sábado, julho 22, 2006

Sobre os que andam à solta - Tradução da Margarida

De um leitor:

Não consigo ver como é que José Ramos-Horta iplaneia trazer paz ao seu país com Alfredo Reinado passeando-se como um homem livre à volta de Dili enquanto aos soldados sobra enterrar os seus mortos, vítimas de Alfredo Reinado. Isto tudo me parece uma bomba-relógio à espera de explodir e só não sabemos quando. Talvez na hora de coincidir com a retirada das tropas estrangeiras de Timor-Leste? Outro conflito? Será José Ramos-Horta capaz de parar este?

De um leitor:

Jornalista sério é a do Four Corners quando diz que Railos só aparece com a denúncia pública naquele momento porque quer o derrube de Alkatiri. O que se pergunta é porque é que Railos conta um história a uma jornalista australiana e diz querer derrubar quem o contratou e a jornalista não faça qualquer comentário.
E também se pode perguntar se Railos afirma que não concorda com a actuação de Rogério Lobato não foi de imediato dar conhecimento dos factos ao Presidente da República e apresentar queixa no Tribunal?
Mas os jornalistas de qualidade não questionam só publicam histórias.

.

60 comentários:

Anónimo disse...

Margarida, Malai Azul e outros que tais, o que não entendo é porque razão ainda não apresentaram vocês queixa contra os senhores que andam à solta! Já passou o prazo?

E já agora a quantas mortes se referem vocês?

Então e todas as outras? Já estão engavetados os militares que mataram os irmãos que se "renderam"?

Anónimo disse...

Ha infomracao de funcionarios Timorenses que trabalham na embaixada EUA que diz que o rainado foi ate ai nesta semana passada a procura do "dinheiro da mulher dele" la na embaixada. Estava a procura de dinehiro da mulher ou era codigo para alguma divida a ele?

Anónimo disse...

Hi Malae Azul, so uma pergunta indiscreta. O Rabino Azul e tu sao da mesma familia?

Anónimo disse...

Pisteiros armados em pistoleiros pelos que em congresso se retiraram depois do braço no ar.

o golpe de estado começou com a tentativa de golpada interna através do congresso da fretilin. jLGuterres era a face dessa questão e foi visitado por Horta dias antes nos USA. A estratégia estava montada e tinha várias hipóteses de realização. Só quem não percebeu bem o que se estava a passar foi Mari e Lu'olo.

estava tudo muito bem montado para que as coisas sucedessem desta forma.

horta vai obviamente assaltar o poder dentro da fretilin e irá tentar uma reentrada triunfal no seio do partiudo que ajudou a fundar.

a fretilin está dividida e vai permitir a horta que se afirme como secretáiro-geral ou até mesmo como presidente do partido. muito em breve horta será o patrão feretilin e vai ganhar as eleições de 2007 e governar durante nmais cinco e mais cinco anos. horta tem de mostrar ao mundo que foi ele a moldar o país.

muitas aventuras esperam timor, os timorenses e sobretudo a fretilin.

mari e lu'olo já perderam a batalha contra os que perderam em congresso. se congresso houver amanhã a ala hortista e guterrista esmagarão alkatiristas e lu'oístas.

querem apostar?

Anónimo disse...

eu kero apostar??o senhor deve ver mts filmes (nao numa maneira ma), mas nos vamos ver Ramos Horta e inteligente mas ele nao o grande homem por tras disto....


vamos ver quem ta certo

Anónimo disse...

A ver vamos. Nao abusem da paciencia dos outros...

Anónimo disse...

Anónimo das 5:37:11 PM: afinal diziam que era esta semana que o Tribunal decidia a questão da queixa do braço no ar, passou a semana e nada, nadinha?

Anónimo disse...

Tudo em tempo oportuno!

Anónimo disse...

Que dizer em tempo conveniente, não é?

Anónimo disse...

anonimo das 5:37:11 PM. Esse cenario que apresenta e bem possivel.
A alternativa seria o Alkatiri e luolo manterem as suas posicoes com o apoio do nucleo duro e continuarem a liderar uma fretilin cada vez mais dividida. Seria muito interessante ver que tipo de sucessos um partido tao dividido poderia conseguir nas eleicoes de 2007.

Se a fretilin nao for suficientemente sagaz a ponto de sarar e reunificar, a todo o custo, as faccoes da fretilin em torno de um objectivo comum liderado por uma personalidade aceitavel a todas as partes ira sofrer um desgaste na percentagem conseguida nas eleicoes para a constituinte em 2001.

E evidente que Alkatiri ja nao e essa personalidade unificadora.
O Jose Luis Guterres nao seria aceite pela faccao de Mari e luolo, o que deixa o campo aberto para um retorno de Ramos Horta na lideranca da fretilin e a continuar como o proximo PM de Timor-leste.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:28:46 PM: quem "analisa" como você "analisa" só revela que não faz a mínima ideia de como funciona um partido político como a Fretilin... mas continue a sonhar, continue e fie-se na virgem e não corra e verá o trambolhão que apanha!

Anónimo disse...

Ate agora os unicos a darem trambolhoes tem sido voces. nao e mesmo? esperneiam-se pra aqui, pra acola, mentem, manipulam e tudo sem efeitos maiores.
Deve ser muito frustrante verem-se a voces e as vossas ideologias da extrema esquerda rejeitados por todos os cantos do mundo inclusive em Timor.
Ja repararam que todo o trabalho e esforco que metem aqui neste blog nao vao ter consequencias maiores no processo que se desenrola no pais? Sera tambem frustrante e desmoralizador? ou sera que ficam suficientemente satisfeitos com a remuneracao?
Mas nao me parece que estejam livres do perigo de dar mais trambolhoes. Avizinham-se mais uns tantos antes das eleicoes de 2007. Marque as minhas palavras.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:08:45 AM: você não só não conhece como um partido como a Fretilin funciona, como principalmente não conhece a disciplina, a resiliência e o amor que os militantes da Fretilin têm ao seu partido.

Anónimo disse...

Este blog é uma vergonha sem Poder. Deixem que as investigações sigam o seu rumo. Muito se vai ver, mais ainda se vai mudar... aí quem se vai rir em último rirá melhor!

O riso é o melhor remédio, me desculpem a realidade nada para rir.

Anónimo disse...

Por pouco pensei que ia dizer "o amor que os militantes da fretilin tem pelo Mari"
Viu-se nao foi? Os 4 mil gatos pingados que apareceram em Dili e que acabaram mesmo por gritar tambem Viva Xanana!

Nao duvido que os militantes tenham amor pelo seu PARTIDO mas o problema e a lideranca e a camarilha de 'empresarios' que fizeram tudo por tudo e em nome do partido para servirem os seus proprios interesses.

Os mesmos militantes que a menina margarida diz amarem o seu partido estao cada vez mais cientes disso. Pode ter a certeza!!! E muita pena que a margarida esteja tao longe e nao possa ter uma ideia de como o povo comum e simples fala e pensa porque isso voce nao pode ler numa entrevista de jornal nem nos artigos da constituicao que tanto gosta de citar.

Mas nove meses ate a proximas eleicoes nao sao nada. So espero que o Malai Azul tenha orcamento suficiente para manter este blog aberto ate la para podermos ver quem tinha razao.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:53:14 PM: continuo a dizer-lhe que você não tem a mínima ideia de como funciona um partido democrático e enraizado no seu povo, com décadas de existência como é a Fretilin e muito menos é capaz de entender os laços que unem os seus militantes e a sua direcção.

Anónimo disse...

Ai sim. Tenho estado a brincar consigo para ver ate aonde a margarida ia levar esta do "voce nao compreende".

Ja agora posso revelar que sou timorense e passei os ultimos 30 e tal anos a acompanhar sempre de perto a longa caminhada para a independencia, a evolucao (ou falta dela) dos dois principais partidos Fretilin e UDT, antes e depois da independencia, participei activamente na luta diplomatica, conheco as personagens politicas melhor que a margarida algum dia possa vir a conhecer e alguns que ja nao pode conhecer porque ja nao estao neste mundo, mesmo assim diz a margarida que eu nao sei de nada?
Que nao entendo os lacos que unem os militantes e a sua direcção?
De que partido e que a margarida fala? da fretilin ou o PCP em portugal?

