segunda-feira, julho 17, 2006

Taur Matan Ruak vai finalmente ser proposto para CEMGFA

Díli, 17 Jul (Lusa) - O comandante das forças armadas de Timor-Leste, b rigadeiro-general Taur Matan Ruak, vai finalmente ser proposto para o cargo de C hefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, disse hoje à Lusa o primeiro-mi nistro José Ramos Horta.

A nomeação, da responsabilidade constitucional do governo, será apresentada em breve ao Presidente Xanana Gusmão.

Fonte castrense, que solicitou o anonimato, disse à Lusa que a proposta de recondução de Taur Matan Ruak já deveria ter sido feita.

A partir de 20 de Maio de 2004, com a transferência das Nações Unidas p ara as autoridades timorenses das responsabilidades nas áreas da Defesa e Segura nça, a manutenção do brigadeiro-general Taur Matan Ruak no cargo de Comandante d as Forças Armadas deveria cessar, devendo aquele oficial ser proposto para CEMGF A pelo governo.

"O Presidente solicitou em três ocasiões ao então primeiro-ministro Mar i Alkatiri, incluindo em reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior d e Defesa e Segurança, que apresentasse o nome do brigadeiro-general, para Xanana o empossar", salientou a fonte.

"Ninguém percebe por que razão Mari Alkatiri não apresentou o nome de Taur Matan Ruak. Até porque com a promulgação da Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), tinha todo o cabimento e enquadramento legal a nomeação do brigadeiro-general", frisou.

Outras fontes, também castrenses e civis, contactadas pela Lusa coincidiram que desde Maio de 2004 o brigadeiro-general Taur Matan Ruak apresentou por três vezes a demissão do cargo de Comandante das Forças Armadas, mas o President e Xanana nunca aceitou, insistindo com Mari Alkatiri para que este se pronunciasse oficialmente se queria reconduzir aquele oficial ou substituí-lo.

Mari Alkatiri demitiu-se do cargo de primeiro-ministro no passado dia 2 6 de Junho, tendo sido substituído por José Ramos Horta, que acumula com a pasta da Defesa.

EL.

12 comentários:

Anónimo disse...

Gande Matan Ruk, a sua nomeação já devia ser para ontem, nunca desistiu da luta,este homem é de garra, força, personalidade, nunca desistiu de lutar pele sua terra pelo deu solo, eu acredito que com ele, os Austras não põem pé em ramo verde.
Parabens

Anónimo disse...

Força Taur.
A tua honestidade e a defesa da soberania é sobejamente reconhecida.
Um dia contarás quem tentou aliciar as FDTL para um golpe de estado e porque os militares desertores, coincidentemente treinados pela austrália, nunca estiveram interessados em colaborar num inquérito para apurar as suas queixas.

Na amálgama decadente de ambições politicas e não só, resta ao povo timorense um dos homens mais inteligentes e honestos de Timor - Taur Matan Ruak.

Anónimo disse...

Bem ja sabemos que a Fretilin, um partido politico, tentou submeter as si as Forcas Armadas da RDTL. Pelos vistos os aliciamentos vieram de varios lados.
Mas e deveras revelador que no fim de contas o Xanana ha muito que contemplava a promocao de Taur Matan Ruak para a posicao que e dele por merito e que o Alkatiri nunca achou ser oportuno essa promocao. Porque? E com isto cala-se os criticos de Xanana que diziam que ele estava num rumo de colisao com Taur.
As verdades mais uma vez clarificam a posicao de Xanana.

Anónimo disse...

Pois, estes senhores vão virando o bico ao prego... mas a responsabilidade aqui, uma vez mais, é do Governo...

Depois digam que Xanana não avisou...

Anónimo disse...

Anónimo 9:12:39 PM : o que se sabe porque o próprio o disse no discurso de 22 de Junho é que o PR disse isso. Mas ele também disse mentiras (por exemplo que a direcção da Fretilin é ilegítima) e no máximo diz meias verdades (por exemplo que o Governo depende do PR quando Artigo 107.º da Constituição diz que “O Governo responde perante o Presidente da República e o Parlamento Nacional pela condução e execução da política interna e externa, nos termos da Constituição e da lei.”)

No mínimo, qualquer PR em qualquer país normal, NUNCA iria num discurso à Nação contar conversas privadas com o Chefe de Estado Maior. E nunca andaria a reunir, no Palácio Presidencial e em casa com golpistas desertores e muito menos nunca participaria em comícios de golpistas e desertores. E tudo isto o seu PR tem feito desavergonhadamente e para vergonha de todos os timorenses, principalmente de todos os membros das F-FDTL e da sua liderança.

