam o fim da discriminação étnica na instituição.

A situação agravou-se depois de um grupo rebelde acusar o ex- primeiro-ministro Mari Alkatiri de lhes ter distribuído armas com a ordem de eliminar os seus rivais políticos.

A crise, que causou a morte de 30 pessoas e provocou 150.000 refugiados, acalmou com a demissão de Alkatiri e a sua substituição por José Ramos Horta.

LMP.

1 comentário:

Anónimo disse...

ADEUS PAÍS AMIGO

Cumprido o objectivo - derrube de Alkatiri que tanto incomodou Camberra - adeus "país amigo".

A "má governação" de Alkatiri era uma preocupação para a Austrália mas o caos social e politico a que agora Timor-Leste está entregue é um problema interno.

E é esta a história do "país amigo".

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.