sábado, fevereiro 14, 2009

País está a entrar "numa fase nova" - Amado

Díli, 13 Fev (Lusa) - Timor-Leste “está a entrar numa fase nova”, afirmou hoje em Díli o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

O chefe da diplomacia portuguesa, que terminou hoje uma visita de três dias a Timor-Leste, partiu de Díli com “perspectivas bem mais optimistas quanto à viabilização do Estado timorense”.

Amado considerou também que a liderança timorense “tirou as ilações dos perigos e dos riscos que o país viveu nos acontecimentos de 2006 e nos atentados de 2008”.

“Timor-Leste está a entrar numa fase nova, ultrapassados os problemas de insegurança que o país viveu e alguns conflitos que marcaram a relação entre alguns elementos da elite timorense”, acrescentou Luís Amado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, acompanhado pelo seu homólogo timorense, Zacarias Albano da Costa, falava numa recepção com a comunidade portuguesa, no quartel do subagrupamento Bravo da GNR.

Os cerca de 140 militares da GNR em Timor-Leste integram, como força de polícia autónoma, a Polícia das Nações Unidas.

Luís Amado reafirmou que a GNR estará em Timor-Leste enquanto durar o mandato da Missão Integrada das Nações Unidas (UNMIT), que deverá ser renovado na próxima semana pelo Conselho de Segurança.

Tanto Luís Amado como Zacarias Albano da Costa manifestaram a certeza de que Nova Iorque aprovará uma extensão por mais um ano do mandato da UNMIT.

Na última manhã da sua visita oficial, Luís Amado encontrou-se com o bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, e visitou a Escola Portuguesa de Díli.

PRM.
Lusa/fim

NOTA:

Se é uma nova fase deve ser a da corrupção. E o MNE português demonstra que mais uma vez os governos "ocidentais" preferem uma corrupção alastrada no terceiro mundo e que acreditam que isso é factor de estabilização.

Mas é engraçado como Luís Amado repete o mesmo que outros governantes disseram, mas relativamente ao governo anterior da FRETILIN... Palavras de circunstância.

Pfff.

6 comentários:

Anónimo disse...

SO E PENA QUE NO TEMPO DA FRETILIN ESTE BLOG NAO EXITISSE PARA VER SE CAIA O CARMO E A TRINDADE.

TRETAS, TRETAS, TRETAS!

ZE DA LABIA

Anónimo disse...

É bem verdade malai azul! A corrupção impera! Os portugueses são uns bons mestres!!!!
Pfff!

Anónimo disse...

pois somos ..mas nao se devem esquecer que tb os ajudam ,este tipo de conversa so leva a ma lingua a difamaçao ..nao teem mais nada para fazer????
devem ter ..ruas para limpar ,jardins ,,crianças para ensinar ..sei la tanta coisa...
falar é muito bom ...

Anónimo disse...

Bem, terceiro Anonimo,ha tanta coisa para fazer, mas se as pessoas se calarem todos, caminhamos para o Suhartismo, o Pinocheismo, o castrismo e mais esses Ditadores corruptos e tiranos que julgam ter o direito de se imporem. Uma coisa e ma lingua, como aconteceu aos que agora estao no Governo. Quando estavam fora, sabiam criticar os outros. Agora que estao no Governo ja nao querem ser criticados. Mas que democracia e essa? Para que serve a liberdade de expressao se as pessoas nao usam essa liberdade?

Anónimo disse...

Para todos os bloggitos : Talvez O Maubere Anan é a mesma pessoa simplismente com a contraccao M.A. do Malai Azul pois nao?!

Anónimo disse...

Leandro, Lahane Timor

Nao se compara Malae Azul con Maubere Anan....os dois sao diferente individo. O comentario do Maubere Anan era mais alto analitiko doque Malae Azul.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.