segunda-feira, julho 24, 2006

Alguém pode esclarecer? Assessores do PR fazem trabalho para oposição?

Da Babija:

...

Aliás, acrescente-se que as Embaixadas ainda nem receberam o financiamento relativo ao segundo trimestre deste ano estando em risco de parar as suas operacoes por falta de fundos (ja nem têm fundos para pagar telefones!) e correndo o risco de, ao finalizar o ano fiscal, nao poderem receber esses montantes orçamentados.

Enfim, quem lida com o MNEC sabe o que la se passa e é fundamental que a auditoria seja realizada no proprio Ministerio.

De qualquer forma, creio que a ideia do PM Ramos-Horta é a de investigar os actos criminosos cometidos durante todo este periodo.

Quanto a investigacao de outros períodos, acho optimo que seja feita, pois há muito que eram investigadas pessoas que, dentro da administracao do Estado (nao apenas governo) faziam uso de bens do estado para fruicao pessoal.

...
O legado deixado pela mentalidade indonésia em TL também é desastroso nesta área. Muitas pessoas não entendem de todo porque não devem usar os bens do Estado para usufruto pessoal o que levanta situações complicadas, muito complicadas mesmo, pois envolvem uma interpretação desincronizada de valores e principios.

Quanto aos valores "outros" que a oposicao questiona ... infelizmente a oposicao peca por vezes por preguiça excessiva. Levantam as questões mas depois não dão seguimento às suas próprias críticas.

TODOS os organismos do Estado têm essa rubrica, incluindo Parlamento e Presidência da República (consulte o orçamento português e verificará que sucede exactamente o mesmo - visa cobrir despesas não previstas). Porque é que a oposição nunca estudou os documentos relativos aos relatórios finais de prestação das contas dos montantes orçados? Todos esses documentos estão disponíveis para consulta, ainda mais por deputados. Só que, se for verificar os registos, verá que nenhum deputado da oposição os requisitou para verificação ou qualquer outro efeito.

Este é sem dúvida um problema pois, juntamente com o facto da oposição pura e simplesmente pouco ou nada fazer - nomeadamente, no estudo e apresentação de projectos de lei - acaba por tornar as suas críticas pouco credíveis.

É pena, é triste, pois, se há algo de que a Fretilin poderia beneficiar e, acima de tudo, Timor-Leste poderia beneficiar, seria de uma oposição responsavél, madura e honesta. Esta não convence ... porque não estuda, não trabalha, levantam questões para apontar dedos no período antes da ordem do dia e sempre com o cariz demasiado personalizado e não para debater os problemas do próprio país, etc. ...

Aliás, a propósito de abusos e uso indevido de recursos, seria interessante algum jornalista investigar o que se passou há dias na Presidência da República:

1. os assessores jurídicos (três deles, incluindo o brasileiro e a Cramelita Moniz) do sr PR, pagos com fundos dos doadores (inclusive Portugal), via PNUD (que concedeu há poucos meses mais 1,5 milhoes de dólares norte-americanos para as assessorias) ofereceram há dias dois projectos de lei (Lei Eleitoral para o Parlamento Nacional e Comissão Eleitoral Nacional) à oposição.

2. A oposição recebeu esta prenda do PR e já fez entrar (dia 18 de Julho) o projecto de Lei Eleitoral no Parlamento como sendo da sua autoria ...

3. Trata-se de uma acção de 'cut and paste' do texto do projecto de lei eleitoral apresentada pelo governo (ipsis verbis). O 'cut' é feito em tudo o que refere o método de Hondt, altura em que é feito o 'paste' do regulamento da UNTAET sobre as eleições para a Assembleia Constituinte - é retomado o texto na íntegra!

Se isto não é abuso (a variadíssimos níveis: político, de uso indevido de recursos, etc) o que será????!!!!