Quando e que a margarida, uma assumida portuguesa que disse nao saber muito de timor no inicio desta crise) veio a conhecer timor de forma mais aprofundada que os proprios timorenses? Desde quando e que se tornou numa perita sobre a fretilin ou qualquer coisa que seja de timor para se andar armada em autoridade nessas questoes?

Voce e que nao percebe nada de nao sobre timor. Nem sequer ainda pisou no nosso solo patrio e esta com pretensoes de querer saber mais sobre timor que os proprios timorenses.
Tenha vergonha na cara!!

Anónimo disse...

Ao anonimo das 8:41:04 PM: Como e que voce pode assertar que a Margarida nunca esteve em Timor? Mas mesmo que a Margarida nunca tivesse posto os pes em Timor, nao e razao nenhuma para voce dizer que ela esta com pretensoes de saber mais sobre Timor que os proprios Timorenses.
Eu sou Timorense e posso garantir-lhe que ha muita gente que nunca foi a Timor, e que sabe mais e tem mais conhecimentos sobre Timor dos que os proprios Timorenses. Isto e uma verdade e se voce e Timorense tambem sabe desta verdade! Sabe porque? Porque o povo de Timor na sua maioria e ignorante daquilo que acontece a mais de 60 Km de onde vive! Va as montanhas de Timor aonde essa maioria vive e faca algumas perguntas e vera que tenho razao.
Voce nao pertence a essa maioria, felizmente, mas nao faca dos outros parvos. Diga o que e a realidade, pois senao nao passa de um Brutamus!
Mau Beick

Anónimo disse...

Anónimo das 8:41:04 PM: eu própria já disse mais de uma vez por aqui que nunca fui a Timor e também nunca fui à maioria dos países onde gostava de ter ido. Mas trinta anos de militância num partido enraizado no povo como é o meu dá para conhecer a realidade doutros partidos igualmente enraizados no seu povo. Você por acaso leu aqui no Timor-online (e noutros blogues) os posts sobre o congresso da Fretilin? Você leu comunicados da Fretilin e intervenções dos seus dirigentes, nomeadamente do Lu'Olo e do Alkatiri? Se calhar até leu, mas não compreendeu o tremendo respeito que deles emana pelos interesses do povo, aquela ideia sempre martelada de se porem ao serviço dos interesses do povo, os apelos à tolerância e ao respeito por todos. É que os partidos não são todos iguais e um partido ao serviço dos interesses dos que trabalham é diferente dum partido ao serviço dos que exploram. E num partido enraizado no povo como a Fretilin (ou como o meu) entre os militantes as relações são de igualdade,de inter-ajuda e de fraternidade. Aliás, repare que o termo militante geralmente aplica-se neste tipo de partidos, nos outros usa-se muito o termo filiado. Sei do que falo até porque na minha família que é numerosa tenho irmãos que militam noutros partidos e que ficam muito admirados quando descobrem que eu até tenho de pagar para poder desenvolver acções de militância. E ficam muito admirados quando eu lhes explico que pago eu e pagam todos os meus camaradas, que não temos jantares de borla, nem entradas de borla em festas.

Anónimo disse...

Desculpe margarida mas se a senhora e tao boa ao ponto de acreditar tudo o que le em declaracoes ou artigos, de ter tao cega fe de que as pessoas (pior do que isso os politicos) dizem sempre as verdades entao ja deve ter sofrido demasiadas desilusoes durante a sua vida.
Uma coisa sao as campanhas politicas e o politicamente correcto, outra coisa e aquilo que se faz na realidade e essas duas coisas sao bem bem diferentes!

Mas o seu problema nao e a inocente fe que tem nas pessoas porque consegue vocalizar muito bem a descrenca e diria odio que tem pelos supostos golpistas como gosta de os chamar que inclui o PR o PM e extende-se ao "jovem desnorteado" nas ruas.
Nao! a sua posicao e muito simples e norteia-se por uma solidariedade firme e obcecada ao Mari e a Fretilin porque encaixam-se nas mesmas linhas ideologicas das do seu PCP.
O Mari poderia ate ser culpadissimo das acusacoes e nenhuma diferenca lhe faria porque ha que defender os camaradas a todo o custo.

E ao senhor Mau Beick digo o seguinte: Sei que infelizmente o nosso povo, na sua grande maioria, ainda nao teve a felicidade de poder encontrar oportunidades educacionais que as pudessem permitir desenvolver as sua potencialidades. Mas dizer que ele e ignorante da sua historia e da maneira como ele se relaciona com os outros no seu pais, e reduzir esse mesmo povo a uma existencia nula.
O que nao admito e que, seja uma portuguesa ou mesmo um timorense, me venha dizer aquilo que a margarida me disse e cito:
"continuo a dizer-lhe que você não tem a mínima ideia de como funciona um partido democrático e enraizado no seu povo, com décadas de existência como é a Fretilin e muito menos é capaz de entender os laços que unem os seus militantes e a sua direcção."
Penso que o meu comentario das 8:41:04 PM foi proporcionalmente apropriado a esse comentario da margarida.

Passem bem!

Anónimo disse...

Vamos descodificar o que na cassete da Margarida quer dizer aquela lenga lenga repetida:

1- "Mas trinta anos de militância num partido enraizado no povo como é o meu ..."

Interpretação: trinta anos de frustrações por o povo não entender quem sabe o que é melhor para ele.

Cometário meu: povo burro, este.

2- "dá para conhecer a realidade doutros partidos igualmente enraizados no seu povo."

Interpretação: Os comunas são todos iguais. Por isso ser PCP ou FRETILIN é igual, pensamos todos da mesma maneira.

Comentário meu: Se Alkatiri sabe que os PCs de Portugal lhe chamam comuna, diz logo: F***-se. Eu? Desses lados só aproveito a técnica de controlo do Estado pelo partido. O resto é parolice ultrapassada. Então eu não vi que Moçambique só começou a sair da miséria quando se livraram dessa treta?

3. " não compreendeu o tremendo respeito que deles emana pelos interesses do povo, aquela ideia sempre martelada de se porem ao serviço dos interesses do povo, os apelos à tolerância e ao respeito por todos"

Interpretação: A gente diz-lhes que isto é para termos uma constituição e que quem lutou contra o indonésio foi só a FRETILIN, que XANANA é da FRETILIN e como vamos conseguir 80% dos votos, pomos lá que ela passa a Legislativa, fazemos o governo e vamos governar 50 ou 100 anos.
Depois os empresários fazem contribuições para o partido e vamos ter dinheiro para sufocar as campanhas dos outros partidos.
Vamos ser tolerantes e todos os que tiverem cartão do partido podem receber arroz oferecido pela China e ter emprego no Estado.
Com o nosso respeito pelo povo damos-lhes a nossa bandeira para ser a bandeira do país. Amamos tanto o nosso povo que vamos pôr na constituição que a nossa tropa é a tropa da FRETILIN. Vai ficar Falintil outra vez. Por enquanto tem que ter ainda FDTL, mas com o tempo as pessoas habituam-se a dizer só Falintil e depois podemos retirar FDTL que já ninguém dá conta.

Comentário meu: sem comentários.

4. "É que os partidos não são todos iguais e um partido ao serviço dos interesses dos que trabalham é diferente dum partido ao serviço dos que exploram"

Interpretação: Nós bem sabemos que as relações do trabalho se modificaram completamente desde que estas teses foram formuladas, mas se mudamos agora o discurso, nem os 10% que temos conseguíamos.
Ainda bem que há tantos funcionários públicos, senão... já tínhamos sido ultrapassados pelo Bloco que ficou com os votos dos professores, essa cambada mal agradecida que não reconhece a dedicação da FENPROF.

Comentário meu: Essa conversa de explorados e exploradores já dá vómitos. Por isso é que os sindicatos já só têm expressão na função pública ou empresas públicas onde o salário é garantido pelos nossos impostos.

