sábado, julho 22, 2006

E se eles falam?

De um leitor:

...Quase nos leva a pensar que a amnistia não é para os que executaram mas para os que deram as ordens.

Estão com medo que alguém fale de mais, caso seja apresentado à justiça?!


Justiça? Só para alguns?!


.

16 comentários:

Anónimo disse...

No reconciliation without justice!

Anónimo disse...

or no justice without reconciliation?!(thats what they used to say)

Anónimo disse...

Both cant't live without each other!

Anónimo disse...

O desespero é tanto que vão contribuindo para que a convicção do envolvimento de Xanana e Ramos Horta se alicerce.

Vejamos:

Mari Alkatiri apresenta-se à Justiça de forma voluntária não utilizando qualquer dos mecanismos a que tem direito, por exemplo a imunidade e o direito ao silêncio.

Xanana Gusmão nomeia ilegalmente um Procurador-Geral que para além de já ter demonstrado a sua completa incompetência ao nivel profissional e técnico, de ter sido variadissimas vezes acusado de corrupção, viola diariamente o Estatuto do Ministério Público a que está obrigado, nomeadamente o segredo de justiça no recente caso de Rogério Lobato e Alkatiri.

Xanana e Ramos Horta protegem os militares desertores e os grupos civis armados e tudo fazem para impedir que a justiça actue de acordo com a lei.

Questões inevitáveis:

Quem nada fez, nada teme.

O que será que Xanana e Ramos Horta temem?

Porque será que Alkatiri se mantém tranquilo?

Conclusão inevitável:

Quem nada fez nada teme.

Anónimo disse...

Se um crime foi cometido tendo em vista evitar um crime ainda maior... faz-me lembrar aquelas inglesas que com martelos na mão destruiram a fuselagem a uma série de aviões que estavam preparados para serem enviados para a Indonésia. Foram apanhadas e julgadas mas tinham elas razão.... não foi?

Anónimo disse...

As reconciliações também se aplicariam se fosse a sua família a ser morta?

Anónimo disse...

morreram cerca de trinta pessoas conforme algumas estimativas.
Quantos desses mortos eram anti ou pro Mari Alkatiri?
E muito engracado ver como muitos sao os que sorrateiramente falam dos mortos como parte integrante da defesa de Mari Alkatiri.
Repito a minha pergunta. Quantos desses mortos eram anti ou pro Mari Alkatiri?
Alguem sabe responder?

Anónimo disse...

Os únicos civis mortos, os seis familiares de Rogério Lobato e os mortos que as F-FDTL enterraram com honras militares eram sem margem de dúvida cidadãos timorenses vítimas do ódio anti-democrático. E quem está a impedir que a justiça esclareça as responsabilidades de Alfredo, Salsinha, Tara, Tilman, Railós e líderes da oposição nas mortes, pilhagens e incêndios, sabe-o.

Anónimo disse...

Os mortos são mortos.
Não são pró nem anti seja de quem fôr!

Anónimo disse...

Porra a margarida e mesmo debil mental. nem sabe fazer contas. Mas de qualquer maneiras se as mortes a que ela se refere forem tidas como causadas por anti-akatiristas entao os restantes (20?) sao os anti-alkatiristas abatidos por causa da defesa da democracia incluindo os 10 policias desarmados massacrados a sangue frio por efectivos das F-FDTL???
O seu raciocinio e preocupante.

Anónimo disse...

O anonimo das 12:10 escreveu: "Se um crime foi cometido tendo em vista evitar um crime ainda maior..."
Podia explicar qual o cime cometido para evitar o crime maior?
Na minha limitada capacidade de pensar deduzi que o que o Xanana e Horta e seus pelintras fizeram e o crime cometido. E qual era o crime maior que eles evitaram?
Resumindo, o Xanan e Horta sao criminosos de acordo com a sua linha de pensamento. Os outros nao sao pois evitou-se o crime que iriam executar!
Se estiver certo entao diga la ao L. Monteiro para por a maquina em accao!

Anónimo disse...

O Anónimo das 8:06:44 PM está careca de saber que o número de mortos certificado pelo Director do Hospital de Dili foi de 21, incluindo os dos polícias. Foi na morgue desse hospital que todos deram entrada. Ou quer recomeçar com a tolice da multiplicação dos mortos, outra vez?