Imagine-se o que aconteceria se o gabinete de um Chefe de Estado de qualquer Estado de Direito preparasse projectos de lei para oferecer à oposição parlamentar a um Governo!

É uma relação quase obscena!

Os abusos desta natureza são múltiplos em Timor-Leste e ocorrem a TODOS os níveis do estado, começando pelo próprio PR.

Creio, que em muitos casos, deve-se mais a um entendimento errado, ou falta de entendimento mesmo, do papel do Estado do que propriamente a corrupção e acção criminal premeditada.

Seja como for, não deve acontecer e, quando acontece, deve ser investigado e reposta a legalidade (que neste caso existe e é clara).

.

29 comentários:

Anónimo disse...

Este Blogue ficou amputado? Que é do resto do Blogue?

Anónimo disse...

Já tínhamos visto o PR a inteferir nas acções do governo (com os resultados à vista de todos na PNTL e nas F-FDTL) e da justiça (com os vândalos à solta e 150,000 deslocados), agora também dá uma mãozinha à oposição parlamentar? o homem afinal ou é uma anedota completa, ou não passa de um mestre-marioneta encarregado de mexer todos os cordelinhos, ou é ambas as coisas. Inclino-me mais para a terceira hipótese.

Anónimo disse...

É absolutamente escandaloso que assessores de um chefe de estado ofereçam de bandeja projectos de lei à oposição.

Sr. PR está a ir longe demais ... e desta vez não venha com a conversa de que cumpre a Constituição .. não pega mesmo!

É preciso denunciar!

Quem tiver contactos de jornalistas,por favor, contactem-nos. Indignem-se e denunciem!

Já não chegava o golpe de estado ... pois os aliados escolhidos para dar o golpe nem competência tinham para levar a cabo as instruções.

Agora, faz-se o trabalho à oposição que também se revela incapaz de o fazer ...

A maior incompetência parece surgir do próprio gabinete do PR: deixa demasiados 'rabos de fora' e são apanhados...

Anónimo disse...

Realmente é preciso ter lata. Ainda se desse a mãozinha à maioria, agora à oposição! que sem vergonha.
Sr. Xanana, faça o favor de entregar tudo à FRETILIN senão a malta deste blogue levanta-se em armas e vai aí pôr esse país nos eixos.
Se fôr preciso ressuscitaremos o Che. Tanta falta que o moço tem feito.

Anónimo disse...

Felizmente não é preciso o PR oferecer projectos de lei à Fretilin ... é que o único projecto de lei que existia até o sr PR fazer o fazer à oposição, era o da Fretilin.

Digo felizmente porque se a Fretilin estivesse dependente do sr. PR para criar o edificio legislativo em Timor-Leste, ainda o país estaria exclusivamente dependente da legislação da UNTAET e da Indonésia.

Lamentavelmente, quando há quatro anos, o PR convocou a oposição ao Palácio das Cinzas e apelou ao estudo e que se preparassem para serem alternativa credível ao poder nas eleições de 2007, não foi ouvido.

Tiveram quatro anos mas não estudaram, não se prepararam, nem sequer tentaram redigir um único projecto de lei!

É mais fácil aceder ao poder sem trabalho. É fácil entender o poder como via de obtenção de privilégios sem ter de trabalhar.

Agora vê-se o resultado: se não for a assessoria jurídica do PR a fazer 'cut and paste' e a apresentar um projecto lei de bandeja, a oposição nem 'cut and paste' conseguiu fazer!

Não venha, sr. anónimo das 7:21:18 AM desconversar ... os únicos projectos de lei que até à data foram apresentados no Parlamento para votação desde o dia 20 de Maio de 2002, foram apresentados pela bancada da Fretilin e pelo Governo liderado por Mari Alkatiri.

Como vê, a Fretilin tentou cumprir o seu papel durante 4 anos, preparando-se, trabalhando, estudando e mostrando-se capaz de assumir a responsabilidade que lhe foi dada pelo voto popular.