5. "num partido enraizado no povo como a Fretilin (ou como o meu) entre os militantes as relações são de igualdade,de inter-ajuda e de fraternidade"

Iterpretação: Tal como em "A revolta dos porcos" de George Orwell, todos somos iguais mas há uns mais iguais que outros. Quando se trata de "eleger" o secretário geral, o Comité Central reune-se à porta fechada, contam-se as espingardas e a facção mais forte nomeia o seu líder e pronto. Depois abre-se a porta e comunica-se aos militantes a decisão. O processo é simples, transparente e claro. A inter-ajuda e a fraternidade está em aclamar e seguir devotamente o líder que não escolheram

Comentário meu: Na FRETILIN foi mais "democrático". Os delegados votaram de braço no ar Distrito a Distrito para a gente e os restantes delegados os poderem ver bem. Houve um palerma de Liquiçá que votou contra e foi preciso berrar-lhe que era para votar a favor (quem lá esteve quem foi?), e o palerma teimava que queria votar contra. O traidor meteu os dólares no bolso e depois queria votar contra. Teve que ir lá um camarada explicar-lhe ao ouvido como era. Lá acabou por votar a favor.

Comentário meu: Enfim, uma militância admirável com muita autocrítica, etc... ainda bem. Enquanto estão ocupados nisso não estão a fazer asneiras bem piores.

6. "E ficam muito admirados quando eu lhes explico que pago eu e pagam todos os meus camaradas, que não temos jantares de borla, nem entradas de borla em festas"

Interpretação: Subsídio da URSS já era faz muito tempo. Com os votos que temos, a subvenção estatal é mínima e cada vez são menos os militantes que pagam quotas porque morrem mais velhos do que entram novos, não há nada a fazer. como não nos convidam para as outras festas, temos que pagar para ir às nossas. Senão não íamos a nenhuma. Que deprimente.

Cada vez que privatizam mais uma empresa os trabalhadores passam a ser chamados de colaboradores e deixam de pagar quotas, parece que ficam envergonhados de serem do PCP. Como se não bastasse, cai a pôrra do muro de Berlim (que servia para evitar que os alemães ocidentais emigrassem em massa para a RDA e pusessem em causa o nosso elevado nível de vida), e ficou muita gente de boca aberta, com arritmias e sem perceber como é que regimes dedicados aos trabalhadores durante tantos anos se desmoronavam assim. Bem me palpitou que aquele sindicato polaco em Gdansk era mau prenúncio. Os americanos conseguiram eleger um Papa polaco só para nos lixar. O Camarada Cunhal bem que avisou o Gorbatchov, que aquele sindicato era um mau exemplo e que se justificava uma acção esclarecedora do Exército Vermelho como em Praga. Mas o Gorbatchov começou a engonhar com aquela conversa que era preciso respeitar a independência e a soberania da Polónia. Desde quando? Então a gente mudou-lhes as fronteiras quase 1000Km para Oeste logo em 1945 e não foi preciso perguntar-lhes nada e agora temos? Gorby (é Gorby para os amigos) assim não vamos lá, quem te avisa teu amigo é.

Comentário meu: Mias vale começar a pensar em mudar o hino do partido e adoptar a velha canção portuguesa "Óh tempo, volta para trás, dá-me tudo o que eu perdi..."

Anónimo disse...

Anónimo das 11:58:04 PM: as questões que temos estado a discutir são fundamentalmente políticas (se bem que a política também tem implicações pessoais e morais), mas no cerne, são questões políticas e principalmente são questões de democracia. E quando fala no “ódio” que tenho pelos golpistas, eu diria que de facto abomino métodos golpistas, eu ponho mais a tónica nos métodos, porque os protagonistas podiam ser estes ou outros, mas os métodos é que nunca mudam. A corrupção das consciências, (que acho particularmente criminosas com os mais jovens, pois têm menos defesas), no sentido de derrubar a vontade do povo traduzida nas urnas, a utilização da mentira, a manipulação dos factos, a invenção de infâmias e calúnias, o uso da violência no desrespeito total do direito das pessoas – de toda a gente – à paz e à segurança, sem olhar às mortes e feridos e destruição da propriedade (que às vezes durou uma vida a pagar), a arrogância do mais forte contra os desarmados, a criação artificial de questões étnicas, religiosas e culturais para atiçar ódios e divisões, tudo isto eu abomino profundamente.

A minha solidariedade é com todos que através de métodos democráticos tentam o melhor para o seu povo, no caso de Timor-Leste é sim senhor com a Fretilin, e nunca o escondi, fui sempre muito clara neste aspecto.

Mas fora o facto de saber que a Fretilin foi um movimento de libertação do seu povo e de ter lido textos da Fretilin dum congresso anterior, pouco mais sei do programa actual da Fretilin, por isso me baseio tanto na Constituição da RDTL que sei que é também obra sua e que acho um documento bastante progressivo.

Há-de reparar que até à data o que foi dito contra Mari Alkatiri tem sido desmentido: a primeira acusação que me lembro que aqui foi feita, foi de ser o responsável por 60 mortos, hoje já ninguém se atreve a fazê-la; a segunda foi de ter ordenado o despedimento de 600 soldados, idem, idem, aspas, aspas; a terceira foi de ter ordenado a militares que disparassem contra militares, idem idem, aspas, aspas; a última foi a de ter criado esquadrões da morte para matar toda a gente que se lhe opunha – e conforme as “fontes”, desde os peticionários, aos líderes da oposição, até aos seus próprios opositores da Fretilin – e isto também cada vez menos é levado a sério e está a ser investigado, ainda nem sequer disso foi acusado pela PGR. Mas outras acusações foram feitas a Mari Alkatiri perfeitamente xenófobas, racistas e indignas e que deviam envergonhar qualquer democrata: dele ser “muçulmano” (logo ele que nunca se referiu à sua religião), dele não ser timorense (quando o é), dele ser comunista (se é ou não nem quero saber, sei é que o seu partido não é), como se fosse crime ser-se “muçulmano”, ter na família descendentes árabes, ou ser-se comunista.

Julguem-se os partidos objectivamente pelo que propõem nos seus programas e pela sua acção e não por fantasias, fantasmas e mentiras que se tecem à volta deles e faça-se o mesmo com os seus líderes. Objectivamente, sem manipulação.

Anónimo disse...

Anonimos das 1:48:37 AM. HAHAHAHAHA........ E mesmo pa! Voce e um artista! Foi dificil parar de rir..

Assim ja se compreende melhor o que a margarida tem estado a tentar comunicar aqui neste blog.

Anónimo disse...

A corrupção das consciências e das carteiras.

Vá à Direcção Geral do Turismo e diga que quer abrir uma agência de viagens. Quando for entregar os 2345 formulários e impressos mais o requerimento ao Sr. Ministro, e esperar 1 mês sem notícas veja o milagre que faz uma nota de 100 dólares.
Depois importe um contentor de produtos. Và à alfândega tentar levantá-lo com a documentação toda em ordem. Não tenha à mão 150 dólares e depois diga-me se conseguiu levantar o contentor.

Và com um autocarro de turistas até Baucau. à chegada tem um grupo de polícias a barrar a estrada. Dizem que vão escoltar o autocarro por causa da segurança e pedem 120 dólares. Você diz que não precisa e eles respondem que não se responsabilizam se atirarem pedras. e que depois escusa de os chamar. Dito e certo, logo a seguir começam as pedradas.

Quem permite tudo isto?

Log a seguir às eleições locais, o PSD abriu uma sede em Vemasse. Hastearam a bandeira do partido. Foi lá o Administrador eleito pela FRETILIN com um grupo e arreou a bandeira, porque ali tinha ganho a FRETILIN, por isso era terra da FRETILIN, não havia mais bandeiras nenhumas.

Tolerência, democracia? Sim, sim.
E não havia de haver uma crise mais dia menos dia?

Oxalá isto tenha sido o 25 de Novembro de Timor.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:25:59 AM: nestas discussões por aqui descobri que havia uma GIG, um Gabinete da Inspecção-Geral que tinha precisamente por missão inquerir sobre casos de corrupção do Estado e segundo outros que conheciam o senhor recentemente falecido, até era uma pessoa bastante correcta e impoluta.

