segunda-feira, julho 17, 2006

Telefone de emergência directo da GNR

GNR: 732 09 32
.

22 comentários:

Anónimo disse...

Assim o pessoal já está mais descansado. Isso de pedir ajuda aos australianos é o suicidio directo!

Anónimo disse...

Espalhem o n. da GNR pela população. Eles não têm acesso à internet.
Alguém que se preocupe realmente com o "querido povo martirizado" e tenho a certeza que a GNR portuguesa se preocupa realmente.

Anónimo disse...

Dear Malai,

Esta boa altura para fazer ferias.

Um amigo.

Anónimo disse...

Hello Zhara.

Anónimo disse...

A GNR autorizada a actuar?!

Isso quer dizer que alguém já ordenou que as "manobras" militares dos "majores" e dos australianos terminassem?!

Anónimo disse...

Netao e por isso que o major revoltoso Reinado veio a Dili na sexta a noite passar uma noitada na disco do deputao Joe Goncalves. Certamente vigiado pela tropa aussie.

Anónimo disse...

Malai Azul não ligues ao "conselho" do teu "amigo" precisamos saber mais sobre o Longuinhos Monteiro - Procurador Geral e sobre a honestidade politica do Presidente da República.
O que seria de nós se o Malai Azul fosse de férias?
Lá tinhamos nós que engolir as patacoadas do Eduardo Lobão da Lusa.
Que mau, até dá arrepios.
Fica Malai Azul mas tem cuidado com a Ana Gomes.

Anónimo disse...

Ainda vamos ver o Reinado a lider da oposição. Ahahah

Anónimo disse...

Top holiday destinations:

http://www.eslteachersboard.com/cgi-bin/europe-info/index.pl

Anónimo disse...

Caro Malae Azul,

Gostaria de saber se os refugiados de Dili ainda se mantem nos campos de IDPs.

Muito obrigado pelo excelente BLOG.

Alexanre Tomas
Porto Santo

Anónimo disse...

falemos de justica...esta ela ser mesmo feita??

nas ultimas semana tenho tentado escrever algo sobre as familias que perderam um alguem amado o um alguem amado que perdou a familia durante a crise que Timor-Leste passou no mes de Maio.

foi no Bairro Fomento, onde uma familia que eu conhecia (nao bem) foi brutalmente massacrada. As razoes foram por serem familiares do Sr. Lobato. Mas era mesmo necessario tanta violencia e matanca??e triste...

vou leva-los pela caminhada da familia (uma mae solteira 5 raparigas e um rapaz mais velho, sem contar com um rapaz que faleceu antes deste acontecimento) durante o dia de massacre.

Uns dias antes do dia 25 de Maio esta familia encontrava-se refugiada em Loerema, quando lhes chegou uma menssagem que aparente mente era de uma madre canossiana a dizer-lhes que a escola canossiana iria reabrir e as aulas iriam continuar. esta familia retornou para Dili levando so um colchao, uma televisao e o material escolar necessario.

parecia estar tudo bem no bairro Fomento ate o dia 25 de Maio quando a familia foi cercada por um groupo de rapazes (desconhecidos como se dao parecer) que anti-Lobato. na parte de tras da casa coberta por uma muro alto era a unica saida por onde a familia poderia safar-se, aparentemente o rapaz mais velho fora mais rapido e carregando a sua irma mais nova nos bracos saltou o muro partindo a sua perna e o braco da sua irma...enquanto ele corria pela sua vida e da sua irma e via a fumaca da sua casa de longe, o rapaz rezava que o resto da sua familia tambem ja estivesse fora de casa, sa e a salva. mas o que aconteceu foi simplismente o contrario.

dentro de casa, antes de a casa ser incendiada a mae enquanto segurava nos bracos as suas duas filhas mais novas foram brutalmente alvejados ate a morte enqunto no quarto a filha mas velha fora violada no colchao que trouxeram de Leorema enquanto a sua irma assistia as imagens horrificas...as duas no quarto foram alvejadas e depois catanadas na cabeca pelos mesmos.

