quinta-feira, julho 27, 2006

País precisa de 800 polícias internacionais, diz Ramos-Horta

Kuala Lumpur, 27 Jul (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, José Ramos -Horta, disse hoje que Timor-Leste precisa de 800 polícias internacionais para g arantir a segurança do país.

Ramos-Horta, que está na Malásia para participar na conferência sobre s egurança dos países da Ásia-Pacífico, disse em conferência de imprensa que confi a que as Nações Unidas disponibilizem rapidamente essa força internacional, com uma missão de dois anos.

"Vai ser necessário muito tempo para reorganizar a nossa polícia", afir mou Ramos-Horta, instando a comunidade internacional a permanecer no país o máxi mo possível de tempo.

O primeiro-ministro precisou que a força policial precisará de ser refo rçada com um contingente militar de "capacetes azuis" para prevenir eventuais ca sos de violência como o ocorrido em Maio passado.

"O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o envio da força pol icial, mas deve decidir ainda se envia uma força militar permanente", explicou R amos-Horta.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Alexander Downer, ta mbém presente na conferência de imprensa, considerou que o número sugerido de 80 0 polícias era excessivo, e admitiu que a Austrália poderia participar com efect ivos nessa força.

Ramos-Horta é um dos participantes na conferência sobre segurança dos p aíses da região Ásia-Pacífico, que se realiza sexta-feira na capital da Malásia.

A conferência segue-se à reunião anual da Associação das Nações do Sude ste Asiático (ASEAN), na qual Timor-Leste quer ingressar formalmente nos próximo s cinco anos.

FP.

9 comentários:

Anónimo disse...

800 Policias Internacionais? O homem esta maluco! Quem paga? A GNR com 300 agentes e mais que suficiente. Devia-se solicitar entao a GNR para o treino de pessoal Timorense selecionado para a Forca Policial Timorense. Excluir todos os que foram Policias Indonesios ou que tenham a mentalidade deles, ou mesmo a do Longuinhos Monteiro.
Horta, 800? Tens rabinho com medo?

Fote Make Riba

Anónimo disse...

So para tomar conta do Mari precisa-se de 100.
Se ele dar a sola com tantos advogados e necessario muita policia.

Anónimo disse...

o novo PM sabe o que se diz para bens Doutor Ramos Horta..

Anónimo disse...

Timor-Leste: Major Alfredo Reinado fica em prisão preventiva
Díli, 27 Jul (Lusa) - O major Alfredo Reinado, surpreendido terça-feira com armas ilegais e ouvido hoje pelo Ministério Público, viu-lhe ser aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, disse à Agência Lusa fonte judicial.
A audição de Alfredo Reinado, oficial rebelde que abandonou no início de Maio a cadeia de comando das forças armadas timorenses, "correu muito mal", acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada.
"Quando lhe foi comunicada a medida de coacção (prisão preventiva) Alfredo Reinado desatou aos insultos e os militares australianos tiveram de ser reforçados para o transportar para a cela", adiantou a fonte contactada pela Lusa.
A prisão preventiva foi aplicada ao major Alfredo Reinado e a mais 14 dos homens do seu grupo, surpreendidos terça-feira pela GNR, no decurso de uma operação policial, na posse de um arsenal militar, incluindo designadamente pistolas, milhares de munições, granadas, rádios, armas brancas e farda militares.
O major Alfredo Reinado foi ouvido pelo Ministério Público por ter violado a disposição legal, em vigor a partir das 14 horas da passada segunda-feira, segundo a qual qualquer timorense que fosse apanhada com armas seria detido.
As três casas em que Reinado e elementos do seu grupo foram surpreendidos com munições, armas e outros artigos militares, duas das quais tinham sido ocupadas, distam apenas 10 metros do Quartel-General das forças militares australianas estacionadas em Timor-Leste.
EL.
Lusa/Fim

Estaria à espera de ser condecorado?

Anónimo disse...

O Fote Make Riba so demonstra mesmo ignorancia sobre Timor. 300 GNR? ou seja 23 por cada um dos 13 distritos de Timor?

Quem esta maluco e voce. Ou sera que acha que deviam limitar-se a Dili e preferivelmente voltarem a Portugal antes das eleicoes de 2007? Era isso mesmo que voces queriam nao e? !!
Ja podiam voltar a implementar o plano de intimidacao para obrigarem o povo a votar na Fretilin em 2007.

Continua a sonhar que isso ja nao vai acontecer. Ainda se esta por saber do tal concurso para aprovisionamento das 8000 armas que Rogerio tinha em mente.

Vai bugiar para outro lado! Voce ou e debil mental ou e mafioso ate dizer chega.

Anónimo disse...

Ao tótó da 1:07:08 AM: acha que os disparates e impunidades que se têm passado em Díli têm as mesmas proporções no resto do território?

Não me faça rir.... se quisesse fazer uma "demonstrasaun" noutro qualquer distrito as repercurssões seriam as mesmas?

Acho mesmo que não sabe o que anda cá a fazer.

Anónimo disse...

UUUAAAUU!!!!! 8000 mil armas!!!! ainda por cima que o "Rogério tinha em mente!" fantástico, isso sim dava para fazer uma guerra civil a sério!!! não igual à palhaçada de que nos têm querido convencer... Imagine-se o perigosíssimo Railos a entregar 11 espingardas e mais o tal de Reinado a entregar quase o mesmo número de pistolas mais um nº indeterminado de munições inadequadas.... uhhhhhhhhhh que medo, pânico, pânico...

Que tal um passeio turístico até ao Líbano?

IDIOTAS!!!!

Anónimo disse...

Ao anonimo das 1:07:08
Eu digo que 300 chegam e repito que chegam. 50 para Baucau 33 para os outros 11 distritos e 217 para Dili. Em Dili ficam 217 pois e em Dili que existe os incendiarios, os ladroes de sandalo e mais de alguma coisa, os burros aspirantes ao poder e que querem o usurpar a forca da violencia. Acho que voce faz parte desta rede de inuteis que nao tem capacidade de resolver os problemas dialogando sentados numa mesa, seguindo as normas legais etc etc. E por isso que disse que se DEVIA contratar 300 agentes da GNR que e suficiente dado ao Orcamento de Estado, e esta GNR entao tera de treinar uma futura forca policial, aonde provados ex-corruptos que foram policias Indonesios, ou que tenha mentalidade a la BAPA, tem de ser excluidos. Evidentemente que voce nao gosta das verdades, mas esta e a verdade! Nao temos ainda gente com capacidade e educacao ao nivel do que e necessario para se tornarem uma Forca Policial DECENTE e o resultado esta a vista, ou o senhor tem cataratas?

Fote Make Riba

Anónimo disse...

Fote Make Riba: li algures que vieram polícias de 40 países dar formação à PNTL no tempo da UNTAET. Se as coisas de facto se passaram assim, parece-me que só por milagre é que o resultado poderia ter sido muito diferente. Penso que o necessário é acabar com experimentalismos, assentarem num tipo de formação e de formadores que entendam ser mais compatível com a polícia que querem e recomeçarem a formação, treino e restruturação, mas de modo uniforme para todos, e, repito, sem mais experimentalismos à UNTAET.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.