Agora se pessoas como você conhecem casos de corrupção na Direcção Geral do Turismo, na Alfândege e na polícia de Baucau e não se queixaram em cima do acontecimento, e vem invocar casos concretos para chingar o Alkatiri e a Fretilin eu só poso dizer que não só não cumpriu o seu dever como está a fazer chincana política. Quanto à questão da bandeira em Vemasse, presumo que se queixou à Fretilin e esta resolveu o problema, não é verdade? Sabe tão bem como eu que isto da democracia é uma aprendizagem complicada e não é de um dia para os outros que as pessoas aprendem se tornam democratas. Cá em Portugal, no Verão de 1975 queimaram também umas oitentas e tal sedes do meu partido e o mais grave é que normalmente aproveitavam um domingo de procissão (cá no verão, é rara a terra que não tenha festas populares com procissões no Verão), quando ela estava a acabar tocavam o sino da Igreja a rebate, juntava-se o povo todo e lá iam alegremente queimar a sede dos comunistas… e pelo meio houve alguns mortos e feridos e nunca ninguém foi preso, apesar das queixas que apresentámos em tribunal.

Principalmente no distrito de Braga, a terra dos bispos e arcebispos foi um ver se te avias, O mesmo aconteceu no distrito de Leiria, onde mora o bispo do Santuário de Fátima. Há-de concluir que é bem mais grave serem pessoas formadas como bispos, arcebispos e padres a inflamarem a ignorância das massas, do que um eleito local com menos formação. Grave seria se a Fretilin não tomasse atitudes, mas com certeza que tomou, não é verdade?

Mas agora está-me a dizer que fizeram um golpe de Estado onde morreram 21 pessoas, houve dezenas de feridos, centenas de edifícios queimados, 150, 000 deslocados por causa de queixas de corrupção duns tantos funcionários púnblicoe e por causa dum eleito local que retirou uma bandeira partidária?

Desculpe-me que lhe diga mas se assim foi, vocês são uma cambada de fanáticos, ainda mais perigosos do que eu pensava. É que nem as medem.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:48:37 AM: pela conversa este é um dos modernaços que recebe umas coroas do George Soros para promover umas tretas sobre a maravilha das Open Societies, sobre a superioridade da economia do mercado, sobre a importância da guerra e invasão do Iraque para promover a democracia no Médio Oriente, sobre a exploração dos pobres trabalhadores chineses, e já nem se fala da fome na Coreia do Norte e da falta de liberdade em Cuba. Pelo meio, também cospem contra o Lula e contra o Chávez e não perdem uma oportunidade para dizerem que os comunas são estalinistas, dinossauros e outros mimos à maneira. Mas o certo é que a implantação do capitalismo na Europa do Leste foi a pior derrocada de direitos sociais e o pior alastramento da miséria em qualquer outra época em tempo de paz, a guerra no Iraque e invasão do Iraque e Afeganistão está a ser uma tragédia para os povos que lá estão, os 12 dias de bombardeamento de Israel no Líbano já provocaram 600,000 deslocados e 400 mortos, para não falar dum país de quatro milhões com praticamente todas as infra-estruturas destruídas, etc., etc., etc. Isto é, o mundo hoje está muito mais desigual, com muito mais injustiça social, com muito mais guerras, mortes e destruições insensatas do que estava há duas décadas atrás, mas há malta modernaça que pensa que este estado do mundo é que está bem. Noutros sítios, no Nepal, na Colômbia, no Brasil, na Venezuela, em Cuba, e um pouco por todo o mundo há gente que não pensa assim e eu também não.

Anónimo disse...

Olhe, faça-nos a todos um favor, mude-se para um desses paraísos e leve os seus camaradas todos. Vai ver que vão ser muito mais felizes lá.

Anónimo disse...

Oh Margarida com franqueza. A menina é incorrigível.

Em vez de rebater ponto por ponto os comentários so "anónimo" da 1:48:37 AM pôe-se a falar do George Soros. Está sempre a desviar a conversa porquê?

Responda-lhe à letra.
Se for capaz, claro.

Anónimo disse...

Era só mesmo o que faltava, não saio do meu país nem abandono a minha família e os meus camaradas. Você tem que aprender a conviver com pessoas com ideias diferentes das suas, e mais, tem de aprender a respeitá-las.

Anónimo disse...

Descanse que o Anónimo das 1:48:37 AM percebeu.

Anónimo disse...

Pois, queixa-se da direcção do turismo e fecham-lhe a agência, queixa-se da alfâdega e nunca mais levanta um contentor e quixa-se da polícia e da próxima vez não é à pedrada, é a tiro. Queixa-se do Administrador e riem-se-lhe na cara.

É o que dá falar sem conhecer o país.

E depois admiram-se que o povo tenha ficado farto da tirania.

Já agora, olhe que dos 21, 9 foram abatidos você sabe por quem e como, não sabe?

Olhe que oitenta e tal sedes mesmo assim foram menos que as herdades, as casas e as fábricas ocupadas e roubadas. Mais as empresas privadas que foram nacionalizadas (outra forma de roubo e espoliação). A contabilidade ainda está a seu favor. E não me consta que alguém tenha sido preso.

Só fala do que lhe convém?

Podemos falar de Israel, mas você em vez de rebater ponto por ponto põe-se a falar de outras coisas.
Não dá luta.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:40:29 AM : Acabou de confessar que nem cumpriu o seu dever de cidadão, mas depois os outros é que são “tiranos”. E quanto aos da PNTL sabe que fazem parte da investigação internacional, mas antes sequer dela chegar a Timor-Leste já está a querer tirar conclusões.
E pelos vistos bate palmas aos reaccionários que por Portugal queimaram oitenta e tal sedes dum partido políticos, e desculpa-os com as ocupações da reforma agrária mas esquece-se que não houve nem roubos de terras nem de casas nem de fábricas, como sabe que esses mesmos reaccionários deitaram fogos a searas e encerraram fábricas para lançar mais gente no desemprego e criar o caos social. E sabe também que em Timor-Leste queimaram cerca de 900 casas, e ainda estão 150, 000 timorenses deslocados, gratuitamente, pois aí nem sequer tinham desculpa de terras ou fábricas ocupadas.
Gratuitamente, para aterrorizar, para lançar o caos para dar pretexto ao aquartelamento das F-FDTL e à vinda de milhares de tropas australianas. Porque afinal, nem nas F-FDTL você confia, como também não confia na adesão do povo, e por isso têm que à traição dar estes golpes, arranjar estes padrinhos bem armados para os guardarem e assim poderem impunemente continuar a manobrar e a assustar o povo.
Mas esquece-se que o povo do seu país nunca conheceu outra coisa senão sofrimento toda a sua vida, excepto esta meia-dúzia de anos desde o referendo. E entretanto também se habituou a ter cuidados de saúde e escola para os filhos e sabe que quem isso lhe garantiu foi o governo da Fretilin. Daí o seu desespero. E a minha confiança

Anónimo disse...

margarida acabei de ler esse seu pequeno debate com os anonimos anteriores e so tenho uma coisa a lhe dizer VA VENDER O SEU PEIXE PODRE NO MERCADO! QUE AQUI NINGUEM O COMPRA! E muito descaramento seu nao conhecer o pais e discursar como se fosse uma autoridade nos assuntos de timor.

Mas ate que enfim que admite ser uma comunista. Ve-se a partida que voce so esta a chagar os timorenses com a sua fustracao de o PCP ser um peixe podre em portugal que nao atrai mais nada senao moscas chatas como voce.
Pfff....

Anónimo disse...

Ao anonimo que disse que o Reinado foi a Embaixada Americana buscar o dinheiro da mulher, deve-se ter enganado. Ele, o REinado devia ter ido a Embaixada Australiana, pois a mulher refugiou-se em Perth, junto dos tios dele, e a proposito, foi uma das primeiras a chegar!! Deve ter tido todo o apoio das autoridades Australianas! E ela quando chegou la, uma parva de uma tia disse no jornal de Domingo, que a mulher estava cheia de medo e nao queriam que soubesse de seu paradeiro, pois tinha medo que a matassem! Isto escrito num jornal! Que grande palhacada!
O dinheiro e Australiano, nao Americano!

