terça-feira, setembro 23, 2008

PGR pede levantamento de imunidade de CEMGFA e ex-ministro da Defesa

Díli, 22 Set (Lusa) - O Procurador-geral da República timorense pediu ao Presidente da República o levantamento da imunidade do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e do ex-ministro da Defesa, afirmaram à Agência Lusa fontes militares e judiciais.

O pedido de levantamento de imunidade, endereçado por Longuinhos Monteiro a José Ramos-Horta, prende-se com o avanço da investigação judicial à transferência de armas durante a crise de 2006.

O CEMGFA, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, e o ex-ministro da Defesa, Roque Rodrigues, são membros do Conselho Superior de Segurança e Defesa Nacional (CSSDN) e é nessa qualidade que gozam de imunidade.

Taur Matan Ruak e Roque Rodrigues constam da lista de nomes cuja investigação é recomendada no parágrafo 134 do relatório final da Comissão Especial Independente de Inquérito para Timor-Leste.

A recomendação tem especificamente a ver com “a transferência ilegal de armas” para civis.

O CSSDN, órgão consultivo estabelecido pela Constituição da República timorense, tomou posse a 20 de Setembro de 2007, perante o Presidente da República, José Ramos-Horta.

O CSSDN trabalha em ligação com o Grupo para a Reforma do Sector da Segurança, criado por José Ramos-Horta, e que é liderado por Roque Rodrigues.

PRM-Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.