segunda-feira, junho 05, 2006

Manifestação amanhã, terça-feira

Fontes próximas do senhor Salsinha garantem que amanhã, familiares e simpatizantes dos peticionários, virão de Ermera para Díli para se manifestarem e exigirem a demissão de Mari Alkatiri.

As mesmas fontes adiantaram que terão cercade 50 viaturas para os transportar.

5 comentários:

Anónimo disse...

O blog está a perder qualidade.... ou então a entrar no mesmo erro do DN de hoje que "anunciou" a manifestação para hoje, tendo saído para a rua com esse anúncio quando em Timor-Leste se sabia que não ía haver. Noticiem as coisas quando acontecem...
se eles cancelaram a que estava prevista para hoje tb podem cancelar a que está prevista para amanhã...

Anónimo disse...

Acho pouco provável que os peticionários consigam reunir em Dili mais que 20 pessoas. Possivelmente, tal grupo deve ser de foragidos, criminosos e baderneiros.
Alfredo
Br

Anónimo disse...

E já agora alguém me pode informar a quem pertencem os tais camiões amarelos em que os "manifestantes" sempre se fazem transportar?

Anónimo disse...

Pelas contas, veremos a realidade se assim se concretiza, mas 10 distritos em 13 é capaz de ser complicado aos que querem continuar como a avestruz: cabeça enterrada na areia... é uma vergonha o que se está a passar em Timor! A quem interessava isto? Acho que ao timorense em si não, mas interessava certamente a alguns radicais do Poder. 31 anos depois os métodos usados pela Fretilin na altura, aplicam-se agora mas... quem votou na Fretilin em 2001? Estão à espera que as pessoas não liguem ao que se tem desenrolado desde a Constituinte e daí não advirem as respectivas consequências? Que erro de cálculo colossal. Meus senhores demitam-se! Não aumentem ainda mais a miséria em que já estão! Hoje impõe-se perguntar ao senhor PM onde vai ele encontrar 200 mil para virem para a rua gritar que estão consigo! Na verdade tanto se afastou deles que não há volta a dar. Mais grave é constactar-se que afinal tentaram atingir o Presidente da República! Peçam vocês próprios aos céus que algum anormal ou uma série deles não venham a cometer o mais bárbaro acto... tentar já tentaram. Não compliquem, seria isso o fim. Esperemos que exista agora a coragem sim de condenar os culpados, mas convirá que agora o exemplo seja dado por cima... os que desGovernaram Timor-Leste! E esses os timorenses, apesar de todo o fogo-de-artífico circundante e manobras já completamente ridículas de culpabilização exterior (que obviamente se juntam ao circo é claro!), sabem perfeitamente quem são. Não há mesmo condições para se continuar a atirar areia para os olhos por quem não teve a humildade de reconhecer a gravíssima situação que montaram ao longo destes últimos anos! Nunca a ONU deveria ter saído tão cedo e nunca deveria ter acontecido um regime de partido único na governação desta tão jovem Pátria sem existir maturidade política! ... não bastaram 31 anos de distância para se corrigirem (será que poderia haver correcções positivas em mentes destas?), não corrigiram, acentuaram clivagens. Seria pertinente perguntar: quais são os senhores que se seguem? De facto este circo tem de ter um fim, que seja rápido. Dili está em estado de sítio - claramente em Dili e arredores. Ao se retirarem para as montanhas os que não queriam alinhar na manobra, ficaram os gangs e o Poder. Para terminar esta, ainda se irá perguntar para onde foram levados os mortos... é uma vergonha! Não morreram só os que se dizem por aí, houve mais mortes meus senhores. Comecem os refugiados à procura dos seus entes desaparecidos chegada a calma necessária e vamos ver o que dirão os senhores governantes quanto às ordens de execução... especulação? Não vai haver escape, o povo está cansado disso!