Anónimo disse...

Anónimo das 6:21:34 PM: a mulher do Reinaldo é funcionária da Embaixada dos USA em Dili e responsável dum programa qualquer americano. O anónimo que deu a informação não se enganou: o Alfredo recebe mesmo dos dois países, dos USA e da Austrália.

Anónimo disse...

O melhor da Margarida é mesmo picá-la para voltar a ouvir palavras que a gente já se tinha esquecido.
Reaccionário. Essa palavra é como os sabores de infância. Fica-nos um sorriso pueril estampado no rosto.

Pelo menos a cassete é boa qualidade, mantém o tom apesar dos anos.

Caos foi o que o PCP quis lançar em Portugal com a ajuda daquele génio que dava pelo nome de Vasco Gonçalves, para ver se a revolução pegava, única forma de atingirem o poder, porque com eleições é o que se vê.
Caos foi o que o PCP conseguiu nas ex províncias ultramarinas seguindo ordens de Moscovo (como se pode comprovar pelos documentos que vão sendo libertados no Kremlin), através de gente sem escrúpulos como Rosa Coutinho e outros, de forma a que as populações desses territórios não pudessem expressar a sua vontade livremente. como conseguem dormir com os milhares de mortos nas vossas consciências? Ou tudo vale em nome da revoluçãp como dizia Lenine e foi bem conseguido por Estaline? 10 milhões de mortos na ex URSS foi um pequeno sacrifício para fazer triunfar a revolução.
E foi essa a senda que a FRETILIN tentou seguir logo em 1975.

E depois vem com essa conversa da saúde e da escola, como se os recursos de um estado fossem propriedade de um partido. O uqe o governo ilegítimo da FRETILIN fez não foi mais que qualquer outro faria. Os professores já existiam, foram (mal) formados pelos indonésios.
Isso é a mesma coisa que dizer que se os funcionários do estado recebem salário ao fim do mês devem agradecer ao governo do Engº Sócrates e do PS. Perfeita parvoíce, né?

E já agora, faz afirmações inflamadas contra um personagem, sem dúvida desprezível, mas sem apresentar provas. Você já viu as transferências bancárias das embaixadas da Austrália e dos EUA para alguma conta do Reinado? Então como faz uma afirmação dessas? Ou foi o seu controleiro que lhe passou esa informação, que a recebeu do CC e como tal só pode ser fidedigna? Cresça, eduque-se e comece a pensar pela sua cabecinha, se lhe sobram neurónios não atingidos por lavagem cerebral.

Tenho pena de pessoas que respondem com dogmas em vez de reflectirem. Desempoeire a massa cinzenta que tem entre as orelhas, leia algo mais que a literatura oficial do partido.
Você desafia a teoria da evolução da espécie que Darwin postulou hà quase 2 séculos e que julgava eu, era inquestionável.

Anónimo disse...

"Você desafia a teoria da evolução da espécie que Darwin postulou hà quase 2 séculos e que julgava eu, era inquestionável."

Essa foi mesmo boa!!!
Pelo menos se acompanharmos os comentarios da margarida podemos mesmo notar que nao ha qualquer evolucao nem na materia nem na sofisticacao dos argumentos.
E sempre a bater no mesmo tijolo e da mesma maneira. E mesmo cassete.

Anónimo disse...

Se essa tal margarida pensa que argumentando dessa maneira convence a alguem ate esta muito enganada.
A sua facciosidade e tao patente que acaba mesmo por desconvencer as pessoas daquilo que diz.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:17:30 PM: Já somos dois com um sorriso pueril estampado no rosto: de facto há muitos anos não lia tanto saudosismo junto, tanta apologia ao colonialismo. Por aqui já passou de moda, já está out, por serem tais teorias tão candidamente primárias e tão abertamente racistas.

Mas vê-se que ficou picado por eu ter levantado as questões da escola e da saúde. De facto já havia professores; mas agora há mais e não só agora os pais deixaram de pagar à caixa escolar (finalmente!), como até pela primeira vez as crianças têm uma refeição quente na escola. Claro que sobre a saúde passa por cão sobre vinha vindimada. Mas os postos de saúde aí estão um pouco por todos o país e pela primeira vez há centenas de Timorenses a estudarem medicina. Não, não me enganei, são mesmo centenas de Timorenses que se estão a formar.
Sobre o emprego da mulher do Alfredo, se for ao site da UNUTIL descobrirá notícias (algumas eu traduzi-as) onde com toda a simplicidade se escrevia do emprego dela e dos postos que ocupava.

Quando ao próprio Alfredo, esteve no final do ano passado em “formação” na Austrália, isso também é público e tal como o emprego da mulher, nunca por aqui pelo menos ninguém se lembrou de desmentir. Ou será que de repente, ficaram fora de moda por aí as amizades e os empregos com as Embaixadas dos USA e da Austrália? Se quiser esclarecer...

Anónimo disse...

Anónimo das 8:41:41 PM: parece-me que desde que o homem está na terra, há nem sei quantos milhões de anos que se sabe que, debaixo de água, sem um respirador, morre. Não é por terem passado esses milhões de anos todos, que se for para debaixo de água, sem um respirador, sobrevive...

Não é por decretarem que a história acabou que o capitalismo vai sobreviver pelos séculos e séculos vindouros. Já hoje não sobrevive nalguns países do mundo. E isso deveu-se à luta dos povos desses países. Nem me parece que os nepaleses tenham tido argumentação muito sofisticada para retirarem os poderes ao seu rei, tido como divino. Ou o Evo Morales da Colômbia também não foi com brilhantismo argumentativo que nacionalizou os recursos naturais do seu país. Foi com decisão política e com a força que nas urnas o seu povo lhe deu.

Registe pois que de facto a luta de classes não passou há história e muito menos a vontade de derrubar a exploração e de se querer um melhor futuro para os trabalhadores, para os reformados e principalmente para os jovens e as crianças.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:20:40 PM: será mesmo como diz? Então não se percebe a sua preocupação pois não? Eu quando acho alguma coisa irrelevante, trato-a como tal, não lhe passo népia...

Anónimo disse...

Ignorante. As espécies começaram exactamente na água. Sair dela é que foi evolução.
Grande exemplo o do Evo Morales, chefe da Associação dos cocaleros. Boa!

Ai vontade têm sim senhor, mas apoio dos tais que pretensamente querem ajudar é que népias. Daí as retumbantes vitórias eleitorais do PCP. É que são os pr´prios a perceber que nivelar por baixo para acabar com as desigualdades é perfeitamente estúpido. Na Albania eram todos iguais, porque andavam de bicicleta. seria mais ecológico, mas não era essa a razão. O sistema é que não gerava mais recursos para partilhar.
E é esse o drama dos comunistas, como apresentar bem rotulado um medicamento que falhou por onde passou.

Não sei onde leu o meu saudosismo e colonialismo. Lá está você a tirar ilações do que não se disse.
Eu só questionei o facto de não se lhes ter perguntado o que queriam para eles próprios e quem queriam que os governasse. Isso é colonialismo? Ou é respeito pela vontade soberana dos povos? Não foi isso mesmo que se conseguiu para Timor em 1999? E acha isso uma derrota do povo?
é que em 1975 ninguém lhes perguntou nada. N A D A !!!
Acha que isso é saudosismo?
Por oposição, ser progressista é impôr uma solução e um regime que ninguém pediu, porque, superiormente, se acha que esse é o caminho correcto.