Anónimo das 7:53:12 PM: eu sei que os mortos estão mortos, mas também já reparei que incomoda alguns quando alguém por aqui lembra os seis familiares de Rogério Lobato e os quatro homenageados pelas F-FDTL. E às vezes quero mesmo incomodar, quero que as pessoas se interroguem se há algo que justifique a perda de vidas inocentes.

Anónimo disse...

E os 60 admitidos com ferimentos de bala que posteriormente foram retirados do hospital pelos seus familiares por recearem mais represalias? Ainda bem porque mais tarde foram la soldados das F-FDTL a procura no hospital.
Terao todos eles sobrevivido os seus ferimentos?
O tempo o dira!

E quanto aos familiares do Rogerio Lobato quem e que pode, nesta altura, identificar os responsaveis por essas mortes? Foram mortos por ser da fretilin ou por serem loromonu? Ou mesmo por Rogerio Lobato ser da Ministro do Interior (Ministro dos policias que as F-FDTL tanto odeiam.)

Sera que a margarida ja sabe mais que todos nos apesar de as investigacoes ainda nem terem concluido? So a sua videncia pode explicar a maneira decisiva como culpa os anti-Akatiri pelas suas mortes.

Propaganda barata como so os vermelhos sabem fazer.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:10:02 PM: com o tempo, estamos todos mortos, ou ainda não descobriu que não fica cá nenhum de nós para semente? Mas o que me escandaliza e repugna é voltarem à carga com o número de mortos, pois até parece que acham que 21 foram poucos e agora o que mais me repugna é que tente desculpar o assassinato dos familiares do Rogério Lobato por causa do local donde vierem ou por serem familiares de alguém.

Nem se dá mesmo conta das barbaridades que por aqui tem escrito, pois não? Da desumanidade que revela ao defender o indefensável para levar a água ao seu moinho? Do populismo que é agora vir acenar, em desespero de causa, com a ameaça vermelha? Fizeram o mal, fazem a caramunha e agora ainda querem imputar às vítimas os crimes que cometeram? Seja sério.

Anónimo disse...

Margarida eu estava somente a desmascarar o facto de que sem que nenhuma investigacao tenha sido concluida sobre a morte desses parentes do Rogerio Lobato a margarida anda ja com propagandas feitas de modo a culpar os anti-Alkatiri!

SUA MENTIROSA MANIPULADORA!!

Sendo eles tambem de "Loromonu" a margarida pode garantir que nao foram mortos num ataque feito pelos "lorosae"?
Ou mesmo, pode a margarida garantir que eles nao foram mortos por simpatizantes ou mesmo familiares das F-FDTL que odeiam a PNTL da qual o Rogerio Lobaro era Ministro?

Qualquer morte e um desperdicio de vida a ser condenado e eu jamais estava a defender a morte dessas pessoas como a MENTIROSA E MANIPULADORA da margarida quer fazer acreditar.
Condeno qualquer violencia e mortes que tenham occorrido de ambas as partes.

Condeno tambem a sua arrogancia em achar-se dona da verdade e saber mais sobre um pais que nem conhece. Condeno o seu facciosismo desmedido que a leva a acusar pessoas ou grupos sem qualquer prova e em total desrespeito as investigacoes oficiais que estao a ser realizadas pela comissao internacional de investigacao.
Condeno o uso que a margarida faz de uma grande tragedia que foi a morte dessas pessoas para fazer politica barata de acusacoes aos que se opoem ao Mari Alkatiri.

VOCE E MENTIROSA E MANIPULADORA ATE DIZER CHEGA! MAS NAO PEGA! Va vender o seu comunismo para outro lado que aqui ninguem o compra. Pare de impingir o seu peixe podre!

Passe bem.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:05:52 PM ; bem vindo ao combate contra a mentira e a manipulação, mais vale tarde que nunca. É o que tenho aqui procurado fazer.

Infelizmente “as investigacoes oficiais que estao a ser realizadas pela comissao internacional de investigacao” ao contrário do que diz ainda não se iniciaram pois a comissão ainda nem chegou a Dili.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.