segunda-feira, julho 17, 2006

Sobre a manifestação da Igreja em 2005

E o que disse Xanana há um ano ( Diário de Notícias 20 Maio de 2005)

"Contudo, Xanana não atribui o mérito à hierarquia da Igreja, mas sim ao primeiro-ministro, Alkatiri, pela"paciência e ponderação com que soube lidar com a situação". Xanana recordou que a Constituição é claraquanto às competências de cada órgão de soberania e remeteu para o Parlamento a função "de legislar e defiscalizar os actos do Governo".

António Carlos ( Portugal )
para ler a notícia toda:fazer pesquisa dn.sapo.pt

19 comentários:

Anónimo disse...

falemos de justica...esta ela ser mesmo feita??

nas ultimas semana tenho tentado escrever algo sobre as familias que perderam um alguem amado o um alguem amado que perdou a familia durante a crise que Timor-Leste passou no mes de Maio.

foi no Bairro Fomento, onde uma familia que eu conhecia (nao bem) foi brutalmente massacrada. As razoes foram por serem familiares do Sr. Lobato. Mas era mesmo necessario tanta violencia e matanca??e triste...

vou leva-los pela caminhada da familia (uma mae solteira 5 raparigas e um rapaz mais velho, sem contar com um rapaz que faleceu antes deste acontecimento) durante o dia de massacre.

Uns dias antes do dia 25 de Maio esta familia encontrava-se refugiada em Loerema, quando lhes chegou uma menssagem que aparente mente era de uma madre canossiana a dizer-lhes que a escola canossiana iria reabrir e as aulas iriam continuar. esta familia retornou para Dili levando so um colchao, uma televisao e o material escolar necessario.

parecia estar tudo bem no bairro Fomento ate o dia 25 de Maio quando a familia foi cercada por um groupo de rapazes (desconhecidos como se dao parecer) que anti-Lobato. na parte de tras da casa coberta por uma muro alto era a unica saida por onde a familia poderia safar-se, aparentemente o rapaz mais velho fora mais rapido e carregando a sua irma mais nova nos bracos saltou o muro partindo a sua perna e o braco da sua irma...enquanto ele corria pela sua vida e da sua irma e via a fumaca da sua casa de longe, o rapaz rezava que o resto da sua familia tambem ja estivesse fora de casa, sa e a salva. mas o que aconteceu foi simplismente o contrario.

dentro de casa, antes de a casa ser incendiada a mae enquanto segurava nos bracos as suas duas filhas mais novas foram brutalmente alvejados ate a morte enqunto no quarto a filha mas velha fora violada no colchao que trouxeram de Leorema enquanto a sua irma assistia as imagens horrificas...as duas no quarto foram alvejadas e depois catanadas na cabeca pelos mesmos.

na vizinhaca um amigo meu encontraca-se na casa da sua avo e enquanto a casa da familia vizinha ardia este colega nao ouvira gritos de dentro...pensou este que ninguem se encontrava la (nao sabia que foram brutalmente massacrados e violados).

no entanto, o Filho mais velho que fugira antes....retornou para sua casa depois de estar em cinzas, para poder resgatar a sua motocicleta para poder levalo a si e a sua irma para um lugar salvo. nao esperava em levantar o zinco da casa e encontrar a sua Motocicleta em bom estado, mas tambem encontrou o resto da sua familia assasinada a sangue frio.

Agora:
o Filho mais velho: encontra-se em Australi e ate agora num estado de choque.
a filha mas nova: acompanhou o irmao mais velho, e sente falta da sua mae e irmas.
o meu amigo: sente remorcos por ter sido invulneravel e por nao ter feito nada antes.
a vizinhaca: continua a perguntar

"TANBA SEIDA EMA OHO SIRA, SIRA NI ALIN MAK CABE HO LOBATO. SIRA LAIHA BUAT IDA...SIRA EMA DIAK LOS"

traducao:
"Porque e que ele mataram-los,a irma deles e que se casou com o Lobato. Eles nao tem nada...Eles eram boas pessoas"

agora digam-me onde esta a justica aqui, nem ouco falar sobre as investigacoes sobre este caso especialmente (porque haviam armas involvidas) quem sao os homens ou animais que fizeram isto??. estao sendo procurados??. e o povo sofredor quem e agora??? serao postos perante a justica estes homens??Pare-se um pouco com os Big Bosses e venham ca para baixo ver o Povo.

tantas perguntas podem-me responder ou responder aos membros da familia que agora estao de luto e rezam pelas santas almas??

Eu rezo e espero que se haja algum ser maior que nos neste mundo leve estas santas almas para um lugar mais seguro que este mundo...

