quinta-feira, maio 08, 2008

Governo não está ameaçado, dizem Xanana Gusmão e Fernando "La Sama"

Díli, 08 Mai (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e o presidente do Parlamento Nacional, Fernando "La Sama" de Araújo, afirmaram hoje à Agência Lusa que o Governo "não está ameaçado".

Xanana Gusmão e Fernando "La Sama" de Araújo lideram, respectivamente, o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e o Partido Democrático (PD), dois dos cinco partidos (dois deles numa coligação) que formam a Aliança Para Maioria Parlamentar (AMP), no poder.

Os dois dirigentes timorenses falavam à Agência Lusa após uma reunião simultânea de quase três horas do Conselho de Estado e do Comité de Alto Nível, na Presidência da República, com a presença de vários membros do Governo.

A reunião simultânea discutiu e deu decisão favorável ao fim, já a partir de hoje, do estado de sítio que ainda vigorava no distrito de Ermera.

O CNRT tem 18 deputados na actual legislatura e o PD tem oito, entre 65 assentos, num Parlamento onde o Governo, sustentado pela AMP, conta por regra com o apoio de 37 deputados.

Xanana Gusmão excluiu a hipótese de aceitar a proposta do maior partido da oposição, a Fretilin, e da Associação Social Democrática Timorense (ASDT), para a formação de um "Governo de grande inclusão".

O primeiro-ministro devolveu a pergunta da Lusa sobre essa proposta: "Por que haveria de aceitar agora se não aceitei em Julho?"

A Fretilin venceu as eleições legislativas de 30 de Junho de 2007, sem maioria absoluta, e, no final de consultas e negociações alargadas sob iniciativa do Presidente da República, Xanana Gusmão e a AMP foram chamados a formar Governo.

A ASDT, parceiro de coligação do Partido Social-Democrata (PSD) e integrante da AMP, assinou quarta-feira uma "plataforma estratégica" com a Fretilin, com vista à formação de um Governo de inclusão e a realização de eleições antecipadas no prazo máximo de dois anos.

"As eleições deviam acontecer em Junho ou Julho de 2009, mas o nosso receio agora é de que este governo não se aguente até lá", afirmou o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, à Lusa após a assinatura do acordo com a ASDT.

Xanana Gusmão, demonstrando boa disposição e brincando com as perguntas dos jornalistas, recusou comentar a aliança assinada entre Francisco Xavier do Amaral, primeiro chefe de Estado e líder da ASDT, e Francisco Guterres "Lu Olo", ex-presidente do Parlamento e líder da Fretilin.

O primeiro-ministro afirmou que a reunião de alto nível que hoje aconteceu na Presidência da República não era o lugar para comentar as decisões do seu parceiro de coligação.

Fernando "La Sama" de Araújo rejeitou também que a AMP e o Governo estejam em perigo.

"Temos garantias da bancada da ASDT que se mantém unida à AMP", afirmou o líder do PD.

"Enquanto houver unidade no Parlamento, o Governo não cairá. Nós estamos a preparar eleições, sim, mas são as de 2012", acrescentou Fernando "La Sama" de Araújo.

"Agora a AMP conta com 37 votos. Penso que vamos aumentar para 40", afirmou ainda o presidente do Parlamento.

O líder do PD foi peremptório quanto à hipótese de a Fretilin convencer deputados da sua bancada a alinhar com a oposição: "Eles que nem pensem!"

"Não vão ter os votos do PD. E assim com a UNDERTIM. E assim com o PUN. E assim com o PSD. E assim com a ASDT", acrescentou Fernando "La Sama" de Araújo, referindo uma aritmética que, a concretizar-se, daria à AMP o apoio de 42 cadeiras no Parlamento.

"Não haverá eleições antecipadas", garantiu o presidente do PD.


PRM.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.