A sua posição não me desagrada, enquanto você e os seus camaradas continuarem enquistados nessas teorias, continuarão de retumbante em retumbante vitória até à derrota final. Já faltou mais para retirarem ao CDS o epíteto de partido do táxi.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:58:25 PM : Eu não falei das espécies, falei nos homens. Ou você (ou algum dos seus avôs) sobrevive mais de cinco minutos fora de água?
Nunca foi à Colômbia, nada sabe da coca e da sua cultura lá há séculos, pelos agricultores, o seu papel vital na sobrevivência nas altas montanhas, mas desdenha o Evo Morales. Foi assim que o opositor apesar do apoio dos States perdeu a eleição. É no que dá a arrogância ocidental.
Da Albânia nada pesco, que tal perguntar alguma coisinha aos seus amigos do BE? Esses é que lá foram para cursos de formação.
Em Angola é porque não perguntaram, mas em Timor-Leste perguntaram e nem isso os impede de sabotarem o trabalho dos representantes do povo. E de apesar de terem uma Constituição que não pode ser mais clara do que é sobre o seu regime pluralista ainda agora aqui vem falar em “impôr uma solução e um regime que ninguém pediu”.

Conheco-os de gingeira, vocês nunca aceitarão a regra básica da democracia "uma cabeça, um voto", sem batota. Vocês tudo farão para manter o vosso domínio, mas nós também tudo faremos para que o povo os corra do poder.

Anónimo disse...

Ela trabalha para a Embaixada Americana? Agora ja percebo! Foi por isso que foi das primeiras pessoas a sairem de Timor e refugiar-se em Perth! Os amigos sao para as ocasioes neh!

Anónimo disse...

Batota fez você mais uma vez.
O que foi perguntado aos timorenses nas eleições para a Constituinte em 2001? Diga lá o que foi?
Diz bem, uma cabeça um voto. O que a FRETILIN fez foi uma cabeça 2 votos. Um para a constituinte e o outro, encapotado, sem autorização dos votantes, para o Parlamento. Ou não foi nada disto e eu é que estou enganado?
Pois é.

Eu fui tanto à Colômbia como você. Sei muito bem a importância da coca na alta montanha. Mas também sei e você também o sabe, que o interesse dos cocaleros não é na produção de folha de coca para mascar. Isso rende menos que amendoíns. E foram esses cocaleros que deram o apoio mais importante na eleição do Evo Morales, como sabe. O outro não era melhor. E esse é o drama de países como a Colômbia. Tal como se dizia na China, o drama é que a seguir a Mao virá Pior. E veio, tal como o massacre de Tienamen veio a provar.
Eu sei que são insignificantes custos da revolução. Mas não gosto, pronto. Que quer?
Tal como em Timor. É que estes 21 vieram apenas somar às centenas de milhar que têm morrido desde a revolução de 1975.

Anónimo disse...

Afinal este anónimo é o do “cerne da questão” que foi a Assembleia Constituinte ter aprovado a sua transformação em Parlamento Nacional.

Pelos vistos o assunto indignou tanto os Timorenses que nem sequer foi usado como justificativo para os peticionários, só desde que o Alkatiri é PM é que certas almas a ressuscitaram. E em nome disso há ainda 150, 000 deslocados, centenas de casas queimadas, dezenas de feridos, 21 mortos, a PNTL desmantelada, e as F-FDTL obrigatoriamente aquarteladas para que as botas australianas andem pelo país sem empecilhos de maior.

O do “cerne da questão” agora enfiou a martelo o “massacre de Tienamen”, esquecendo-se que logo ao lado está um país que em 1975 como lembra Olavo de Carvalho (…)“Sucedeu então uma santa aliança anti-comunista de EUA, Austrália e Indonésia. O General Suharto que liquidara 500.000-600.000 indonésios comunistas pró-Sukarno, aquando da sua tomada de poder, não iria permitir um mini-comunismo à sua porta. Atenção, o exército indonésio é um exército de guerra civil. Nunca defrontou outra nação. Suharto mandou invadir o pequeno território de Timor-leste. Em 7 de Dezembro de 1975 Tropas indonésias desembarcam em Díli e, nos dias seguintes, atravessam a fronteira e ocupam todo o território. Ignorando resoluções da ONU e tornou-o depois a "27ª província indonésia". Até ver. A Austrália foi o primeiro e único país a reconhecer a anexação. Sabia-se já do Petróleo de Timor Gap que alguns comparam ao de Cabinda pelas suas ricas propriedades que o tornam importante para distilar combustível de aviação. Em 1989, a Austrália e a Indonésia assinam um acordo para exploração do petróleo no mar de Timor. Henri Kissinger, sempre pródigo em vacinas sangrentas preventivas nos outros, considerou que cinco semanas bastariam para resolver o assunto, segundo documentos publicados em The Nation.
Seguiu-se um longo massacre de timorenses. Nos anos seguintes, estima-se que morrem dezenas de milhares em resultado de uma política de genocídio e assimilação forçada. A população fugiu para as montanhas, fora das áreas urbanas. Mas como é difícil assegurar a sobrevivência no mato — situação repetida agora em 1999 — a população bombardeada, esfomeada, vítima de doenças foi morrendo. Foram criados campos de concentração (como em 1999) para os que regressavam, atingindo o número de 200.000 pessoas como então admitiu Holbrooke, secretário de Estado americano.(…)”
http://www.olavodecarvalho.org/convidados/mendo.htm

E já nem recordo os mais recentes massacres de Santa Cruz e o das milícias pró-indonésias em 1999…

Anónimo disse...

O Malta!! Entao voces ainda nao se aperceberam que a fulana sofre de "attention Deficit Disorder"? Ela quer e atencao!

Anónimo disse...

O Malta!! Entao voces ainda nao se aperceberam que a fulana sofre de "attention Deficit Disorder"? Ela quer e atencao!

Anónimo disse...

Anónimo das 1:24:37 AM: fraquita resposta, né?

Anónimo disse...

O seu problema é achar, como aliás os da sua espécie, que quem não é por mim, só pode ser contra mim.

Eu nunca deixei de condenar a invasão e consequente ocupação indonésia. E não tem a mais pequena atenuante. Foi uma violação escabrosa da integridade de um território alheio.
E foi vergonhosamente apoiada por Americanos e Australianos. Timor foi vítima da guerra fria.
A mesma que fez milhões de mortos no Laos, Cambodja e Vietname.
Os americanos usaram Timor da mesma forma que URSS e depois os Chineses usaram o Laos o Cambodja e o Vietname.
Ninguém tem as mãos limpas. Fez tudo parte da mesma estratégia. Expandir a zona de influência.
Mas o caso de Timor tem uma particularidade. E essa é responsabilidade da potência administrante. Porque a invasão de Timor só se dá na sequência de uma guerra civil que fez milhares de mortos, e que nunca devia ter acontecido se a potência administrante não tivesse colaborado e tivesse antes cumprido a sua obrigação.
E voltamos ao ponto de partida. O sofrimento causado que ainda hoje continua é fruto da "descolonização exemplar". a falta de respeito para com os povos de não se lhes perguntar o que queriam que fosse o seu futuro. Em referendos livres e fiscalizados pela comunidade internacional. Sem interferências de movimentos armados que intimidassem as populações.
e depois? Depois bastava respeitar a decisão de cada povo.
Mas pelos vistos, consultar um povo e respeitar a sua decisão é colonialismo. Obrigá-los a seguir um caminho que não escolheram (porque ninguém lhes perguntou) é o quê?
E desgraça, é o que acontece sempre que impôem soluções que um povo não escolheu.

A ilegitimidade do Parlamento (e governo daí derivado), não justifica nem desculpa nada do que aconteceu em Timor-Leste nos últimos meses, mas explica a facilidade com que tudo aconteceu.
E tudo teve origem em divisões internas da própria FRETILIN, com epílogo no último congresso.
Porque só uma FRETILIN dividida dava espaço para que tudo isto acontecesse.
Confundir a FRETILIN com o seu núcleo duro é erro de análise primário. As evidências estão aí.
Até o núcleo duro percebeu isso embora demasiado tarde, com o revés da manifestação de apoio a Alkatiri. A dificuldade em juntar o número de apoiantes suficientes atrasou-a e depois foi o que se viu. Os que deveriam ter vindo do Oeste, para dar carácter nacional à manifestação não compareceram. No fim da manifestação os que apoiavam Alkatiri gritaram tembém vivas a Xanana. Só aí, a direcção da FRETILIN percebeu o quanto isolada estava e sentiu-se obrigada a entrar em compromissos que até aí recusara.

Vê agora a importância da legitimidade? Acaba por ser maior que a da legalidade. Aliás, sem legitimidade, é a própria legalidade que é posta em causa.