Anónimo disse...

Guibas: obrigado por testemunhar. Não é sem tempo. E se puder mande um abraço aos irmãos.

Anónimo disse...

E o que dizia Ramos-Horta, também há um ano:

http://dn.sapo.pt/2005/04/24/internacional/timorleste_accao_diplomata_eua_desag.html

Timor-leste Acção de diplomata dos EUA desagrada a Díli

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Ramos-Horta, afirmou ontem que o embaixador
dos EUA em Díli terá de explicar o envolvimento de elementos da sua representação diplomática na
manifestação anti-governamental organizada pela hierarquia da Igreja católica timorense. Em declarações à
agência Lusa, Ramos-Horta afirmou "Alguns agentes diplomáticos têm estado implicados, de uma forma ou
de outra, no apoio aos manifestantes. Se isso é verdade, estão a violar a Convenção de Viena". O ministro,
que falava à imprensa no seu regresso de Jacarta, considerou que a confirmarem-se tais afirmações, a
situação seria "impensável. Como seria impensável um embaixador timorense em Washington, por exemplo,
participar ou estar presente numa manifestação anti-guerra do Iraque, por exemplo, e que vai contra a
política do país anfitrião".

A imprensa timorense publicou, durante a semana, fotografias do embaixador dos
EUA, Joseph Rees, no meio dos manifestantes; ao mesmo tempo e viaturas com matrícula diplomática da
embaixada americana foram referenciadas a acompanhar os manifestantes que se deslocavam do interior
para Díli, para participar no protesto. Ramos-Horta adiantou existir informações sobre a participação de
cidadãos estrangeiros na organização dos protestos.


António Carlos ( Protugal )

Anónimo disse...

STOP talking about AKATIRI 'bin laden' ...he is FINISH.

Anónimo disse...

And you stop writing in English because you do not know how to. Seek help, because this is what normal people do when they are in doubt or sick in the head. Regards

Anónimo disse...

GO TO HELL W/ ALKATERI BIN LADEN

Anónimo disse...

Sugiro que o que GUIBAS disse deve ser transcrito e enviado ao PR e ao PM Ramos Horta.
O anonimo das 11:13:11 e' apenas um ignorante...

Anónimo disse...

Timor-Leste: Taur Matan Ruak vai finalmente ser proposto para CEMGFA


Díli, 17 Jul (Lusa) - O comandante das forças armadas de Timor-Leste, b rigadeiro-general Taur Matan Ruak, vai finalmente ser proposto para o cargo de C hefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, disse hoje à Lusa o primeiro-mi nistro José Ramos Horta.

A nomeação, da responsabilidade constitucional do governo, será apresen tada em breve ao Presidente Xanana Gusmão.

Fonte castrense, que solicitou o anonimato, disse à Lusa que a proposta de recondução de Taur Matan Ruak já deveria ter sido feita.

A partir de 20 de Maio de 2004, com a transferência das Nações Unidas p ara as autoridades timorenses das responsabilidades nas áreas da Defesa e Segura nça, a manutenção do brigadeiro-general Taur Matan Ruak no cargo de Comandante d as Forças Armadas deveria cessar, devendo aquele oficial ser proposto para CEMGF A pelo governo.

"O Presidente solicitou em três ocasiões ao então primeiro-ministro Mar i Alkatiri, incluindo em reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior d e Defesa e Segurança, que apresentasse o nome do brigadeiro-general, para Xanana o empossar", salientou a fonte.

"Ninguém percebe por que razão Mari Alkatiri não apresentou o nome de T aur Matan Ruak. Até porque com a promulgação da Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), tinha todo o cabimento e enquadramento legal a nomeação do brigadeiro-general", frisou.

Outras fontes, também castrenses e civis, contactadas pela Lusa coincid iram que desde Maio de 2004 o brigadeiro-general Taur Matan Ruak apresentou por três vezes a demissão do cargo de Comandante das Forças Armadas, mas o President e Xanana nunca aceitou, insistindo com Mari Alkatiri para que este se pronuncias se oficialmente se queria reconduzir aquele oficial ou substituí-lo.

Mari Alkatiri demitiu-se do cargo de primeiro-ministro no passado dia 2 6 de Junho, tendo sido substituído por José Ramos Horta, que acumula com a pasta da Defesa.

EL.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Mas as mortes da familia nao deve ser atribuida aos anti-Alkatiris assim de animo leve.
A situacao e muito mais complicada que isso. Houve alegacoes na altura de que os assaltantes teriam sido de lorosae porque Rogerio Lobato e familia eram de Loromonu. Outra questao e a de Rogerio ter sido Ministro do Interior na altura e que as F-FDTL estavam em "pe de guerra" com a policia.
De qualquer das maneiras nao quero detar culpas a ninguem somente dizer que nao esta claro quem ou de que lado eram os assaltantes que causaram essas mortes.

