domingo, junho 25, 2006

Carta aberta ao herói Xanana Gusmão.

Xanana, que tristeza.


Se soubesses como te admiramos, como te reconhecemos como herói, entenderias nossa tristeza, nosso grito de desespero.

Mas este discurso, este descontrolo, não é digno de ti. Nem o povo que te adora o merece.

Nos teus yes man não encontrarás decerto quem te admire mais e quem te admire mais sinceramente, sem qualquer interesse.

Reflecte. A coragem não está no caminho mais fácil como sabes.

Bastam uns meses. Mostra a tua confiança no povo timorense e na sua sabedoria.

Aceita as suas escolhas garantindo que o povo escolherá livremente. Aposta num processo eleitoral democrático controlado por quem quiseres.

Mas não deslumbres com quem te dá sempre razão. Lembra-te do nosso olhar sincero.

Um abraço fraterno,

Malai Azul.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Exemplos de projectos concretos em Timor-Leste e abortados pelo golpe de Estado

Essa é que é essa o investimento estava a bom ritmo, havia um interesse crescente dos investidores estrangeiros no país. estava à beira de instalação de fábricas várias - indústria conserveira de peixe, de marisco, componentes electrónicos para diversos fins, entre outras actividades. tudo isto junto traria milhares de postos de trabalho, imensa formação profissional e muita capacitação nacional.

As várzeas timorenses iriam começar em breve a dar três vezes mais arroz com técnica chinesa e vietnamita. os processos de cooperação estavam a andar a bom ritmo e isso assustava os que queriam o poder pelo poder.

os acordos para evitar a dupla tributação com países vários - portugal, malásia, china, entre outros - estavam em fase de discussão e iriam permitir o afirmar da economia timorense nas trocas comerciais.

querem mais? é que há muito para dizer a este nível, a economia do país estava a preparar-se para ajudar directamente o Povo através do emprego.

o petróleo estava para já resolvido, indianos e italianos iriam explorar os blocos, seis dos onze. as refinarias iriam instalar-se como previsto e a barragem de Iralalara (los palos) também estava em fase avançada de arranque de consurso internacional - só esta valência seria um dos grandes contributos de Timor-Leste para toda a ilha, TL teria capacidade para exportar electricidade para o lado indonésio.

xanana gusmão não gostou, Adelino Gomes, jornalista conceituado em assuntos de timor-leste escreveu bem e disse a verdade de um presidente que já não é mito nunca terá a elevação e importãncia de um Nelson Mandela.

O desemprego e a miséria continuada em Timor-Leste para os próximos anos só a Xanana se pode atribuir... parabéns senhor liurai alexandre gusmão.

Anónimo disse...

POVO MAKA TERUS NAFATIN...

Anónimo disse...

Fui ali e voltei... vou-me já embora mas o que parece evidente é que está a haver grande agitação no blog por causa de coisas que se dizem aqui.

Confesso já que não li todos os comentários desde a última vez que aqui estive e assim vou respondendo quando me apetece e apenas aos post's ou comentários que leio. O que significa em teoria e na prática que há muitos outros, comentários ou post's que obviamente não leio porque não consegui ou porque não quero.

Assim, a teoria do blog em relação ao lerem ou não lerem todos ou quase todos os comentários - É FALSA!

Confirma-se que quando são "picados! reagem, aqui também, ao mais alto nível.

Peço desculpa porque não estou a seguir todos os comentários como o estava a fazer mas é que tenho estou com a minha filha numa festa popular aqui da aldeia e só vim mesmo espreitar... a aflição é claramente evidente. Tenho obviamente de lhe dar mais atenção a ela que propriamente a uma série de coisas que são de suma importância mas que estão a ser tratadas não por mim nem por vocês (os mentores e ajudantes do blog) e que certamente, essas, são o que interessa.

Há coisas que de facto me transcendem, parece que aos mentores do blog nada os transcende. Verdadeiramente o povo timorense está metido num molho de bróculos (expressão portuguesa)...

E pode constatar-se que de facto quem se sentiu atingido reagiu.

Ainda bem.

Pode significar que afinal algo se passa de muito estranho.

Entre aquilo que Xanana defende e aquilo em que todos os que defendem posição noutras paragens, se vê e se verá.

Xanana pode até ser queimado por não ter respeitado os cánones do politicamente correcto, mas que raio perante a treta instalada estavam à espera que ele se calasse?

AI TIMOR, SE UNS SE CALAM GRITEMOS NÓS!

À bocado senti da boca de um timorense a impotência d comunicação, a impotência da simples possibilidade que seria comunicar e dizer aqui ou noutro sítio aquilo que lhe ía na alma... fiquei de rastos. Muitos querem falar e não têm voz. Os canais estão fechados, o dinheiro não existe, a universidade não permite que o blog do malai azul esteja activo, ninguém os ouve... é de facto brutal meus senhores.

Tenham vergonha! Que se sabe que nesta hora não a têm.

Está mais que provado para mim e basta!

Tudo isto é mirabulante de facto.

Pode tudo o que digo cheirar a loucura, tudo bem que seja mas pedia às pessoas que lêem o blog, que tentam seguir o que acontece àqueles pelos quais tanta gente se levantou em seu apoio, apenas uma coisa: pensem, pensem porque é que isto está a acontecer! Pensem porque é que afinal agora a diabolização é com Xanana Gusmão! Pensem porque é que diabolizaram Mari Alkatiri! Pensem sobretudo como é que isto foi possível! Depois basta ver quem o permitiu! E para terminar agora, pensem como é que é possível na própria estrutura interna de um único partido que se diz todo ele detentor da verdade, aoi fim e ao cabo chegamos a este ponto e a esta altura porque houve gente que deu a sua vida por uma causa. Por uma causa!

