segunda-feira, julho 31, 2006

Sobre a aprovação da Constituição e outras coisas


Da Margarida:


Sabe que eram precisos pelo menos dois terços de deputados para aprovar a Constituição e também sabe que a Fretilin não teve esses dois terços, e que por isso esta Constituição resulta do compromisso da Fretilin com outros partidos.

Por isso dizer que a “Fretilin usurpou o poder soberano do povo para transformar uma assembleia constituinte em Parlamento e a formação de um governo ilegítimo” é uma tolice completa, pois esta Constituição e todos os seus artigos resultaram de um compromisso com os outros partidos e de usurpação coisíssima nenhuma!

Como é outra tolice falar do papel dominante da Fretilin como algo de criminoso, quando o papel dominante da Fretilin resultava do facto de ser o partido dominante, isto é o partido com mais deputados do que todos os outros juntos. E onde é que viu um partido dominante agir como se fosse minoritário? Desculpe que lhe diga, mas isso, nem na Cochinchina. Se um partido tem a maioria é para a exercer levando o seu programa à prática.

Fala muito da “atitude prepotente da Fretilin” mas não apresenta um único exemplo. Se quiser fazer o favor de apresentar, fico a aguardar.

Também fala muito no “núcleo duro” da Fretilin, tentando contrapor a não se percebe bem o quê, quando o que a Fretilin o que tem é o que todos os outros partidos deviam ter: órgãos de direcção com as suas tarefas bem definidas.
E por último não consigo de modo algum entender a ligeireza e a desumanidade ao afirmar “Esta crise será a maior lição que a Fretilin já teve”. Então morrem 21 pessoas, há dezenas que estão feridas, foram queimadas entre casas, sedes e edifícios públicos cerca de 1000, houve pilhagens generalizadas em Díli, há ainda 150,000 deslocados, alguns há mais de dois meses só para dar uma lição à Fretilin?

.

58 comentários:

Anónimo disse...

É pena que o Malai Azul publique este post sem a consequente resposta.
É que o que neste post se escreveu é inverdadeiro e demagógico e isso não dignifica a credibilidade do Blogue.
Uma constituição não é em parte nenhuma do mundo, um programa de governo como aqui se apregoa.
É falso, demagógico e não abona em favor de uma discussão intelctualmente séria.
Um pouco mais de escrutínio não ficaria mal, a bem da verdade e do blogue.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:57:09 AM: explique lá s.f.f. onde é que eu apregoei que uma constituição é um programa de governo? Se quiser, claro.

Anónimo disse...

Margarida, não seja tonha. Já num outro post lhe puxaram as orelhas... não desvie a coisa e repare na resposta a si mesma de um comentarista, no tal outro post:

"... Não diga asneiras. A Constituição não é um programa de governo. É a Lei fundamental do país e deveria servir para todos os governos de qualquer cor, bem como para qualquer presidente que fosse eleito.
Mas esta foi distorcida para servir a orientação de um só partido. ..."

Ainda não percebeu que por muito que sua excelência tente dizer o que quer que seja, a base, a fonte, a Constituição, está ferida desde a sua origem... ainda não percebeu? E a culpa cabe exclusivamente aos senhores que nela votaram no Parlamento. Já viu quem foram não já?

Por isso é que quase se pode dizer, deve até dizer-se, que é quase um programa de Governo. Mas não o sendo pelo óbvio, nela estão contidas as correntes que aprisionam tal matéria.

É que se assim não fosse, acredite que a crise não tinha demorado tanto, como foi tanto do agrado de todos aqueles que a pretenderam prolongar. Ou também já se esqueceu disso? Sabe quem foram não sabe?

Ainda bem.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:49:17 AM: lá porque há mais de um leitor a dizer a mesma coisa, isso tira-me a razão? Não fui eu quem disse tal coisa. Mas agora reparo que você foi mais longe do que qualquer outro – os que punham em causa a legitimidade e legalidade do Governo – pois você põe em causa a legalidade e legitimidade da Constituição quando diz que “a Constituição, está ferida desde a sua origem”! Troque lá então por miúdos s.f.f. essa coisa incrível de dizer que a Constituição estar ferida desde a origem.

Anónimo disse...

Creio que o que eh prioritario neste momento eh resolver o problema da seguranca, que passa necessaru-iamente pela reestruturacao das Forcas Armadas e da Policia Nacional; o regresso dos 150.000 deslocados as suas casas eh um outro problema urgente. Nao ha nenhum programa de desenvolvimento social e economico sem sem producao e nao pode haver producao sem garantias de seguranca e estabilidade. A discussao eh sempre util, mas pensar em mudar a Constituicao ou a Bandeira Nacional agora, me parece tao prioritaria quanto a aprovacao de uma lei sobre os casamentos gay ou de producao obrigatoria de caracois para exportacao!!! Tenham juizo!

Anónimo disse...

Anónimo das 5:12:01 AM: concordo com tudo, rigorosamente tudo o que escreveu!

Anónimo disse...

