sexta-feira, junho 09, 2006

Mais do mesmo...

Horta pede investigação urgente sobre alegado "esquadrão da morte"

Díli, 09 Jun (Lusa) - O governante timorense José Ramos-Horta pediu hoj e uma investigação urgente sobre a alegada formação de um "esquadrão da morte" p ara intimidar e eliminar opositores de Mari Alkatiri, cuja existência foi negada pelo primeiro-ministro e líder da FRETILIN.

Segundo o canal televisivo australiano ABC, 30 antigos membros das Fali ntil (guerrilha timorense) terão sido recrutados e armados no início de Maio, pe lo então ministro do Interior, Rogério Lobato, sob instruções de Mari Alkatiri, para intimidar e até eliminar opositores políticos.

Em declarações à ABC, Mari Alkatiri rejeitou que a FRETILIN tenha um gr upo armado clandestino e que tenha ordenado a distribuição de armas a civis, afi rmando que se trata de mais uma tentativa para o desacreditar.

"Estão a tentar diabolizar a minha imagem. É a única coisa que posso di zer", comentou Alkatiri.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa timorense, José Ramos- Horta, disse ao canal australiano ter ouvido rumores sobre a existência do grupo na semana passada, mas considerou-os "inacreditáveis".

"É-me muito difícil acreditar que o nosso primeiro-ministro armaria civ is, e em particular que lhes daria ordens para assassinar outros, independenteme nte de quem fossem", disse o recém-empossado ministro da Defesa.

Apesar disso, Ramos-Horta considera que "as alegações" devem ser alvo d e uma investigação independente, conduzida por timorenses e internacionais, por iniciativa do Presidente da República, Xanana Gusmão.

"As alegações são alegações até que se prove que são correctas através de uma investigação, mas são questões muito sérias", afirmou.

"Se estas [alegações] fossem verdadeiras, seria realmente uma absoluta desgraça para nós que isto acontecesse no meio da nossa ilusão e sonhos de criar mos uma sociedade pacífica, tolerante e democrática, um país democrático", acres centou.

A ABC mostrou imagens do grupo recolhidas durante a noite num local não identificado fora de Díli, vendo-se indivíduos com uniformes e armados.

O alegado chefe do grupo, identificado como comandante Raylos, alega qu e lhes foram dadas 18 armas e 6.000 cartuchos de munições, bem como veículos e u niformes.

Na lista de alvos, adiantou a ABC, estariam elementos dos militares reb eldes que se encontram na zona de Ermera e Maubisse e até militantes da FRETILIN descontentes com a liderança de Alkatiri.

A jornalista responsável pela reportagem, Liz Jackson, disse que os hom ens alegaram ter sido recrutados em nome do primeiro-ministro por Rogério Lobato , que se demitiu do cargo de ministro do Interior no passado fim-de-semana.

Rogério Lobato foi entretanto eleito vice-presidente da FRETILIN pelo c omité central do partido.

Jackson disse que os homens forneceram uma lista de datas de encontros com vários responsáveis timorenses, incluindo os que os armaram, mas que ainda n ão actuaram.
Questionado sobre as alegações, o chefe da diplomacia australiana, Alex ander Downer, considerou que não passavam de alegações.

"Seria completamente inaceitável para um primeiro-ministro timorense ou qualquer outro agir de uma forma que é ilegal e que cai fora dos limites da Con stituição. Se houver provas, não apenas alegações, mas se houver provas as autor idades devem lidar com isso", afirmou Downer.
ASP.
Lusa/Fim

19 comentários:

Anónimo disse...

ELEANOR HALL:"So Liz, you met this group last night. What did they tell you about their connection to the Prime Minister?

LIZ JACKSON: Well, basically they were a group of about 30 men who came to meet us very late at night. A number of them had travelled three, four hours to be at the meeting. They came at about 12 o'clock, one o'clock at night.

They claim that they were recruited by the former Interior Minister, Rogerio Lobato, on the instructions of the Prime Minister Mari Alkatiri.
.....
ELEANOR HALL: Why do they want this message out there now?

LIZ JACKSON: I think they're part of a… they clearly have an interest in seeing the removal of the Prime Minister"

Pergunta-se:

Porque é que o grupo se vai encntrar com Liz?

Para se denunciarem a si próprios?

Se são instruidos e homens ao serviço do PM porque será que querem a demissão do próprio chefe?

"They're a highly disciplined group"

Pergunta-se:
Se é um grupo altamente disciplinado porque denuncia o próprio "Chefe"?