Infelizmente, para Timor-Leste, a oposição não foi capaz e o PR sabe isso bem demais ... por isso, em desespero de causa - porque não pode ser ele próprio enquanto chefe de estado a apresentar o projecto de lei eleitoral - 'ofereceu-o' à oposição para o fazer!

É, como alguém dizia acima, ESCANDALOSO!

E merece ser denunciado!

Anónimo disse...

Que esperavam senhores deste homem?
O homem nao tem miolos para mais! So da para ser populista, popular e so pensa e decide com a cabeca, mas nao aquela que todos nos usamos!
Timor esta entregue a Bicharada!

Anónimo disse...

Gang attacks aid worker
Email Print Normal font Large font Lindsay Murdoch in Darwin
July 24, 2006

Advertisement
AdvertisementTEENAGE gangs are terrorising refugee camps in the East Timor capital, Dili, where an estimated 73,000 people have been living for almost two months.

In one of the worst incidents, a mob of children as young as 12 attacked a worker contracted by UNICEF in a camp in the Surik Mas district of the city.

The man had gone to monitor water supplies and sanitation facilities when he was attacked by the teenagers wielding machetes and other weapons on Friday. He suffered severe cuts and bruises.

UNICEF issued a statement at the weekend condemning the manipulation of children to commit violent acts.

Officials in 33 camps scattered across Dili have reported a sharp increase in disturbances by teenagers, including unprovoked attacks.

The Prime Minister, Jose Ramos Horta, has made it a top priority to convince the camp residents it is safe to return to their homes.

Malai Azul 2 disse...

Fonte/ Source?

Obrigado.

Anónimo disse...

Malai Azul said...
Fonte/ Source?
SMH

Anónimo disse...

É que eles não p ossuem nove advogados portugueses a ajuda-los!

Ja reparam que toda ajuda voluntaria que vem do nosso pais, Poprugal é volntaria e é só para a FRENTE? querem dar nas vistas e acham que so assim é que conseguem! Já pensaram que se conseguirem que os mais fracos ganhem uma causa justa a vitoria é mais saborosa porque foi mais dificil de se alcançar?

O alvo mais facil sao a maioria portanto toca ajudar essa gente. O peix mudinho nao interessa ! É por isso que existe muita injusstiça neste mundo. Ajudemos os mais fortes porque eles é que têm massas! Que tristeza esse mundo de Oportunistas.

Quanto ao ataque ao PR XAnana Gusmão, creio que vocës deviam ter vergonha! Ele deu a vida pela Patria! Ele sofreu, lutou, só não morreu porque foi apanhado! E denunciado ainda por cima por um dos seus camaradas que jogava com pau de dois bicos : um da FRENTE e outro jea sabemos TNI..Será preciso recordar mais?

Xanana não so sofreu como também a sa familia. A sua mulher de então, foi maltratada, abusada, violada tudo porque ela sempre se manteve silenciosa sobre o paradeiro do marido! nunca falou e por isso levaou muita pancada! Pensavam que magoando-a e aos filhos ele desistia e se entregava! Pois bem nem elen, nem a mulher desistiram! Foram firmes. E pela sua firmeza ela lebou pancada da meia noite. O mesmo aconteceu com a irmã Armandina!!!1.!
Calai lobos e raposas maldosos!
Calai e não dizeis asneiras! Deixem o Presidente em Paz! Vocês não estão a ajudar Timor antes pelo contrário, estão a dividar! Deviam era preocupar-se mais com os Zezinhos e Zezinhas do Casal Ventoso e ajuda-los a ter uma vida mais digna!!! Deixem os timorenses resolverem os seus problemas! Só devemos ajudar positvamene1 Essas gurrinhas de neia-tigela não ajudam, só prejudicam....

Malai Azul 2 disse...

Fonte / source do artigo?

Gang attacks aid worker
Lindsay Murdoch in Darwin
July 24, 2006

que alguém fez o post mais acima.