Todos tem direito a reclamar, propor e agir para melhorar a vida de todos nos, como funcionam as coisas nas sociedades democraticas. Mas para existir democracia eh preciso em primeiro lugar haver democratas. Uma sociedade como a Timorense, pos-conflito, saido de duas ditaduras coloniais, de Salazar/Caetano e de Suharto, a construcao democratica torna-se adicionalmente mais dificil, para nao citarmos o alto grau de analfabetismo, escassez de quadros, baixo nivel educacional dos existentes, a inesperiencia e imaturidade dos dirigentes politicos em materia de governacao. A experiencia da ocupacao mostra-nos que para alem da determinacao e entrega aa luta, a fe e a esperanca na libertacao da Patria, tambem nos trazia vicios e rivalidades refletidas em diferentes grupos de artes marciais, grupos de bairros, sendo que todos eles utilazaram e utilizam os mesmos metodos: a violencia para atingir os seus fins. Muitos deste grupos eram formados pelos proprios indonesios. Os seus mentores inculcavam-lhes a ideia de que para existir eh fundamental que o outro desapareca. A grande maioria dos recrutados para F-FDTL e PNTL pos-99 sao oriundos desses diferentes grupos. Pelo menos um desses grupos tem recebido anualmente os seus gurus indonesios em cerimonias publicas onde nao faltam a presenca do Joao C arrascalao, do proprio PR e do Bendito. Os conflitos entre esses grupos rivais tem acontecido durante a ocupacao e mesmo pos-2002. Houve varias tentativas de dialogo promoviadas diversas vezes pelo proprio PR, resultando em compromissos publicos, acordos assinados, mas os conflitos continuavam apos cada tentativa de solucao. Ate ao eclodir da tensao em Abril, a situacao estava aparentemente mais calma.
Paralelamente a esses, existem outros pequenos grupos, dos chamados intelectuais, todos eles com diplomas duvidosos de Universidades duvidosas , com cariz mais politico ou politizante, actuando mais a nivel local ou Distrital.. Sao estes os grupos que, ciclicamente, sao recrutados por alguns Partidos legalmente constituidos para servirem de seus olhos, ouvidos e portavozes nos respectivos Distritos. Desde Abril do corrente ano , pelo menos um destes grupos apoderou-se de carros do Estado num Distrito, fazendo-se passear neles, cobrando dinheiro as populacoes e a comerciantes locais. Ate a data os carros ainda nao foram entregues pelo grupo; o grupo exige para o efeito que o Comando da PNTL local lhes passe um documento delarando que os carros lhes tinham sido entregues legalmente e com conhecimento pleno do Coamando. Como eh obvio o Comando recusou cumprir essa exigencia. Os chefes deste grupo sao o sr. doutorandus Bruno Magalhaes e o sr. Osorio Mauleki. Os mesmos envolveram-se no ano passado no caso da republica de tasi mane, tendo na altura icado uma bandeira da tal pretendida republica num dos Sukus do Distrito de Manufahi, na costa sul. Eh o mesmo grupo que hoje reclama a mudanca da Bandeira Nacional Timorense, acrescentando-lhe algumas cores ao gosto dos homens de tasi mane.
Eu gostaria de sugerir a estes meus irmaos o seguinte: registarem o vosso grupo como um Partido Politico; trabalharem no duro, tanto para a vossa subsistencia como em termos politicos, pois o trabalho torna-nos mais homens e mulheres, responsaveis; quando forem eleitos para o Parlamento poderao sugerir tudo o que entenderem ser util para a nossa terra e se a vossa proposta obtiver expressao maioritaria, o Parlamento decidira em conformidade; eh assim que, Segundo o meu fraco pensar, funcionam as coisas em democracia.
Ita estuda matenek ona keta sai beik fila fali! Se ja somos intelectuais nao voltemos a ser ignorantes! Ita nia rain kikoan hela, ita nia Povo mos uitoan deit; Ita hotu hamutuk sei uitoan nafin! Keta haluha ita nia Historia! Temos um pais pequeno com uma pequena populacao. Todos nos juntos ainda somos poucos! Nao se esquecam da nossa Historia!

Anónimo disse...

Anónimo das 5:23:11 AM: só posso concordar com os conselhos que lhes deu. E registar que afinal parece haver gente por aqui a acusar a Fretilin de prepotente e outras coisas tais, a acusar as F-FDTL de discriminação étnica e outras tontices, e afinal eles é que querem formar "repúblicas" e impor aos outros a sua bandeira. É preciso lata.

Anónimo disse...

O que a Margarida não sabe mas também não pode saber porque não conhece Timor, é que esses grupos têm ligações à FRETILIN. Acha que carros do Estado são distribuídos aos grupos da oposição?

Eu não lhe disse já, que isto começou com disputas internas na FRETILIN?

Abra esses olhinhos e páre de dizer asneiras.

Anónimo disse...

Para esclarecimento do anonimo das 5:52 AM devo dizer o seguinte: eu nao sou da Fretilin, mas sou funcionario do Estado e tenho idade suficiente para ter juizo e ver o que pertence ao Estado, o que eh privado dos outros e o que eh meu! O que me eh dado ver eh lamentavel. Felizmente ou infelizmente vivo em Timor e sou do Distrito de Manufahi, pelo que confirmar com todas a s letras o que disse o anonimo das 5:23:11 relativamente a apropriacao dos carros por esse grupo. Esse grupo tem o apoio do Reinado e aproveitou-se da presenca do Reinado em Same na companhia de Leandro Isac para se apoderarem dos carros. Precisavam dos carros para ir a Zona de Alas cacar veados.Esse grupo esta ligado ao PD e ao PSD! Lamento desiludi-lo mas eh a verdade crua!

Anónimo disse...

Peco perdao Mario , o meu esclarecimento acima era para o anonimo das 5:51:26AM

Anónimo disse...

Anónimo das 5:51:26 AM : o Anónimo das 3:49:35 AM escreveu: “Os chefes deste grupo sao o sr. doutorandus Bruno Magalhaes e o sr. Osorio Mauleki. Os mesmos envolveram-se no ano passado no caso da republica de tasi mane, tendo na altura icado uma bandeira da tal pretendida republica num dos Sukus do Distrito de Manufahi, na costa sul. Eh o mesmo grupo que hoje reclama a mudanca da Bandeira Nacional Timorense, acrescentando-lhe algumas cores ao gosto dos homens de tasi mane.”
E você nada disse, não o contrariou, e é obvio que o Anónimo das 3:49:35 AM sabe do que está a falar. Eu confesso que foi a primeira vez que ouvi falar do assunto. Entretanto como agora disse que “esses grupos têm ligações à FRETILIN” eu fiz uma pequena busca no google e descobri precisamente o contrário, e traduzi uma notícia onde aparece esse nome Bruno Magalhães (aliás aparece imensas vezes, sempre no mesmo contexto) que abaixo posto com o link:
“Grupos de pressão política e líderes

Conselho Popular de Defesa da RDTL ou CPD-RDTL (líder Antonio-Aitahan MATAK) é o maior grupo de pressão política; rejeita o governo corrente e reclama ser o governo legítimo; Kolimau 2000 [líder Dr. Bruno MAGALHÃES) é um outro grupo da oposição; veteranos descontentes da luta contra a Indonésia, dirigido por um antigo-conselheiro do governo Cornelio GAMA (também conhecido como L-7) também joga um papel importante na pressão sobre o governo.”

http://geography.about.com/library/cia/blceasttimor.htm

PS: Não acha pois que é altura de parar de intrigar contra a Fretilin?

Anónimo disse...

Anónimo das 6:10:17 AM: muito obrigado por ter esclarecido o assunto.

Anónimo disse...

Então esses grupos não são todos dissidentes da FRETILIN pela esquerda?

O Cornélio Gama, aliás L-7 do subdistrito de Laga, distrito de Baucau, não foi nomeado assessor do Rogério Lobato em 2003?

E o CPD-RDTL não foi que obrigou a FRETILIN a declarar o 20 de Maio, dia da restauração, poruqe da independência já era o 28 de Novembro?

E por isso Timor celebra duas vezes a mesma coisa?

Está tudo maluco e já nem sabem o que dizem.

Oh senhores, vem tudo do mesmo bueiro.

E dentro da FRETILIN ainda há quem mantenha ligações a esses grupos.

Foi desses grupos que o Rogério se serviu para ter o passaporte para o Governo. E depois teve que gramar com o Cornélio como assessor para lhe retribuir.

Assim que pôde, chutou-o fora. E como cá se fazem cá se pagam, essas e outras promessas feitas ao CPD-RDTL, aqui vai disto.

Mas como a Margarida caíu d epára-quedas nisto de Timor, diz estes disparates.

Eu não lhe disse já?

Timor só pode ser percebido no contexto que começou em 1975.


E eles conhecem-se todos desde garotos, lembra-se?

