domingo, junho 25, 2006

FRETILIN apela para que Xanana Gusmão e Mari Alkatiri se mantenham

Díli, 25 Jun (Lusa) - A FRETILIN apelou hoje ao Presidente da República timorense, Xanana Gusmão e ao primeiro-ministro Mari Alkatiri para que se mantenham em funções, anunciou o presidente do partido, Francisco Guterres "Lu-Olo", em conferência de imprensa.

Francisco Guterres falava aos jornalistas após a reunião do comité central da FRETILIN, que decorreu na sua sede em Díli, e que demorou cerca de sete horas.

Entretanto, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Ramos Horta, pediu a demissão mas vai manter-se em funções até à formação do novo governo, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro.

Ramos Horta, que acumula as pastas de ministro de Estado, Negócios Estrangeiros, Cooperação e Defesa apresentou pelas 17:00 (09:00 em Lisboa), a demissão ao primeiro-ministro Mari Alkatiri, disse fonte oficial.

6 comentários:

Anónimo disse...

Nunca se conseguia entender de que lado estava Ramos Horta.
Em nenhuma parte do mundo um ministro critica e apoia ao mesmo tempo o seu Primeiro Ministro.
E quando discorda do programa do Governo apresenta de imediato a demissão. Não fica à espera de "crises".
Os Homens de quem mais se esperava terem sentido de Estado omeçam a assumir posições e a revelarem-se uns falhados quanto ao que é o principio da democracia e o bem da Nação.

Anónimo disse...

Parece-me que agora Alkatiri não foi o político sagaz cuja imagem transparecia.
O CCF da FRETILIN devia ter apresentado uma alternativa aceitável pelo PR, de modo a poder negociar algumas condições (incluindo o calendário e Lei eleitoral de eleições antecipadas) que mantivessem o País governável e lhes permitisse ganhar tempo para uma mediação externa.

Confiante que está no apoio popular, ganhará as próximas eleições e governa de novo. Ou não?

Assim, como resulta do comunicado, só fica a imagem de um grupo apegado ao poder acima do interesse nacional, usando a legalidade como escudo último.
Fica ainda a ideia que precisam de manter o poder para poder esconder alguma coisa e satisfazer os apoiantes no aparelho de Estado.

Quem não deve não teme e fora do Governo, Alkatiri ganharia liberdade e espaço para demonstrar a sua inocência, falar abertamente e sem constrangimentos de Estado dos mentores do golpe, se assim é, e retirava argumentos a quem o acusa.

Atitudes destas, tornam irrelevante o reconhecimento do governante com visão do futuro e estratega económico que se lhe reconhece.

Um PM não pode ser só isso e a FRETILIN é partido maioritário, mas não é dona de Timor-Leste nem dos timorenses.

Penso que manter o actual braço de ferro, só beneficia os inimigos de Timor. Até nisso já não está a ser inteligente.

Ai Timor....

Anónimo disse...

A LUSA está a omitir o resto da comunicação da FRETILIN!

A FRETILIN apela para a participação da Igreja Católica no processo de pacificação da situação que se vive no país - a Lusa ignora esse ponto.

A FRETILIN apela para que as pessoas que cometeram crimes graves contra o Estado, nas ultimas semanas, sejam detidas para procedimento em conformidade.

A FRETILIN afirma inclusivamente que o mesmo deve ser feito sobre militantes da FRETILIN que tenham tido acções consideradas de crime.

A FRETILIN apela para o desarmanento total das tropas irregulares e dos civis que se apresentam armados.

E há mais pontos, todos eles ignorados pela LUSA e pelo senhor jornalista Lobão.
Qual a razão deste silenciamento?

Anónimo disse...

"A FRETILIN apela para que as pessoas que cometeram crimes graves contra o Estado"

Sera essa a maneira que a fretilin escolheu para se livrarem do Mari ja que nao tem corajem o fazer frente a frente?

O Rogerio ja falou! Prendam o PM.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:46 PM: agora até já querem substituir o Ministério Público e os seus magistrados? Calma, os media australianos são muito ecléticos mas por enquanto ainda não substituiram o poder judicial de Timor-Leste. Aliás, a Constituição da RDTL não o permite e são a Constituição e as leis que mandam num Estado de direito como é a República Democrática de Timor-Leste.

Anónimo disse...

Ramos Horta pediu demissão???HUM!..
HUM!Fugiu???Não me digam que tambem andava a distribuir armas........

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.