Anónimo disse...

Malai Azul said...
Fonte / source do artigo?
SMH = Sydney Morning Herald

Malai Azul 2 disse...

Obrigado.

Anónimo disse...

"O homem afinal ou é uma anedota completa, ou não passa de um mestre-marioneta encarregado de mexer todos os cordelinhos, ou é ambas as coisas." de um leitor. Estes todos sao atributos todos de umk autentico ditador, nao?

Anónimo disse...

Oh comentarista das 10:26:58 A.M. Nao venha agora com o paleio de que lutou ou ou nao lutou etc, etc, etc. Xanana nao lutou sozinho. Todos os outros lutaram e tambem os seus familiares sofreram e foram abusadas. Respeita-se o seu passado assim como o de tantos outros. Eh um dever de todos os patriotas lutar para libertar esse pais e o seu povo. Muitas pessoas foram mortas para libertar esse povo....

Anónimo disse...

Qual Fretilin qual carapuca!! O governo da fretilin tambem so apresenta projectos de lei por causa dos exercitos de consultores que estao colocados com o governo a custa de programas bilaterias e de financiamento externo atraves das agencias da ONU.

Se nao fosse isso tambem a fretilin nao fazia patavina.

Para quem trabalha ou trabalhou nessas reparticoes do governo sabe muito bem a capacidade e habilidades existentes ai. Nao quero de forma alguma minimizar os timoreses porque sou um mas estou somente a ser realista e admitir que um governo da fretilin, PD, PSD ou outro qualquer nao pode ainda superar esse facto de falta de recursos humanos qualificados para sustentar o aparelho administrativo.

Por alguma razao o Mari Alkatiri sempre argumentou para uma continuada missao da ONU em timor para apoiar tecnicamente o governo timorense. Queria pegar nas redeas do governo o mais rapido possivel mas sabia que sem esse apoio iriam fracassar redondamente. Sem esse apoio tecnico externo o governo da fretilin nunca teria conseguido fazer nada e o pais ja teria caido na fossa.

E esta e a situacao que se vive agora, 32 anos depois, no seculo 21 com timor cheio de "doutores" e tanto apoio externo mesmo assim ja e a dificuldade que e, a falta de recursos humanos, experiencia, etc,etc.

Imaginem o que teria sido em 1975 se nao tivesse havido uma invasao e a fretilin continuasse a governar timor.

Ai sim! Seria uma autentica republica das bananas de partido unico. Seria mesmo giro ver o punhado de lideres nos seus vinte e tal anos de idade, com uma formacao basica, sem experiencia qualquer de governacao de seja la o que for muito menos de uma nacao a armarem-se em governantes.
So a pensar nisso da-me arrepios!! O que seria de timor agora? mais um daqueles estados falhados sem qualquer possibilidade de recuperacao. Nem sequer chegariamos perto de ser uma Cuba.

Nao quero de forma alguma vir por este meio desculpar a invasao da indonesia. ISSO NAO!! Reservo o meu maior repudio a invasao indonesia e a todos os crimes barbaricos por eles cometidos contro o meu povo e a minha querida terra timor.

Mas as coisas acontecem da maneira como acontecem por alguma razao. Talvez fosse necessario trazer o ferro ao lume para o endurecer. Hoje as consequencias da longa luta pela independencia sao aceites como o preco a pagar pela independencia e as pessoas que viveram os horrores da invasao sabem o que custa na pele e mudaram as suas visoes e mentalidades. Mas mais uma vez, assim como foi em 1975, teve de ser um grupo de "iluminados" de fora a trazer de volta a timor aquela "revolucao vermelha" ultrapassada no mundo e que timor ja nao precisa.

"Independencia Imediata" gritavam os meninos da fretilin. Coitado de timor.

Anónimo disse...

Oh comentarista das 10:26:58 AM ...

