sexta-feira, junho 09, 2006

Equipamento para GNR a caminho de Díli

Lisboa, 09 Jun (Lusa) - O equipamento destinado ao contingente da GNR e nviado para Timor-Leste já foi descarregado em Baucau e encontra-se a caminho de Díli, disse hoje à Agência Lusa fonte daquele corpo militarizado.

O avião que transportou o material tinha chegado às 00:52 de hoje (hora de Lisboa) ao aeroporto de Baucau.

As viaturas, entre as quais blindados, carrinhas e veículos de transpor te de pessoal, além de equipamento anti-motim e material de apoio logístico indi spensável para o subagrupamento Bravo, chegado a Timor-Leste no domingo passado, foram já descarregadas e estão agora a caminho de Díli, disse à Lusa o capitão Dias, do comando-geral da GNR em Lisboa.

Com a chegada do equipamento e material o contingente de 120 homens da GNR deverá ficar totalmente operacional a partir de sábado, tinha afirmado terça -feira à Lusa o capitão Costa Carvalho, comandante da força da GNR.

A falta de material adequado tinha já impedido o contingente da GNR de intervir na manifestação anti-governamental de terça-feira passada em Díli.

Na quinta-feira, o brigadeiro Mark Slater, comandante das forças austra lianas em Timor-Leste, mas apresentado como comandante das forças multinacionais (Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal), tinha afirmado que os efectivos da GNR iriam actuar em toda a capital timorense logo que tivessem o equipamento necessário para levar a cabo o seu trabalho.

O acordo provisório multinacional alcançado quinta-feira em Díli, e já aprovado pelo governo português, dá à GNR o controlo exclusivo do bairro de Como ro, em Díli, durante uma fase transitória, com a sua área de actuação a ser prog ressivamente alargada à medida que o equipamento for chegando.

JPA/ASP/PR.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.