na vizinhaca um amigo meu encontraca-se na casa da sua avo e enquanto a casa da familia vizinha ardia este colega nao ouvira gritos de dentro...pensou este que ninguem se encontrava la (nao sabia que foram brutalmente massacrados e violados).

no entanto, o Filho mais velho que fugira antes....retornou para sua casa depois de estar em cinzas, para poder resgatar a sua motocicleta para poder levalo a si e a sua irma para um lugar salvo. nao esperava em levantar o zinco da casa e encontrar a sua Motocicleta em bom estado, mas tambem encontrou o resto da sua familia assasinada a sangue frio.

Agora:
o Filho mais velho: encontra-se em Australi e ate agora num estado de choque.
a filha mas nova: acompanhou o irmao mais velho, e sente falta da sua mae e irmas.
o meu amigo: sente remorcos por ter sido invulneravel e por nao ter feito nada antes.
a vizinhaca: continua a perguntar

"TANBA SEIDA EMA OHO SIRA, SIRA NI ALIN MAK CABE HO LOBATO. SIRA LAIHA BUAT IDA...SIRA EMA DIAK LOS"

traducao:
"Porque e que ele mataram-los,a irma deles e que se casou com o Lobato. Eles nao tem nada...Eles eram boas pessoas"

agora digam-me onde esta a justica aqui, nem ouco falar sobre as investigacoes sobre este caso especialmente (porque haviam armas involvidas) quem sao os homens ou animais que fizeram isto??. estao sendo procurados??. e o povo sofredor quem e agora??? serao postos perante a justica estes homens??Pare-se um pouco com os Big Bosses e venham ca para baixo ver o Povo.

tantas perguntas podem-me responder ou responder aos membros da familia que agora estao de luto e rezam pelas santas almas??

Eu rezo e espero que se haja algum ser maior que nos neste mundo leve estas santas almas para um lugar mais seguro que este mundo...

Anónimo disse...

Marcolino Moco diz que CPLP resolveu as crises da GUINÉ e em TIMOR-LESTE?!

vejam:


Apesar do "muito que falta cumprir", Marcolino Moco destaca o êxito da CPLP a nível da concertação político-diplomática, que "permitiu resolver conflitos internos em alguns Estados membros como na Guiné-Bissau ou em Timor-Leste". "Essa é a mais valia da organização que toda a gente deve reconhecer e é sempre difícil porque se trata do respeito pela soberania dos Estados e é preciso avaliar o risco da actuação", diz.

Anónimo disse...

Já não há volta a dar. A GNR recebe extensão territorial de actuação em toda a cidade. Que vergonha Portugal.

Freitas do Amaral tinha razão ao mandar vir com os americanos ao falar-lhes da arrogancia e dos 900 anos de história de Portugal dizendo-se cansado de ingerências norte americanas um pouco por todo o mundo e em especial em Timor-Leste.

Aliás, Freitas do Amaral saiu do MNEC portugues depois de afrontar e confrontar o embaixador americano em Lisboa com o posicionamento americano em apoio sólido aos australianos em Timor-Leste. O embaixador americano sentiu-se "humilhado" e fez um protesto diplomático que uma semana mais tarde levou à doença a necessitar de intervenção cirúrgica do ministro dos negócios estrangeiros portugues que deixava de o ser por esse motivo.

Mas a GNR conquista a cidade destruida pelos soldados de Xanana Gusmão e da oposição - só assim se explica o envolvimento do joe gonçalves, o tal dos tratores que nunca apareceram no tempo do cnrt mas o dinheiro que levou esse evaporou-se -, só quando o presidente e seus amigos entenderam.

Para mim Portugal deveria ter retirado a GNR assim que a mesma entrou!