E sabem os rabos de palha uns dos outros, recorda-se?

percebe agora melhor a ameaça do Alkatiri? "A FRETILIN pode criar a estabilidade ou a instabilidade"?

Ele não estava a mentir. Os ignorantes é que não acreditaram nele.
Está a ver como sem o saber me vai dando razão?

Anónimo disse...

Margarida, volte a reler o preâmbulo da Constituição. A Margarida de facto deve ter uma "alma" muito curiosa mas não obstaculize a abrir a mente. Volte lá de facto atrás e vá reler tudo. Leia o que existe escrito por quem de facto andou no terreno durante 24 anos a lutar, junte o que puder da rede no exterior, mas não leia só os "escribas" do marxismo-leninismo, junte os dados e tire as conclusões que quiser. Esse material está disponível... e quando for altura, mais material histórico vai aperecer, mas como dizia o José Mattoso... ainda está muita gente viva, não pode. Está a imaginar que há coisas que não podem ser ditas não é? Já viu como era bonito e provavelmente quase único que a História fosse feita - da verdade histórica, caso não fossem uns teimosos continuarem a não lhe dar o valor que tem?

Anónimo disse...

Anónimo das 6:10:17 AM

O Leandro Isaac, começou por ser da UDT. Foi com o Mário para o PSD, lista em que foi eleito deputado. Zangou-se com o Mário e passou a independente o que deu uma guerra porque o Mario até quis que ele se demitisse de deputado, o que ele não fez. Segue sendo independente.
duvido que ele tenha alguma ligação com o PSD agora. Talvez com o PD do "Lasama". Agora vai para onde o aceitarem.

Mais acima, outro anónimo associa o João Carrascalão a reuniões do Colimau2000 e CPD-RDTL. Vai-me desculpar mas mas não consigo ver associação mais desajeitada.
É que não tem nada a ver.
O Professor José Mattoso é que sabe muito mais do que pode dizer, infelizmente. Oxalá esteja a pôr tudo por escrito para um dia se poder saber.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:39:22 AM: primeiro escreveu que esses “grupos têm ligações à FRETILIN”, agora pergunta (não ingenuamente) “Então esses grupos não são todos dissidentes da FRETILIN pela esquerda?” Onde havia uma afirmação “têm ligações à Fretilin” passa a “dissidentes da Fretilin”, que como sabe são coisas completamente diferentes.

Parece que em todos aqueles partidos que concorreram em 2001 todos eles tinham dissidentes da Fretilin, não é verdade? E mesmo assim a Fretilin teve os tais 57,37%...

E depois tenta ainda baralhar o partido Fretilin com o Governo e com o Parlamento, quando são três instituições diferentes.

Ora todos sabemos que o Ramos Horta era ministro do Alkatiri e também toda a gente sabe que ele não era da Fretilin, porque é que o Lobato não podia ter no governo um assessor que não fosse da Fretilin. E na Constituinte toda a gente sabe que a Fretilin não tinha os dois terços para sozinha aprovar a Constituição e que teve de negociar compromissos com outros partidos.

Organizem-se: é que tão depressa acusam o Governo de só admitir gente da Fretilin, como o contrário, como tão depressa acusam a Fretilin de tudo o que está na Constituição como de ter acolhido propostas de outros.

E não vale também a pena continuar a deturpar a frase do Alkatiri, já lhe disse por mais de uma vez. O que ele disse é que no poder a Fretilin não cria instabilidade. De facto quem criou toda a instabilidade por aí foi quem quis tirar (por golpe, á traição) a Fretilin do poder.

Anónimo disse...

Tirar por golpe? Por favor Margarida, parece-me um gravíssimo erro estratégico o próprio Poder ter admitido a "queda" de 40% do seu aparelho militar... a entrada de trops estrangeiras foi a pedido, e ainda bem, do próprio sistema pois o mesmo Poder não teve afinal Poder para manter em normal funcionamnto as estruturas do Estado!

Isto não é nenhuma traição, é incapacidade para terem lidado da melhor maneira com a situação.

Anónimo disse...

Eu nao disse que o oleo vem sempre para o cimo?
Cacar veados em carros do Governo? Reinado e companhia?
Digam la as verdades todas ta?
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Anonimo das 6:39:22 AM.
Voce tem toda a razao. Esses grupos estao ou estavam todos de uma forma ou de outra ligados a fretilin. Eram membros desencantados da Fretilin que continuram na "clandestinidade" e nao alinhados a ala central da Fretilin . A CPD-RDTL (L7, Aitahan Matak e outros) costumavam usar a bandeira da Fretilin e so deixaram de o fazer apos varios pedidos de atencao da lideranca da Fretilin. Eles exigiam a restauracao da independencia e da contituicao de 1975 (de partido unico).
CPD-RDTL signica COMISSAO POPULAR de DEFESA da Republica Democratica de Timor-Leste.

Quanto ao Dr. Nuno (doutor uma ova) conheco o pessoalmente e nao tem nada de PD ou PSD. O anonimo que se diz funcionario publico em Manufahi mas nao militante da Fretilin deve estar absolutamente enganado. Se o Nuno esteve alinhado com a PD e PSD com o mesmo objectivo de derrubar o governo de Alkatiri diga-se isso. Uma alianca de conveniencia assim como alias deve ser o caso da faccao que ate ao congresso quiseram contestar a lideranca de Alkatiri.
Classificar esses grupos marginais como sendo da oposicao e a mesma coisa que dizer que a Fretilin e uma organizacao de idiotas por ter uma associacao (atraves dos seus membros graudos) muito estreita e comprometedora com os seus inimigos.
A Fretilin e o unico partido Timorense que afiliou oficialmente um dos maiores grupos de artes marciais na sua estrutura organica. A cerimonia dessa afiliacao foi presidida pelo proprio Mari Alkatiri.

Leiam mais no DN.

"Xanana adverte Fretilin para não acolher milícias

Timor-Leste comemora hoje o terceiro aniversário da sua independência. A ocasião é de festa, mas o Presidente da República, Xanana Gusmão, alerta para uma nova ameaça o regresso de uma milícia partidária. E o perigo vem do próprio partido no Governo. O grupo de artes marciais denomina-se Korka, está filiado na Fretilin e o Chefe do Estado teme que inicie a prática de intimidações sobre a população, "só porque pertence ao partido do poder"."

http://dn.sapo.pt/2005/05/20/internacional/xanana_adverte_fretilin_para_acolher.html


Quanto a margarida, o melhor e mesmo reservar a si as suas opinioes sobre estas materias porque nao percebe nada destes assuntos ou mesmo de Timor porque e impossivel conhecer Timor (e por isso tirar conclusoes acertadas)so daquilo que se le nas noticias. Ha que conhecer a historia dos partidos, de Timor, das pessoas que integram os partidos e em geral os actores que activamente estao envolvidos no processo.