Anónimo disse...

1. Em 1975 Timor foi vítima da ocupação Indonésia que foi apoiada pelos USA e pela Austrália..

2. Quem causou “milhões de mortos no Laos, Cambodja e Vietname” foram os USA

3. A Fretilin está unida, a sua liderança foi aprovada pelo Congresso que realizou em Maio

4. Tudo o que se passou nos últimos meses em Timor-Leste foi um golpe de Estado apoiado pelo PR e pela Austrália (e não só).

5. Os militantes da Fretilin fizeram uma concentração em Metinaro e depois dirigiram-se a Dili para entregar um protesto ao PR. Tanto em Metinaro como em Dili o Comício foi exemplarmente disciplinado, vivo e combativo.

6. A Direcção da Fretilin nunca contestou Xanana, Xanana é que em 22 de Junho lançou um feroz, infundado e descabelado ataque contra a Direcção e todos os membros da Fretilin.

7. A legitimidade e legalidade da Fretilin para governar vem da mesma fonte que dá a legitimidade e a legalidade para o Xanana presidir: a Constituição da RDTL.

Anónimo disse...

1. Repetição

2. Pol Pot (o tal do partido dos trabalhadores do Kampuchea - 1 a 3 milhões de mortes) foi apoiado pelos EUA? Ho Chin Min também? É que as maiores mortandades (purgas políticas) aconteceram já os EUA tinham saído da região. Veja lá os números e as datas. O Vietname tornou-se um tal paraíso que os desgraçados se faziam ao mar em barquinhos minúsculos chegando até à Austrália. Ou eram cruzeiros de turismo em veleiros típicos?
não quero com isto dizer que matar um é melhor que dois. Bem, de facto é menos mau, mas é só para acertarmos os números.
Claro que comparado com os 10 milhões é brincadeira de putos, mas ainda assim...

3. Ora se está unida. Se bastasse a liderança dizê-lo. Mas não basta.

4. Foi quase um golpe de estado entre FRETILINs que abortou e como a natureza tem horror ao vácuo... houve um aproveitamento vergonhoso do PR e da Austrália. Mas quem deu o pau para as colheres quem foi?

5. Vivérrimo querida. Combativíssimo. E no fim gritaram viva Xanana. Mas dos 50.000 só apareceu um décimo.

6. Nunca contestou Xanana nem podia. Ele foi eleito directamente por sufrágio universal e ganhou à primeira volta. Só faltava. É o único que tem legitimidade para a função que desempenha. Função que não completa nem serve correctamente de fiel da balança porque a FRETILIN do núcleo duro se encarregou de constitucionalmente de o esvaziar. Numa tentativa de evitar que Xanana lhes tolhesse as manobras que vieram depois consagrar na Constituição.

7. Nem disto percebe. A legitimidade de Xanan presidir não vem da Constituição, vem do voto popular directo, livre e universal.
É o único que foi eleito para a função que exerce.
A FRETILIN só governa porque usou a maioria para aldrabar a constituição. A legitimidade vem sempre do povo, nunca de um texto. Do texto vem legalidade. Vá a uma enciclopédia ver a diferença. Pode ser a Luso-Brasileira. Não, a do Militante não serve.

Anónimo disse...

Deixo-lhe um poema de um camarada seu com o pseudónimo de José Didopro que em 1953 dizia assim:

Adeus , camarada Staline !

Ó Sol que nos abandonas , após tantos dias nos iluminares !
Ó estrela do Kremlin que empalideces , após tanto tempo rubra !
Adeus , camarada Staline !
Milhões e milhões de homens gemeram de dor ao receber ....... [ilegível ] .
Milhões e milhões se cobriram de luto .
Adeus , camarada Staline !
O funeral passa
A vermelha praça negro se torna .
Todas as praças do mundo se tornam negras .
Adeus , camarada Staline !
Cortejo simples , grandioso , tal como o homem.
Homem ! Mais que Deus !
Vejo-te , como tantos
E como tantos choro .
As lágrimas correm-me ,
Que são gotas no largo oceano jorrado dos olhos dos povos .
Pagam-te o amor com amor
Ó mais odiado e amado dos mortais !
Adeus , camarada Staline !
Nunca serás esquecido !
O caminho que nos indicaste será seguido
Tu que foste sempre um exemplo de modéstia , da ciência !
Só tu confessaste erros ,
Mas só de ti aprendemos
Adeus , camarada Staline !
Na tua doutrina oremos
Por ela as mãos daremos
E o mundo revolveremos
Para que haja Paz !

9 de Março de 1953



Esconda-se num buraco bem fundo.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:22:44 AM: Então não sabe que os Kmer foram apoiados pelos USA? Explique lá, s.f.f. porque é que apesar dos crimes monstruosos nunca até à data houve um tribunal internacional para os julgar?

Ho Chin Min como sabe foi quem infligiu a derrota histórica aos USA no Vietname. Que tontice ter misturado os dois!

Não sabe também que os USA se apoiaram nos vietnamitas do Sul para desenvolver a guerra contra o Vietname do Norte? E não sabe que uma das maiores desgraças destas agressões imperialistas é a divisão que causam nas populações e mais a mais com a tremenda campanha anti-comunista que durante anos e anos de guerra que houve no Vietname quem era o vietnamita do sul que se tivesse colaborado com os USA não queria fugir? Ou não tem o exemplo aí de Timor-Leste? Os colaboradores da Indonésia não fugiram?

Não percebe mesmo o sentido de responsabilidade institucional da Fretilin o partido maioritário no Parlamento em relação ao órgão de soberania que é a Presidência da República, como não percebe que de facto a legitimidade dos deputados vem rigorosamente da mesma fonte da legitimidade presidencial, isto é do voto popular. Ambos são órgãos de soberania e o partido maioritário do Parlamento indica o primeiro-ministro e forma o governo. E assim a legitimidade do governo vem rigorosamente da mesma fonte. E lembro que o vosso regime não é um regime presidencialista, porque a Constituição assim o diz. A base do vosso regime está na Constituição, se a querem mudar arranjem os dois terços de votos necessários para o fazer, ou tentem novo golpe. Não há outra maneira.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:25:48 AM: Porque é que me havia de esconder por causa desse poema? Quando Estaline morreu ainda nem eu sabia quem era, mas sabia o meu partido e segundo me disseram o sentimento que esse poema exprime foi um sentimento de milhões e milhões que percorreu os trabalhadores de todo o mundo e particularmente a Europa porque lá onde houve a tremenda II guerra mundial sabe-se que foi o Exército Vermelho e a luta e sacrifícios do povo russo que derrotou a besta nazi e nessa luta deram a vida 27 milhões de russos. E estou tanto mais à vontade quanto o meu partido logo no final dos anos 50 e no princípio de 60 analisou e repudiou os crimes, desvios e erros cometidos pelo regime estalinista.

Quem não está nada à vontade neste capítulo são os agora modernaços do BE, mas que nos anos 70 e 80 nos faziam uma guerra pegada chamando-nos “revisionistas” precisamente por termos “revisto” o Estaline, e que trinta anos depois da morte do Estaline ainda faziam manifestações e congressos em Lisboa com a foto do Estaline ao alto. Esses sim, se tivessem alguma vergonha é que se enfiariam num buraco. Eu estou perfeitamente à vontade neste capítulo.

Anónimo disse...

Os Kmer apoiados pelos EUA e os bébés vêm de Paris no bico de uma cegonha.
Ho Chin Min infligiu uma derrota monumental aos EUA sim senhora. E depois da reunificação Norte-Sul o regime que se lhe seguiu, infligiu outra monumental derrota, mas desta vez ao próprio povo que fugia em canoas. "Boat people", diz-lhe alguma coisa? Não? Veja no Google.

Já lhe recomendei mais que uma vez, não se fie em tudo que o partido lhe conta. Como todos os partidos só contam o que lhes interessa.

Faça este exercício, se a tanto o partido lhe der acesso:

Procure os Avantes da altura da morte de Estaline e leia-os. Leia a glorificação que os seus camaradas lhe faziam.
Depois procure os que falam do choque do XX congresso do PCUS.

