segunda-feira, julho 17, 2006

Sobre a votação braço no ar

De um leitor:

O Mari Alkatiri foi o primeiro a disconcordar com o metodo de votacao feito pelo partido e fez um discurso antes ao partido dizendo o que se passava.. por isso nao foi so a sr. Ana pessoa que nao concordou com a votacao... no nosso partido a 'maioria' tem mais forca o que a 'minoria'...

por isso e que a votacao continuou com o seu percurso...

...

35 comentários:

Anónimo disse...

yeahhhhh...este e o meu comentario anterior...nunca pensei que fosse escolhido...

Anónimo disse...

Ai sim? ele nao queria? Isto e que eu chamo uma montagem holywoodesca. Pelo menos a Ana Pessoa nao votou para demonstrar que nao coadjuva com metodos anti-democraticos como ela pensava ser.
Sendo o Mari um auto-proclamado democrata sera que ele tambem nao votou para demonstrar que tambem que nao autorgava metodos anti-democraticos.
Pois! as accoes valem mais que mil palavras.

Anónimo disse...

o sr. tem a certeza que a Sra. Ana Pessoa nao votou?? bem vou pergunta-la outra vez, porque da ultima vez que estive com ela, a Sr. Ana Pessoa tinha me dito que votou...Quer desmentir isto??

e e uma imagem diz mil palavras, e nao 'as accoes valem mais que mil palavras'...de onde copio isto

bem pa...passa bem

Bere-Key disse...

Vocês adoram tricas e tretas.

A vossa discussão é, foi e será sempre sobre tretas, coisas de somenos importância.Ora discutem o termo maubere, ora discutem métodos de votação, ora discutem as cores da bandeira, se devis ter mais ou menos vermelho...
Será que não tem nada de mais importante para discutir, do que essas tricas?
Será que eternamente, nós timorenses só sabemos discutir e guerrear por causa de pessoas, cores, se se deve levantar o sovaco ou não?
Por amor de Deus, haja paciência

Anónimo disse...

bem devia concordar com o senhor Bere-key...deviamos para de discutir sobre tetras que nao vale mesmo a pena...ora isto ora aquilo...mas o que fazer eu tambem quero para mas enquanto pessoas atacam verbalmente os que eu amo eu sempro tenho tendencia de responder (nao discutir) e mostrar o que e a verdade da mentira...

bem vou tentar parar de fazer pessoas nervosas e de arranjar problemas...vou so tentar dizer o que eu penso e sinto (sera que resultara???)

vamos ver
ps.BERE KEY talvez se pusses ai algumns tipicos novos para debatermos..seria bom

Anónimo disse...

bem devia concordar com o senhor Bere-key...deviamos para de discutir sobre tetras que nao vale mesmo a pena...ora isto ora aquilo...mas o que fazer eu tambem quero para mas enquanto pessoas atacam verbalmente os que eu amo eu sempro tenho tendencia de responder (nao discutir) e mostrar o que e a verdade da mentira...

bem vou tentar parar de fazer pessoas nervosas e de arranjar problemas...vou so tentar dizer o que eu penso e sinto (sera que resultara???)

vamos ver
ps.BERE KEY talvez se podes por ai algumns topicos novos para debatermos..seria bom

Anónimo disse...

Posso perguntar porque razão o sr. Mari Alkatiri não apresemtou queixa em Tribunal sobre o método de votação? Sendo o método utilizado ilegal e visto que ele não concordava com ele, de facto é engraçado. Mais ainda se votou, já agora mostrem lá...

Muita piada não?

Como sabem essa morosca ainda vai ver a luz do dia e da Lei...

Anónimo disse...

STOP talking about AKATIRI 'bin laden' ...he is FINISH.

Anónimo disse...

This Dickhead again!!!!
Onia cacutak tos la alimar

Anónimo disse...

WHAT A PERFECT PLEASANT FICTION

Anónimo disse...

Ana Pessoa votou sim senhora. Fomos testemunhas. Em nenhum momento se expressou opiniao contraria. O unico que subiu ao podio e falou/disse que preferia voto secreto foi Mari Alkatiri. A maioria esmagodora optou pelo braco no ar. Esta filmado esta passagem. Alias, o Congresso foi durante todoo tempo aberto a comunicacao social. E o acto de votacao foi assistido pelos orgaos de informacao. Esta tudo gravado.

Nao falem de coisas que nao viram e nao assistiram pessoalmente. Eu e outros que nao pertencemos a Fretilin estivemos la...

Anónimo disse...