LIZ JACKSON: And they say that they were asked to do two things: one, to settle down differences between those people from the east and the west of Timor, but also far more seriously they claim that, three of them claim... the central leadership of this group claim that they knew their mission and were specifically told their mission was to eliminate political opponents, to eliminate the so-called petitioners group and people who break the Fretilin rules.

Pergunta-se:
Se se mantêm fieis aos seus propositos e objectivos porque é que iriam torná-los públicos antes de concretizar os seus objectivos?

LIZ JACKSON: Well, I did specifically ask that question and they said specifically that the Prime Minister said that they should kill political opponents.

I should add that they claim… they don't claim that they have actually done that. They don't claim to have killed political opponents.

But they do claim that they were formulated to last a year, until the next elections, and that their job was to intimidate the support.

Pergunta-se:
Se o "contrato" do grupo só termina nas próximas eleições poque se denunciariam no actual momento?

In terms of verifying their claims, they've given us a list, a full list, of the 30 names of the people.

A Liz gosta do numero "30". O grupo é composto por 30 homens e a lista dos homens a eliminar é em n.º de 30...
Bom, um para um, parece-me uma "luta" justa.

Seriam muitas as perguntas de tão inconsistente que é a "notícia". Sinceramente estou cansado...

Mas já agora e por último o "grupo altamente secreto do PM" deixa-se filmar e publica quais os seus objectivos por ordem e orientação do PM?!

Por isso é que o fizeram tão tarde à maia-noite, é porque é um grupo "secreto"?

Uma coisa é certa os homens têm muito bom aspecto e no mato, no final de um dia de "trabalho" têm umas fatiotas todas limpinhas e engomadas não acham?

Anónimo disse...

E está o actual MNE, Mr. Horta a dar corda e a alimentar tais alegações? Mesmo com um segundo Ministério, parece que tempo é coisa que não falta a Mr. Horta. Que interesse há em alimentar estas novelas?

Anónimo disse...

Como é possivel que um jornalista com formação superior possa publicar uma coisa destas?

Não acham que estão a ir longe de mais pactuando com a "palhaçada" australiana?

Pelo menos questionem!

Anónimo disse...

Todos sabemos qual o nível jornalístico da ABC e ao serviço de quem difunde "notícias".
Tudo o que venha da ABC não é surpresa.
Surpresa é que jornalistas da Lusa, agência noticiosa de um país europeu e de inegável prestigio, publiquem "histórias" destas e vindas da ABC!
Senhores jornalistas da Lusa em Timor:
Também não se entende porque não publicam outras notícias, essas sim de alto nível jornalistico e de análises politico-economicas de outros jornalistas australianos?

É caso para perguntar:
Quem são vocês e de que "grupo" são? Ou só contam à ABC australiana?

Anónimo disse...

Questiona-se tudo e todos menos o alvo da alegacao.
Que completa falta de objectividade.

Pergunta-se: Porque e que estes anonimos anteriores tao depressa desvalorizam tudo que possa comprometer o PM?

Nao acham que estas alegacoes sao suficientemente serias para justificar uma investigacao?

Se for tudo uma invencao o PM sera exonerado de qualquer culpa, saira fortalecido e tera a autoridade moral inquestionavel para fazer calar as vozes da oposicao.

O PM nao parece estar preocupado. Porque se preocupam os anonimos?

Anónimo disse...

Os anónimos acho que não se preocupam com o PM.
Preocupam-se sim com a péssima qualidade de informação.
Já não há paciência!

Anónimo disse...

"A crise política em Timor, para além de ter colhido de surpresa a maior parte dos observadores, provoca algumas perplexidades e exige, por isso, uma análise menos trivial do que aquela que tem vindo a ser veiculada pela comunicação social (divisões entre o Presidente da República e o Primeiro Ministro, divisões no seio do Governo, clivagens étnicas, etc.)."

O que pretendemos é isto - informação de qualidade!

Anónimo disse...

Ao primeiro anonimo: deixe-se de criancices e perguntas tolas.
Esta bem obvio que se esse grupo for mesmo genuino ja se aperceberam que o que lhes foi mandado fazer de nada serve os interesses de timor.
E da forma como as coisas se estao a desenrolar optaram por saltar fora do barco antes que se afundar.

De qualquer das formas nao se inquiete. As verdades serao reveladas seja la qual for. Ou serao expostos como mentirosos e passiveis de litigio se a lei da difamacao ja estiver em vigor, ou alguem vai estar em mas aguas. muito mas aguas

Anónimo disse...

A informaçao é de qualidade ou nao, isto depende de que posiçao o leitor/a esta a tomar. Mas, de qualquer maneira, o segredo esta a ser revelado pouco à pouco. E no fim triunfara a verdade, entrara em funçao a justiça e reinara a paz, e o povo simples e sofredor timorense voltara a viver em suas casas com tranquilidade, sem ter medo de aparecer alguem a mata-lo e a queimar as suas casas.