A linguagem que utiliza já foi comentada pelo comentarista das 2:29:39 PM ... abstenho-me de redundâncias.

Quanto aos nove juristas ... o Parlamento dispôs de juristas ao longo de cinco anos! Os primeiros foram contratados para acompanhar a Assembleia Constitutinte. Estão ao serviço do Parlamento ... mas a oposição nem uso da equipa sabe fazer.

Por outro lado, há cinco anos que a oposição beneficia do apoio técnico e logísticop do NDI e do IRI. Este apoio foi solicitado pelo PR em 2001 para assegurar o apoio aos partidos que já então se previa seriam de oposição. A ideia do PR foi garantir que teriam apoio para se formarem e estruturarem enquanto partidos e, numa segunda fase, garantir que teriam apoio para se prepararem enquanto oposição e, eventualmente, partidos de poder, caso os resultados eleitorais o viessem a tal ditar em 2007.

O apoio destes dois institutos tem incluido inúmeras áreas, da organização dos partidos à assessoria jurídica ao seu trabalho ... o problema é que não há trabalho a assessorar. O problema foi terem descurado e negligenciado este apoio apesar das tentativas do PR. O problema foi não terem dado ouvidos ao sr PR quando os advertiu que cinco anos passam depressa e não é tempo excessivo para se prepararem para assumir responsabilidades de partidos de poder (no sentido de governação) ...

Sr. Anónimo vê-se que desconhece a história recente de Timor-Leste, pelo menos, as áreas que são menos noticiadas nos jornais ...

Numa nota inteiramente diferente: não traga para o debate os familiares das pessoas que ocupam cargos. Estas pessoas estão a ser criticadas enquanto detentoras de um cargo e, neste caso, enquanto órgão de soberania.

É feio fazer o que tentou fazer, muito feio.

Anónimo disse...

Não foi só Mari lkatiri que pediu a continuidade da missão da ONU para apoiar tecnicamente a administração em Timor-Leste - não se confunda 'government' em inglês com 'governo', é mais do que este último.

Se bem se lembra, ainda em finias de 2000, Ségio Vieira de Mello foi confrontado pelo CBRT para incluir um maior número de timorenses na administração de modo a permitir que fosse ganha experiência essencial para o que se seguiria após a restauração da independência. Lenbra-se do processo de 'timorização' que foi tirado a ferros?

Independentemente da definição do objectivo político de independência, TODA a chamada liderança timorense sempre teve consciência da necessidade de ser tecnicamente apoiada para estar à altura TÉCNICA de assumir as responsabilidades que o Estado colocaria ...

A questão que aqui se coloca NÃO é a da capacidade ou falta de capacidade técnica da oposição para apresentar um projecto de lei ... já provou que não a tem. O problema é nem sequer terem recorrido aos meios e recursos de que dispõem para poderem cumprir um objectivo, que é político, que eles próprios definem. O problema é a incapacidade, até política, de serem oposição!

As pessoas não se preparam para assumir a responsabilidade de um Estado em dois dias.

É õbvio que é necessário continuar o apoio técnico em inúmeras áreas. Contudo, também é necessário fazer um esforço, revelar esforço e dedicação em servir o Povo e o País e é exactamente aí que a oposição falha!

Anónimo disse...

Anonimo das 2:46:16 PM dqisse:

"Quanto aos nove juristas ... o Parlamento dispôs de juristas ao longo de cinco anos! Os primeiros foram contratados para acompanhar a Assembleia Constitutinte. Estão ao serviço do Parlamento ... mas a oposição nem uso da equipa sabe fazer."

Com esses juristas disponiveis no Parlamento diga-me quantos Projectos de Lei e que ja foram apresentados internamente pela bancada da Fretilin? E se nenhuma, estarao eles a fazer uso desses juristas?