Depois veja quanto tempo foi necessário até o Avante noticiar a "correcção ao desvio de esquerda". Pois coitados, não sabiam o que se passava, nunca tinham dado conta. Foi como na Alemanha. Campos de extermínio? Não. Nunca ouvi falar.

Não se fie no que dizem os partidos.

Busque a informação em fontes diversificadas e de cores diferentes.

Mas você tem palas nos olhos, ou está a querer atirar areia para os meus?

Aquilo que discuto é a legitimidade da Constituinte se ter transformado em Paralamento. Quantas vezes é preciso repetir isto?

Não tinham mandato do povo para o fazer, porque a eleição não era para isso, nem isso constava da proposta de nenhum partido.
Foi um abuso contra o qual muitos deputados se insurgiram e até que, como tal, suspenderam os seus mandatos. Porque entendiam que não tinham sido eleitos para deputados a um parlamento, mas tão somente para elaborarem uma constituição. A FRETILIN inventou aquilo na constituição para não terem de ir a votos outra vez e a ONU fechou os olhinhos.
E não quiseram eleições para o parlamento porque o susto foi grande. Dos 80% de que se gabavam antes das eleições (eu ouvi de viva voz com estes ouvidos que a terra há-de comer) ficaram com 57%. O que nunca lhes tinha passado pela cabeça. Claro
que num país como Portugal esse resultado seria extraordinário (só Cavaco alguma vez ultrapassou isso), mas numa jovem democracia em que basta um facto relevante e os votos podem mudar facilmente, foi um susto e grande.
Lamento não poder explicar melhor isso aqui em banda desenhada.

Anónimo disse...

Essa de terem derrotado a besta nazi tem a sua graça.
Contribuiram sim, como muitos mais.
Está a esquecer-se de quem fornecia o combustível, a maquinaria com que fizeram os equipamentos, quem lhe eliminou a aviação e a marinha, quem forneceu a alimentação em milhares de navios que chegavam aos portos sovieticos? E tantos que nesse trabalho foram afundados pelos U-Boat? Se os EUA e UK não têm aberto a frente ocidental, não tinham sido 27 milhões (alguns dos quais foram depurações aproveitando o fragor da batalha), tinham sido muitos mais.

Curiosamente a besta como lhe chama, tinha assinado um tratado de amizade, cooperação e não agressão com a URSS lembra-se?
De um lado assinou Ribenttrop e do outro sabe quem foi? No partido não lhe disseram? Tem nome de pudim. Leia os termos do tratado se puder. Só falta chamarem-se de irmãos. Mas reconhecem um destino comum.

Esconda-se.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:24:38 AM Não percebeu mesmo que os "Boat people", eram os tais – muitos deles colaboradores do regime do Vietname do Sul os aliados dos USA -, a maioria possivelmente gente simples mas intoxicada com o paleio anti-comunista a fugir dos comunistas do Norte? Como não percebeu também que os Kmer foram de facto apoiados pelos USA e prova disso é nunca ter havido Tribunal Internacional para os julgar. Se calhar também não acredita que por essa altura já a China se entendia bem com USA.

Pensará que também são histórias? Nem nunca ouviu falar da guerra que os maoistas faziam à URSS? São também histórias?

Você parece que acredita em todos os filmes que vê, mas vem recomendar-me para “diversificar leituras”. Sabe lá você o que é que eu leio, mas que também leio o que o meu partido publica é verdade, ler o que o meu partido publica não é perigoso, ou ainda não percebeu que o comunismo não é nenhuma doença que se pegue por contágio ou por telepatia? E onde é que eu distanciei o meu partido em 1953 da comoção causada pela morte do Estaline, relei-a o que escrevi e verá que não distanciei. Quanto às questões dos crimes, erros e distorções do regime estalinista, indiquei o final dos anos 50 e no princípio de 60 como a data dessa análise e repúdio, terá que se lembrar que até 1974 o meu partido estava na clandestinidade, a maioria da direcção presa ou no exílio, e havia censura no país. Portanto nem havia facilidade na circulação das pessoas, como até estava proibida a circulação de ideias e as reuniões e mesmo assim, na clandestinidade o meu partido analisou e repudiou.

Pode continuar a discordar da legitimidade da transformação da Constituinte em Parlamento, mas está bastante isolado além de que é um assunto que fica resolvido daqui a nove meses nas eleições. Parece-me um exercício fútil, mas diverte-o, O.K., continue. Mas já que fala que houve deputados que “suspenderam o mandato” pode indicar-me o nome de um? Basta um.

Já agora, nem o Cavaco chegou aos 57% em Portugal. Nenhum Partido por cá teve essa maioria.

Anónimo disse...

Boat people a fugir dos do Norte?
Os boat people foi anos depois da saída dos EUA. Foi um fenómeno dos anos 80. Acerte lá as suas datas.

Que tribunal Internacional? Houve algum para julgar o estalinismo ou o brejnevismo?

Ler o que qualquer partido publica só é perigoso para os próprios. É tão saudável como ler o jornal do Benfica. Só bate certo para os próprios.

Eu divirto-me imenso com as minhas leituras dos Avantes dos anos 50 e 60. Pergunto-me a mim mesmo se as pessoas que os liam na época acreditavam mesmo no que liam, porque é tão increditável o que lá se escrevia.

Ai nessa altura a China era capitalista? Guerra dos maoistas? Então Mao não se politizou na URSS?
Não queriam que ele, controlando um país daquela dimensão, deixasse que a China fizesse parte do pacote do COMECON ou queria? É que os outros pequeninos não tiveram escolha, mas a China não é bem do mesmo tamanho.

Um dos deputados que suspendeu foi a mulher do Taur Matan Ruak, a Bélinha. Serve?

E mantenho o que disse, se a constituição não tivesse sido enviezada, e tivesse havido eleições para o Parlamento e o resultado fosse o mesmo que para a constituinte, nunca se teria passado o que agora se passou. Independentemente de eu concordar ou não com o que se passou. E não concordo.

Mas a falta de legitimidade do governo contrapôs-se à assumpção de extra legitimidade do PR.

Continuo na minha, foi burrice da FRETILIN. Não tinham necessidade nenhuma. quer dizer, depois da eleição de Xanana pelos números que foi, talvez tivessem achado melhor não forçar a barra. Imagine só que o Xanana presidente resolvia dar uma forcinha a um partido qualquer. Pois, a coisa complicava-se e bem. Se calhar foi isso.

Pois, daqui a 9 meses, espero, vamos ver. Só espero que até lá se recolham as armas, todas. Porque muita gente vai ficar desesperada.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:15:13 AM: Que tal você acertar a história completa? Veja s.f.f. aqui neste site, as informações da ACNUR e repare se a história não começou em 1975…
http://www.cidadevirtual.pt/acnur/acn_lisboa/swr/cx5-4.html

Agora já desvia a conversa sobre os apoios dos Kmers? Essa de meter o Brejnev a martelo é comparável à do Ho Chi Min. Tão somente uma escapatória para quem meteu o pé na poça.

Quanto aos deputados que suspenderam o mandato em protesto, esqueceu-se de indicar o João Carrascalão? Pois, ele ameaçar ameaçou mas depois esqueceu-se da ameaça, não foi?

E já que parece tão preocupado com massacres, lembro quem desde a II Guerra Mundial mais massacres tem praticado:
A lista dos países que os USA bombardearam desde a II Guerra Mundial:

China – 1945/1946
Coreia – 1950/1953
China – 1950/1953
Guatemala – 1954
Indonésia – 1958
Cuba – 1959/1960
Guatemala – 1960
Congo – 1964
Perú – 1965
Laos – 1964/1973
Vietname – 1961/1973
Guatemala – 1967/1969
Granada – 1983
Líbia – 1986
El Salvador – 1980’s
Nicarágua – 1980’s
Panamá – 1989
Iraque – 1991/2003
Sudão – 1998
Afeganistão – 1998
Jugoslávia – 1999
Afeganistão – 2001/2006 - a ocupação continua
Iraque – 2003/2006 - a ocupação continua

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.