Mas compreendo que para uma pessoa como a margarida o importante nao seja tanto fazer argumentos razoaveis com base na realidade mas defender a cor a todo o custo (que muitas vezes transparece de um jeito vergonhoso).

Anónimo disse...

Por este andar podemos considerar que o Francisco Lopes da Cruz, o Mario Carrascalao, o Leandro Isac o Tavares comandante dos milicias, o Zacarias Costa o Vicente Guterres e outros mais sao da UDT? e o Abilio Araujo, Xavier do Amaral, o Xanana, o Ramos Horta sao da Fretilin? Um militante de um Partido eh quele/a que milita no Partido, a partir do momento que se desvincula, deixa de ser militante desse Partido, como eh obvio. Todos as pessoas aqui arroladas sao actualmente militantes/dirigentes de outros Partidos que formaram ou a eles aderiram.
Eu tambem conheco esse tal do doutor Bruno Magalhaes, ele eh admirador do tambem dr. Zacarias Costa do PSD e do eng Sabino do PD.

Anónimo disse...

Obrigada Margarida por nao desistir de responder e esclarecer a todos quanto estao confusos.Continue com o seu excelente trabalho, onde quer que esteja. Leio os seus comentarios com profundo interesse

Anónimo disse...

Anonimo 6:39.22
O 20 de Maio e celebrado como dia de restauracao da independencia . O 28 de Novembro e o dia da independencia segundo a Constituicao da RDTL. Todos os partidos com assento no parlamento subscreveram a Constituicao.
A FRETILIN e o partido da maioria e continua a comandar porque tem o apoio das Bases. Peca aos seus amigos da oposicao para trabalkharem junto das Bases mas sem recorrer a violencia. Ninguem ganha com a violencia. Quem ama verdadeiramente TL, nao pode recorrer a violencia ... e o povo timorense sabe distinguir quem sao os verdadeiros nacionalistas.

Anónimo disse...

Anonimo 6:39.22
O 20 de Maio e celebrado como dia de restauracao da independencia . O 28 de Novembro e o dia da independencia segundo a Constituicao da RDTL. Todos os partidos com assento no parlamento subscreveram a Constituicao.
A FRETILIN e o partido da maioria e continua a comandar porque tem o apoio das Bases. Peca aos seus amigos da oposicao para trabalkharem junto das Bases mas sem recorrer a violencia. Ninguem ganha com a violencia. Quem ama verdadeiramente TL, nao pode recorrer a violencia ... e o povo timorense sabe distinguir quem sao os verdadeiros nacionalistas.

Anónimo disse...

Imaginem so a lata deste ultimo comentarista. A margarida? A Portuguesa de Angola e que esclarece os Timorenses sobre a sua propria historia porque os Timorenses estao confusos? Isto e o cumulo dos cumulos. Nao admira nada que Timor esteja no estado que esta com tantos assessores Mocambicanos e Portugueses da esquerda a trabalhar para o governo so podia resultar numa crise.
Coitados dos Timorenses, andam confusos!??

Anónimo disse...

correcao o meu comentario das 3:14:52 PM foi dirigido ao anonimo das 2:54:27 PM.

Anónimo disse...

Anonimo das 6:10:17 AM,
Nâo há dúvida alguma que anda confuso ! Leandro Isac ligado ao PD? Devem estar malucos! Ele está ligado à FRENTE, fingiu'se de UDT e depois PSD, partido que le traiu porque era o mau-hu da Frente.

Ele é um macaco que sabe enganar meio mundo. Passa por inocente mas!!!!

Anónimo disse...

Para o anonimo das 3:07:17 PM quanto a questao das datas de restauracao e independencia aqui estao trechos do discurso do PR que melhor exprime a insensatez de termos duas datas...

"XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DAS CERIMÓNIAS OFICIAIS PARA A
COMEMORAÇÃO DO 28 DE NOVEMBRO Dili
28 de Novembro de 2002

Sua Excelência o Presidente Interino do Parlamento Nacional,
Sua Excelência o Primeiro Ministro,
Distintos Membros do Parlamento Nacional,...

"Esta é mais uma data para se celebrar a independência de Timor-Leste! A
independência não deveria ser celebrada, a independência deveria ser vivida
nos seus benefícios. E é este o nosso problema maior, depois de mais de duas
décadas de luta e depois de, mais recentemente e como ponto de referência, o
20 de Maio de 2002….O que é que deveria significar a independência?"

"28 de Novembro é uma data da FRETILIN! 20 de Maio é também dia da FRETILIN!
A maioria no Parlamento é da FRETILIN! O Governo é essencialmente da FRETILIN!
A independêncai serviu para se atender aos quadros da FRETILIN! A independência
é para atender também Antigos Combatentes da FRETILIN!"

Celebra-se o 28 de Novembro de 2002, com a sensação de mágoa, por causa dos
problemas de Uatu-Lari, com os problemas em Dili, com os problemas de Ualili e
Baucau, com os problemas de Same e Ainaro, com os problemas de Ermera e Liquiçá, com os problemas de Suai Maliana…

"Conforme a Constituição, Timor-Leste ficou independente em 28 de
Novembro de 1975! Há 27 anos que se é independente – vejam
só! Presto a minha homenagem à FRETILIN!"

"Porém, para a Comunidade Internacional, ficámos independentes em 20
de Maio de 2002! Eu próprio fiquei sem saber como fazer um
discurso em 28 de Novembro, com tantos problemas que o Governo
tem nas suas mãose, ainda por cima, com duas datas nas minhas mãos!"

"A justificação de que só há seis meses atrás se recuperou a soberania,
não pode prolongar-se indefinidamente… "

"É lindo celebrarmos a independência, duas vezes por ano.
É triste, contudo, que o nosso povo tenha tantas
lamentações, por cada dificuldade não resolvida."

"Apelo ao Governo, aos Partidos sobretudo e ao
Parlamento para considerarem seriamente os problemas
que estão a acumular-se, ameaçando a estabilidade do
País. Obrigado.
- 1:16 AM
Quinta-feira, Novembro 28, 2002"

Anónimo disse...

Sim este foi um dos celebres discursatas do PR que deu bronca em 04 de Dezembro de 2002. Foi a primeira tentativa seria de golpe. Agora esta silencioso, que continue assim, porque se nao pode aparecer um outro pior!

Anónimo disse...

Como um timorense que esteve e nunca sai de Timor, concordo perfeitamente com o concurso do PR.

Anónimo disse...

Nao me diga que um Timorense que nunca saui de Timor eh mais asli que aqules que sairam de Timor? Se calhar bem queria mas nao teve oportunidade ou se calhar nem desejava sair porque era fiel servidor dos bapas! Quem sabe!
Afinal concorda com o CONCURSO do PR?! O PR participou em algum concurso? A nao ser que tenha participado no fashion show ao lado do Elder e do Anito Matos. Alias nao eh por acaso que o PR agora eh conhecido em Timor por ELXANITO!

Anónimo disse...