Eu sei que o PSD ja chegou a apresentar uma proposta de lei que nem foi considerada. Depois de tanto trabalho a prepararem um Projecto de Lei nem sequer foi considerado porque o Sr. Luolo decidiu que ja havia um Projecto de Lei do governo e por isso nem valia a pena perder tempo com o da PSD. Mas Isto e o luxo a que eles se dao quando tem a esmagadora maioria no Parlamento.
Agora com uma situacao dessas, que nem favorece um debate saudavel e produtivo, nao condeno os da oposicao em nao se tornarem numa maquina de producao de projectos de lei.

O facto e todos sabem disso e que os projectos de lei sao todos apresentados pelo governo e ha uma razao logica para que isso seja assim. Primeiro o Sr Alkatiri tinha que estar em controle a moldar as leis do pais de uma forma mais directa, segundo devido a qualidade dos deputados da bancada da fretilin no Parlamento e mesmo com juristas ao seu dispor o Mari so poderia imaginar a palhacada que seria, e terceiro o governo tinham muitos mais recursos ao seu dispor, incluindo assistencia tecnica em varias areas de governacao, assessores juridicos e especialistas tambem em varias areas.

Mas um episodio que se passou pela altura do debate e aprovacao do orcamento de estado encontrava-se disponivel um jurista americano com muita experiencia e fornecido por uma ONG internacional integrado no seu programa de apoio ao Parlamento. O Secretariado comprometeu-se em fazer uma circular para todos os deputados para dar o conhecimento da disponibilidade desse jurista o que nunca foi feito apesar de varias chamadas de atencao dos coordenadores desse programa de apoio. Passado quase duas semanas o jurista que achou estar a perder o seu tempo pediu aos responsaveis do programa para terminar. Em conversa com o Secretariado, eles pediram desculpas por nunca terem circulado a informacao por ter havido um mal entendido sobre a ordem do director para emissao da circular.
Mais tarde em conversa com varios deputados da oposicao eles mostraram a sua indignacao por nunca terem sido informados sobre a disponibilidade desse jurista.

Acha que desconheco a historia recente de timor? pense outra vez!!

Anónimo disse...

Quanto a rubrica OUTROS ou OUTRAS DESPESAS ate aparece no oarcamento do Estado do Vaticano! Vejam so!...
Se bem que este Estado de Vaticano nao seja um exemplo em termos de transparencia!

Anónimo disse...

Olhe que não é bem assim ... Em vez de inventar informação porque não consulta os registos do Patrlamento para verificar quantos projectos foram apresentados pela Fretilin?

Não recorra a argumentos desonestos. Por favor, não deturpe a realidade.

Espantoso que com um Parlamento da dimensão física do timorense, os deputados não se tenham apercebido que se encontrava lá um assessor jurídico para os apoiar. Olhe que é difícil - é obra! Será que é porque se abstêem de comparecer no Parlamento, ou porque comparecem para levantar questões antes da ordem do dia e nada mais?

Além disso fala de UM assessor. E os outros todos que passaram pelo Parlamento ao longo de 4 anos?

Fala de UM projecto de lei do PSD que não foi aceite. E os restantes quatro anos, o que fizeram?

Fala da iniciativa legislativa do Governo. Interessante! Felizmente que alguém a teve. Já reparou no número de vezes que o PR pressionou o governo para ter iniciativa legislativa para que o país avançasse? Não fosse isso, repito, ainda Timor-Leste dependeria da legislação indonésia e da UNTAET.

Provavelmente é isso que quer dizer quando fala em 'moldar' ... o governo 'desmoldou' a estrutura legislativa que muitos pretendiam ter em Timor-Leste, nomeadamente, os anglo-saxónicos que continuam a ter dificuldade em aceitar o sistema civilista que foi adoptado ... provavelmente foi por isso que ninguém recorreu ao jurista norte-americano.