Anónimo disse...

ao leitor das 10:26
antes do mais, a teoria de que os timorenses sao uns pobres coitados, uns desgraçaditos que nao sabem tomar conta de si, nem agora nem ha 30 anos atras, é facilmente derrubada pelos 24 anos de resistencia. atençao! que a resistencia nao se cingiu a homens bravos a viverem nas montanhas e a lutar pela chama acesa liderados pelo sr.xanana - envolveu todos os outros milhares de timorenses (desgraçaditos nao é) que tiveram que quotidianamente viver com os indonesios, trabalhar para eles, por vezes inclusive fazer 'trabalho sujo', e pelo outro lado garantiam nao só a sobrevivencia dos que estavam na montanha (logistica, alimentaçao, comunicaçao) como a saida de informaçao para o exterior - mais todos os outros timorenses que no exterior (e nao foi so na ONU, foi tb em PT, em moçambique, etc) se mantiveram activos e mobilizaram a comunidade internacional - mais ainda, os jovens timorenses que estudavam na indonesia... nao foi fruto nem do acaso, nem da boa vontade e sentido humanitario dos paises estrangeiros... foi trabalho duro, e concertado, dos timorenses (esses coitaditos)
de facto, foram anos em que a força do inimigo comum era tão forte que todas as outras divergencias cairam para outro plano, e obviamente, só os muito inocentes e naives poderiam achar que seria tudo um mar de rosas assim que fosse proclamada a restauraçao da independencia. a questao é que nao é só por serem timorenses que nao sabem dar 'conta do recado', se fossem portugueses, americanos ou australianos, iria ser tão dificil, como efectivamente é, construir um Estado de direito a partir do zero, e acima de tudo, construir um sentido democratico numa populaçao, que durante seculos só se soube fazer ouvir atraves da violencia e de queimadas, em 4 anos.
pergunta-se o leitor se nao teriam bastado estes 30 anos para estas mentes se corrigirem, se é que poderia haver essa hipotese.... pois é, quem se pergunta tal, é porque simplesmente nao se sabe olhar ao espelho: sabemos nós portugueses ao fim de 30 anos criar capacidade organizativa? empreendorismo? respeito pelo Estado, pela democracia e por todos os direitos e deveres que implica? do voto eleitoral ao pagamento de impostos, ao respeito pela diferença, e pela propriedade publica?.....
sem duvida, que desde 2002 que ha pouco de beneficios materiais visiveis que este governo possa apresentar, isto no sentido de alcatrao, habitaçao, etc, mas o que me parece totalmente inconsciente (e totalmente faccioso) é achar-se que foi 'má governação' garantir para os timorenses nas proximas décadas um income SUSTENTAVEL (nao basta distribuir $$$$, isso é demasiado facil) do gas/petroleo com instrumentos que respeitam as mais altas exigencias de transparencia e anti-corrupçao (obrigado noruegueses e prof.almeida serra), um programa de combate à pobreza que (que coincidencia!) iria começar agora em julho a ser efectivado, com particular enfase nas infraestructuras, saude e educaçao.
sem dúvida, que só pensar a longo prazo, ou seja, em garantir a construçao de estruturas, não é o mais desejavel, pelo contrario, as medidas imediatas sao necessarias, e mais que isso, o povo precisa de comer, de ter perspectiva positiva no futuro, de acreditar que vale a pena, que valeu a pena...
pergunto-me varias vezes, quem somos nós (sentadinhos à secretaria, e entre um cafe e um pastel de nata, vamos navegando na net) para dizer que ja tiveram a sua oportunidade...?! que ja deviam ter aprendido...?! nao seria bem mais pertinente perguntar porque raio a comunidade internacional se exalta a pedir cabeças, em vez de pedir que se respeite a democracia, um partido eleito, e a vontade expressa por um povo? e que eu saiba, se se cede uma vez à violencia e à chantagem, entao esqueçam qq Estado de direito.... a unica hipotese viavel é ser o povo de facto a escolher, e se de facto estiver farto, entao que o afirmea nas urnas, como num pais civilizado e democratico, pois é para isso que timor tem lutado!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.