Recordo-me muito bem desta dircursata do Jose em frente do Palacio, faz-me lembrar o Joao, o da Madeira!

Anónimo disse...

Pois voces nunca gostaram do PR porque ele nao tem papas na lingua. Fala aquilo que deve ser falado doa a quem doer!
Nunca mais o hao de perdoar de ter tomado uma postura sensata e nao ser obrigado a reingressar na Fretilin em 2000 como queriam. Mas seria engracado saber, entre o Alkatiri e o Luolo, qual dos dois teria perdido cadeira se o Xanana tivesse mesmo reingressado a Fretilin.
Com a tremenda popularidade que o Xanana tinha facilmente relegaria tanto Mari ou Luolo para os bastidores se ele fosse mesmo ambicioso e quisesse entrar na corrida para o poder.
Mas sendo o Luolo tambem um comandante das falintil e representante da Direccao da fretilin no interior nao sei se seria ele a victima. Hmmm... Ja nao podemos saber...

Anónimo disse...

margarida disse: "Isto é: ou convoca o PR por proposta do Parlamento (e tem que ter a aprovação de dois terços do Parlamento); ou convoca o Governo. Complicado, não é?"

E isto que a margarida diz sobre a possibilidade de um referendo? Claramente, agora ate a propria margarida adopta uma atitude propotente e arrogante.

Prepotente porque regozija-se em tirar proveito dos mecanismos instituidos na constituicao pela Fretilin para remover qualquer possibilidade de o povo ser consultado sobre questoes de importancia nacional atraves de um referendo a nao ser que a Fretilin assim o deseje.

Arrogante por insinuar, muito antes das eleicoes de 2007 e sem ter a minima ideia da vontade do povo, que a Fretilin ira manter a sua supremacia politica e impossibilitar a possibilidade de realizacao de um referendo sobre os simbolos nacionais. Como se o povo nao tivesse vontade propria e estivesse limitado a autorgar as vontades da lideranca da Fretilin ou talvez mesmo da margarida.

Esqueceu-se que existe um novo PM e que a margarida nao conhece a sua posicao relativamente a essa questao da bandeira.

Quanto ao papel dominante da Fretilin nunca disse ser crime. O Problema e quando essa dominancia se transforma em arrogancia que nos leva a ignorar tudo e todos que nao se alinham as nossas opinioes. Proporciona-nos um sentido falso de sermos os donos da verdade o que por conseguinte nos leva a atitudes e posturas prepotentes.

Quanto a exemplos de prepotencia basta fazer de minhas as palavras do anonimo das 12:02:09 AM.

Relativamente a dizer que esta crise foi a maior licao para a Fretilin, nao entendo o sentido da sua indignacao. Todos os acontecimentos na vidam servem nos de licao. Os acontecimentos diarios sao parte da vida e nao acontecem pura e simplesmente so para darem uma licao seja a quem for, incluindo a Fretilin. E assim a vida, cheia de acontecimentos. Ou sera que os Timorenses lutaram e pagaram um preco elevadisimo pela independencia "so para dar uma licao" a Indonesia?
Nao conheco nenhum Timorense que nao diga que os 24 anos de luta de independencia nao foram uma grande licao para nos porque foi. Foi uma enorme tragedia para nos os Timorenses mas tambem uma grande licao. Aprendemos muitissimo o que nos permitiu saber ganhar e valorizar a independencia, saber o que queremos ser como nacao, como povo. Ficaria deveras preocupado se nao tivessemos aprendido nada de uma tao longa e penosa luta como se nao tivessemos retirado dela qualquer licao. Estariamos condenados a repetir os mesmos erros.
Como tal nao consigo comprender a indignacao da margarida, a nao ser que essa sua indignacao seja uma refleccao de que a margarida so faz aquilo que faz e sempre para ensinar alguem uma licao?

Anónimo disse...

Este comentario das 7:40:15 PM foi a resposta ao comentario da margarida num outro "post".
Acho infeliz que o Malai Azul tenha colocado este comentario da margarida na primeira pagina sem fazer qualquer transcricao das respostas dadas ao mesmo. Da mesma forma como afirmado pelo anonimo de Terça-feira, Agosto 01, 2006 12:57:09 AM acho esta atitude do Malai Azul como uma manipulacao deploravel.

Anónimo disse...

É exactamente este o cerne da questão que deu origem a todos os problemas.

O facto de a FRETILIN considerar que o país é uma coutada privada do partido.

Ele é a bandeira, é o dia da FRETILIN, é a metamorfose em Parlamento, a blindagem da Constituição, a impossibilidade legal do referendo, o esvaziamento de poderes do PR, etc...

A FRETILIN + 3 deputados (foi difícil arranjá-los)apropriou-se de uma Lei fundamental que deveria servir todos os timorenses, para servir em aspectos doutrinários, apenas o partido.

Acham que isto é democracia?

Em 1994/5, vários partidos em Portugal, clamavam contra a ditadura da maioria (mesmo com uma Constituição esquerdista) e o povo, em eleições, deu-lhes razão.

O povo tem sempre razão e se fosse mais culto, mais razão teria.

E muita gente tem a mania que cosultar o povo é uma manobra burguesa porque sabem muito bem o que o povo quer.
À boa maneira do PCUS.

Começo a desconfiar que se nada disto tivesse infelizmente acontecido, se ia haver mesmo eleições em 2007. A menos de 1 ano, nem lei eleitoral, nem comissão eleitoral, nem recenceamento.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:38:50 PM : antes dizia que o “cerne da questão” era a transformação da Constituinte em Parlamento, agora afinal percebe-se que o “cerne da questão” foi o povo ter dado a maioria que deu à Fretilin. Quer que lhe diga: pois ainda bem que deu, ainda bem que a Fretilin teve a possibilidade de ter contribuído para uma Constituição equilibrada e progressista, para a formação de um governo com capacidade para erguer um Estado, para construir instituições democráticas, para alargar a escolaridade e os cuidados de saúde em todo o território, para erguer umas forças armadas disciplinadas e coesas, para firmar acordos favoráveis com a Austrália sobre as suas reservas do petróleo e do gás, para elaborar um Orçamento que tem em conta as preocupações mais gerais da sociedade e um plano de infra-estruturas realista e ambicioso. Ainda bem que os quadros da Fretilin aprenderam a governar e a legislar com os olhos postos no seu povo.
E ainda bem que as ambições desmedidas, mesquinhas e egoístas de alguns não se concretizaram neste golpe de Estado que parece ter dado com os burrinhos na água, no que era mais importante salvaguardar: o funcionamento do Parlamento e a defesa da Constituição.
Agora o que é preciso é garantir a segurança interna para que os deslocados regressem às suas casas, para que todas as crianças retomem as aulas, para que a vida do dia-a-dia recomece sem os medos e os pavores destes três últimos meses.

Anónimo disse...

É de propósito ou é retardada?
Então não estamos a falar da mesma coisa? Pelo facto de a FRETILIN considerar que o país é coutada orivada do partido é que fez as mescambelhices na Constituição.
Só faltou mesmo transferir para a Constituição os estatutos do partido.