Anónimo disse...

master and lord Mari Bin Laden Alkatiri as the your master butchery have been orchestred genocide plan to kill the whole East Timor People by distribuited the all weaponary and ammunitions from ETNP commanded by irrational so called inland ministry the famous skandalous Rogerio Tiago Lobato.
Where are now the almost three thousands rifles imported from Malasia, China and Cuba for defending the puppet government interests in East Timor Soil??? The above mentioned weaponary not now are in the hands of the supporters of the infame leader Alkatiri with aim to kill people that not accept their system of the brutality and savagery towards the East Timor People governation by immoral leader named Alkatiri till today???

All of you, those pro-Alkatiri should be quite now dogs and do not appear in this forum in very hysterik way to blame for australian forces are wrong doing with concerning the security task forces to be done for East Timor People.

We, the real genuine Maubere People, have to thanksgiven to the Australian Authority and Army Forces that are now accomplish their task force to give good assistance to the poor and weakness people of East Timor, but not defending the butchery leadership of Alkatiri and Luolo.

You gays the atheist, herejes, materialist followers of the your political father "Darwin" gonna to the hell, because our people would like prevail their culture and identity as the real People in their real nation East Timor.

Long Life to Heros Commanders Alfredo and other Comrades, real defenders of the Maubere People interest in east Timor Land, but not defending the psychopata and paranoid leadership dominated by irrational ones namely butcheries Alkatiri and Luolo. No longer Maubere People will destroy all infames clikes of the Alkatiri and Luolo. Their days in fact are counted now by the People Power and they will removed in very ashammed way from leadership of East Timor's People and Nation.

Anónimo disse...

Maluk nebe tau comentário hanessa né laran moras duni. Ita boot(kiik) tem ke ba hare médico ulun nian. La-iha nível duni...

Anónimo disse...

Maluk nebe tau comentário hanessa né laran moras duni. Ita boot(kiik) tem ke ba hare médico ulun nian. La-iha nível duni...

Anónimo disse...

No início desta crise lembro-me de ver no telejornal da RTP uma professora portuguesa da cooperação, em Dili, a explicar a indisciplina que reinava no quartel do Reigado e de dizer que ele arrogantemente nunca pôs os pés em qualquer aula de português. Pela amostra aí em cima parece que também pouco frequentou as aulas de inglês na Austrália.

Ego disse...

Há q entender q os golpistas irão tentar todas as frentes para denegrir a imagem e derrubar o governo actual. Não se conformam q este governo ainda não tenham caído. Não se conformam q a democracia ganhe. Não se conformam q não os deixem sugar o sangue do povo de Timor.Os interesses dos australianos e de outras sanguessugas são mais q muitos, e há sempre uma ralé de traidores e energúmenos q está disponível para lhes lamber as botas...
Mas estou convencido q os golpistas não passarão e q os traidores virão a ser condenados!
Viva o Governo de Timor!
Viva a democracia!
Timor Independente já!

Ego disse...

No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vêem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada

Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

São os mordomos do Universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos

Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Zeca Afonso - Vampiros

Anónimo disse...

Para quando a ligação desta crise ao programa nuclear iraniano? Estará alguém a tentar obter uma entrevista em exclusivo com a Al-Qaeda, com o próprio Osama, a propósito deste assunto?

Desculpem o desabafo, mas não haverá limites?

Anónimo disse...

Maluk ida comentar 4:53:41 AM ne'e "desesperado" liu. Stress ka?

Anónimo disse...

Imi het imi nia aman seus ladrões alakatiri nia bando imi sira ne duni mak moris iha povo nia sofrimento!! corruptos!!! arrogantes!! la hatene koalia ho povo!! se não fosse mr. horta timor n seria 1 pais independente, foi ele quem convenceu os americanos que timor nao 1 pais de comunistas!! mas pelos vistos pessoas como voces é que estrgam tudo depois quem paga é o ze povinho!!! VIVA ALFREDO e os seus soldados!!! Abaixo ALkatiri!!
Viva Xanana!! Viva Ramos Horta!!

Anónimo disse...

Ba maun ka alin, tiu ka avo anonimo nebe uza liafuan tolok hau husu boot atu konsidera ema seluk nia dignidade.
Ita boot bele hatoo ita nia opiniaun maibe ho respeito ba ema seluk.
Iha nee ita diskute ho ulun malirin no argumentu fundamentadu iha ambiente debate livre, nakloke ho sivilidade.

HanoinTokBa

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.