sexta-feira, agosto 22, 2008

Novos políticos preparam futuro

Rádio Renascença
19-08-2008 10:00

A historia do país escreve-se com nomes ligados à resistência, mas agora há uma nova geração de dirigentes timorenses a preparar-se para liderar o país.

Ramos Horta, Xanana Gusmão, Mari Alkatiri e os irmãos Carrascalão. Há varias décadas que são estes os rostos da politica timorense, antes e depois da independência. Mas há caras novas à espreita.

“A nossa geração, dentro em breve, terá de ser reformada e eles estão mais preparados do que nós, quando tínhamos a sua idade, inclusive alguns já são ministros”, afirma Mário Carrascalão, líder do PSD timorense.

É o caso do actual chefe da diplomacia, Zacarias da Costa, mas, também, de Arcangelo Leite, o ministro da Administração Estatal, agora com 42 anos. Aos poucos vai-se afirmando uma nova geração de políticos, incluindo o líder do PD, que é também presidente do Parlamento e assumiu interinamente a chefia do Estado, após o atentado contra Ramos Horta. Fernando Lassama Araújo, diz que não faltam novos políticos. “A nova geração está a formar-se com o seu envolvimento no Parlamento Nacional e no Governo. Está mostrar competências e capacidades elevadas”.

Também a Fretilin, na oposição, está a preparar novos quadros. Mari Alkatiri lembra, por exemplo, que Arsenio Bano já é vice-presidente do partido aos 33 anos.

Cx/Pedro Mesquita


Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.