Quando diz Constituição progressista, suponho que quer significar o mesmo que em Portugal, quando o PCP se chama a si mesmo de partido e força progressista?
Ou seja Comunista?

Um eufemismo usado envergonhadamente para não levantar umas quantas sobrancelhas?

Os acordos são fruto de um entendimento do interesse nacional e isso não é exclusivo dos comunistas. Bem pelo contrário, como sabe pelos ideais do internacionalismo.
Já ouviu falar de Salazar? Quer alguém mais nacionalista que ele?
E então? É sinónimo de democracia e liberdade?

Você não dá tiros nos pés, são rajadas de metralhadora.

E o facto de não ter falado nas minhas desconfianças, não desmentiondo portanto, usando a sua lógica argumentativa, leva-me a concluir que as minhas suspeitas estavam bem fundadas. Não era para haver eleições nenhumas no próximo ano.

Primeiro havia que esperar pelos efeitos do investimento nas infra estruturas e depois, quando fossem visíveis aí sim, eleições.
Para o partido capitalizar investimentos feitos com dinheiro do Estado e logo, de todos os timorenses.

Bem me parecia.

Lobos com pele de cordeiro? Cheiram mal à distância.

Anónimo disse...

O anonimo das 12:14:30. A margarida e retardada. So pode ser porque se fosse de proposito ate ela nao iria assim tao longe por ser contra-producente. O resultado seria o mesmo. Ou seja as pessoas pensarem que ela e retardada. Com amigos como a margarida Fretilin nao precisa de inimigos.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:14:30 AM : Você é que ainda não acordou para a realidade pós-independência e ainda não se mentalizou que a soberania reside nos Timorenses e exerce-se pela Constituição.

E desconfio que nem leu a Constituição e que ignora de todo o imenso trabalho legislativo que o Parlamento e o Governo da Fretilin desenvolveram ao longo destes quatro apara dotar o país com os instrumentos necessários a uma governação democrática e ao serviço do povo.

E na sua frustração vem aqui vomitar ódio e disparates.

Mas é bom acordar, os velhos tempos dos colonialismos passaram, quem manda agora em Timor-Leste são os Timorenses e não mais os senhores do passado. E lembre-se que a população de Timor-Leste é das mais jovens do mundo e que a juventude não engole as patacoadas retrógradas como aquelas que aqui despeja.

Anónimo disse...

Ah pois. Para si Timorenses = FRETILIN, logo a soberania reside na FRETILIN que a exerce pela constituição que arquitectou.

E confirma-se, não ia mesmo haver eleições no próximo ano.

A juventude não engole não. Por isso é que se viu tanta juventude nas manifestações anti-Alkatiri, não reparou?
Pois é, ponham as barbas de molho.

Não andaram em manifestações a levar porrada dos indonésios para agora ficarem sujeitos a totalitarismo idêntico só que de cor diferente.

A juventude sempre na vanguarda.

Viu as diferenças etárias entre as manifs contra e a favor do Alkatiri?

Governação democrática e ao serviço do povo. A última vez que ouvi isso a alguém, foi aquele discurso (o último, felizmente) do Hoenneker no pseudo-parlamento da RDA. 5 dias depois estava apeado.
Pelo seu próprio povo.

E vem falar-me de patacoadas retrógradas?

A frustração pelo desabar do mundo socialista é sua e quer vender o mesmo peixe a um povo martirizado. Não chega já o mal que lhe fizeram?
É preciso mais? Quando páram? Quando já não houver povo para martirizar?

Os seres humanos nasceram para serem livres e não oprimidos.
Para serem respeitados, como povos com culturas ancestrais. Párem de quererem artificialmente criar em experiências de laboratório ultrapassado, o "homem novo" e amnésico da sua história da sua cultura e tradição.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:50:22 AM: E continua patética e patetamente a desmerecer da Constituição, a obra mais bonita do Timor-Leste finalmente libertado das teias dos colonialismos.

E pensam estes saudosistas que a juventude vai nas efabulações deles, que a juventude não tem remissão, nem sentido crítico e que está presa ao passado como eles estão.

E também pensa ele que não vimos a velhada a manobrar uma certa juventude meia perdida de Dili ou que essa juventude não é recuperável. Claro que é e eles sabem-no.

Alguma vez a juventude se deixou manobrar por estes tristes ressentidos. Sim para ganhar uns dólares, pontualmente, mas dê-lhes o governo oportunidades para trabalharem, para singrarem na vida e mandarão bugiar estes pseudo iluminados porque nunca o ódio e o ressentimento ganhou o futuro.

A malta o que quer é empregos uns, estudos outros, e ser cidadão de corpo inteiro no seu país. O tempo de baixar a cabeça aos senhores já foi e hoje todos os Timorenses são os senhores do seu presente e do seu futuro e é isto que estes saudosistas dos colonialismos ainda não perceberam, mas vão ter de perceber porque o tempo deles já foi e hoje é tempo de todos.

Anónimo disse...

Margarida está a falar dos saudosistas da FRENTE ?

Só pode... aliás tem-se visto que a queda "política" não é de modo algum noutro local que não seja a própria FRENTE...

A queda continua, mas até atingir o chão.... tudo vai bem...

Anónimo disse...

Afinal o anónimo das 4:47:08 AM é aprendiz de paraquedista, ainda não está habituado à cambalhota, mas mentalize-se o tempo não volta mesmo para trás.

Anónimo disse...

Por a juventude ter remissão, sentido crítico e não estar presa aos dogmas do passado totalitário comunista é que Timor tem esperança.
E viu-se nas manifestações.

Esta juventude sentiu na pele ó que é ser-se perseguido, preso e torturado pela polícia política e não quer mais disso.
Chega, gritam. Basta, reclamam.
Chega de se apropriarem deste povo como se fossem donos de todos e de tudo.
Chega de nos chantagearem para termos cartão do partido.
Chega de nos imporem dogmas que de que outros já se livraram.
Timor é de todos os timorenses, não só de alguns.
Chega de baixar a cabeça aos senhores que usurparam o nosso voto.
Chega e Basta!!!

Anónimo disse...

O que este velhadas quer é que a malta não veja que foram eles quem provocaram esta violência que matou 21 timorenses, feriu dezenas, queimou mais de 900 casas, fez mais de 150,000 deslocados, e diariamente aliena crianças e jovens instigando-os a praticarem actos de violência. São uns criminosos com uma agenda criminosa.

Anónimo disse...

Não se esqueça que dos 21, 12 foram mortos por soldados das FDTL.
Bem sabemos que branquear factos é especialidade da sua laia, mas aqui não passa.
Não faz os outros crimes serem menos importantes, mas é só para nos situarmos na verdade.

Anónimo disse...