TODOS NOS SABEMOS QUE ESSA VOTACAO FOI ILEGAL, DE ACORDO COM A LEI DOS PARTIDOS, APROVADA E PROPOSTA PELA FRETILIN. SE O MARI VOTOU OU NAO, OU SE ANA PESSOA VOTOU OU NAO, PODERIA TER SIDO UMA ESTRATEGIA PARA DAR UM AR DEMOCRATICO MAS POR TRAS DISSO TUDO ESTAVA A MAO DO MARI, A MAO, DE MOCAMBIQUE, A MAO DAS TEORIAS ULTRAPASSADAS DA UNIAO SOVIETICA

Anónimo disse...

acho que o senhor anonimo Julho 17, 2006 1:43:37 PM ainda nao leu os comentarios anteriores, porque ate agora ainda esta a pressionar na tecla velha...so nao vou perder meu tempo a tentar explicar algo que ja fora explicado.


e quanto ao anonimo Segunda-feira, Julho 17, 2006 8:50:26 AM este entao descobriu agora que se pode deixar comentarios e ta todo excitado sobre a descoberta...coitado

Anónimo disse...

Exmo Sr. professor Bere-Key. Se acha que os topicos de discussao sao demasiado baixos para sua sapiencia deve propor ao Malai Azul que nao faca o post destas "tricas" e logo nao havera comentarios sobre as mesmas.

Concordo com o Guibas, nesta questao, sugerindo que talvez sua excelencia possa propor ou mesmo escrever um comentario sobre qualquer topico que seja mais estimulante para a massa cinzenta e que depois o Malai Azul possa fazer o "post" por forma a abrir o debate.

Vamos la Sr. Bere-Key, vamos ficar a espera que proponha um topico de discussao.

Anónimo disse...

ESTA E UMA OPINIAO HUMILDE: NAO SOU DA FRETELIN, NEM DA UDT, NEM DO KOTA, NEM DO PT, NEM PRT, NEM DA APODETI E TODOS OS OUTROS MILHARES DE PARTIDOS QUE EXISTEM EM TIMOR LESTE, MAS SE O CONGRESSO ERA O DA FRETELIN, E SE ELES NA MAIORIA RESOLVERAM VOTAR A LEVANTAR O BRACO, NAO SEI QUAL E A POLEMICA. ISSO DE NAO CUMPRIR A LEI NAO PEGA, RAPAZES. O PRESIDENTE DA REPUBLICA NAO CUMPRE, O LONGUINHOS FALHADO MONTEIRO TAMBEM NAO, E AS OUTRAS AUTORIDADES ENTAO NEM SE FALA, SOBRE ASSUNTOS MAIS GRAVISSIMOS DO QUE LEVANTAR A MAO.
POSSO COMPARAR ESTE ASSUNTO DE COMO VOTAR AO DE COMO FAZER SEXO, NAO INTERESSA A POSICAO, DE COCORAS DEITADO OU EM PE, DE JOELHOS DE LADO OU DE QUALQUER OUTRA MANEIRA, DESDE QUE OS INTERVENIENTES FIQUEM SATISFEITOS, QUAL O PROBLEMA?

Anónimo disse...

Anónimo das 4:26:12 PM: independentemente das suas razões, a lei dos partidos foi cumprida porque diz que a eleição se deve fazer por voto directo e secreto ou por Assembleia representativa. E foi o caso, porque o congresso´é uma assembleia representativa de todos os militantes da Fretilin. Portanto a votação é perfeitamente legítima e tão legítima que os putativos candidatos alternativos - o José Luís Guterres e o outro - nem sequer a contestaram, quer para os órgãos de fiscalização da Fretilin, quer para o tribunal. Quem então calou, consentiu, porque sabia que não tinha razão. A direcção da Fretilin é legal e legitima.

Anónimo disse...

Apenas quero informar que hoje no jornal de Dili, STL, estava uma noticia do caso do congresso e que ja foi registado no Tribunal pelo grupo de FRETELIN mudanca. Juntaram se a este grupo, segundo os jornais, Mau-Huno, Teresinha Viegas (deputada de Fretelin no PN)os dois eis-Ministros Armindo e Ovidio. Que vira depois disto? Mais alguns membros do PN irao juntar a esse grupo? Let's wait and see.

Anónimo disse...

Que tal esperar a decisao do Tribunal de Recurso em vez de andarmos todos aqui armados em doutores juizes?
Paciencia que a decisao nao ha de tardar seja qual for.

Anónimo disse...

O Anónimo das 5:13:18 PM terá alguma razão. Mas como entretanto alguém por aqui escreveu _ e não foi desmentido! - que o prazo para a apresentação da reclamação era de dez dias, acontece que apresentarem uma queixa quase dois meses depois dos factos ocorrida é tão simplesmente para chicana política, ou para darem satisfação aos seus seguidores (se os têm) tipo, "queixámo-nos mas o Tribunal não aceitou a queixa", ou tipo "o Tribunal não decidiu sobre a questão, só sobre a data da queixa", e assim têm sempre espaço para pôr em questão a legalidade da votação.

