quinta-feira, julho 27, 2006

O que os militares australianos escondem

1. Reinado estava sob a guarda/escolta dos militares australianos.

2. A casa onde foram encontrados pela GNR além das armas, granadas e munições, também tinha rações de combate da tropa australiana. Foi a GNR que fez a apreensão das armas. Os militares australianos só fizeram a detenção ao fim do dia, quando já não era possível esconder o incidente.

3. Alfredo Reinado repetiu diversas vezes que foram os militares australianos que o levaram para aquelas casas, que lhe foram entregues pelo PR Xanana.

4. O Procurador Mota Carmo pediu várias vezes, no último mês, ao comando australiano para o ajudarem na detenção de Reinado e do seu grupo, o que foi sempre recusado.

5. É impossível que os militares australianos não soubessem da existência de tanto material de guerra, pois acompanhavam sempre os rebeldes.

6. Reinado gabou-se das armas que tem, dizendo à frente de várias testemunhas, naquela casa, que tem 300 escondidas em Díli e mais 600 fora de Díli.

7. As três casas ficam na rua da entrada principal do heliporto em Díli, do outro lado da rua, a cerca de 10 metros. Todas as entradas e saídas daquelas casas foram sempre controladas pelos militares australianos.

8. O comando australiano tenta salvar a face anunciando de forma vergonhosa, que os "peacekepers" fizeram a detenção sem referirem uma única fez que só aconteceu porque a GNR tomou conta da ocorrência, não procedendo à detenção de Reinado e do seu grupo por ordens directas do PR. No fim do dia, um comando australiano chegou à casa e procedeu à detenção.

.

15 comentários:

Anónimo disse...

Portugal/GNR does not have a good PR like the Australians soldiers do. In the end Australia ends up having its stories told, no matter how innacurate it is.

Anónimo disse...

Eh, pá, tenho a impressão de que este blogue já declarou guerra aos australianos. Jão não sei se somos timor-onlinistas em vez de timorenses, ou se Timor é do blog timor-online...
Pá, também está no ar a ideia de que estão a fzer uma guerra Portugal-Austrália! Porque será, pá?
Avante, camarada, não é?

Anónimo disse...

Ninguem esta a fazer guerra Portugal/Australia. So estao a dizer as verdades! Os Kangurus ja metem nojo e deviam ser todos recambiados, para as pasturas da Nova Gales do Sul!

Anónimo disse...

...contra os canhoes marchar, marchar.
Malai Azul ( Comandante Kom-puta nain) e margarida (Comandante Dolar-Tuir-Dolar Kole Laek) na linha de fogo.
Mau Seran, fote make riba, Mau Beick, etc, na segunda linha.

Anónimo disse...

Internacionalistas
Nem o PCP, nem o BE, sempre tão ciosos da nossa independência face à "nomenclatura" da União Europeia, botaram uma palavra sobre a peregrina ideia do Ministro dos Negócios Estrangeiros português ter de prestar declarações numa comissão de inquérito do Parlamento Europeu. Nacionalistas uma ova: uns, os primeiros, são herdeiros da III Internacional; outros, os segundos, são os homens da IV Internacional.

Estes tipos ainda não perceberam que timor não ganha nada em alimentar-se esta guerra Portugal/Austrália
É possível manter a independência sem se ter que ir berrar para a parada.
Idiotas.

Anónimo disse...

O PR (no primeiro comentário) quer dizer o quê exactamente? Presidente de República ou Public Relations?

Anónimo disse...

Em ingles PR significa Public Relations. Nao e?

Anónimo disse...

anonimo6:00:50 PM koalia nee didiak ituan labele koalia arbiru deit.hatudo o nia matenek ho hatudo o nia kakutak iha rona laos o iha nee mai trata ema ho o nia edukasaun laiha nee.

Anónimo disse...

Herois da terra, nobre o povo de Timor!
Levantai hoje de novo o esplendor
da vossa dignidade e luta para a liberdade!
Mostrem ao Mundo que sao valentes
como mostraram no passado!
Abaixo o Xanana! Abaixo o Xanana!
Vamos todos marchar, marchar!

So para ti anonimo das 6:00:50 com saudacoes democraticas.

Fote Make Riba

Anónimo disse...

Puz o Reinado num lado da balanca e o Mari no outro lado.
Nao querem ver que a balanca nao mexeu?

POXA!

Anónimo disse...

ñ é bem assim o balanço mexeu claro a fvor para o mari..alais o lado mais pesado é do mari..é muito facil de medir este sitações.neste caso entr mari e Reinaldo

Anónimo disse...

Estas enganado meu rapaz! Com aquelas armas todas inclinava para o lado do Reinado!

Anónimo disse...

hahahahaah amigo tem que ver coisas profundamente.o balanço inclinava certamente com peso para o MARI ALKATIRI é que começou a dar o instruções 1 ao ministro de interior par distribuir a arma para população civil..agora veja la se o balanço inclinava para o lado do REinaldo.

Anónimo disse...

PR = Public Relations = Relacoes Publicas.

Anónimo disse...

quero lá saber quem tem armas, se elas foram dadas por mari, rogério ou se elas estão com reinado. O que sei é que elas não andam em boas mãos, cairam na rua. A nossa segurança está em perigo!
Deixem-se de tretas e passem a falar de coisas mais sérias, por favor!
falam do país como se fosse um brinquedo. Bolas!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.