Bom trabalho GNR, bom trabalho Freitas do Amaral - vergonha governo português!

Anónimo disse...

Se, é assim como diz o anonimo das 4.02 pm , já se entente porque estão deprimidos os portugueses . Não é para menos.
Talvez entenda porque Freitas disse: “Sofri muito”.
Seria das dores, destas vergonhas ou tudo junto?
Aaaaaaaaaaai ! Portugal!!!!
Malai cor de rosa

Malai Azul 2 disse...

A situação dos deslocados mantém-se. As pessoas vão dormir aos campos de refugiados porque as suas casas foram destruídas ou porque se sentem ameaçados.

Anónimo disse...

Sim é verdade há muitos portugueses deprimidos com a actuação do governo que é claramente pró-americana como o vosso Pesidente da República, PM e oposição também o são.
A diferença é que a nossa depressão e descontentamento é exprimida por ELEIÇÕES e no vosso país é com golpes de estado, com pessoas mortas, com a capital destruida e 150.000 cidadãos em absoluta miséria e deslocados.
E enquanto o MNE português se escandalizou com a Austrália e os Estados Unidos o vosso MNE, agora primeiro ministro, assistia a uma partida de futebol na embaixada australiana com a respectiva bandeirinha na mão.
E a diferença entre Portugal e Timor é que nos edificios públicos está hasteada a bandeira nacional e pelos vistos em Timor em alguns deles está hasteada a bandeira australiana.
Viva a depressão portuguesa!
Viva o povo de Timor Leste que continua refugiado porque sabe os lideres que tem!

Anónimo disse...

concordo em absoluto com o anónimo acima!
Viva Portugal
Viva Timor Leste ou Lorosa'e como entenderem!

Anónimo disse...

Marcolino moco.
E um grande tramoco.Acho que tambem e surdo e cego em termos de politica.
Sera que ele estava a tentar contar uma anedota?

Anónimo disse...

O Anónimo das 9:07:25 PM acha-se engraçadinho? Nem repara que o que escreveu é rasca, ordinário, sem nível nenhum? Se lhe chamasse cabeça de abóbora, achava alguma piada? Não esqueça que certas coisas fazem ricochete.

Anónimo disse...

Ou não me expliquei bem ou o anónimo das7.22. não me entendeu ou ainda eu não o entendi a ele.
Eu estou de acordo com atitude do Dr. Freitas do Amaral em enfrentar os Australianos quando os aconselhou a : ‘Não se metam nos assuntos internos de Timor’.
Não sei o que disse ao embaixador Americano, cujas consequências foram a sua saída.E deixaram-no sair. Lamento , penso que estava a fazer um Bom trabalho.
Uma coisa é ajudar, outra, é ajudar a pensar nos proveitos.
Tenho muito respeito pelos 900 anos de Portugal e VIVA Portugaaaaal (não pelo futebol). Terá feitos errados , mas muitos louváveis.
Espero que Portugal nunca tenha outra bandeira hasteada, embora alguns economistas defendam que a dos vizinhos trazia algumas vantagens. Nessa altura, então, entraria em depressão ‘profunda’.

Malai cor de rosa.
(sou mesmo malai, e, é assim que alguma crianças me chamam quando ando na rua em Dili)

Anónimo disse...

O JOE GONCALVES, MEMBRO DE PARLAMENTO, TAMBEM TEM RESTURANTE? ISTO NAO E CONFLITO DE INTERESSES? E DEPOIS JANTA COM DESERTORES NO SEU HOTEL? DEU-LHE ALGUM ENVELOPE COM O OAN ROKO? OU O DESERTOR E SEU FAMILIAR?

SUKAERMUSAN

Anónimo disse...

Sukaermusan: Sim e conflicto de interesse, especialmente quando o mesmo tentou passar uma lei no parlamento para que os funcionarios publicos fossem obrigatoriamente almocar no seu restaurante. Hahahaha.....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.