12 nao. Dos 21 20 foram mortos pelas F-FDTL a mando do governo. 10 policias desarmados, 5 civis em Tasitolo (28 Abril), 1 militar do Alfredo Reinado, 5 civis do grupo de Rai Los. 20 dos 21.

Anónimo disse...

correcao: 4 civis do grupo de Rai Los

Anónimo disse...

1 morto deve ser das F-FDTL. 20 mortos do lado dos anti-Alkatiris e 1 das F-FDTL iguala a 21. Os restantes 2 mortos das F-FDTL e a familia que foi carbonizada na sua casa nao registam na lista da margarida. Nao serao importantes? Ou tera sido so um mau sonho?

Anónimo disse...

Voltem ao trabalho! E voce Margarida, va preparando o seu!Voces dao muita importancia a filosofias que nunca serao resolvidas...sao filosofias...trabalhem para que Timor cresca!

Anónimo disse...

Anonimo 3:50:22. Concordo consigo. Nasci e vivi em Timor no tempo Indonesio, por isso digo que concordo com o comentario.
Uma coisa que gostaria de acresentar que parece que a margarida falta de informacoes, como, os delegados que foram buscar as pessoas la nos distritos para dar apoio ao Mari. Eles foram enganar a populacao para vir ate Dili. Quando chegaram em Hera, muitos carros regressaram para a sua origem por ter descobrido as mentiras e truques dos delegados; e os que continuaram para Dili, em Dili gritaram tambem VIVA XANANA. Isto mostra que no minimo o grupo que foi levado para apoiar Mari, tambem ainda tem confianca em Xanana.

O que a Margarida esta fazer, designamos por "teori pembodohan rakyat" (=teoria de enganar o povo). Este metodo ja foi usado no tempo Indonesio e estamos farto disso.

Maragrida, para nos, baseando na realidade da vida do povo e que tiramos a conclusao, nao em ouvir os Lideres falar mas a realidade mostra ao contrario. Por exemplo, grande corrupcao que ate a presente data ainda continua a ser negada por os membros do Alkatiri.

Quanto se falam muito, digamos: ba lohi lekirauk (traducao = vai la enganar os macacos, +/- = a min nao me enganas tu).

Quando teimam, digamos:

LA HETAN BOY!(Nao iras encontrar nada, rapaz).

Queremos ver a realidade da paz, wealthy e felicidade no povo, nao na familia dos governantes, muito menos essas familias no tempo indonesio andaram com os "inteis" para matar a juventude pro independencia.

Anónimo disse...

Chega-lhe anonimo das 5:17:15 PM. Essa margarida precisa de ouvir as verdades para ver se ganha um bocado de vergomha na cara. Diga-lhe para levar a sua "teori pembodohan rakyat" la para a Angola por em Portugal tambem ja nao pega.
A margarida precisa de ter muita lata na cara para tentar vender gelo aos equimos.

Anónimo disse...

Muito paleio, muito paleio, mas nem uma palavra de condenação contra quem causou mortes e feridos, nem uma palavra de crítica contra quem cobardemente a coberto da noite anda a apedrejar deslocados, nem uma palavra de solidariedade com quem perdeu a casa e contra quem continua a dormir em campos de deslocados.

Anónimo disse...

E sabe quem anda a fazer isso?
Sabe de certeza de que lado vem?

É que os deslocados não são necessariamente FRETILINs.

Timor não é todo FRETILIN, nem sequer os firakos, quanto mais.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:15:46 AM: parece que ainda esta semana os pró-Alfredos andaram a ameaçar incendiar o Ministério da Saúde e parece que quem começou por destruir o edifício do Governo eram os pró-Xanana, e parece que também foram estes que deram uma mãozinha à destruição do Tribunal e do Ministério da Agricultura e tanto quanto me lembro tudo quanto era Fretilin estava contra pseudo divisões étnicas e nunca vi por aqui ninguém pró-Fretilin a fazer o que você acabou de fazer a dividir os Timorenses entre firakos e os outros. Mas continua sem repudiar nenhum destes crimes e principalmente sem repudiar a violência. Falam, falam, mas não dizem nada. Só se enterram.

Anónimo disse...

Ai nao? entao acha que quando o Kari Alkatiri mandou (ilegalmente) soldados das F-FDTL maioritariamente "firakos" para Tasitolo a 28 de Abril para "controlar" os peticionarios "kaladis" nao foi uma maneira de agravar muito mais ainda essa nocao de "firakos" versus "kaladis"?
Engracado. Porque eu ate pensava que uma intervencao militar que resulta em mortes representa sempre um agravamento de hostilidades ao mais alto nivel, e por isso essa intervencao militar foi o factor determinante para convencer a populacao que de facto o que estavam a presenciar era um ataque dos "firakos" contra os "kaladis". Uma autentica "guerra".
Esse foi o erro tactico mais grave de Alkatiri que influenciou decisivamente o desenrolar dos eventos. Primeiro, porque nunca deveria ter envolvido militares num assunto de seguranca interna (de exclusiva competencia da policia) quando a policia ainda estava em pleno funcionamento (ai viramos a atencao para Rogerio Lobato), e segundo, porque os militares que acabaram por intervir eram de "lorosae" e contra os "loromonu".

Nao foi a partir desse incidente, e alguns dias depois, que o Alfredo e os outros 2 majores abandonaram a cadeia de comando? Nao foi a partir desse incidente que a populacao civil comecou por se confrontar violentamente entre "lorosae-loromonu"? E verdade que essa divisao ja estava a ser vocalizada pelos peticionarios mas o massacre de Tasitolo acabou por dar corpo a essa divisao e da forma mais grave. Atraves do uso de forca militar que e de natureza uma forca de combate armado.
Quando fazemos uma analise mais aprofundada dos acontecimentos nao podemos negar que as Forcas Armadas foram usadas indevidamente e ilegalmente para fins politicos. E e isso que esta tambem implicito nas palavras de Taur Matan Ruak quando disse que os politicos vao ter que explicar ao povo a razao desta crise ate porque ele tambem tinha ja admitido que a Fretilin tinha cometido o erro de tentar assegurar a submissao das F-FDTL.
Talvez ai se pode encontrar a razao do porque que de uma simples queixa de discriminacao no seio das F-FDTL gerou-se um conflicto armado que acabou por ter desmembrado a propria PNTL e por fim uma anarquia geral em Dili.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:27:30 AM: agora o jogo é desvalorizar o amotinamento no seio das F-FDTL, chamando-lhe “uma simples queixa de discriminação no seio das F-FDTL”. Ora parece que na época por aí ninguém pensou isso e saquei do site da UNOTIL notícias de três datas (9 de Fevereiro; 24 de Março e 31 de Março) que o comprovam. Traduzi as notícias e deixei os links para poder confirmar. Cá vão:

1 - Quinta-feira, 09 Fevereiro 2006

402 F-FDTL lançaram protesto

Na Quarta-feira, 402 membros das F-FDTL incluindo os da Naval, Primeiro e Segundo Batalhões e do Quartel-General, que se consideram a si próprios como um grupo étnico distinto do Oeste de Timor-Leste, protestarem no Palácio Presidencial em Caicoli.

