segunda-feira, junho 16, 2008

Pnud apóia projeto de energia limpa no Timor-Leste

Rádio Nações Unidas informa:
04/06/2008

Proposta pretende combater desmatamento causado por dificuldade de acesso às energia convencionais.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, anunciou um projeto de bioenergia no Timor-Leste, no sudeste da Ásia.

Segundo o Pnud, a iniciativa, no distrito de Manatuto, faz parte de um programa mais amplo de desenvolvimento sustentável para promover novas fontes de energia e melhorar a vida das famílias em comunidades isoladas.

Energia Solar

O projeto aproveita a energia solar, produção de gás natural a partir da decomposição de estrume e adaptação dos fogões às necessidades energéticas das comunidades.

De acordo com o Plano de Governo para o Desenvolvimento do Sector Energético, a construção de uma rede de energia eléctrica na região seria inviável até 2025, devidos às grandes distâncias.

O Timor-Leste, um país de língua portuguesa no sudeste da Ásia, se tornou independente em 2002 após um referendo da ONU.

*Apresentação: Monica Villela Grayley da Rádio ONU em Nova York

http://radio.un.org/por/detail/6309.html

1 comentário:

tlnewgen.malacca@gmail.com disse...

we were so excited to read your blog...

we also invite you to visit our blog at
http://www.timorlestenewgeneration.blogspot.com

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.