sábado, maio 17, 2008

Timor-Leste deu à CPLP "a extensão ao Pacífico", diz ministro da Defesa português

Díli, 16 Mai (Lusa) - O ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, afirmou hoje em Díli que "Timor-Leste deu à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aquilo que mais nenhum membro pode oferecer, a extensão ao Pacífico".

Nuno Severiano Teixeira chegou hoje a Díli para participar, este fim-de-semana, na X reunião dos ministros da Defesa da CPLP.

"Esta presença aqui é também um sinal de confiança e de consolidação nos valores democráticos, respeito pelos direitos humanos e desenvolvimento, as duas faces da mesma moeda", declarou Nuno Severiano Teixeira após um encontro da delegação da CPLP com o primeiro-ministro e ministro da Defesa timorense, Xanana Gusmão.

Nuno Severiano Teixeira teve também uma reunião bilateral com Xanana Gusmão, em que reafirmou o compromisso português na continuação dos programas da Cooperação Militar com Timor-Leste, o apoio às estruturas superiores das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), incluindo leis orgânicas e outros diplomas, além da formação de militares.

Ao abrigo de um programa da Cooperação Militar, Portugal ofereceu a Timor-Leste duas lanchas, que regressaram à actividade no início do ano depois de uma renovação total em estaleiros indonésios.

O apoio à Componente Naval das F-FDTL permitiu também a recuperação da Base Naval de Hera, a leste de Díli.

O Exército português teve uma presença discreta mas decisiva no comando conjunto da operação "Halibur" de captura do grupo responsável pelos ataques de 11 de Fevereiro contra o chefe de Estado e o primeiro-ministro.

"É reconhecido que três oficiais, sem apoio praticamente nenhum, conseguem desenvolver mais trabalho e obter mais relevância e reconhecimento das estruturas timorenses do que outras organizações com dezenas de cooperantes e com meios financeiros incomparáveis", afirmou recentemente à agência Lusa o tenente-coronel António Martins.

São apenas três os oficiais que asseguram as actividades de formação das F-FDTL, o chamado Projecto número 3, que, em oito anos, já envolveu 34 oficiais e 30 sargentos em quatro processos de recrutamento.

Em colaboração com a embaixada de Portugal, a Cooperação Militar assegura também cursos de Língua Portuguesa, com a consolidação de uma escola de português no Centro de Instrução Nicolau Lobato, em Metinaro, a leste da capital.

Antes do encontro com o chefe de Governo, a delegação de ministros da Defesa da CPLP assistiu a uma apresentação do brigadeiro-general Taur Matan Ruak, chefe do Estado-Maior-general das F-FDTL.

Os ministros e titulares da Defesa da CPLP visitaram também hoje o Parlamento Nacional timorense, onde foram recebidos pelo respectivo presidente, Fernando "La Sama" de Araújo.

A reunião ministerial da Defesa acontecerá sábado e domingo, com a assinatura da Declaração de Díli.

O ponto central do documento, por proposta portuguesa, é a aprovação do conceito de centros de formação de formadores militares, chamados Centros de Excelência, em diferentes países da CPLP.


PRM
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.