segunda-feira, março 02, 2009

Missão da ONU vai ficar mais um ano em Timor-Leste

Público

Conselho de Segurança votou prorrogação por unanimidade

26.02.2009 - 19h32 Agências
O Conselho de Segurança da ONU votou hoje por unanimidade, a prorrogação, por um período de um ano, do mandato da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (MINUT).

O Conselho felicitou-se pelos “progressos no plano político e de segurança” em Timor oriental e por o país “ter ultrapassado a crise de 2006 e os acontecimentos do dia 11 de Fevereiro de 2008”. Para além dos desenvolvimentos positivos, notou, no entanto, que a situação “se mantém precária”, o que justifica a recondução do mandato da MINUT até 26 de Fevereiro de 2010.

O Governo de Timor-Leste tinha manifestado o seu interesse em manter, por pelo menos mais um ano, as forças de estabilização internacional para assegurar a segurança na jovem nação.

Depois de uma série de distúrbios que abalaram o país em 2006 e que provocaram pelo menos 37 mortos, a ONU viu-se obrigada a reforçar o contingente militar para garantir a segurança no terreno. O número militares internacionais foi ainda aumentado, depois do duplo atentado contra o Presidente José Ramos Horta, que ficou gravemente ferido, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

A força internacional engloba as forças policiais da ONU sob o mandato da MINUT, e ainda 700 soldados australianos que não fazem parte do mandato das Nações Unidas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.