Nota final: interessante ter omitido nos seus comentários as referências ao NDI e ao IRI e à disponibilidade com que estão em Timor-Leste desde finais de 2000 para assessorar a oposição! Já falou com algum dos seus funcionários? Já os ouviu falar da frustração que sentem pelo desperdício de recursos? Ou será que é por terem de enfrentar pessoas do tipo Lúcia Lobato, que dizem ter uma licenciatura em Direito (desde 1998/1999) e ainda em 2001 perguntavam "para quê tanto alarido com uma Constituição, mas afinal para que serve uma Constituição"?

É que não só confirma que a oposição nada se esforçou durante quatro anos como a sua (do comentarista anónimo) principal preocupação não parece ser Timor-Leste, mas antes aquilo que assumiu como crítica pessoal: desconhecimento da história recente de Timor-Leste.

Aqui não se visa criticar pessoas mas sim ideias e acções de quem detém cargos e assumiu responsabilidades.

Anónimo disse...

Quanto a rubrica OUTROS ou OUTRAS DESPESAS ate figura no orcamento do Estado do Vaticano, vejam so!! Se bem que o Estado do Vaticano nao seja um exemplo de transparencia! Com tantos gordos la a reinarem nao se espera outra coisa!

Anónimo disse...

O Sr IC, devo dizer que voce realmente e muito conhecedor das questoes Parlamentares.

Ja agora informe-nos sobre QUANTOS projectos de lei foram redigidos e apresentados pelos deputados da fretilin com assento no parlamento, E SOBRE O QUE?

Sera que aquela generalizada crenca de que o Parlamento practicamente so servia de carrimbo de borracha para o governo era uma mentira? E como e que nao era verdade quando ate os deputados sempre justificavam essa situacao dizendo que nao dispunham de recursos adequados para desempenhar a funcao legislativa em pleno?

Mas sabe Sr IC costuma-se dizer que pela boca morre o peixe! Percebe? Nao? ora leia outra vez as suas palavras:

"Fala da iniciativa legislativa do Governo. Interessante! Felizmente que alguém a teve. Já reparou no número de vezes que o PR pressionou o governo para ter iniciativa legislativa para que o país avançasse? Não fosse isso, repito, ainda Timor-Leste dependeria da legislação indonésia e da UNTAET."

"Não fosse isso, repito, ainda Timor-Leste dependeria da legislação indonésia e da UNTAET."????

Estara o IC a admitir entao que nem a propria bancada parlamentar da fretilin faz uso dos assessores juridicos para produzir legislacao? Entao nao e so a oposicao pois nao? E estara tambem a dar me a razao quando eu dizia que uma das razoes da maior parte dos projectos de lei provirem do governo era os recursos humanos qualificados que estavam ao dispor do governo em funcoes de assesoria tecnica, juridica e de gestao fornecidos por acordos bilaterais e dos paises doadores.

Quanto ao NDI e o IRI estara o Sr. IC a referir-se aos "workshops" de informacao realizados para todos os partidos politicos mas que a fretilin nunca precisou (por ter muitos mais recursos de proveniencia misteriosa).

Ou estara a referir-se ao facto de a oposicao evitar a IRI (por exemplo) porque um Senior Program Assistant era o Sr. Filomeno Aleixo, radical da fretilin (ainda que esforcava-se em passar por apartidario) que nesta crise viu a sua carreira politica registar uma rapida ascencao de militante a membro da Comissao Politica Nacional da fretilin e porta-voz da mesma, e por ultimo o segundo vice-ministro da administracao estatal. Os esforcos dele foram bem recompensados nao acha?

Quanto as rubricas "outros" nunca disse em qualquer altura ser uma practica estranha aos orcamentos.
Simplesmente chamei a atencao que numa situacao e que as execucoes orcamentais eram tao baixas (nalguns ministerios 15-30%) sera muito interessante averiguar se esses rubricas "outros", em contrapartida, tenham sido "executadas" mesmo a 100%. Foi neste contexto e tambem no contexto destas auditorias ordenadas pelo PM que disse ser interessante saber desses "outros".
Vou esperar serenamente pelos resultados das auditorias,e so o que tenho a dizer.