E demasiado conveniente e propagandista quererem atribuir essas mortes aos anti-Alkatiristas sem se saber ainda a identidade e motivos dos assaltantes.

Anónimo disse...

Para todos os que diziam que Xanana estava a procurar maneiras de derrubar o Taur Matan Ruak estas noticias da promocao de Taur desmascara os vossos argumentos. Pelos vistos o Xanana era o que mais defendia Taur do que o Alkatiri e isso e bem mais logico para todos que acompamharam a relacao entre o governo de Mari e as F-FDTL no passado.

Mais uma verdade que desmascara os argumentos propagandistas dos pro- Alkatiris como margarida, mau seran, fotE makE Riba, etc, etc

Anónimo disse...

Comentator from 11:13:11

YOU ARE IMPROVING A BIT, BUT I BELIEVE THAT YOU SHOULD WRITE ALKATIRI AND NOT ALKATERE. KEEP IMPROVING, MY FRIEND, BECAUSE I CAN SEE A BIT OF A SMARTARSE ON YOU!

Anónimo disse...

Nunca vi em nenhum pais no mundo onde mentem tao plenamente sem vergonha nenhuma. Imagina chamar uma pessoa Bin Laden quando nao e. Imagina separar um Timorense dos dirreitos dos outros baseado numa informacao tao mentirosa como esta. Os que conhecem o Dr mari Alkatiri sabem que e mais possivelmente acusado de ser um Jorge Sampaio em termos pessoais, a lingua, os gostos de comida e vinhos e cultura do que qualquer outro Timorense. Isto e somente uma maniera de insultar sem base nenhuma. O que e isto? O que tem isto a haver com a cultura Timorense? Nada com que eu percebe e conhece a muitos anos. tem mais haver de uma politica suja e diabolica aprendiada na Indonesia do tempo do Suharto (com os Kopassus e amigos talvez)...e isto e do que eu vi e testemunehi pessoalmente. Quem sao estes Indonesios mascarados como Timorenses a fazer esta politica tao suja e tao inmaginavel para nos Timorenses? AAAHHHHH ja sei quem sao. Os que tiveram mais perto de todos ao cao Suhrato. Ainda bem que conseguimos saber a tempo para ainda salvar esta terra.

Anónimo disse...

Nao compreendo as pessoas que estao apoiar alkatiri e criticar Xanana. Onde estavam as criticas quando Mari andava a violar a leis?
As familias se enriqueceram tao rapido desde a sua tomada de posse como PM. Antes de criticarem, vejam primeiro ao vosso idolo!

Anónimo disse...

Sera que este artigo sobre o Xanana tambem nao revela que afinal o homem ate e bem lucido naquilo que diz. Louva quando deve louvar e critica quando deve criticar.
Ora bem!

Anónimo disse...

O Xanana e outros apoiavam e elogiavam as accoes do Mari.Mas como tudo o comboio descarrilou e nao chegou a Santa Colmera.Algo tera acontecido que o Presidente e outros tomaram conhecimento disso e zas barabas.

Anónimo disse...

Pois! ou a incapacidade do Xanana gerir com paciência e poderação as crises, também como o Alkatiri as faz...e como fez com os vossos recursos marítimos...
Pois, mas vão dizer que o Alkatiri falhou nesta...
Falhou, porque tinha o Xanana, o Horta, os Bispos, a madame Gusmão, a Austrália, a América... a sabotar
aquilo que em QUALQUER PARTE DO MUNDO, dava no mímino CADEIA:

A DESERÇÃO E O MOTIM.

Qual o país onde isto não é crime?

Na Austrália? Na Indónesia? Na América?

António Carlso ( Portugal)

Anónimo disse...

em vez de:
também como o Alkatiri

deve ler-se:
tão bem como o Alkatiri

não vá aparecer por aí mais algum preocupado com os erros...

António Carlos ( Portugal)

Anónimo disse...

O Antonio Carlos. nao acho que tenha sido erro. foi o seu subconsciente a ditar.

Anónimo disse...

Tem toda a razão António Carlos. Até mesmo em Timor-Leste seria crime se não se desse o caso de ter sido promovido pelo Xanana e pelos australianos. Só que é mesmo crime. E vão todos os implicados ter que responder, porque Timor-Leste é um Estado de direito. A ver vamos quando. Talvez mais depressa do que os que ganharam a "guerra" pensam, por isso mesmo já estão tão preocupados a falar em "reconciliação".

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.