terça-feira, junho 20, 2006

Conselho de Estado reúne-se quarta-feira para avaliação situação

Díli, 20 Jun (Lusa) - O Conselho de Estado de Timor-Leste reúne- se quarta-feira para avaliar a situação e os "últimos desenvolvimentos, designadamente as alegações sobre a distribuição de armas a grupos de civis", disse hoje fonte oficial à Agência Lusa.
A última reunião do Conselho de Estado (CE), órgão consultivo do Presidente Xanana Gusmão, durou dois dias (29 e 30 de Maio) e culminou com uma comunicação do chefe de Estado ao país, a anunciar a adopção de uma série de medidas de emergência para ultrapassar a crise político-militar em Timor-Leste.
Entre as medidas anunciadas figurava a entrega voluntária de armas.
As medidas de emergência têm a validade de 30 dias, podendo ser prorrogadas se necessário.
Entretanto, os militares rebeldes, liderados pelo major Alfredo Reinado, procederam à entrega das suas armas, cumprindo ordens nesse sentido do Presidente da República.
Relativamente à distribuição de armamento a grupos de civis, a crise timorense conheceu nos últimos dias novos desenvolvimentos, com um grupo de entre 30 a 35 efectivos, a acusar o primeiro-ministro de ter ordenado ao então ministro do Interior, Rogério Lobato, a distribuição de armas e fardas.
Mari Alkatiri tem reiteradamente negado as acusações, mas o ex- ministro do Interior e vice-presidente da FRETILIN, Rogério Lobato, reconheceu, em entrevista publicada sábado pelo semanário Expresso, que o alegado "esquadrão da morte" foi preparado para ajudar a polícia a "actuar numa situação de guerrilha".
O primeiro-ministro rejeita que a FRETILIN tenha um grupo armado clandestino e que tenha ordenado a distribuição de armas a civis, afirmando que se trata de mais uma tentativa para o desacreditar.
"Estão a tentar diabolizar a minha imagem. É a única coisa que posso dizer", comentou Alkatiri, citado pela estação de televisão australiana ABC, o primeiro órgão de comunicação a revelar a existência do alegado "esquadrão da morte".
Na comunicação que fez ao país no final da anterior reunião do Conselho de Estado, Xanana Gusmão sugeriu ao primeiro-ministro Mari Alkatiri a necessidade de se encontrarem novos rostos para as pastas da Defesa e do Interior.
Um dia depois, os titulares destas duas pastas, Roque Rodrigues e Rogério Lobato, apresentaram a demissão, sendo substituídos por José Ramos Horta, que acumula a Defesa com os Negócios Estrangeiros, e por Alcino Baris, que era vice-ministro de Rogério Lobato.
EL.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que me lembre, da última vez que reuniu tal Conselho... que é que aconteceu?

Não Apaguem A Memória!!!!!!!!!!!!!!!

Com o avolumar de mais questões pertinentes a terem aparecido entretanto que irá ser pedido para ser feito de modo a que um novo Conselho de Ministros venha a decidir remexer no remexido?

São só palpites...

Anónimo disse...

E muitos correctos ....

Anónimo disse...

Tive uma passagem relativamente breve por Timor Leste como 'internacional', contratado pela ONU, onde pude ajudar à instituição efectiva dos órgãos consultivos da Presidência da República timorense (CE e CSDS). Tenho hoje algum orgulho - perdoem-me a vaidade - que estes dois órgãos tenham funcionado quando e como deviam, no meio desta crise toda (que parece ser sobretudo política, mas também tem uma dimensão 'institucional' que não se pode ignorar).
À distancia tenho acompanhado o que se passa em Timor e, deixem-me dar público testemunho, este Blog tem sido um verdadeiro fórum de encontro de informações de várias proveniencias que me ajudaram - e ajudam - diariamente, hora a hora, 'on-line', a saber o que se passa realmente em Timor Leste. Constitui um 'serviço público', no sentido mais nobre da expressão, e uma manifestação de interesse e dedicação a Timor Leste e ao seu Povo como há muito poucas no cyber-espaço e na opinião pública/publicada (portuguesa, australiana ou, mesmo incipiente, timorense). Aliás, bem nos temos apercebido através da informação cruzada deste Blog que a isenção de certos órgãos de comunicação social deixa muito a desejar (parece que têm uma 'agenda própria' ou são totalmente irresponsáveis!)
Por outro lado, o facto de 'publicar' abertamente as críticas e os comentários que recebe, denota uma lucidez e uma cultura democrática verdadeiramente desarmante para os seus detractores (que por vezes resvalam para o insulto com demasiada facilidade). Enfim, Parabéns, Malai d'Olho Azul! Obrigado pelo excelente trabalho. Continue assim. Timor saberá agradecer. E a Verdade e a História também.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.