Nao admiti desconhecimento da historia recente de timor como afirma. O Sr pelos vistos nao e bom leitor.
Quanto ao conhecimento pessoal da situacao Sr. IC e debativel. O Sr. pode estar colocado numa posicao que lhe da uma particular perspectiva dos desenvolvimentos em timor e eu noutra. Duas cabecas duas sentencas. Qualquer que seja a posicao que ocupa nao lhe confere maior conhecimento da "história recente de Timor-Leste." Se tanto uma perspectiva, um angulo dessa historia.
Agora ate concordo consigo que e importantissimo estar em timor ou mesmo ter estado em timor para se ter qualquer legitimidade para falar e e isso que estou farto de dizer a vossa camarada margarida mas ela nao mete na cabeca. E acaba mesmo por afirmar-se como uma autoridade na area. Deve ser da idade avancada.

Fasse bem.

Anónimo disse...

O engraçado é o facto de só porque estão meia duzia de meses ou um par de anos em Timor e pensam que sabem mais que todos.

Oh senhor comentarista das 2:46 acho que deveria estar calado/a porque hoje mesmo que não se v iva em em Timor as nticias correm, e para alem do mais o senhor devia aprender mais sobre Timor e os timorenses. Pessoas como o senhor/a só estão a dividir ainda mais o pais.

Não aponte o dedo ao Presidente p orque ele em 75 não fugiu com o rabo a seringa. Outros refugiara-se em hoteis de Moçambique e muitos subsidiados pelo governo portugues. O Presidente é boa gente. Pode não ser perfeito mas bem timorense, nascido, criado educado....não é do Iemen...O presidente lutou por Timor por amor a sua Patria, não foi pelo tacho. Podia ter morrido com um tiro na cabeça, com uma catanada, ou doente....mas nunca abandonou o seu pais e sempre defendeu a Lingua Portuguese para o povo do qual ele faz parte!

Anónimo disse...

So, correct me if I’m wrong, Xanana saw four cornas and decide Mari should go! Maybe the tape he sent to Mari was “Debbie does Dallas” or perhaps “Kristy does East-Timor” just imagine if he saw 10, will be screwed, regardless East-Timor has been screwed thanks to Xanana.

Anónimo disse...

For the 8:33:50 PM anonymous.

You're disgusting.
Has anyone ever told you that watching porn and wanking yourself too much is not good for your brain cells? It makes you stupid!
It definitely looks like no one told you.

Anónimo disse...

Caríssimos,

O que me parece mais relevante assinalar é que:

1. Existe um princípio de separação de poderes (PSP) que todas as constituições democráticas do Mundo pretendem respeitar.
2. Se a história em causa for verdadeira, tal será, no mínimo, grosseira violação do princípio referido em 1.
3. Eu compreendo que o PR Xanana não tenha capacidade para perceber a gravidade de tal actuação.
4. Mas é inaceitável que um assessor jurídico aceite fazer o frete aos partidos da oposição.
5. Qualquer jurista no Mundo sabe o que é o PSP, o que foi necessário para ser conquistado, o relevo crucial para a democracia, etc.
6. Exigem-se consequências, designadamente da parte dos dadores que sustentam a actuação dos senhores acima referidos e que estão a patrocinar um rude golpe nos mais elementares princípios constitucionais.

Nota adicional: isto faz recordar também a actuação presidencial no referente ao Código Penal. Será que não aprenderam?

Anónimo disse...

Se atendermos à qualidade política/profissional/etc. e tal, dos membros e assessores da presidência.

Não sei bem do que é que estavam à espera!?!?

Anónimo disse...

Parece que a guerra deixou de ser entre o Xanana e o Mari. Agora é entre os assessores de um e os assessores de outro.

Tá bonito tá.

Já agora, os timorenses estão dispensados?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.