segunda-feira, agosto 18, 2008

Pequim2008: Timor Leste - Inexperiente Mariana Ximénes desiste na maratona

** Rui Barbosa Batista, Agência Lusa **

Pequim, 17 Ago (Lusa) – Apenas um mês de treino resultou no previsível abandono da timorense Mariana Dias Ximénes na exigente prova da maratona dos Jogos Olímpicos, na qual participou a convite do Comité Olímpico Internacional, no âmbito do programa de solidariedade olímpica.

“Pensava que vinha fazer os 10.000 metros. Só treinei um mês para a maratona, por isso foi muito difícil para mim. Tentei acabar a prova, mas não deu. Doíam-me os pés”, contou a atleta, que pediu “muita desculpa ao povo de Timor Leste e ao presidente por ter desistido”.

Mariana Dias Ximénes chegou a Pequim2008 com apenas uma experiência na prova de 42.195 quilómetros, com uma marca na casa das 2:59 horas, quando o recorde do Mundo, da britânica Paula Radcliffe, é de 2:15.25.

Durante o mês de preparação Mariana treinou duas horas de manhã e outra à tarde.

A atleta de 24 anos, que estuda gestão bancária em Bali, Indonésia, onde vive com os pais, está “muito feliz” por ter representado Timor Leste nos Jogos Olímpicos – é acompanhada por Augusto Soares, também maratonista – lembrando que quer “o melhor” para o seu país.

Para futuro, revelou um desejo surpreendente: “Gostava que em Timor pudéssemos ter um estádio como este (“Ninho do Pássaro”), mas não sei quando (será possível)”.

RBA.
Lusa/fim.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.