O grupo dirigiu o seu protesto ao Presidente por ser o Supremo Comandante das F-FDTL em relação a declarações por alguns Comandantes que foram os do leste de Timor-Leste que estiverem em primeiro lugar envolvidos na guerra. Também lançaram um protesto irado contra o que reclamam ser discriminação no seio das F-FDTL relacionadas com promoções feitas exclusivamente aos do leste.

O Presidente Xanana respondeu dizendo que como Comandante Supremo, tem interesse em resolver o conflito mas que está infeliz que os soldados tenham saído dos seus quartéis para protestar. Quando se reuniu com os manifestantes, o Presidente pediu-lhes que regressassem aos seus quartéis e que permitissem que a Comissão Interna das F-FDTL investigasse as alegações.

Contudo, os soldados recusaram regressar, dizendo que alguns dos Comandantes os tinham ameaçado que se participassem no protesto, seriam considerados inimigos. Sugeriram que todos permanecessem no Quartel-General em Tasi Tolu, para que os investigadores os pudessem ouvir como um grupo. Anteciparam que podiam experimentar problemas com os seus colegas se regressassem aos respectivos quartéis.

A situação tornou-se quente quando o Presidente Xanana, incapaz de convencer os soldados a regressarem, os deixou para regressar ao seu gabinete. O Presidente declarou que teria preferido que os soldados tivessem somente apresentado uma petição, e que não tivessem saído dos seus quarteis, porque esta acção não vai ajudar a resolver o problema. (TP, STL)


Timor-Leste: o Presidente dá aos manifestantes das forças armadas um ultimato para regressarem aos seus quartéis

Dili, Feb. 8 (Lusa) – O Presidente Xanana Gusmão deu a centenas de soldados amotinados de Timor-Leste que protestavam um ultimato na Quarta-feira para regressarem para os seus quartéis ou enfrentariam a expulsão das forças armadas.
Depois de se reunir com um grupo de cerca de 400 soldados pela segunda vez consecutiva no Palácio Presidencial na Quarta-feira à noite, Gusmão prometeu um inquérito aos seus pedidos e nenhuma represália pela sua acção se regressarem aos seus quartéis na Quinta-feira de manhã.
O grupo de tropas desarmadas juntou-se no Palácio das Cinzas em Dili cedo na Quarta-feira para exigir a substituição do Comandante do Batalhão 1, com base em Baucau, o Coronel Falur.
"Erraram quando abandonaram os vossos quartéis. "Se regressarem (aos quartéis), serão outra vez oficiais, sargentos e soldados ", disse Gusmão aos manifestantes reunidos, avisando-os de que se desobedecerem "deixarão de serem militares ".
Prometeu aos soldados que não enfrentariam represálias e que seria aberto um inquérito às suas ofensas.
Camiões da polícia e militares alinhavam-se perto do Palácio Presidencial para transportar os soldados de volta para os quartéis durante a noite se assim escolhessem fazer.
Comentando para a Lusa e para a RTP depois desta reunião com os manifestantes militares, Gusmão disse que “não sabia” se eles seguiriam o seu conselho.
"Depende deles, eu mostrei-lhes o caminho ", disse o Presidente. (LUSA)
http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/588584301a1352ba49257110003a98d6?OpenDocument

2 - Sexta-feira, 24 Março 2006
Presidente Xanana: Decisão de expulsão errónea & injusta

O Presidente Xanana Gusmão declarou que como Presidente da República acredita que a decisão do Comandante das F-FDTL Taur Matan Ruak para expulsar quase 600 soldados das F-FDTL é errónea e injusta. Declarou que o assunto está a ser tratado como uma questão de indisciplina sem considerar a raiz do problema no seio da instituição F-FDTL Contudo, disse que como Comandante Supremo das Forças Armadas respeitará a decisão do Comandante das FDTL, porque está no âmbito das suas competências tomar tal decisão.

Respondendo à declaração do Presidente o advogado dos direitos humanos Aderito de Jesus Soares disse que é tarde demais para tal declaração. Declarou que se o Parlamento Nacional e o Governo quisessem seriamente resolver o assunto, então tal assunto não se teria tornado um problema tão grande. Criticou a atitude de (o PR) ter dado prioridade a visitas ao estrangeiro em relação às preocupações domésticas, e declarou que o Presidente devia ter feito uma declaração sobre o caso das F-FDTL antes de ter partido para a sua visita ao ultramar, somente para agora regressar e lamentar a decisão do Comandante das F-FDTL.

Entretanto, o porta-voz dos 591 soldados expulsos Gastão Salsinha exprimiu o seu desapontamento com a decisão do Presidente Xanana de não intervir na decisão da expulsão tomada pelo Quartel-General das F-FDTL. Declarou que isso mostra que a petição apresentada pelos soldados não tem valor, o que reforça a impressão que a população geral continua a ser oprimida, enquanto os líderes se esforçam para se ajudar uns aos outros. (TP, STL, Diario)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/cc3c25e39ea472b44925713b00367649?OpenDocument

3 - Sexta-feira, 31 Março 2006

Alkatiri: A petição dos soldiers ainda para ser considerada + A policia prende vinte pessoas

O Primeiro-Ministro Mari Alkatiri disse que mesmo apesar do Comandante das F-FDTL Taur Matan Ruak ter tomado a decisão de expulsar os 591 soldados das F-FDTL, isso não significa que o assunto acabou.

Declarou que a petição apresentada pelos soldados, e por conseguinte o problema no interior da instituição é ainda uma questão. Falando no exterior do Congresso Nacional Sector Privado-Governo, na Quinta-feira, Alkatiri disse que o governo mantém a sua posição de apoiar a decisão de Ruak de expulsar os soldados, ao mesmo tempo que o Estado se conterá para manter a sua posição de que a decisão foi errada e injusta.

Clarificou que apesar de as duas posições serem contraditórias, serão feitos esforços para resolver os assuntos no interior da instituição das F-FDTL como apresentadas na petição.

Contudo os soldados expulsos não terão outra oportunidade para serem soldados, porque “não queremos que a instituição militar seja tratada com ligeireza”, enfatizou. De acordo com Alkatiri, noutros países os peticionários não teriam sido somente expulsos das Forças Armadas, mas teriam sido levados a um tribunal militar para serem julgados.

O Comandante da PNTL Paulo de Fátima Martins confirmou que a polícia prendeu vinte pessoas, incluindo um peticionário, desde Terça-feira. Falando aos repórteres na Quinta-feira, Martins explicou que muitas das pessoas que contribuíram para a destruição de casas conseguiram escapar. Entre os que foram presos, aqueles contra quem há evidência de envolvimento serão levados ao tribunal, e aqueles contra quem não há tal evidência serão libertados. (TP, STL)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/973c4aa88bfedd9749257142002de198?OpenDocument

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.