Pensem bem e digam lá se não estivemos todos por UMA CAUSA?! Claro que sim.

Então quem é que agora está fora dessa causa? Quem é que se está a defender fora da causa?

Democracia? Mas afinal quem é que violou os princípios da democracia visto que sabia que o povo logicamente iria nele votar? Os senhores do Poder, os Sebhores Doutores do Poder.... esta é que é. E nesse pacote incluem-se países, pessoas, animais e plantas.

Agarrem-se.

Mais direi, todos aqueles que sabem escrever, escrevam POR FAVOR TUDO O QUE VOS VAI NA ALMA QIE ESTES POLÍTICOS - todos de norte a sul, de este a oeste - MAIS NÃO FAZEM DO QUE AQUILO que tão clarividentemente Xanana explanou.

Eu só tenho pena de ser assim, mas gosto de o ser.

POR TIMOR LOROSA'E SEMPRE! (sic)
POR TIMOR LESTE SEMPRE!
VIVA XANANA GUSMÃO!

Que a paz estejo convosco! Mas parece que não está....

Anónimo disse...

Então mas agora passaram a ser vocês a fazer copy paste???
Lindo
Siga

Anónimo disse...

1 - “Antes de ir a Portugal, pedi para resolverem o problema dos peticionários, dentro da própria instituição, (PR, no discurso de 22/06/06)

2 – “Timor-Leste: Despedimento de quase 600 tropas 'injusto e errado' - Presidente Gusmão
Dili, Março 23 (Lusa) – A decisão anunciada a semana passada para despedir quase 600 tropas de Timor-Leste que fizeram greve por causa de condições e de regras de promoção foi "injusta” e "errada", disse o Presidente Xanana Gusmão na Quinta-feira.

Num anúncio à nação transmitida pele televisão e rádio, Gusmão disse que decidiu falar aos Timorenses porque muitos acreditavam que ele seria capaz de intervir para resolver os problemas causados pelo despedimento de um terço da Força de Defesa de Timor-Leste (FDTL).
Na sua mensagem, o líder Timorense escondeu que a decisão (...) fora tomada pelo comandante da FDTL, Brigadeiro General Taur Matan Ruak.
"Não vejo a decisão como correcta ", disse Gusmão. (...)

No mesmo dia do anúncio do despedimento das tropas, o Primeiro Ministro Mari Alkatiri tinha dito à Lusa que a decisão foi "a única solução legalmente e politicamente permissível" para uma crise militar que irrompeu no princípio de Fevereiro.
No início desta semana, Alkatiri reiterou que a acção tinha sido tomada pelo alto comando militar, "que tem o poder para tomar tais decisões". (…)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/cc3c25e39ea472b44925713b00367649?OpenDocument

PS: É só para reflectirem até que ponto as pessoas de Baucau tinham razão quando (conforme no discurso do blogue do Público) é o próprio PR que disse: “Há pouco tempo, numa reunião em Baucau, algumas pessoas diziam assim: “Xanana, ‘assim mesmo’, na guerra dividiu-nos. Finda a guerra continua a dividir-nos”.

O Brecht tinha razão “O homem, meu general… sabe pensar”. E não são os homens de Baucau que sabem pensar.

Anónimo disse...

O texto de Xanana Gusmão tem nele a tempestade inimaginável. É uma coisa que me faz lembrar quando Xanana foi preso. O homem até pareceu que se vendeu aos gaijos. Pois foi. Mas fez mais, fez com que a quase totalidade das gentes, partidos e estruturas no exterior pensassem que de facto foi isso mesmo que aconteceu. Ou já se esqueceram ou não querem ser apanhados na armadilha? Das personalidades públicas, por exemplo, a única que se mostrou foi Mário Soares a dizer que aquilo não era possível, que aquele homem só poderia ter sofrido tortura sobre ele para estar a dizer o que disse. Desculpem lá, mas aqueles que têm idade e cabeça e memória para tal momento, que pensaram de facto vocès? Digam-no a vós próprios. é verdadeiramente medonho. Pois seguiu-se o que se seguiu e que fizeram os cépticos da altura? Colaram-se! Mas que manhosos. Quando o animal está ferido fazem questão de o espicaçar, quando o animal resolve a ferida levantam-se todos como se sempre ali ao lado estivessem. Tenham ética meus senhores.

Mantenham iguais a vós próprios como aquele homem se manteve. Cedeu certamente, mas cedeu em PROL DO POVO! Estarão vocês alguma vez à altura de tal simples homem?

Duvido e vê-se....

Anónimo disse...

E preciso teres lata o Malai Azul.
Falas a um Kay Rala Xanana Gusmao sobre coragem? Isto so visto que contado....
Tem vergonha na cara homem ou mulher Azul ou de que cor de sejas.

Um malai a dizer ao Xanana na terra dele para ter coragem. O malai azul, se ele nao tivesse coragem ficava calado e deixava este Mari tramar um futuro com base no medo para timor.

Se ele nao tivesse tido a coragem durante longos anos no mato e depois na prisao jamais poderias tu ter escolhido timor para "viver e trabalhar" e ganhares dolares americanos.

Tenha juizo malai azul e vergonha tambem. Essa coisa de "reverse psychology" nos vossos comentarios nao engana a ninguem.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.