Mas fica sempre a outra questão por responder: parece que aos órgãos de fiscalização da Fretilin, não apresentaram queixa. Porquê? Também não reconhecem validade à restante direcção da Fretilin?

Anónimo disse...

O Tribunal de Recurso decidira!!

Anónimo disse...

Considerando que a lei e ambigua(lei de funil) a leitura depende do prisma de interpretacao de varias faccoes.Agora lembro-me de uma fabrica de sapatos que queria fazer negocio num dos paise da Africa.(nao e Mocambique).Mandou dois dos mais experientes vendedores para ver qual a possiblidade de negocio.Na volta um deles disse:O negocio vai ser uma mina de ouro.Todos andam descalcos e a necessidade de compra de sapatos e enorme.
Diz o segundo:Os gajos andam todos descalcos nao sabem calcar sapatos e vai ser muito dificil de vender sapatos.
Um abraco
Mau dick
(Professor Doutor de Direito da Universidade Nacional da Vida Mundana)

Anónimo disse...

A cesar o que e de cesar! Deixem o Tribunal de Recurso decidir!

Anónimo disse...

Lei n.o 3/2004
de 14 de Abril (Lei dos Partidos Políticos)

Artigo 18.°
Regras democráticas
A organização interna dos partidos políticos deve obedecer a regras democráticas básicas designadamente às que se seguem:
(…)
c) Os titulares dos órgãos de direcção só podem ser eleitos, por voto directo e secreto de todos os filiados ou de assembleia deles representativa;
http://www.mj.gov.tl/jornal/page2/l3_04.htm

Anónimo disse...

Nem vale a pena esperar pela deliberacao do tribunal porque a margarida ja decidiu. Tribunal? juizes? "la hun la dikin" como o Alkatiri costumava dizer.

Anónimo disse...

Mas era ou não verdade que o prazo para reclamar para o tribunal era de dez dias? E é ou não verdade que não reclamaram para os órgãos de fiscalização da Fretilin?

Anónimo disse...

No meio daquela crise toda a unica coisa que as pessoas estavam a reclamar era seguranca para as suas familias.
Ve-se mesmo que a margarida e portuguesa e estava longe no conforto e seguranca da sua casa a beber um chazinho enquanto acompanhava a desgraca que se desenrolava em Timor.
Nada funcionava nem mesmo o governo.
Gostaria de saber quantos estavam preocupados em apresentar qualquer qiuxa que fosse senao a da falta de seguranca.
E facil falar de tao longe e em seguranca.

Anónimo disse...

Do que é que fala quando escreve que o “que as pessoas estavam a reclamar era seguranca para as suas famílias”. Para responder tenho que saber do que é que está a falar. Faça então lá um esforçozinho, s.f.f. De que reclamação se tratava, quem reclamava, onde reclamavam, quando reclamavam. Sem isso, não é possível.

Anónimo disse...

Se nao sabe da situacao que se vivia em Timor durante a crise nem vale a pena falar.

Anónimo disse...

Eu limitei-me a perguntar-lhe a que crise é que se refere; princípios de Fevereiro? fim de Abril? fim de Maio? princípio de Junho? fim de Junho? princípio de Julho? Você é que tem de explicar, pois como sabe não foi de um dia para o outro que houve 150 mil pessoas deslocadas. Afinal do que é que fala quando fala de crise?

Anónimo disse...

sendo a questao de fundo a apresentacao de uma queixa sobre a ilegalidade da votacao no congresso da fretilin tera que ser apos o mesmo congresso nao acha? Puxe um bocado pela cabecinha!

Anónimo disse...

E preciso ter pachorra!

Anónimo disse...

Anónimo das 2:43:41 AM: até dez dias após o congresso, isto é até ao fim do mês de Maio. Já estamos em 17 de Julho, como sabe.

Anónimo disse...

QUAL TRIBUNAL DE RECURSO! SE O PGR E UM FALHADO E ESTA LA ILEGALMENTE, FACO IDEIA COMO SAO OS OUTROS TODOS, ALL MADE IN INDONESIA? SE SIM, ENTAO TA TUDO ESTRGADO!

SUKAERMUSAN

Anónimo disse...

Olhem so a margarida a fazer-se de ignorante ou e mesmo ignorante? As suas respostas estao a ficar cada vez mais nulas. deve ser demencia (precoce?).

Anónimo disse...

Anónimo das 9:19:32 AM: por isso mesmo eu disse que essa de agora alegadamente irem para Tribunal, dois meses depois do acontecimento, não passava de chicana política. Eu a esses, nunca dei o benefício da dúvida.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.