Anónimo disse...

O Xanana avisou?!

Sim, avisou de que é sem dúvida um ditador sem escrúpulos!

Para atingir os seus fins protegeu e utilizou criminosos e a seu belo prazer destruiu a vida de pelo mesnos 150.000 pessoas e pelo menos trinta perderam a vida!

Tudo o que digam em favor do "Deus Xanana" cai sob a campa de 30 mortos e na miséria extrema de 150.000 pessoas.

Anónimo disse...

O PRETO NO BRANCO PARA O TAUR MATAN RUAK NUNCA SE EFECTIVOU PORQUE O GOVERNO DE ENTAO CONDICIONAVA ISSO COM A SUA ADESAO COMPLETA E INEQUIVOCA AO PARTIDO.O TAUR HOMEM DE BARBA RIJA E, DEMOCRATA DE PRIMEIRA SEMPRE LHES DISSE NAO.ORA O MENINO NAO OBDECE AS REGRAS DO JOGO E PRONTO VAMOS FAZER BIRRINHA.

Anónimo disse...

Pare com as suas tolices margarida. "Pais normal"? o que e que isso quer dizer?

Anónimo disse...

Anónimo das 11:33:10 PM: por normal, quero dizer, num país onde as pessoas, a começar pelo PR, ajam conforme a norma ou as regras. Claro que se se for ao dicionário este também indica que normal também pode significar “exemplar”. Mas não peço tanto. Só pedia que ele agisse conforme as normas ou as regras. Mais a mais que o Decreto-lei n.º 7/2004, de 5 de Maio (LEI ORGÂNICA DAS FALINTIL- FORÇAS DE DEFESA DE TIMOR-LESTE), diz no seu Artigo 9.°: “O Presidente da República é por inerência de funções Comandante Supremo das Forças Armadas e nessa qualidade tem os direitos e deveres seguintes:

a) Dever de contribuir, no âmbito das suas competências constitucionais, para assegurar a fidelidade das Forças Armadas à Constituição e às instituições democráticas e de exprimir publicamente, em nome das Forças Armadas, essa fidelidade;

b) Direito de ser informado pelo Governo acerca da situação das Forças Armadas e dos seus elementos;

c) Dever de aconselhar em privado o Governo acerca da condução da política de defesa nacional;

d) Direito de consultar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os Chefes de Estado-Maior dos diferentes ramos;

e) Em caso de guerra, direito de assumir a sua direcção superior em conjunto com o Governo e dever de contribuir para a manutenção do espírito de prontidão das forças armadas para o combate;

f) Direito de conferir, por iniciativa própria, condecorações militares;

g) Direito de ocupar o primeiro lugar na hierarquia das Forças Armadas. “
PS: acha mesmo uma "tolice" pensar que Timor-Leste devia ter um PR que cumprisse normas e regras?

Anónimo disse...

"O Presidente solicitou em três ocasiões ao então primeiro-ministro Mar i Alkatiri, incluindo em reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior d e Defesa e Segurança, que apresentasse o nome do brigadeiro-general, para Xanana o empossar", salientou a fonte.

"Ninguém percebe por que razão Mari Alkatiri não apresentou o nome de Taur Matan Ruak. Até porque com a promulgação da Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), tinha todo o cabimento e enquadramento legal a nomeação do brigadeiro-general", frisou.

Anónimo disse...

Gostava que a Margarida que sabe tudo sobre Timor explicasse o mistério levantado pelo comentário anterior a este.
que qualidade não tinha Taur para ter sido proposto em devida altura para a função de CEMGFA?
Posso arriscar? Talvez lhe faltasse um cartão. Não, não é o de identidade.
É aquele cartão que nos sucos dá direito à distribuição de arroz.

E ainda se admiram das razões da crise?

Quem podia continuar a viver assim, sem ser a Nomenklatura?

Anónimo disse...

OUTRO BURRO AQUI ACIMA FALOU! O OINK OINK DELE FAZ LEMBRAR OS SUINOS QUE VINHAM TER COMIGO QUANDO ME DAVA DOR DE BARRIGA, ENQUANTO CACAVA POMBOS EM TIBAR, JA LA VAO MUITOS MUITOS ANOS!
UM ABRACO
MAU BEICK

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.